quinta-feira, 27 de setembro de 2012

NOVENA PERPÉTUA EM HONRA A SÃO PEREGRINO


Hoje às 19:00h no Santuário realizou-se a missa e o primeiro dia novena em honra a São Peregrino que é o grande intercessor por aqueles que sofrem da enfermidade do câncer. Muitas pessoas rezaram pela graça que alcançaram e outras pedindo a graça da cura. O Reverendíssimo Pe. Rondineli que presidiu a celebração testemunhou a graça alcançada por sua mãe que ao fazer a novena ficou curada da enfermidade do câncer. Foi um momento muito forte de devoção e esperança, era visível nos olhares das pessoas a importância de rezarem a novena. Durante a reflexão o padre relatou um pouco da vida desse grande santo.


 
“A graça de Deus sempre abençoando os devotos de Nossa Senhora de Nazaré, vem hoje, dia 27 de setembro, multiplicar a fé do povo de Nazareno no primeiro dia da novena perpétua de São Peregrino. Pe. Rondineli, mais um vez, dá testemunho do amor e compaixão pelos seus paroquianos, motivando os fiéis à confiança e fé em Deus mediante as enfermidades, e de modo especial, o câncer” Relatou-nos a professora Cássia.
Giseli emocionada nos escreve “Se é que há palavras para expressar esta maravilha, posso apenas dizer que foi uma grande bênção.”
ENTREVISTAS
Marise Maria de Abreu Souza
“ A novena de São Peregrino foi e continuará uma renovação na nossa paróquia e em nossas vidas. Que Deus interceda sempre por nós.”


Depois da bênção final Pe. Rondineli ungiu as mãos dos fiéis com óleo de São Peregrino.
 

Dom Célio se reúne com jovens padres diocesanos

 
Dar continuidade ao estreitamento dos laços de amizade, fraternidade, companheirismo, conscientização e formação espiritual junto aos padres diocesanos com até 15 anos de ordenação sacerdotal. Foi com este objetivo que o bispo diocesano, Dom Célio de Oliveira Goulart, promoveu o segundo encontro por faixa etária de ordenação com os jovens padres da Diocese de São João del-Rei (MG).


Logo no início da Santa Missa dessa quarta-feira, 26, celebrada às 10h, na restaurada Capela do Divino Espírito Santo, em São João del-Rei, Dom Célio agradeceu a presença dos 16 sacerdotes assim como dos 6 seminaristas que também compareceram ao momento..
Além da Missa, constaram na programação a conscientização sobre o valor e a importância do patrimônio material e imaterial da Diocese, partindo da participação do restaurador Carlos Magno; almoço de acolhida oferecido pelo pároco da Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, padre Geraldo Magela; e evento de lazer em um clube da cidade.
A iniciativa da promoção deste encontro por faixa etária aconteceu no ano passado. Para esta parcela do clero, o primeiro encontro ocorreu há quase um ano, em 28 de setembro, no Seminário São Tiago, bairro Cohab, também em São João del-Rei. Conforme rodízio sugerido por Dom Célio, a proposta para o ano que vem é que este evento com os jovens padres aconteça na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Luminárias, onde trabalha o padre João Rodrigues Dantas.
A sequência de datas para os encontros com os outros grupos de padres diocesanos com mais de 15 anos de ordenação sacerdoral deve ser anunciada em breve.
 
Santa Missa e uma conversa sobre a importância de restaurações de bens culturais e religiosos da Diocese, como a Capela do Divino Espírito Santo, também fizeram parte da programação.
 
* Matéria e fotos - Alisson Reis (Dedicom)

Pe. Zezinho recebe alta em São José dos Campos


Após sofrer um leve AVC e ficar internado por cinco dias, o escritor e cantor Padre Zezinho, de 71 anos, recebeu alta médica do Hospital Pio XII em São José dos Campos (SP). De acordo com a assessoria da unidade médica, o paciente apresentou boa evolução clínica, já mostrando sinais de recuperação e foi liberado no último domingo, 23. Ainda segundo o hospital, os exames realizados não mostraram alterações significativas e o estado de saúde é estável, com melhora progressiva.
Segundo o reitor do Conventinho da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, Padre Marcelo Alves dos Reis, Padre Zezinho segue em repouso absoluto em uma casa que pertence à Congregação das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, em São José dos Campos.

