quinta-feira, 31 de outubro de 2013

8º Mutirão Brasileiro de Comunicação APRESENTAÇÃO DA CANTORA ELBA RAMALHO ENCERRARÁ 8º MUTICOM


A programação religiosa e acadêmica do 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação será encerrada nesta quinta-feira, 31, no campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Pela manhã, às 8 horas, será celebrada missa, presidida pelo Arcebispo da Arquidiocese de Campo Grande (MS), Dom Dimas Lara Barbosa.

A partir das 9 horas, haverá um seminário que abordará o tema: “Conteúdo e mensagens dos Meios de Comunicação Social: olhares críticos e questões contemporâneas”. O Seminário terá como assessores os professores da USP, Manuel Carlos Chaparro e Laurindo Lalo Leal Filho, e como debatedores o professor da PUC/RJ, Miguel Pereira, e o professor da UFRN, Arnon Andrade.
À tarde, das 14 às 16 horas, os participantes farão a síntese das experiências apresentadas durante a semana nos 12 grupos de trabalho. Às 16h30, no ginásio de esportes do campus da UFRN, haverá a solenidade de encerramento do 8º Muticom. Na ocasião, representantes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) anunciarão o nome da cidade que sediará a nona edição do evento, prevista para ser realizada no ano de 2015.

Uma apresentação da cantora Elba Ramalho marcará um encerramento do 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação, que teve início no último domingo e contou com a participação de cerca de 800 pessoas de todas as regiões do País. A participação será restrita aos participantes do evento.


Fonte: Facebook

MUTICOM - Atividades do dia 30-10-2013 registradas em fotos










Fotos enviadas por: Padre Rondineli Cristino
Facebook
Organização: Doraci Couto

terça-feira, 29 de outubro de 2013

2º dia do MUTICOM ( Mutirão da Comunicação) em Natal - Rio Grande do Norte



8h – Leitura Orante sob a ótica da comunicação 9h – Seminário: Comunicação Comunitária e Construção da Cidadania Assessor: Profa. Dra. Raquel Paiva (UFRJ) Debatedores: Prof. Dr. Juciano de Sousa Lacerda (UFRN); Pe. Manoel Filho (Arquidiocese de Salvador-BA) Local: Ginásio de Esportes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) 
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)





Matéria e fotos: Enviadas por Rondineli Cristino
Facebook
Organização: Doraci Couto

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

segunda-feira, 28 de outubro de 2013, 08h03

Muticom inicia atividades de sua oitava edição


Da Redação, com Arquidiocese de São Paulo



CNBB
8ª edição do Muticom acontece em Natal (RN) até quinta-feira, 31
Teve início na noite deste domingo, 27, a oitava edição do Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), que este ano acontece em Natal (RN) até sexta-feira, 1º. O tema central das discussões é “Comunicação e participação cidadã: meios e processos”.

Os representantes das instituições promotoras do mutirão saudaram a todos e desejaram que a semana fosse proveitosa e agregadora. Estavam presentes o  presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, Dom Dimas Lara Barbosa, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); o arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha; a presidente da Signis Brasil, irmã Helena Corazza, fsp; o bispo diocesano de Campina Grande/ PB e referencial para a comunicação Regional Nordeste II, da CNBB, Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz e uma representante da  Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Cerca de 800 pessoas de diversos lugares do Brasil estão participando do evento, onde haverá celebrações, seminários, lançamentos de livros e feira de comunicação.

O Regional Sul da CNBB está sendo representado por diversos membros da Pastoral da Comunicação do estado de São Paulo e pelo Vicariato Episcopal para a Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de São Paulo.

As conferências terão as assessorias dos professores Manuel Carlos Chaparro (USP), Muniz Sodré (UFRJ), Laurindo Lalo Leal Filho (USP), Raquel Paiva (UFRJ), Elson Faxina (UFPR), dentre outros.

