segunda-feira, 29 de abril de 2013

Primeira Missa da Juventude


       Neste último sábado (27 de abril) foi celebrada às 19h na Igreja do Rosário a Santa Missa da Juventude animada e preparada pelo JUCC. A celebração foi marcada pela grande participação e fervor dos jovens de nossa paróquia.


  
   O reverendíssimo Padre Rondineli Cristino celebrou com grande entusiasmo, de maneira jovem e reflexiva permitiu que todos pudessem se aproximar intimamente de Deus. Em sua homilia a respeito do 5º Domingo da Páscoa, contemplou o quanto é sublime o Amor, um sentimento tão profundo e avassalador. 


       Além disso, nos deixou um imenso e tortuoso desafio: Amar aqueles que não nos amam, amar nosso inimigos e aquelas pessoas que não são adeptas a nós. Dessa forma cumpriremos o mandamento do qual Jesus fala no Evangelho: "Amar uns aos outros como eu vos tenho amado".

        Durante a celebração, padre Rondineli acolheu, nas portas da igreja, dois jovens que foram assinalados com o sinal da Cruz e colocados sob a responsabilidade do ministro Maurício, catequista de adultos, com o qual farão sua preparação na Catequese Catecumenal, para receberem os sacramentos da iniciação cristã.




        Após a Missa aconteceu normalmente a adoração promovida pelo Grupo de Oração JUCC, o qual promove forte evangelização e um fantástico encontro com o Senhor. Assim os jovens podem encontrar a verdadeira alegria: Jesus! Deixando todas as efemeridades e encontrando sustentação dos problemas Naquele que nos fortalece, teremos uma juventude no caminho Santo e piedoso de Jesus!








Participação especial dos Crismandos na Liturgia da Palavra:



                                            Camilo Augusto                                   Bruna Carvalho





                                                  Vitória                                          Amanda



Mariane




quarta-feira, 24 de abril de 2013

Convite

A paróquia Nossa Senhora de Nazaré convida todos seus paroquianos para prestigiar o Concerto Musical da Banda Sinfônica Senhor Bom Jesus de Matosinhos - São João Del Rei, a qual vem apresenta-se no Santuário neste Domingo (28 de Abril) após a Santa Missa das 19h. 








terça-feira, 23 de abril de 2013


Atenção paroquianos aos novos horários e locais para a Santa Missa,a partir do dia 27 de Abril (Sábado).


       Sábado:
 Às 19h Santa Missa na Igreja Nossa Senhora do Rosário - Direcionada a todos jovens, especialmente aos crismandos que somam cerca de 200 adolescentes.
·         Animação especial do grupo JUCC (Jovens Unidos Com Cristo).

Às 20h (após Santa Missa) na Igreja Nossa Senhora do Rosário – Grupo de oração JUCC (animação, reflexão e adoração para toda juventude).



A importância da Missa para a juventude
Nos dias atuais o jovem se depara constantemente com vícios, desafios, barreiras, e grandes tentações. Além disso, existe grande facilidade para que ele compactue com coisas de natureza pecaminosa.  Por tudo isso que é preciso de um grande apoio espiritual para a juventude. Dessa forma a Santa Missa vem trazer de modo contemporâneo e juvenil a verdadeira alegria: Jesus!
Assim, os jovens podem perceber o imenso amor de Deus por nós e deixar as efemeridades que só trazem tristezas. Buscando o Alimento que salva, cura e liberta, constituindo uma juventude Santa  e orante.

Domingo:
 Às 8h Santa Missa no Santuário.

  Às 10h 30min Santa Missa no Santuário – Direcionada a todas as crianças, especialmente aquelas da pré-catequese, da I etapa, da II etapa e do catecismo da perseverança. Somando assim mais de 450 crianças.


A importância da Missa para as crianças
As crianças ao iniciarem sua vida religiosa, despertam o amor a Deus, começam a apreender sobre a doutrina católica e assim vão se formando como verdadeiros Cristãos.
Jesus tinha um carinho muito especial para com as crianças: “Deixai vir a mim os pequeninos”. Eis a importância de uma Missa em que haja uma comunicação especial com as crianças, uma celebração que envolva formas divertidas de evangelizar esses pequeninos, levando-os a persistirem no caminho Santo e Piedoso.
 Assim, crianças que iniciam suas vidas seguindo o Senhor, serão futuramente grandes e edificados cidadãos que anunciarão a Boa-nova de Cristo!



 Às 19h Santa Missa das famílias no Santuário.



