quinta-feira, 28 de junho de 2012

Libertando-se de ser uma “marionete”

As pessoas se aniquilam por causa de um padrão que o mundo criou. Elas deixam de ser o que são para ser o que todo mundo é. Mas e o caráter? Muitos se deixam influenciar por um padrão criado pela sociedade, no qual vivem de forma mais conveniente ao momento. Se mais uma “modinha” é lançada, essas pessoas logo vão atrás. Afinal, elas têm de seguir o fluxo, porque ser fora de moda é terrível!
As pessoas não são aceitas se não seguirem a moda, isso as leva a uma série de problemas, inclusive à depressão. Mas por que isso acontece? Porque não somos fortes o suficiente para ser como queremos, pois se não dermos conta de seguir o ritmo da sociedade, ela nos excluirá. Por isso temos que nos esforçar para sermos exatamente o que ela (a sociedade) quer. Malditas marionetes que somos!
O detalhe é que a sociedade criou um padrão, um tanto indigno, para o homem e para a mulher. A televisão nos influencia, a todo tempo, a viver uma vida completamente desregrada. Isso é relativismo, pois vivemos só o que queremos e achamos que é certo; o que, na verdade, é uma mentira, porque não vivemos o ideal, mas o que nos convém no momento, mesmo não sendo certo.
Ainda há o lema “Carpe Diem”, que significa “aproveite o dia” como se fosse o último, porque, afinal, pode ser que morramos sem aproveitar a vida. Induzem-nos a uma vida sexual ativa antes do casamento, pois fazer sexo só depois do casamento é “coisa antiga”. Dizem: “Vai que nos relacionemos, mas, na hora H, não gostamos do marido ou da mulher?” Fala sério! Não isso o que a sociedade nos coloca?

Escrito por: Isabel Leite
Texto tirado do site: http://www.cancaonova.com/

terça-feira, 26 de junho de 2012

1* Caminhada pela valorização da família de Nazareno






Na tarde do último sábado, 23, realizou-se em Nazareno a 1o Caminhada pela valorização da família. Iniciativa da Paróquia/Santuário Nossa Senhora de Nazaré, na pessoa do Reverendíssimo Pe. Rondineli; autoridades civis e religiosas de nossa cidade.


 Às 16:00h grande concentração e apresentações teatrais em frente ao Santuário,com uma breve saudação  do Reverendíssimo Pe. Rondineli a todos e as autoridades civis e religiosas. Durante o percurso da caminhada foram realizadas algumas apresentações culturais tais como: músicas, poesia e teatro.

O objetivo da caminhada era chamar a atenção para os valores familiares, amor e respeito entre pais e filhos; valores comunitários, a importância da preservação dos bens públicos, a boa educação, escola o segundo lar; valores religiosos, filhos de Deus chamados a evangelizar e valores culturais, uma sociedade que busca diversão através do crescimento humano, como por exemplo, o teatro.
A participação da população marcou o evento, de fato, um número muito grande de pessoas e famílias se reuniu para caminhada. Os grupos de jovens e adolescentes organizaram teatros, pastorais e movimentos organizaram faixas, as ruas e casas foram enfeitadas e o grito solto nas gargantas  dizia: “Ei, ei, ei Jesus é nosso rei!”




 A caminhada terminou com a missa campal próximo à igreja do Rosário, onde a comunidade celebrava a festa de sua padroeira, Nossa Senhora do Rosário.
Texto e fotos : Marcos Robertos

Divulgadas as primeiras imagens do retiro do clero

O encontro começou com o almoço no início da tarde dessa segunda-feira, 25, no Retiro das Rosas, em Cachoeira do Campo, local situado a 75 km de Belo Horizonte e a 19 Km de Ouro Preto.

Segundo o assessor diocesano da Pastoral da Comunicação, padre Rondineli Cristino, que também participar do retiro, a programação da tarde contou com um momento de oração preparado pelos sacerdotes da Forania de Andrelândia. “O objetivo deste momento na capela foi o de nos situar no clima de retiro, oportunidade de rever nossas "relíquias" e valorizá-las, pois elas formam nossa história”, relatou padre Rondineli.


Após esse momento, aconteceu o primeiro encontro com o pregador do retiro, Dom Célio de Oliveira Goulart. O bispo diocesano expôs a dinâmica e a importância do retiro. “Nos apresentou também o método da leitura orante da Palavra que nos ajudará nas reflexões durante o retiro. 
Às 18h, também na capela, houve a Missa do Espírito Santo, para que o mesmo possa guiar a todos neste retiro. Já às 20h, no mesmo local, aconteceu na capela o Lucernário da Vigília de Pentecostes. Essa celebração, com luzes de vela, recorda os apóstolos que permaneciam unânimes aguardando a vinda do Espírito Santo. Neste retiro, também os padres da diocese, em oração, invocam as luzes do Espírito Santo para um bom êxito espiritual do encontro.