O Muticom é voltado para comunicadores, jornalistas, professores, estudantes de comunicação, agentes da PASCOM e pesquisadores, com o objetivo de debater os processos de comunicação, tanto na Igreja quanto na sociedade. Os Grupos de Trabalho irão possibilitar a apresentação de experiências no campo da comunicação.

O encontro também terá uma programação cultural, com artistas locais, além da participação da cantora Elba Ramalho, no dia 31 de outubro. A apresentação de Elba Ramalho será aberta somente aos participantes inscritos no Mutirão.

http://img.cancaonova.com/noticias/portal/twitter_cn.jpg   http://img.cancaonova.com/noticias/portal/sms_cn.jpg   http://img.cancaonova.com/noticias/portal/iphone_noticias.jpg   Curta nossa página no Facebook       http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=290197

domingo, 27 de outubro de 2013

Casamento: à prova de fogo




  Às 20h30min do dia 26-10, a equipe da Pascom de Nazareno (MG) propôs um momento de reflexão para os casais com a exibição do filme: "À prova de Fogo’’, o qual conta a história de um casal a beira do divórcio. Os pais do esposo eram pessoas de fé que também haviam vivido as dificuldades do matrimônio, mas superam graças à presença de Jesus e ao constante desafio do amor. O pai propõe o mesmo desafio ao filho. A história mostra a importância da fé, da perseverança e do perdão. 
Para aprofundar o sentido do amor humano enquanto Sacramento ressalta-se o que diz no Catecismo Jovem da Igreja Católica: ‘’Deus dispôs o homem e a mulher um para o outro para que  ‘’não fossem mais dois, mas um só’’(Mt 19,5). Desta forma, devem viver no amor, serem fecundos e assim tornarem sinal de Deus, que nada mais é que amor transbordante. Eis então o sentido do matrimônio, um serviço de amor mútuo que tem por missão ser a encarnação do Amor Divino.




A vivência do matrimônio, como dos outros Sacramentos em geral, comporta também sacrifícios e renúncias e na maioria das vezes muitos fraquejam diante das dificuldades. Não é possível trilhar um caminho de perfeição sem um guia experiente que possa dar segurança e ensinar a arte de amar e perseverar no amor. O casal cristão pode ter esse guia na pessoa de Jesus: ‘’Através de Jesus Cristo, torne-Se visível o Deus invisível. Ele torna-Se como nós. Isto mostra-nos até que ponto vai o amor de Deus: Ele carrega todo nosso peso. Ele percorre conosco todos os caminhos. Ele vive nossa solidão, o nosso sofrimento, o nosso medo da morte. Ele apresenta-Se onde não podemos avançar, para nos abrir a porta para a vida’’. (Catecismo Jovem)





Propõe-se então ao casal que deseja viver plenamente o seu amor e ser testemunhas vivas do Reino dos Céus, que conheça o maior Terapeuta Conjugal que já existiu:
Terapeuta: JESUS CRISTO
Campo de atuação: O coração humano.
Experiência: Amor Trinitário.
Benefícios da terapia: Vida plena da Graça Divina.
Exigência da terapia: Fé, Esperança e Caridade.
Local de atendimento: O seu lar e a Igreja de sua comunidade.
Dinâmicas recomendadas: Fidelidade e diálogo além da participação na vida da comunidade e vivência dos Sacramentos.
Horários dos atendimentos: 24 horas em seu lar, pois Ele garante: “onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, estarei no meio deles”!(Mt 18,20)


Bendito seja o Pai pelo dom precioso da família! Que Jesus possa se fazer sempre presente no coração de cada lar sendo a Fonte de onde emana o verdadeiro Amor.