 Como visto, as modificações realizadas, acontecerão para que a evangelização possa ser promovida de maneira eficaz, de forma que todos possam se aproximar de Jesus Cristo, manifestando e anunciando assim, a fé e o amor de Deus. Procure o melhor e mais adequado horário para que você e sua família possam participar da Sagrada Eucaristia.

Visto: Padre Rondineli Cristino – Pároco e Reitor
CPP (Conselho Pastoral Paroquial)








Bote Fé na Juventude




No dia 20 de abril, mais de 80 jovens da paróquia Nossa Senhora de Nazaré se reuniram para participar de momentos especiais no show católico que aconteceu em Barroso.

Saindo por volta das 17h o juventude reunida e ansiosa para o acontecimento seguiu para o evento Bote Fé  da cidade de Barroso onde aconteceu às 19h 30min a Santa Missa presidida pelo reverendíssimo bispo diocesano Dom Célio de Oliveira Goulart e concelebrada pelo pároco de Barroso Padre Fábio que animou e encantou todos entoando as músicas da missa. D. Célio meditou a respeito do Bom Pastor, destacando as vocações e a importância do jovem engajado na igreja, pois assim a juventude se vê livre de tantas fontes de pecado e perdição que lhes são ofertadas.



Após a Santa Missa, iniciou-se o show que foi marcado pela emoção. O cantor Tony Allysson através de suas canções fez com que todos tivessem uma íntima experiência com Deus e provassem uma propícia situação para conversão. Além disso foi destacada a importância do estudo bíblico, através do qual Deus fala com seus filhos


Fé, emoção e alegria. Esses foram alguns dos sentimentos despertados no coração e na alma dos quase cinco mil jovens, adultos, crianças e idosos que decidiram passar um sábado diferente, cheio de bençãos derramadas!



Festa de Santo Expedito





Nesta última sexta-feira (19 de abril) celebrou-se em nossa paróquia o mártir Santo Expedito. As festividades foram marcadas pela devoção e alegria.

Às 18h 30min iniciou-se a procissão, com grande participação dos fiéis. Além disso, o cortejo foi intensificado pela Banda Municipal que abrilhantou o acontecimento.

Chegando ao Santuário por volta das 19h o reverendíssimo Pároco Rondineli Cristino iniciou a Santa Missa repleta de grandes ensinamentos e legados deixados por Santo Expedito. O Mártir é reconhecido por socorrer aquelas causas mais urgentes, pois sua atitude de assumir a conversão com coragem e sem prorrogações nos mostra a importância de não deixar para amanhã o que pode ser feito hoje.



Quando Santo Expedito se viu disposto realmente a se converter, apareceu um corvo que gritava: "Cras!" - em latim "Amanhã!". O Santo com toda confiança pisoteou o corvo e erguendo um crucifixo exclamou: "Hodie!" - em latim "Hoje!". Assim percebemos que a conversão não deve tardar e começar o quanto antes.




Após a Missa aconteceu um grande e divertido leilão de prendas que trouxe alegria e mais uma vez mostrou gesto de gratuidade.



Agradecemos a D. Cecília e sua família que promove tradicionalmente a festividade, a todos doadores e organizadores envolvidos para que esse ato de reflexão tão importante pudesse se realizar.

Um encontro de GRAÇAS



As noites de sábado vem sendo especiais em Nazareno. A juventude encontrou a verdadeira diversão, aquilo que preenche e dá sentido à vida. Essa nova onda que cura, liberta e abala os jovens de Nazaré é o Grupo de Oração JUCC – Jovens Unidos Com Cristo.
                
            Somente aquelas pessoas que experimentaram profundamente a graciosidade desse nosso Deus poderoso e misericordioso podem manifestar a sua glória. Um Deus que é essencialmente Amor, um Deus que resgata e busca seus filhos, de forma a constituir um jovem e avassalador exército de Cristo. Soldados que estão sempre a esperar ansiosamente a Luz da Aurora, a chegada de um novo tempo, dispostos a enfrentar o medo e a escuridão.

Sim, pois esta é a juventude SENTINELA, aquela que guarda seu posto, que permite que Deus troque o seu nome para ser um anunciador da chegada do Sol, proclamando diariamente que Cristo Ressuscitou!

Uma juventude realmente engajada na comunidade paroquial, um grupo que faz valer realmente o seu nome, afinal assumiu com uma fé imensurável o propósito de ser UNIDO ao Salvador da humanidade, disposto a trilhar seus caminhos, percorrendo tortuosas trajetórias, cheias de pedras e obstáculos.

