segunda-feira, 27 de maio de 2013

Um Ano do Terço dos Homens em Nazareno



“Rezai o Santo Rosário todos os dias” foi a pedido de Nossa Senhora de Fátima aos seus pastorinhos e é um desejo cumprido em Nazareno há um ano em um novo formato. Dia 21 de Maio a Paróquia do Santuário de Nossa Senhora de Nazaré se juntou com os homens do terço e todos seus familiares presentes para festejar data de tamanha importância para nossa cidade.






Ás 18h30minh saiu-se em procissão com a imagem primitiva de Nossa Senhora de Nazaré do Santuário em direção à quadra da Escola Municipal Dr. Walfrido S. Mares Guia Prédio II. No decorrer na procissão foi recitado o terço nas vozes grossas já acostumadas a louvar Maria toda terça-feira. Ao chegar à quadra repleta o andor de Maria passou em um corredor formado pelos homens de nosso terço. Não havia quem não se emocionasse e deixasse o corpo arrepiar. 













A Santa Missa foi presidida pelo Exmo. Revmo. Dom Célio que veio presenciar tamanha festa. Foram acolhidos também participantes do Terço das paróquias do Bom Jesus de Matozinhos, São Sebastião da Vitória (Vitória), São Gonçalo do Amarante (Ibituruna) e Santo Antônio (Itutinga). Em uma Missa linda e mariana em sua homilia Exmo. Bispo ressaltou os inúmeros testemunhos que o Terço dos Homens de nossa cidade já fez surgir e ainda fará, afinal, Nazareno é uma cidade coberta pelo manto de Maria.
























Ao final da Celebração, os mesmos homens coroaram Nossa Senhora, e padre Rondinelli prestou seus inúmeros agradecimentos inclusive ao já falecido Padre Francisco que plantou em nossa paróquia a semente do Terço dos Homens. E nesse clima de festa não deixemos de lado nossas orações, rezemos todos pelo Terço dos Homens e pelos Homens do Terço.















FESTA DE SANTA CRUZ



Na sexta-feira dia 3, comemoramos a Festa de Santa Cruz iniciando com a procissão de Nossa Senhora de Fátima na qual muitos fiéis estavam presentes. Na chegada houve a bênção do Novo Cruzeiro, símbolo do  sacrifício e da salvação.








       Na Santa Missa nosso pároco Padre Rondineli ressaltou que a cruz de Cristo é o sinal que nos marca como cristãos e também o primeiro que recebemos do sacerdote em nosso batismo. É o sinal da cruz que nos livra dos males: quando feita na testa nos livra dos maus pensamentos; na boca nos livra de dizer palavras que ofendem, que não orientam, palavras  de desobediência, enfim palavras que não constroem; no peito o sinal da cruz nos livra dos maus desejos. A cruz é tudo para nós!





Temos também os nossos sofrimentos. Quem sabe se a nossa cruz não são os nossos pecados, o nosso egoísmo, as drogas, o álcool, a nossa enfermidade? Devemos sempre seguir a Jesus, deixar que Ele nos conduza pelo caminho certo da verdade e da paz.Ao final da celebração houve a coroação de Nossa Senhora de Fátima realizada com muito carinho  pelas crianças de nossa comunidade.



Em seguida houve a bênção da fogueira e um  divertido leilão de prendas.





Festividades em honra a São José Operário




No dia 1º de maio de 2013, no  Santuário Nossa Senhora de Nazaré, às 18horas e 30 minutos o Reverendíssimo padre Rondineli Cristino deu a bênção inicial para  seguir com uma bela  procissão em honra a São José Operário, padroeiro dos trabalhadores tendo como trajeto as ruas Oito de Setembro, Francisco Ribeiro de Carvalho, Avenida Padre  Francisco de  Andrade e Praça Nossa Senhora de Nazaré. 


Logo após a procissão foi celebrada a Santa Missa com grande participação dos fiéis trabalhadores e devotos de são José, momento em que todos puderam colocar seus pedidos e orações.

Na  homilia o pároco levou os fiéis a uma   reflexão sobre o nosso trabalho: "será que somos honestos, temos respeito, amor e responsabilidade com aquilo que fazemos? Deus escolheu José para ser o pai de Jesus por ser ele  um homem humilde pois o  trabalho dignifica cada um de nós. Todas as profissões são importantes porque o próprio Deus  o edificou. Desde uma simples tarefa  como a de uma dona de casa  àquela mais reconhecida deve ser feita com honestidade, amor e  respeito. Devemos pensar no que o trabalho já nos proporcionou e como isso é bom, mas devemos rezar sobretudo pelos desempregados, que não têm como sustentar sua família,daqueles que ficam à margem da sociedade sem ter o mínimo para sua sobrevivência."