 (Foto: Helder Ramos)
  Fonte: Catecismo Jovem (Youcat); adaptação de ‘’Clínica da alma’’ de autor desconhecido.
  Reflexão: Carmen Nogueira  
Imagens: Internet
Organização: Doraci Couto

    

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Vigília marca uma noite agraciada


Na última sexta-feira, 18, os jovens do Grupo de Oração JUCC (Jovens Unidos Com Cristo) realizaram a partir das 22h uma abençoada vigília  na Paróquia Nossa Senhora do Carmo de Luminárias. A juventude de Nazareno foi convidada pelo pároco João Dantas, assim recebeu-se a proposta com grande entusiasmo, reunindo mais de 50 jovens rumo à paróquia anfitriã.


Os preparativos e a organização ficaram a cargo do JUCC, o qual recepcionou com alegria e muita animação os jovens de Luminárias do grupo Anjos de Misericórdia. Dessa forma, a noite de louvor, adoração e encontro íntimo com Deus iniciou-se sob grandes expectativas.


Nos momentos de animação pode-se louvar a Deus de forma jovem, espontânea, descontraída e fervorosa. Foram instantes também oportunos para conhecer os irmãos em Cristo, estabelecer novas relações e amizades entre jovens de Deus.


Aconteceu também grandes momentos de invocação do Espírito Santo de Deus, o qual preenche, aquece e inunda os corações com graças e bênçãos. É o Divino Espírito Santo que conduz os passos juvenis no caminho do bem, do amor e da vida. Só através das luzes que iluminam e guiam os cristãos, é possível manter-se próximo do Senhor.


As pregações e testemunhos contribuíram para que todos pudessem ficar atentos à palavra de Deus, seguir seus preceitos e mandamentos, despertando assim a esperança e certeza de uma vida renovada.


Fez-se presente durante a vigília apresentações teatrais que emocionaram e encantaram os presentes. Nesse cenário pode-se retratar as dificuldades e desafios enfrentados pelo jovem  para que ele possa se manter junto de Deus nos dias de hoje, além de relatar como é magnífico viver com Jesus, amando-O e adorando-O.



No meio da vigília  fez-se uma pausa para que os jovens pudessem lanchar e se confraternizar,o que aconteceu na praça em frente a Matriz de Nossa Senhora do Carmo de forma divertida e descontraída.


Por volta das 4h 30 da manhã a juventude encontrava-se na presença do Santíssimo Sacramento, momentos verdadeiramente especiais e inesquecíveis, marcados pela entrega, pela renovação e reconstituição feita pelo Senhor.



A vigília foi encerrada com uma bela Santa Missa presidida pelo excelentíssimo Padre João Dantas, o qual meditou sobre a importância de se manter acesa e viva a chama da FÉ, assim pode-se conduzir os irmãos no caminho da Igreja, "incendiando" a vida e o coração daqueles necessitados da presença de Deus.



Fica aqui  registrada a gratidão ao Padre João Dantas pela iniciativa e confiança no grupo JUCC, pela receptividade e entusiasmo ao acolher todos os jovens.




Matéria e fotos - Waldecy Lopes Junior



A vida em missão - Somos missionários...


  Durante todo este mês de outubro damos uma atenção especial às Santas Missões,  rezando pelo seu bom êxito em todo o mundo, por todos aqueles que trabalham para que elas aconteçam e entrando em comunhão com a Santa Igreja para ajudá-las na sua dinamização em toda a humanidade, de uma forma ou de outra, em oração, com trabalho, em grandes projetos ou simplesmente na nossa humilde prece, somos convidados a ser missionários.



 Precisamos valorizar as Missões, como meio de vida orante vivida em Deus e servindo aos irmãos, o que dá sentido à vida e que nos impulsiona para  fazer do Evangelho  o meio universal de comunicação entre nós cristãos.Como missionários somos mediadores do Verbo de Deus,fazendo com que Cristo seja conhecido por todas as nações.



  Como o apóstolo Paulo, devemos encontrar na luz do Evangelho, o brilho da glória de Cristo,pois não pregamos a nós mesmos, mas ao Senhor Jesus, e isso nos vem através do espírito missionário, que é fruto primeiro do encorajamento divino, mas que só se complementa com a força de vontade e ardor humanos.