Ele está proibido de desenvolver suas atividades religiosas enquanto estiver se recuperando e não recebe visitas, apenas tem o acompanhamento de uma enfermeira e de um padre, que dorme no local todas as noites. Ainda de acordo com o reitor, o religioso está andando e se alimentando normalmente e tomando medicamento para evoluir na recuperação.
 
 

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

PROCISSÃO DE SÃO JORGE

ATENÇÃO!

Domingo dia 30/09 após a missa das 10h:30m  na igreja do Rosário será a procissão de São Jorge percorrendo as ruas da cidade até às portas do Santuário onde os cavaleiros e amazonas receberão a bênção. Será um momento de profunda espiritualidade, uma procissão bem bonita em honra a São Jorge. Leve toda a família!

NOVENA - SÃO PEREGRINO LAZIOSI

ATENÇÃO!

Dia 27/09 será o primeiro dia da novena em honra a São Peregrino, com a missa às 19:00h, no Santuário. 
São Peregrino é o grande intercessor dos que sofrem de câncer. Vamos juntos rezar a novena pelos que padecem dessa enfermidade!

Pe. Zezinho está internado após isquemia cerebral


Está internado desde a noite de quarta-feira, 19, o padre José Fernandes de Oliveira, conhecido Pe. Zezinho, cantor, compositor e professor de comunicação. Ele sofreu um isquemia cerebral e está hospitalizado em São José dos Campos (SP).

Em um comunicado divulgado por Paulinas Editora na tarde de ontem, a informação é que o Pe. Zezinho está se recuperando bem, mas seguirá internado, para observação, sem previsão de alta.
Aos 71 anos, Pe. Zezinho atua como professor, apresentador de programas para televisão e rádio, além de intensa agenda de shows. Eventos que estavam marcados para o próximo final de semana, em Mossoró e em Natal (RN), foram cancelados.

* Fonte - Site da CNBB





Entenda a Isquemia Cerebral 


A isquemia cerebral pode ocorrer inesperadamente em homens e mulheres. Apesar da gravidade da doença, possui tratamento e prevenção. Saiba como: 

O que é isquemia cerebral? 
Trata-se de um tipo de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A isquemia ocorre quando há uma interrupção ou deficiência da circulação de sangue por arteriosclerose -- espessamento e endurecimento da parede arterial -- ou por um coágulo proveniente do coração. 

Quais são os sintomas? Dificuldades nos movimentos do corpo como súbita perda da capacidade de falar ou diminuição da força de braços e pernas. “Os sintomas aparecem, de um momento para outro, instantaneamente”, explica Henrique Ferraz, neurologista membro titular da Academia Brasileira de Neurologia (ABN). 

Quais são as conseqüências? 
Depende da região cerebral afetada. A doença pode paralisar um lado do corpo, prejudicar a fala ou afetar a visão. Esses efeitos serão temporários ou permanentes dependendo da recuperação, ou seja, quanto mais rápido a isquemia for eliminada, maior a chance de não ter seqüelas

Como é o tratamento? É feito com remédios que dissolvem o coágulo ou diminuem a obstrução. Porém os medicamentos devem ser ingeridos, principalmente, nas primeiras três horas após o aparecimento do problema. “Passado esse tempo, a chance de melhorar diminui”, diz Ferraz. 

Como prevenir a doença? 
Controlando a pressão arterial, o diabetes e o aumento do colesterol no sangue. Também praticando atividades físicas, evitando a obesidade e, quem apresenta doença cardíaca, realizando o tratamento indicado por um médico. 

