domingo, 27 de abril de 2014

Festividades de Santo Expedito na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré


As celebrações desse dia 26 de abril no  Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, iniciaram-se às 18 h 30 min,com a procissão em honra ao glorioso Mártir Santo Expedito, cuja festa é de forma memorável celebrada no dia 19 de abril.



Com grande devoção, os fiéis acompanharam com piedade, devoção, súplicas e também pelas belas músicas entoadas pela Banda Municipal de Nazaré, o cortejo desse Santo tão estimado e ao qual se recorre nas tribulações da vida como o Santo das causas impossíveis que intercede junto a Deus Pai pela nossa conversão diária.





Após a procissão, foi presidida pelo Reverendíssimo Padre Rondineli Cristino, a Santa Missa. Nas vésperas do 2° Domingo da Páscoa, também houve a oferta do Dízimo pelos fiéis. 





A homilia baseou-se na reflexão sobre a busca pela conversão diária, assim como ocorreu com Santo Expedito, um ex-militar que, tocado pela graça de Deus, resolveu mudar de vida. Em meio a provações, foi tentado pelo demônio, que apareceu a ele em forma de corvo, tentando  induzi-lo a  adiar sua conversão, para o Amanhã (CRAS). Mas o  mártir permaneceu firme na fé, esmagou o Corvo, e optou pelo Hoje (HODIE). Seguindo o exemplo de Santo Expedito, com o espírito de fé e motivado pela alegria, o cristão é levado a buscar a perseverança na luta contra o pecado, preenchendo o coração com a luz do Cristo ressuscitado.



 Deve-se viver plenamente a fraternidade tendo como base, a fé, o amor e a união. É necessário a vida em comunidade, pois assim mostra no Evangelho: "onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou no meio deles". (Mateus 18, 20). Após a missa ocorreu o animado leilão.


Matéria: Thaís Andressa
Fotos: Carmen Nogueira

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Convite


Venha celebrar Santo Expedito e aprender com a vivência deste glorioso mártir!



Produção: Waldecy Junior

domingo, 20 de abril de 2014

O Glorioso e Irradiante Domingo da Ressureição


O irradiante e glorioso Domingo da Ressureição foi celebrado de forma intensa na Paróquia/Santuário Nossa Senhora de Nazaré. Às 8h aconteceu a celebração da Santa Missa presidida pelo Monsenhor Juvenal Guimarães e às 11h a celebração da Eucaristia Solene presidida pelo pároco Padre Rondineli Cristino. 



Às 17h 30min aconteceu a Procissão Luminosa da Ressurreição, a qual, assim como as outras celebrações foi marcada pela presença de grande número de fiéis. A caminhada junto ao Cristo presente em Corpo, Alma e Divindade, percorreu as principais ruas da cidade, comemorando a vitória através de quartetos, marchas festivas, sinos, aplausos e vivas.





]
Chegando ao Santuário, o povo de Deus recebeu a bênção do Santíssimo Sacramento e logo após iniciou a Santa Missa de encerramento da abençoada Semana Santa. 







Na Eucaristia Padre Rondineli refletiu baseado no comentário de um jovem paroquiano em uma rede social, o qual questionava o quanto é necessário fazer valer, de fato, tudo o que foi vivenciado na Semana Santa. É preciso que todos os sermões ouvidos e todas as liturgias participadas sejam verdadeiramente acolhidos nos corações. 



Afinal, é necessário ser tocado e infundido nos mistérios da Paixão, Morte e Ressureição de Jesus. Se assim não for, nada adiantou, foi apenas, um teatro, apenas uma encenação. Passa a ser tudo simbólico, apenas mais uma semana, um pouco diferente das outras, e não com o real sentido que deve ter.





Ao final da celebração Padre Rondineli agradeceu toda comunidade, pastorais e movimentos pela intensa dedicação nesse período tão belo vivido pela Igreja. As pastorais, por sua vez, também manifestaram sua gratidão ao pároco pelo incansável empenho e dedicação para com a preparação e realização das celebrações quaresmais e liturgias da Semana Santa, um pastoreio santo e sábio rumo ao brilho da Páscoa do Senhor.





Matéria - Waldecy Junior
Fotos - Cássia Pereira

"Banhados em Cristo somos uma nova criatura."





A Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, Nazareno-MG, se alegra intensamente, neste Domingo de Páscoa, com a celebração do Batismo de 12 crianças, Presidido pelo Pároco Reitor Rondineli Cristino. O Batismo é o Sacramento que introduz a pessoa na comunidade eclesial, onde se vive a fé, a esperança e a caridade.




Durante a celebração pais e padrinhos foram exortados a não deixarem nunca a chama da fé se apagar na vida de seus filhos e afilhados. Foi enfatizado ainda que este dia marca um novo nascimento no qual a pia batismal é útero que gera a pessoa para uma nova vida, portanto é um dia de festa .



Foi significativo o gesto de ofertar a cada família como lembrança a água do batizado das crianças. Esta água poderá ajudar a se recordar deste dia de tantas graças.



Matéria: Carmen Nogueira
Fotos: Guilherme Carvalho

sábado, 19 de abril de 2014

O Ressuscitado vive entre nós! Aleluia! Aleluia! Aleluia!



Às 20h a Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, Nazareno MG, reuniu-se juntamente com o Pároco/Reitor Rondineli Cristino e Monsenhor Juvenal para a celebração da Solene Vigília Pascal. Com grande expectativa, os fiéis acompanharam o acendimento e a bênção do Fogo Novo, com o qual acendeu-se o Círio Pascal, iniciando-se a Vigília na qual celebra-se a memória da noite santa em que Jesus ressuscitou. Por isso esta vigília segundo Santo Agostinho é "a mãe de todas as vigílias".