Nesse domingo dia 20 de outubro, celebramos o Dia Mundial das Missões, onde fortalecemos nossas orações e com fé e esperança reafirmamos nossos compromissos para com as Missões. Esse dia é muito importante para nós, pois toda a Igreja reunida principalmente nas Santas Missas, reza junta e o que é ouvido, não é guardado para si, mas é repassado, por isso somos todos missionários, não sem objetivo, pelo contrário, como escolhidos por Deus. E a missão se começada na simplicidade do lar, da família e em nosso cotidiano é bem mais eficaz!



  Pois bem, as Missões são motivo para união e amizade, amor e dedicação, doação e solidariedade, sentimentos expressos no rosto do povo, na palavra do missionário, na simples oração, na dinâmica criada entre eles e principalmente no afeto que os une. Sejamos missionários, contribuintes do plano do Altíssimo e unidos no amor, que é afetividade ardente para com Deus e caridade para com os irmãos!
À Virgem Maria, que foi a primeira missionária e que apresentou Cristo a todos ainda em seu ventre, peçamos a inspiração para que sejamos verdadeiros missionários do Reino de Deus!




A palavra do Santo Padre
Após a oração do Angelus deste domingo dia 20 de outubro, o Papa Francisco recordou o Dia Mundial das Missões. Qual é a missão da Igreja? Difundir em todo o mundo a chama da fé, que Jesus acendeu: a fé em Deus, que é Pai, Amor, Misericórdia. O método da missão cristã – acrescentou - não é fazer proselitismo, mas o da chama compartilhada que aquece a alma.
"Neste dia estamos próximos a todos os missionários e missionárias, que trabalham muito sem fazer barulho, e dão vida." 




Curiosidades...
Neste domingo dia 20 de outubro, em que celebramos além do Dia Mundial das Missões, o da Santa Infância, faz-se uma grande coleta para sustento das obras missionárias. Desta campanha, reservar-se-á uma porcentagem adequada para as Missões da África e 10% para a Santa Infância.
(Fonte: Jornal Deus Conosco)

Oração pelas Santas Missões
  Ó Deus, Pai de todos os povos, Vós que nos abraçais com a ternura de uma mãe, ouvi o clamor das multidões da Amazônia e do mundo inteiro, desejosas de vos conhecer e vos amar. Ensinai-nos a vos servir, na partilha da fé e dos bens que vós mesmos nos destes. Amém!
(Fonte: Jornal Deus Conosco)

Reflexão: Camilo Augusto
Imagens: Internet
Organização: Doraci Couto

sábado, 19 de outubro de 2013

Pastoral do Batismo reflete sobre a fé.


Neste Ano da Fé e vivenciando o mês de outubro dedicado de modo especial às missões, mês marcado por testemunhos de tantas pessoas que acolheram plenamente o Dom da fé e se tornaram missionárias por seu jeito de viver, é importante refletir sobre este presente concedido a cada cristão no Sacramento do Batismo.

O que é o Dom da Fé para o cristão de hoje? Mesmo em meio a tanta desilusão a Fé é uma chama que teima em permanecer acesa. É um dom precioso que o Papa Francisco em sua Encíclica Lúmen Fides exorta: “Por isso, urge recuperar o caráter de luz que é próprio da fé, pois, quando sua chama se apaga, todas as outras luzes acabam também por perder o seu vigor”.

No capítulo primeiro da Encíclica  Abraão é lembrado como ‘’nosso Pai na fé’’, aquele que vive uma relação pessoal com Deus e sabe se colocar como ouvinte da voz Divina. O pai Abraão demonstra uma fé a toda prova, invejável. A seu exemplo o Cristão também é convocado a cada dia a testemunhar sua fé, mesmo diante de algo que tenha de sacrificar.
O Papa Francisco diz na Encíclica que “O homem fiel recebe a sua força do confiar-se nas mãos do Deus fiel.’’ Baseado nestas palavras pode-se pensar que a fé deve ir além do simples acreditar em Deus. O verdadeiro fiel cultiva a atitude de crer que perpassa todas as suas ações, tornando-o assim alguém em constante relação com Deus.