Já no momento do ofertório  foram ofertados através de vários representantes do trabalho em nossa paróquia, vários produtos aqui produzidos como leite, milho, café,queijo,etc.  Profissionais de nossa cidade fizeram parte na procissão lembrando quão importantes são para a edificação da nossa cidade e a influência que exercem na construção de um país mais digno como  médicos, advogados,  padeiros, políticos taxistas, faxineiros, produtores rurais,mineradores, açougueiros, pedreiros, carpinteiros, dentre outros. Um belo momento.



No final da Celebração, houve a bênção das carteiras e bênção final.






quinta-feira, 23 de maio de 2013



MISSA DA VIGÍLIA DE PENTECOSTES





              Quanta beleza vimos na noite de 18 de maio de 2013  na Missa da Vigília de Pentecostes!
                À meia-luz iniciou-se a Cerimônia com grande expectativa por parte dos fiéis que não entendiam o porquê da pouca iluminação.




               

       







Após a entrada do presidente da Celebração, padre Rondineli, entraram também jovens crismandos da nossa cidade com trajes lembrando os apóstolos de Jesus - desolados, tristes, cabisbaixos, pois não tinham mais a presença de Jesus em seu meio; a seguir o símbolo do Divino Espírito Santo foi conduzido ao Altar, Aquele que fora prometido por Jesus em sua Ascensão, lentamente a chama da Fé, da Fortaleza, da Ciência, do Entendimento, do Temor de Deus,  da Sabedoria, ... foi contagiando não somente os apóstolos mas toda a multidão de fiéis que  se encontravam no interior da igreja de Nossa Senhora do Rosário tendo consigo a vela, símbolo da fé em Cristo ressuscitado e da chama que deve vir a cada seguidor de Jesus, pois sabemos que o Divino Espírito Santo é o que nos traz a verdadeira Luz; logo as luzes de todo o ambiente foram acesas simbolizando assim a descida do Espírito Santo - Aquele que alegra todos os corações, que é capaz de nos tornar pessoas menos pecadoras e mais confiantes na misericórdia de Deus.



               


          A seguir, padre Rondineli apagou o Círio Pascal que iluminou a Igreja durante todo  o Tempo Pascal.



                Padre Rondineli pediu que o Divino Espírito Santo aqueça nossos corações, que Ele suscite em nós a falar a língua do sofredor, dos oprimidos, do pai e da mãe, dos aflitos; que nos capacite a falar a palavra certa no momento certo, na hora certa para o jovem que busca outros caminhos que não são os de Cristo.


                 Que os jovens, com o poder que vem do Espírito Santo, possam mostrar para a sociedade que podem dar testemunho de Jesus. Que eles  não vivam apenas de aparência, mas que possam demonstrar que conseguem viver como  verdadeiros cristãos orando sempre e pedindo a Luz Divina para os  guiar pelos caminhos Divinos.
                Parabéns aos crismandos da nossa paróquia que proporcionou a todos os presentes momentos de rara beleza!       



sábado, 11 de maio de 2013

Missa Das Crianças

Disse Jesus: "Deixai vir a mim as crianças e não as impeçais, porque o Reino de Deus pertence aos que são semelhantes a elas". (Lucas 18, 16)
No dia 28 de abril iniciamos um belo período de experiências novas nesta paróquia. Às 09h 30min, sob o toque festivo de nossos sinos, as crianças de nossa comunidade foram chamadas à participação em uma missa totalmente voltada para a infância cristã em fase de formação religiosa.

Bem antes do horário de início da celebração, cerca de quinhentas crianças já se faziam ativamente presentes no Santuário preparando-se para a celebração que, como era de se esperar, teve a beleza do entusiasmo e a alegria contagiante dos pequeninos.
Após ouvirem atentamente à proclamação da Palavra de Deus, tiveram uma grande surpresa com a visita do teatro de marionetes do movimento “Infância, adolescência e juventude missionária”, apresentado por dois jovens da Paróquia/Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos da cidade de São João del-Rei, grupo com o qual interagiram muito bem. As crianças aprenderam muito com os personagens Francisco e Terezinha.
Outro grande momento da celebração foi a subida das crianças ao presbitério, foi gratificante ver todas aquelas crianças ali, bem próximas ao altar, próximas do coração de Cristo.

Ao final da celebração, além de fazer a costumeira bênção aos fiéis, padre Rondineli recebeu e abençoou os romeiros da família Ribeiro que prestigiaram a celebração com sua presença. Este pequeno grupo de romeiros partiu da cidade de Arcos, sendo que doze deles vieram de lá em cavalgada.