Neste momento do Lucernário, alguns padres da diocese partilharam suas experiências na Festa de Pentecostes, como Pe. Dirceu, em Jerusálem; Pe. Álisson, na inauguração da Capela do Espírito Santo; Pe. Bittar, no Jubileu do Divino; Pe. Nacif, que acompanhou e celebrou para um grupo de jovens na Serra de Tiradentes e Dom Célio, contando suas duas experiências vividas no mesmo dia, já que celebrou na Catedral do Pilar e também no Santuário de Matosinhos, quando pode perceber as diferentes maneiras de ação do Espírito Santo.
O Lucernário terminou com a participação do padre Fábio Damasceno, que destacou a mensagem daquele célebre sermão de Pentecostes do padre Antônio Vieira, quando este disse que de nada adiantaria longos sermões, palavras bonitas e profundas, se o Espírito Santo não os iluminasse por dentro.
Rezemos para que o Espírito de Deus ilumine a todos afim de que aconteça um novo Pentecostes! E a cobertura completa deste retiro espiritual do clero, que termina na quinta-feira, 28, você acompanha na próxima semana aqui mesmo no site da Diocese de São João del-Rei.

Colaboração e fotos – Padre Rondineli Cristino (assessor diocesano da Pascom)
Redação – Alisson Reis (Dedicom)
Texto: site da diocese

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Retiro espiritual do clero começa segunda-feira,25

Tem início na próxima segunda-feira, 25, às 12h30, o Retiro Espiritual do Clero da Diocese de São João del-Rei. Serão quatro dias de oração e reflexão direcionados pelo bispo diocesano, Dom Célio de Oliveira Goulart. O recolhimento dos padres será realizado, como de costume, no Retiro das Rosas, em Cachoeira do Campo, local situado a 75 Km de Belo Horizonte e a 19 Km de Ouro Preto.
Com o tema "Levanta-te ... ainda temos um caminho longo a percorrer!" (Reis 19,7), a programação de cada dia do retiro ficará sob organização de cada uma das quatro foranias que compõem a diocese, como Lavras, SJDR, Prados e Andrelândia.
Devido a ausência dos padres em muitas paróquias, procure conferir como ficará a programação de Missas e/ou Celebrações da Palavra aí na sua comunidade. Nossas orações para que este retiro renda bons frutos espirituais a cada membro do clero da Diocese de São João del-Rei. 
Retiro Espiritual do Clero realizado em 2011

Fonte site da diocese

Amar nossos inimigos

a) Para ler: Mateus 5 , 44 - 48

b) Para conversar
1.
Qual é a diferença entre amar e gostar?

2. Jesus mandou que amássemos ou gostássemos dos outros? Por quê?

3. "O ódio nunca vai ser uma atitude abençoada por Deus." Comente.

c) Para saber
Amar é tratar bem as pessoas mesmo que não gostemos delas, dando-lhes comida ou atenção ou o que precisarem.

Deus ama a todos indistintamente e por isso devemos também amar a todos, sem exceção. Isso é o que diferencia os cristãos de outros tipos de pessoas: os cristãos amam não apenas os amigos, mas também os inimigos.


Deus faz cair chuva tanto na plantação dos bons, como na plantação dos maus. Somente Deus pode julgar as pessoas, se fizeram isto ou aquilo por maldade ou por ignorância. Somente Deus nos conhece bem. Nunca devemos desprezar ninguém. Ele não mandou que gostássemos das pessoas. Nem Jesus gostava de todos: vivia repreendendo os fariseus. Mas amava a todos, e mandou que também nós amássemos a todos.

Amar nem sempre é fazer o que o outro gosta. Se alguém é criminoso, por exemplo, precisa ser preso para não fazer mal a mais niguém. Mas não podemos odia-lo. Talvez se tivesse vivido uma vida melhor, familiar, de carinho e afeto, nunca tivesse cometido tal crime. Se ele tiver fome, é preciso dar-lhe de comer.

Quando o filho faz traquinagens, a mãe o repreende e até lhe dáu m pequeno castigo. Ela faz isso porque o ama e quer que ele melhore.