Contudo, percebemos as maravilhas que Jesus vem manifestando na vida desses jovens que se reúnem para adorá-Lo. Em pleno sábado à noite o exército juvenil deixa as tentações, recusando tudo que o mundo lhe oferece. Indo até os pés do Cristo vivo, para entregar-Lhe o seu ser, agradecendo pela semana abençoada e clamando para que o Espírito Santo inunde seu coração com o fogo que quebranta os anseios, as fraquezas e as dores.

Nessa perspectiva, queremos fazer que mais Jovens de Deus se unam, vivenciando a verdadeira e constante Alegria, renunciando tudo que é efêmero e passageiro. Aqui fica o convite para você Jovem Cristão: assuma sua missão, tome a sua cruz e venha percorrer conosco o caminho piedoso e santo que leva aos Raios Resplandecentes do bem que vence o mal, do amor que supera o ódio e da vida que derrota a morte!

segunda-feira, 22 de abril de 2013

   
                                                                           Domingo de Páscoa

“A alegria do Cristo Ressuscitado” moveu mais fiéis para celebrar a Missa Solene que comemorava a festa da Páscoa que acontecera às 11h no Santuário. Abrilhantada pelo coro e orquestra a cerimônia festiva fez brotar no coração do povo de Deus a certeza que há um Deus no céu que ama a cada um capaz de dar seu Filho a morte e depois nos alegrarmos com sua ressurreição.

Mais uma vez nesse dia festivo a comunidade paroquial se juntou, dessa vez seria às 17h30min para professar a fé no Cristo ressuscitado na procissão da Ressurreição. Mas essa procissão tinha algo a mais, não eram mais imagens que eram levadas para fazermos memória do martírio de Cristo e da dor de Maria, nesse domingo era o Próprio Cristo Ressuscitado que sairia em procissão. A Eucaristia não representa e nem significa, Ela é o próprio Cristo já nos disse Padre Rondinelli na celebração da Ceia do Senhor, o Santíssimo Sacramento percorreu as principais ruas de nossa cidade, fiéis com velas acessas testemunhavam a luz da ressurreição. A banda já não tocava mais marchas tristes eram sonetos de alegria. A procissão também contou com a participação da Juventude do Grupo JUCC que faziam memória dos apóstolos de Jesus.

À chegada da procissão houve a bênção do Santíssimo e após o ato tão rico e sublime fora celebrada a Santa Missa de Encerramento. Os paramentos dourados e brancos ilustravam ainda mais a solenidade da festa. Em mais uma reflexão nossos sacerdotes nos fizeram perceber que a Semana Santa não foi mais um tempo cronológico mas um verdadeiro tempo de festa e renascimento para a fé. Ao fim da celebração padre Rondinelli prestou seu agradecimento a todos que contribuíram com essa festa que foi tão magnânima em nossos corações e em nossa paróquia. E claro, prestamos aqui nosso agradecimento a esse sacerdote que tanto tem plantado fé em nossos corações e a todos os outros  que vieram em gesto de cooperação e solidariedade abrilhantar e encantar o povo de Nazaré com ricas palavras de fé e sabedoria que com certeza estarão guardadas no coração de cada fiel.

 

                                                               Vigília Pascal

Aproximando-se da festa solene e esperada, a Páscoa, fiéis se juntaram na Solene Vigília Pascal celebrada às 20h no Santuário de Nossa Senhora de Nazaré e presidida pelo  Padre Rondinelli e cocelebrada pelo Padre Júlio Costa. Já era acessa a chama de levar o Cristo Ressuscitado ao encontro de todos e era brilhante nos olhos a vontade de abraçar e deitar-se no colo do Pai que foi capaz de vencer até mesmo a morte.



No sábado Santo celebra-se a descida de Jesus Cristo a mansão dos mortos para depois ressuscitar no terceiro dia cumprindo as Sagradas Escrituras.

A Cerimônia começou no exterior do Santuário onde se acendeu através do raspar de pedras o “Fogo Novo” que nos incendiaria na alma levando alegria e satisfação. Num ato solene e rico em significados fora também acesso e abençoado o Círio Pascal que chama atenção pela riqueza em detalhes e na sua nítida beleza. Ao entrarmos para a igreja cada fiel acendeu sua vela e iluminou seu interior.




 Nas leituras que eram proclamadas ao serem meditadas em nosso coração, entendíamos tamanho amor de um Deus que fez até abrir-se o mar para seu povo passar. Foram entoadas pelo coro e a orquestra que abrilhantou de forma magnífica a celebração o Hino de Louvor, e ao badalar de sinos abriu-se os altares que nos relembrava mais uma vez que não há mais nem tristeza e luto, pois o Cristo vive e Reina para sempre.