segunda-feira, 30 de junho de 2014

Festividades do Sagrado Coração de Jesus e solenidade de São Pedro e São Paulo


Logo pela manhã do domingo, 29, houve uma alvorada festiva abrilhantada pela Banda Municipal de Nazareth. Às 18 h e 30 min iniciou-se a procissão em honra ao Sagrado Coração de Jesus, onde os fiéis percorreram com fé e devoção, algumas das ruas da cidade.


  Posteriormente principiou-se a Santa Missa, celebrada pelo reverendíssimo padre Rondineli Cristino, que fez uma saudação especial aos membros do Apostolado da Oração e aos Rádio ouvintes, especialmente os enfermos.


 A Igreja Católica comemorou também, o dia do Papa, cujo pároco citou a importância da oração para aqueles que são assim como São Pedro, pedras fundamentais na edificação do Catolicismo e na propagação do Santo Evangelho. Na homilia, o padre ressaltou  quão essenciais foram São Pedro e São Paulo como apóstolos de Cristo. Ambos, mesmo enfrentando tribulações, mesmo em meio às provações, não desistiram da missão que lhes foi entregue, seguiram com persistência a busca pela conversão pessoal e dos povos.


 Devemos sempre suplicar o ardor missionário do discípulos Pedro e Paulo. Também foi celebrado o Sagrado Coração de Jesus. Onde foi contemplado Cristo com seu imenso amor, que sempre  restaura e cura.   Os fiéis foram levados a pensar na seguinte frase sublime e tê-la como exemplo de sua caminhada nesse mundo: “ A medida do amor, é amar sem medidas”. Santa Maria Margarida de Alacoque, teve o singular privilégio da primeira manifestação visível de Jesus. Em 1675, durante a oitava do Corpo de Deus, Jesus manifestou-se-lhe com o peito aberto e apontando com o dedo seu Coração, exclamou: "Eis o Coração que tem amado tanto aos homens a ponto de nada poupar até exaurir-se e consumir-se para demonstrar-lhes o seu amor. E em reconhecimento não recebo senão ingratidão da maior parte deles".





Ao final da santa missa,os membros do apostolado, fizeram uma singela homenagem ao Sagrado Coração de Jesus, através da entoação de cantos e da coroação.


 Natalina Maria de Carvalho, mais conhecida como “Dudu”, declarou com alegria : “Pertencer ao Apostolado da Oração é principalmente Oração. Devemos orar continuamente pelos outros e por nós mesmos, pelos padres, e pela comunidade em geral”.
Foi com imensa alegria que os membros juntamente com o padre Rondineli, uniram ao Sagrado Coração de Jesus e posaram  para uma linda foto.


 Em seguida houve a bênção da fogueira, e a banda municipal de Nazareth abrilhantando o encerramento das festividades com seus cânticos.



Matéria: Thaís Andressa
Fotos: Carmen Nogueira

Festividades de São Pedro e São Paulo em Nazareno


No Dia 28, a Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré comemorou a festa em honra a dois grandes e memoráveis santos: São Pedro e São Paulo, considerados as pedras fundamentais da Fé cristã.



 Às 18 h 30 min, teve início as celebrações, com a procissão, que contou com o acompanhamento musical da Banda Municipal de Nazareth, que sempre abrilhanta os festejos da cidade. Logo após, foi presidida pelo reverendíssimo Padre Rondinelli Cristino, a Santa Missa. Na homilia a reflexão foi voltada para a vida desses dois importantes apóstolos, “dois grandes baluartes, e colunas fundamentais da Igreja Católica” . 



Ambos viveram em prol da evangelização, dedicando-se inteiramente à vivência da Fé. E que nos deixam a seguinte mensagem: “Sejamos rochas firmes na edificação da igreja de Cristo”. A  Pedro foi concedida as chaves do Reino dos Céus. Foi chamado por Jesus, a ser na Terra, pescador de homens, e atendeu ao chamado, lutando sempre pela conversão dos seus.Também encontrou dificuldades em seu caminho, foi levado à prisão, sofreu perseguições, no entanto com o auxílio de Deus, superou as tribulações e cumpriu sua missão com dignidade.


 São Paulo, que antes de se converter era chamado de Saulo, foi perseguidor dos cristãos. No entanto Cristo em uma aparição, mudou toda a História de vida deste homem, que após sua conversão ,dedicou-se à evangelização, levando o amor e a palavra de Deus à todas as nações. “Ai de mim se eu não evangelizar. Combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé”. (São Paulo).


 Devoto de São Pedro, e principal colaborador da festa há muito tempo, Dorgival Modesto Jorge, pessoa tão querida em nosso município, falou sobre sua imensa fé no santo : “Tudo que tenho pedido a São Pedro, ele tem me ajudado”.