"Mais vale um prato de verduras dado com amor que um boi gordo dado com ódio" (Pr 15, 17).

d) Para viver

Se você tiver algum inimigo, procure antes saber se não é devido a algo maldoso que você fez. Se foi culpado, é seu dever pedir desculpas, para que o mal-entendido se desfaça.

Procure preceber algumas qualidades no inimigo. Muitas vezes o que você conhece dele deriva apenas de fofocas e preconceitos dos demais. Nunca se fixe na primeira impressão em relação a uma pessoa; procure conhecê-la melhor.

Precisamos abolir de nossa vida os sentimentos negativos e rancorosos. Devemos abraçar e guardar somente os sentimentos positivos de amor, alegria, paciência, misericórdia, caridade.

Se não pudermos amar as pessoas por causa das maldades que praticam, que possamos amá-las ao menos por serem pessoas humanas, templos do Espírito Santo, filhas amantíssimas de Deus, redimidas por Jesus Cristo. Amemos as pessoas, e não os pecados que fazem. É o que se chama "Amor exigente": "Gosto de você, mas não gosto do mal que você faz".

e) Para fazer

Faça uma lista dos seus inimigos e escreva os motivos dessas suas inimizades, e veja se não tem jeito de melhorar.

f) Para rezar
Senhor, / perdoai nossos pecados/ como nós perdoamos a quem nos tem ofendido,/ e que amemos todas as pessoas. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Texto tirado do site : http://www.catequisar.com.br/

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Igreja Católica

Meu namorado quer transar, e agora?

Este é um grande problema que enfrentam, hoje, as jovens cristãs que desejam viver a lei de Deus; elas não querem viver a vida sexual no namoro, mas são pressionadas por seus namorados, às vezes pelas próprias amigas, pelo ambiente, pela mídia, etc. Não é uma pressão pequena, às vezes, esta acontece até dentro de casa.

O sexo só deve ser vivido no casamento por causa de sua finalidade e suas conseqüências. As finalidades são: unitiva e procriativa.

A dimensão unitiva tem em vista unir o casal que se comprometeu um com o outro a vida toda, um compromisso selado pela aliança matrimonial diante de Deus e dos homens. A dimensão procriativa gera os filhos; esses têm o direito de nascer em um lar constituído com pais preparados para acolhê-los, amá-los e educá-los. E isso não pode acontecer ainda no namoro, porque eles podem se separar a qualquer momento.

Ora, o ato sexual é o selo de uma união definitiva, permanente, compromissada para sempre; não é uma brincadeira, um passatempo, uma diversão. Na verdade, os casais que usam o sexo antes do casamento estão realizando um ato egoísta, não um ato de amor, por mais que insistam em que o fazem porque se amam... Leia na íntegra acessando site:
http://www.catequisar.com.br/texto/materia/especial/namoro/08.htm

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Cresce o número de sacerdotes no mundo


Escrito por Diocese   

Em dez anos, de 2000 a 2010, o número dos sacerdotes diocesanos e religiosos no mundo aumentou: passou de 405 mil para 413 mil. Os dados foram divulgados nesse final de semana, 16 e 17 de junho, pelo diretor do Setor Estatístico do Vaticano, monsenhor Vittorio Formenti, durante o encontro italiano do Serra Internacional (associação de leigos que apoia as vocações sacerdotais), na cidade de Bari, sudeste da Itália.
Além deles, em toda a Igreja há mais de 35 mil diáconos permanentes, em sua grande maioria nos EUA, Canadá e América Latina. Com relação ao número dos sacerdotes que deixaram o ministério, este diminuiu para menos de 1000, enquanto 460 foram os sacerdotes que no ano passado pediram para serem reintegrados ao ministério. Mons. Formenti sublinhou que estes números deixam claro um lento, mas constante crescimento das vocações religiosas e sacerdotais.


*Texto site da diocese com informações do site da CNBB

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Formação Pascom- Forania de Padros

Com o objetivo de dar suporte na criação e aprimoramento do trabalho da Pastoral da Comunicação (Pascom) nas paróquias da Forania de Prados, a coordenação diocesana realizou no último sábado, 16, o 2º Encontro de Capacitação destinado as foranias da diocese. Sob orientação do assessor diocesano da Pascom, padre Rondineli Cristino, o evento aconteceu nas imediações do Santuário da Santíssima Trindade, em Tiradentes, ao longo de todo o dia.
Participaram da formação os representantes das paróquias de Prados, Resende Costa, Dores de Campos e Tiradentes, além de convidados, Marcos Roberto e Maycon da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, de Nazareno, cuja equipe da Pascom está se formando. Da Forania de Prados, não houve representatividade das paróquias de Barroso e Lagoa Dourada. 