* Fonte - Ciência e Saúde - Site G1.com

Tirado do site da diocese de São João Del-Rei/MG

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Hino oficial da JMJ 2013 será lançado no Rio


O Hino oficial da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013 será lançado nesta sexta-feira, dia 14 de setembro, na Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, durante a festa “Aventura da Cruz”. O evento contará com a presença do Núncio Apostólico do Brasil, dom Giovanni D´Aniello (Embaixador do Vaticano no Brasil), e do presidente do Comitê Organizador Local da JMJ e arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta.
Em um palco montado ao lado da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, uma sucessão de eventos artísticos e religiosos marcará, a partir das 20h, a divulgação da música oficial da JMJRio2013. A Jornada, que é considerada o maior evento mundial direcionado à juventude, reunirá milhões de pessoas entre os dias 23 e 28 de julho do ano que vem na cidade do Rio de Janeiro.
O lançamento do Hino “Cruz da Esperança!” será feito por dom Orani, às 22h, seguido de missa presidida por dom Giovanni D´Aniello e de Vigília. O autor da canção – escolhido por meio de um concurso com mais de 180 inscritos – é o padre José Cândido, da paróquia de São Sebastião de Belo Horizonte (MG). São dele grandes músicas litúrgicas do Brasil, como "Toda bíblia é comunicação" e "Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo".
 Leia mais acesse o link:

FIÉIS LOTAM MISSA CAMPAL NO JUBILEU EM NAZARENO

Pedir, agradecer, louvar, pagar alguma promessa ou dar testemunho de alguma graça alcançada. Diversos foram os motivos que levaram milhares de fiéis a visitarem o Santuário Nossa Senhora de Nazaré, em Nazareno, Diocese de São João del-Rei (MG), no período de 30 de agosto a 10 de setembro. No último sábado, 8, Dia Maior do Jubileu de Nossa Senhora de Nazaré, a celebração da Missa Campal com o bispo diocesano, Dom Célio, lotou a praça central da cidade.
A programação preparada pelo pároco e reitor local, padre Rondineli Cristino, em conjunto com a equipe organizadora, contemplou doze dias com celebrações, novena, atendimento de confissões, procissão, homenagens, visitação das réplicas dos símbolos da JMJ Rio 2013 e Benção do Santíssimo Sacramento.

Segundo a correspondente da Pastoral da Comunicação (Pascom), Doraci Ester Teixeira, a alegria e a participação popular, desde as crianças até os idosos, foi marcante para o brilho do Jubileu 2012. “A participação massiva dos fiéis foi percebida desde o início em 30 de agosto. Tivemos a participação especial do Grupo Hulma de São João del-Rei, que há anos vem abrilhantando nossa festa, além da participação de várias pastorais e movimentos que emocionaram os nazarenenses e visitantes”.
O entusiasmo com o Jubileu atravessa gerações e os limites territoriais da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré. Prova disso é o senhor Antônio Lopes, 69 anos, que deslocou-se de Santo Antônio do Amparo (MG) com toda a família. “Eu já recebi muitas graças. Faz quase 50 anos que venho e hoje estou com minha família”, contou.
A confiança e a gratidão à Nossa Senhora também motivou a participação de Dona Maria Aparecida, 55 anos, moradora de Carmo da Mata (MG). “Vim agradecer a graça que recebemos com a cura de minha mãe que há anos esteve internada no CTI e com a graça de Deus e de Nossa Senhora hoje está curada”, revelou.

Novena e Visitação das Réplicas da JMJ Rio 2013

No decorrer da novena, houve a participação de vários padres da nossa Diocese e também de outras que, com sábias palavras, levaram os fiéis a refletirem sobre os valores humanos, tão necessários à sociedade, tendo como base a Palavra de Deus e o tema geral da Assembleia Diocesana de Pastoral: “Igreja, Casa de Acolhida e Crescimento na Fé”. A realização da novena e a presença dos jovens no Jubileu mereceram elogios do paroquiano Geraldo Pedro dos Santos, 69 anos. “A novena deste ano foi muito bonita e bem preparada, o terço dos homens fez uma boa apresentação na celebração. Gosto quando vejo os jovens rezando como está acontecendo aqui em Nazareno.”