 A missão dos membros da Pastoral do Batismo é a de fortalecer e muitas vezes restaurar a fé dos pais e padrinhos para que estes saibam ajudar as crianças a descobrir o dom da fé plantado nelas pelo Batismo.


Reflexão: Pastoral do Batismo
Texto: Carmen Nogueira
Imagens: Internet
Colaboração: Doraci Couto






quinta-feira, 17 de outubro de 2013

16 de outubro: São Geraldo Magela


Geraldo nasceu em 1726 em Muro, pequena cidade do sul da Itália. Sua mãe foi uma bênção em sua vida, pois ensinou-lhe o imenso amor de Deus que não conhece limites.
Aos 14 anos ficou órfão de pai, tornando assim o arrimo da família. Tornou-se aprendiz de alfaiataria, mas era agredido e maltratado pelo mestre. Passados 4 anos foi trabalhar para o bispo da Macedônia. Geraldo aceitava qualquer coisa quando acreditava que estava fazendo a vontade de Deus. Não se importava se batiam nele na alfaiataria ou se o bispo não lhe dava valor: via o sofrimento como parte do seu seguimento a Cristo. costumava passar horas diante do Santíssimo Sacramento.
Pôde abrir sua própria alfaiataria; seu comércio prosperou, mas dava tudo para os outros: guardava o necessário para a família e dava o resto aos pobres ou para Missas em sufrágio das almas do purgatório.
Ingressou na Ordem Redentorista e professou seus primeiros votos em 16 de julho de 1752.



Em 1754 o seu diretor espiritual pediu-lhe que escrevesse qual era o seu maior desejo. Ele escreveu: "amar muito a Deus; estar sempre unido com Deus; fazer tudo por amor de Deus; amar a todos por amor de Deus; sofrer muito por Deus. Minha única ocupação é fazer a vontade de Deus."
Faleceu em 15 de outubro de 1755. 



Fonte: https://www.google.com.br/#q=sao+geraldo+magela
Imagens: Internet
Organização: Doraci Couto

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Santa Tereza D'Ávila - Protetora dos professores


Santa Tereza D'Ávila ou Santa Tereza de Jesus foi uma das primeiras mulheres a aprender a ler. Uma espanhola que queria ter o pensamento livre em uma época em que as mulheres não tinham voz, é a protetora dos professores.
Nasceu em Ávila, em um família de 10 irmãos. Desde cedo se interessava pela vida dos santos e foi com os irmãos que aprendeu a ler sobre as histórias sacras.
Aos 20 anos, ingressou no Mosteiro Carmelo da Encarnação. Foi nessa época que a Inquisição proibiu, principalmente, as mulheres de lerem livros. Tereza sofreu, mas teve que obedecer.
A santa foi canonizada em 1622. No dia 27 de setembro de 1970, o Papa Paulo VI conferiu-lhe o título de Doutora da Igreja. Santa Tereza escreveu várias obras, como Livro da Vida, Caminho de perfeição, Moradas ou Castelo Interior, Livro das Fundações. Poesias, Exclamações e mais de 500 cartas.




Algumas de suas frases marcantes:

"Fixe o olhar no Crucificado e tudo será insignificante".

"Em tempos de tristeza e de inquietação, não abandones nem as boas obras de oração, nem a penitência a que estás habituada. Antes, intensifica-as. E verás com que prontidão o Senhor te sustentará".

"Quem ama, faz comunidade; não fica nunca sozinho".




Fonte: www.educacao.sp.gov.br/noticias
Imagens: Internet
Organização: Doraci Couto