Fonte: site da Diocese 

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Nazareno destaca-se no site da diocese


Escrito por Diocese   

Nazareno acolhe ministro da palavra e comunhão


Na final da tarde e início da noite da última quinta-feira, 7, Dia de Corpus Christi, o Santuário Diocesano da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, em Nazareno, este repleto de fiéis. Além de celebrarem o Corpo de Cristo, com procissão e missa, a comunidade compareceu em grande número para acolher seus novos 63 ministros da proclamação da Palavra e 12 ministros extraordinários da Comunhão Eucarística.
De acordo com o pároco e reitor do Santuário, padre Rondineli Cristino, a população de Nazareno tem correspondido bem a implantação de novos movimentos, pastorais e ministérios na paróquia. Já que dez ministros da Comunhão renovaram seu ministério, a paróquia passa a contar agora com um total de 22 ministros extraordinários da Comunhão.

quinta-feira, 7 de junho de 2012

SOLENIDADE DE CORPUS CHRISTI

Quinta-feira,07/06, a Igreja Católica, em todo o mundo, comemorou o dia de Corpus Christi. Nome que vem do latim e significa “Corpo de Cristo”.
A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia - o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.



Acontece sempre em uma quinta-feira, em alusão à quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem Sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue.


Procissão
Em nossa paróquia celebramos a festa de Corpus Christi com muita devoção. Antes mesmo da procissão, os paroquianos enfeitaram as ruas e casas por onde passaria o Santíssimo Sacramento, cada enfeite tem seu significado e devoção.

 A procissão iníciou às 16:00h saindo do Santuário. Procissão que lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento esse povo foi alimentado com maná, no deserto. Hoje, ele é alimentado com o próprio Corpo de Cristo. Durante o trajeto da procissão tivemos três momentos onde foi realizada a bênção do Santíssimo Sacramento “Corpo de Cristo”. Primeiro em frente a mercearia do Tamiro, segundo em frente às portas da Igreja de Santo Antônio e em terceiro às portas do Santuário. As Três bênçãos significando a Santíssima Trindade.



Missa Solene

A santa missa solene com cantos animados e grande participação dos fieis iniciou após a procissão. Na solenidade de Corpus Christi celebramos a instituição da Eucaristia, que é o Corpo e Sangue de Cristo e também a instituição do sacerdócio,

 homens que deixaram tudo para seguir o chamado de Cristo para evangelizar todos os povos. Devemos muito ao sacerdote que com muito carinho através de seu “sim” somos capazes de receber o Corpo de Cristo através da transubstanciação “transformação do pão e vinho no Corpo e sangue de Cristo” que acontece sobre o altar.
Em nossa paróquia também se realizou a instituição de sessenta ministros da proclamação da palavra entre homens e mulheres, serão eles os proclamadores das leituras realizadas nas celebrações Eucarísticas.

Dez ministros extraordinários da sagrada comunhão eucarística renovaram seu ministério e doze novos ministro foram instituídos.
mais fotos no menu fotos

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Sagrado Coração de Jesus

Junho: mês dedicado ao Sagrado Coração de Jesus

Junho é o mês dedicado ao Sagrado Coração de Jesus. Essa maravilhosa devoção, praticada em nossa comunidade pelo Apostolado da Oração e por muitos fiéis, teve origem com Santa Margarida Maria Alacoque (conheça sua vida). Nosso Senhor apareceu 3 vezes para esta santa, e em suas aparições (ocorridas em 1673, 1674 e 1675), Ele incumbiu a ela a missão de propagar pelo mundo a devoção ao Seu Sagrado Coração. Jesus também deixou 12 grandes promessas à humanidade em suas aparições. Clique aqui para conhecê-las.


O coração para nós representa o centro dos sentimentos. Temos ele como origem de nossas emoções, e principalmente como origem do Amor. Quando estamos felizes, dizemos que nosso coração está alegre. Quando estamos tristes, chateados, dizemos que nosso coração está machucado. Temos ele como o símbolo de nossa vida emocional. Cientificamente, o coração é a "bomba" que mantém nossos órgãos funcionando corretamente. Ele bombeia o sangue para cada pedacinho do nosso corpo, para que nossos tecidos sejam nutridos com oxigênio e estejam sempre em harmonia funcional. Ele também tem o papel de "renovação" do nosso sangue. Por ele passa o sangue "sujo", que já foi utilizado pelas nossas células, para ser enviado aos pulmões e, novamente, serem enriquecidos de oxigênio para nutrir nossos tecidos. Ele bate cerca de 60 a 100 vezes a cada minuto. Está em constante funcionamento, até mesmo quando dormirmos.