Novidade deste ano, a presença da cópia da Grande Cruz e do Ícone de Nossa Senhora (foto) da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) foi decisiva para o envolvimento desses jovens nazarenenses aos quais se referiu o senhor Geraldo. A correspondente da Pascom, Doraci Teixeira, também valoriza a juventude no Jubileu de Nazareno. “Foi um fato histórico para a nossa paróquia. Ficará guardado no coração de cada nazarenense e principalmente dos jovens, que com esperança, lutam para que este mundo seja mais justo”.
A visitação das réplicas da JMJ Rio 2013 também alegrou os jovens de espírito.  “A visita das réplicas no Lar dos Idosos da cidade foi muito importante, pois levou paz e tranqüilidade aos moradores da casa que, ao sorrirem com nossa presença, nos passaram um exemplo de fé e esperança”, disse Eudes membro do grupo de jovens paroquial local, o JUCC.
O Jubileu de Nossa Senhora de Nazaré 2012 terminou nesta segunda-feira, 10, após a procissão e missa que acontece às 18h na Igreja de Santo Antônio.

Cobertura inédita

Pela primeira vez, o Jubileu de Nossa Senhora de Nazaré foi levado a todos os internautas com uma cobertura diária, com texto e fotos, promovida pela nova equipe da Pastoral da Comunicação (Pascom) paroquial criada há cerca de cinco meses. Segundo o pároco e reitor do Santuário de Nazareno, padre Rondineli Cristino, o blog paroquial registrou mais de seis mil acessos nos 10 dias do Jubileu. São devotos de Nossa Senhora que puderam acompanhar de forma inédita, inclusive de fora do Brasil, as imagens e o áudio ao vivo da Novena em honra a Mãe de Jesus através da internet.



 Santuário repleto de fiéis durante a Novena de Nossa Senhora de Nazaré


MISSA DE ENCERRAMENTO DO JUBILEU, E EM HONRA A SANTO ANTÔNIO

MOMENTOS MARCANTES


Hoje às 19:00h às portas da Igreja de Santo Antônio foi celebrada a santa missa de encerramento da festa do jubileu de Nossa Senhora de Nazaré. O lugar onde fica a Igreja a muitos anos  atrás foi o centro de fé do povo de Nazareno que reverenciava a Virgem de Nazaré. O presidente da celebração foi o Reverendíssimo Padre Rondineli e cocelebrada pelo Padre José Francisco.




PARTICIPAÇÃO ESPECIAL

Durante toda a festa, a participação das crianças foi muito forte, praticamente em toda  celebração havia muitas crianças.

Paulo Heitor de quatro anos disse: “gosto muito de vir à igreja, eu gosto da mãezinha do céu.”





Adélia Sebastiana, de Nazareno/MG

“A festa foi linda, com várias missas, procissões, confissões e a presença de muitas pessoas de fora que passaram por aqui.”


SAUDAÇÃO A SANTO ANTÔNIO



NOSSA SENHORA DE NAZARÉ, ABENÇOE A TODOS!

FESTA DO JUBILEU - DOMINGO

MISSA DE ENVIO DAS RÉPLICAS DA CRUZ E ÍCONE DE NOSSA SENHORA


Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude fez com que a festa de Nossa Senhora de Nazaré, neste ano de 2012, se tornasse ainda mais marcante. Após uma semana inteira de orações e homenagens no Santuário em Nazareno, os símbolos foram enviados para Paróquia / Santuário do Sr. Bom Jesus de Matosinhos na cidade de São João Del- Rei.
A missa de envio, ainda com a presença de romeiros de diversos lugares, foi animada pelos grupos de jovens JUCC (Jovens Unidos Com Cristo) da cidade de Nazareno  e GPJ (Grupo Pescadores de Jovens) da cidade de São João Del-Rei.
A celebração foi presidida pelo Pe João Dantas da cidade de Luminárias/MG e cocelebrada pelo Pe. Edson à esquerda da foto, com a participação dos seminaristas Jonatas e Rutieli.






Em sua reflexão, Pe João chamou a atenção dos fiéis para a importância da palavra de Deus na vida das pessoas, independente das circunstâncias.


"A palavra de Deus tem mensagens para nós quando estamos alegres, tristes ou mesmo com grandes dificuldades".
O celebrante nos relembrou os ensinamentos de Jesus, segundo os quais nunca devemos nos desanimar diante das dificuldades da vida, pois os sofrimentos não são eternos.
"Jovens de Nazareno, São João Del Rei  e todos, não desistam de seus sonhos, é preciso confiar em Deus, colocar nossa força n'Ele; a dificuldade é pequena diante do tamanho do céu."