No momento do Glória os sinos tocaram, as cortinas do Trono e dos oratórios caíram e todo o Santuário encheu-se de luz! É a Páscoa do Senhor! Volta a solene aclamação do Aleluia. 



A homilia foi iniciada com a seguinte exclamação: "a vida venceu a morte; o amor venceu o ódio!" O pregador enfatizou que a ressurreição de Cristo é a alegre vivência do cristão. Contemplar Jesus Cristo que venceu a morte é abandonar as atitudes velhas e assumir uma vida nova. ressaltou que Jesus é o novo Adão, o novo Moisés que realiza a libertação do gênero humano. Propôs como exemplo para cada fiel o testemunho das mulheres que viram e anunciaram o Senhor Ressuscitado. A missão do cristão é levar Jesus e sua mensagem de amor aos que ainda não o conhecem. Encerrou a homilia o seguinte pensamento de Inácio de Antioquia: "É a Jesus que eu procuro; Ele que morreu por nós, é Ele que eu quero, Ele que ressuscitou por nós".


Foram abençoadas as águas para os batizados e aspersão dos fiéis. Durante esta celebração os fiéis renovaram solenemente as promessas do Batismo.




 Ao final da celebração, no momento dos avisos, padre Rondineli lembrou a grande multidão que se reuniu na Sexta- feira Santa para o sermão do Descendimento da Cruz e convidou esta mesma multidão e um pouco mais para a Procissão do Ressuscitado no Domingo da Páscoa, às 17h30min.
Aleluia! Aleluia! Aleluia! Não há mais sombra de morte; não há mais dor; o Senhor ressuscitou!


Matéria: Carmen Nogueira
Fotos: Thailyne Eduarda e Everton Modesto

Recordando Momentos de Adoração

Hoje Sábado Santo 19 de abril a igreja vive um momento de intensa expectativa para celebrar a ressurreição do Senhor. enquanto isso recordemos momentos de profunda adoração vividos no Centro de Pastoral Padre Francisco de Andrade, na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, Nazareno MG.


Texto e Montagem: Carmen Nogueira e Thailyne Eduarda
Fotos: Waldecy Júnior

sexta-feira, 18 de abril de 2014

Descendimento da Cruz marca a última cerimônia desta Sexta-feira Santa em Nazareno


A ação Para-Litúrgica desta Sexta-feira Santa, na Paróquia/Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, aconteceu às 20h em frente ao Santuário. A pregação foi proferida pelo reverendíssimo padre Paulo Daher da paróquia de Nossa Senhora das Dores, Dores de Campos (MG). Grande multidão de fiéis se aglomeraram, em frente ao Santuário, buscando nas sábias palavras do representante de Deus, verdadeiros ensinamentos de vida.





O pecado foi introduzido no mundo por Adão e Eva mas Jesus é aquele que veio para salvar o povo de tamanho sofrimento, o calvário da vida que nos dias atuais, vem através do aborto, da desobediência dos filhos para com os pais, de esposos que não se respeitam, da traição incutida na vida de tantos casais.


Maria, a Mãe por excelência, não abandona seu amado Filho, mesmo presencia tanto sofrimento, mesmo sabendo que a morte era inevitável. Hoje também o cristão precisa saber doar a sua vida pelos irmãos que sofrem. 
Aquele que acredita em Deus, não desanima, pega a sua cruz de cada dia e a carrega com fé e confiança, pois sabe que acima de tudo, está Deus que não abandona o sofredor.
Aquela placa que colocaram acima da cabeça de Jesus, mostrando que Ele era o rei, demonstrava a humilhação pela qual passava Jesus diante daqueles soldados infames, mas hoje o reinado de muitos é outro: o dinheiro, o poder, a ganância.


A coroa de espinhos que colocaram em Jesus continua presente ainda hoje pelo adultério, pela traição. Não adianta retirar a coroa de espinhos de Cristo se há ainda hoje tantos irmãos traficados, escravos do poder, dos vícios. Espinhos que são colocados nos irmãos que sofrem nos hospitais por não terem saúde de qualidade. Filhos que põem coroas de espinhos em seus pais, por causa das drogas, dos namoros inconvenientes. 


Que aquele que acredita no poder de Deus, faça verdadeiramente o descendimento da cruz de forma concreta, no dia a dia, retirando cravos, coroas de espinhos que machucam a cabeça dos pais sofredores, dos esposos traídos.


Maria recebe seu filho sem vida por causa dos pecados humanos, mas que ela perdoe a Humanidade pois não soube recebê-Lo. 


Que o cristão nunca se afaste de Deus, que ele nunca abandone a sua cruz, que tenha fé, confiança, coragem, força, pois só assim será feliz, buscando sempre o Amor que salva.


 E em clima de respeito e devoção, a grande multidão acompanhou os passos de Maria e seus amigos à Procissão do Enterro do Senhor Morto, mas com plena certeza que Ele viverá e reinará para sempre.



Entrevista com padre Paulo:


Deixe uma mensagem para a juventude nesse Tríduo pascal

Estamos celebrando , começamos ontem, o Tríduo Pascal. Celebrar a Páscoa a Páscoa do Senhor; hoje é Sexta feira Santa, amanhã será o dia mais importante da Semana Santa - que é a Ressurreição de Cristo. Nós celebramos simbolicamente a Paixão do Senhor, mas sabemos que Ele está vivo. Então para você que é jovem, de maneira especial, que busque Cristo Ressuscitado; você jovem, que desvia para caminhos meio complicados, tenha uma convicção, uma certeza de que Cristo Ressuscitado está ao seu lado. Então uma Feliz Páscoa para você,, para todos de Nazareno, para você jovem, para você pai, para você mãe, para toda a comunidade. 
Matéria: Doraci Couto
Fotos: Helder Costa e Géssica Heloísa