O coração é um órgão muito importante para nós. E, simbologicamente, representa nossos sentimentos. Jesus quis estabelecer no mundo a devoção ao Seu Sagrado Coração por que nEle encontramos toda a fonte de amor e caridade. É dele que tiramos nossa inspiração para praticar o Bem. Ele é o maior exemplo de Humildade que toda a Terra já pôde conhecer. Seu amor não é o amor humano, cheio de imperfeições e exigências. É diferente. É o amor Ágape, aquele que é incondicional e sem limites. Generoso e compassivo. Nós humanos muitas vezes não somos capazes de compreender esse amor. Mas é necessário que sintamos ele. O que as palavras não conseguem expressar, nosso coração é capaz de sentir. Que neste mês nós possamos estar em forte sintonia com o Sagrado Coração de Jesus para recebermos dele graças e bênçãos abundantes, e também para agradecermos a Ele por Sua bondade e complacência para conosco.

E, para que possamos compreender ainda mais o significado do amor incondicional que Nosso Senhor sente por nós, temos uma ótima oportunidade de aprofundar nosso conhecimento e elevar nosso pensamento a Deus com o site do Apostolado da Oração, no qual todo domingo é publicada uma reflexão que nos ajuda a sermos cada vez melhores e a praticar o Bem. Confira: www.apostoladonazareno.blogspot.com .


Que o Sagrado Coração de Jesus nos abençoe!

domingo, 3 de junho de 2012

Corpus Christi


Significado da Festa de Corpus Christi, celebrada nesta Quinta

Nesta quinta-feira, 07, a Igreja Católica, em todo o mundo, comemora o dia de Corpus Christi. Nome que vem do latim e significa “Corpo de Cristo”.
A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia - o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.

Acontece sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem Sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue.

"O que come a minha carne e bebe o meu sangue, tem a vida eterna e, eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é verdadeiramente comida e o meu sangue é verdadeiramente bebida. O que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. O que come deste pão viverá eternamente" (Jo 6, 55 - 59).
Através da Eucaristia, Jesus nos mostra que está presente ao nosso lado, e se faz alimento para nos dar força para continuar. Jesus nos comunica seu amor e se entrega por nós.
Origem da Celebração
A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.
Em 1264, o Papa Urbano IV através da Bula Papal "Trasnsiturus de hoc mundo", estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a São Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que, até hoje, são usados durante a celebração. Compôs o hino “Lauda Sion Salvatorem” (Louva, ó Sião, o Salvador), ainda hoje usado e cantado nas liturgias do dia pelos mais de 400 mil sacerdotes nos cinco continentes.
A procissão com a Hóstia consagrada conduzida em um ostensório é datada de 1274. Foi na época barroca, contudo, que ela se tornou um grande cortejo de ação de graças.
No Brasil
No Brasil, a festa passou a integrar o calendário religioso de Brasília, em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais.
A celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento.
A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento esse povo foi alimentado com maná, no deserto. Hoje, ele é alimentado com o próprio Corpo de Cristo.
Durante a Missa o celebrante consagra duas hóstias: uma é consumida e a outra, apresentada aos fiéis para adoração. Essa hóstia permanece no meio da comunidade, como sinal da presença de Cristo vivo no coração de sua Igreja.

Texto tirado do site: http://www.cancaonova.com/

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Sagrado Coração de Jesus

Sagrado Coração de Jesus

A tradição que comemoramos em honra ao Sagrado Coração de Jesus é realizada em muitos lugares na 1o sexta-feira de cada mês.  Neste dia voltamos o nosso coração e pensamento para o coração de Nosso Senhor. É um dia dedicado à oração, meditação e também de retiros espirituais. É Com muito carinho e devoção que o Apostolado da Oração, movimento que divulga o carisma do Coração de Jesus, vem propagando essa devoção.
Hoje no mundo há inúmeras instituições religiosas, particulares, colégios que recebem o nome de Sagrado Coração de Jesus. Devemos muito ao Apostolado da Oração por essa divulgação do amor de Deus, de seu Sagrado Coração.

Em nossa paróquia toda 1o sexta-feira temos missa às 8:00horas. 18:00horas adoração ao Santíssimo Sacramento e às 19:00horas a santa missa em honra ao Sagrado Coração de Jesus.
Lembramos que o dia festivo da solenidade do Coração de Jesus é celebrado na 2o sexta-feira após a festa do Corpus Christi.
Mais fotos no menu fotos
Saiba mais do Apostolado em www.apostoladonazareno.blospot.com.br