No final da celebração foram queimados os pedidos depositados na urna de intenções das réplicas; logo após foi realizado o rito de envio da Cruz e Ícone.




ENTREVISTAS

Rodrigo Augusto, 18 anos, Grupo JUCC

"A presença da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora trouxe para Nazareno a misericórdia e o símbolo da maior prova de amor que existe no mundo. Trouxe o amor de Maria e o fogo do Espírito Santo para os jovens sentinelas."

César Augusto, 25 anos, Grupo GPJ 

"O envio da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora levantam a expectativa de dias melhores para juventude do Santuário do Sr. Bom Jesus de Matosinhos. Incentivados pelos símbolos da Jornada Mundial da Juventude esperamos que a maior paróquia da nossa Diocesse de SJDR seja inflamada pelo fogo do Espírito Santo. Esse é o sonho de jovens pescando jovens na caridade e ousadia para Cristo e Sua Igreja.   
Na celebração das 19:00h destacamos a bênção aos jovens que neste ano completam 15 anos. Jovens, sejam luz do mundo e evangelizai!



NOSSA SENHORA DE NAZARÉ, ABENÇOE A TODOS!

JUBILEU DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ

                                        JUBILEU DE NOSSA SENHORA: DIA MAIOR!

 MISSA SOLENE CAMPAL


A missa solene campal foi realizada às 17h sendo presidida pelo Exmo.Revmo Dom Célio de Oliveira Goulart- Bispo Diocesano. Cocelebrada pelos Padres: Pe. Rondineli,Pe. Francisco, Pe .Dirceu, Pe.Renato, Pe.Júnior e Pe.José Francisco Nascimento. Presença dos seminaristas Jonathan e Rutiero.




PRESENÇA DAS RÉPLICAS NA CELEBRAÇÃO



PROCISSÃO DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ





POSSE DOS NOVOS IRMÃOS E IRMÃS- CONFRARIA DE N.S.N.

Hoje tomam posse da mesa administrativa da confraria de Nossa Senhora de Nazaré 15 irmãos e 12 irmãs. Que Nossa Senhora ilumine seus trabalhos até setembro de 2013!


SAUDAÇÃO A IMAGEM DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ





JUBILEU DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ



 Hoje é o grande dia do Jubileu do Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, no qual comemora-se sua natividade.
Neste dia, a programação permite que muitos fieis participem deste mistério de fé,  através do qual nazarenenses e romeiros de diversos lugares têm a oportunidade de ficarem um pouco mais perto da mãe de Deus e nossa Mãe.




A comemoração do grande dia foi marcada com a celebração da tradicional missa das 5h da manhã e as demais celebrações no decorrer do dia; como atendimento de confissões e visita ao altar de Nossa Senhora.


Romeiros de diversas cidades visitam a antiga Sala de Milagres, onde se encontram os testemunhos, as fotos, quadros, entre outros objetos que representam  muitas graças alcançadas pela intercessão de Nossa Senhora de Nazaré.




O principal dia do Jubileu contará com a presença do Reverendíssimo Bispo Diocesano Dom Célio de Oliveira Goulart, que presidirá a missa campal que será celebrada às 17 h em frente ao Santuário.




 ENTREVISTAS:

Célia Cândida de Jesus, 85 anos, Lavras/MG

"Faz muito tempo que venho à festa em Nazareno. Este ano eu vim para pedir para que Nossa Senhora de Nazaré interceda pelo meu filho que está passando por um momento difícil e está muito nervoso".


Antônio Carlos Ariel, 78 anos, Santo Antônio do Amparo/MG

Há 38 anos ele vem nesta festa agradecer por muitas graças alcançadas, em especial pela cura de sua mãe que tinha um problema na perna.


Maria do Rosário, 67 anos, Nepomuceno/MG

"Estou muito feliz pois alcancei uma graça com a ajuda de Nossa Senhora de Nazaré; eu tenho uma doença no braço e graças a Deus e a Nossa Senhora estou conseguindo um auxílio do INSS. Se Deus quiser eu vou voltar no ano que vem".


Glória Batista Damasceno, 65 anos, Varginha.



NOSSA SENHORA DE NAZARÉ, ABENÇOE A TODOS!