 Prestes a comemorar 90 anos de vida, com saúde e alegria, demonstrou sua fé e gratidão ao tão estimado santo. Como tradição, houve a bênção da fogueira pelo Padre Rondineli com animadas músicas tocadas pela banda municipal.




 E que assim como São Pedro e São Paulo, possamos manter viva a chama da fé em nosso coração.




 Matéria: Thaís Andressa
Fotos: Waldecy Junior

sábado, 28 de junho de 2014

Festividades do Sagrado Coração de Jesus

“Bendito seja o Coração que tanto amou o mundo!”


Fé, devoção, músicas e súplicas marcaram de forma emocionante a Adoração ao Santíssimo, feita pelos membros do Apostolado da Oração da Paróquia/Santuário  Nossa Senhora de Nazaré, na noite desta sexta-feira, 27, segunda sexta-feira após o Pentecostes, data em que se celebra a festa do Sagrado Coração de Jesus.



Após a bênção do Santíssimo, a celebração da Santa Missa foi presidida pelo reverendíssimo padre Rondineli Cristino, que de forma confiante levou os fiéis a refletirem sobre este Coração Santíssimo que abriga as dores, as angústias, as mazelas do pecador que muitas vezes reflete um coração fechado, onde se ama apenas os amigos, onde a maldade, o ódio e o rancor se fazem presentes. Por isso o cristão não pode nunca deixar de pedir: “Sagrado Coração de Jesus, fazei o meu coração semelhante ao Vosso” para assim se livrar dos males que infiltram nos pobres corações pecadores.


Muitas vezes, falta a mansidão, a humildade e dessa forma a maldade se alastra no mundo. É necessário que o coração humano esteja  interligado ao Coração de Jesus, pedindo que através dele o amor verdadeiro do Pai se faça presente na vida dos pecadores.
Lembrou  de Santa Margarida Maria de Alacoque, que foi escolhida para propagar a devoção ao Sagrado Coração de Jesus.
 Após a homilia os novos membros prometeram levar os preceitos do Sagrado Coração até o momento final de suas vidas e receberam a fita contendo a medalha do Coração Amantíssimo de Jesus que foi benta pelo Padre e assim puderam revestir-se dela.







"Aprendei de mim, que sou manso e humilde de Coração! Sede misericordiosos como eu sou misericordioso!"

Matéria: Doraci Couto
Fotos: Géssica Heloísa

terça-feira, 24 de junho de 2014

São João Batista - "O precursor do Messias"



"E tu, menino, serás chamado de Profeta do Altíssimo, pois irás adiante do Senhor preparar-lhe os caminhos." (Lucas 1, 76)
O anjo comunica a Maria sobre a gravidez de sua parenta Izabel em seu 6º mês. Maria vai às pressas encontrá-la.
Eis que um encontro memorável estava para acontecer, o encontro do precursor e do Messias, cada qual no ventre de sua mãe.
Tão logo Izabel ouve a saudação de Maria, o seu ventre pula de alegria e ela exclama: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito o fruto do teu ventre, donde me vem à honra de vir a mim a mãe do meu Senhor"...
João Batista foi batizado no ventre de sua mãe, ao ouvir a saudação de Maria; o estremecer foi provocado pela ação do Espírito Santo de Deus.


João Batista foi um pregador judeu. Segundo o Evangelho de São Lucas, era filho do sacerdote Zacarias e Izabel, prima de Maria. Foi profeta e considerado pelos cristãos como precursor do prometido Messias. Batizou muitos judeus, inclusive Cristo. Nasceu por volta de 2º a.C.. sua educação foi voltada para as ações religiosas e vida no templo.
Após a morte de seus pais, João iniciou sua vida de pastor, doando os bens de família à irmandade nazarita, e começou a sua preparação, para o que se tornou o objetivo de sua vida: anunciar a proximidade de um "Messias" que estabeleceria o "Reino do Céu".  João considerava o Batismo de Jesus como o auge da sua vida na Terra.
Acusado de liderar uma revolução, foi preso e mantido no cárcere por dez meses. Foi morto e sua cabeça foi entregue numa bandeja e depois foi queimado em uma fogueira numa das festas palacianas de Herodes.


Matéria: Doraci Couto
Fotos: Arquivo Pascom
Fontes:http://pt.slideshare.net/IulyKristina111/a-vida-de-so-joo-batista
http://marcioreiser.blogspot.com.br/2011/06/sao-joao-batista.html 

domingo, 22 de junho de 2014

Comunidade do Rosário Festeja sua Padroeira

Fiéis manifestam o seu amor à Mãe da diversidade e dos marginalizados: a Senhora do Rosário


União, diversidade, devoção e muita fé constituíram o ápice da Festa em honra à Nossa Senhora do Rosário, padroeira da Comunidade do Rosário em Nazareno, São João Batista, grande anunciador do Reino de Deus e Santa Efigênia. Assim, este domingo, 22 de junho, foi intenso na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, a qual pôde presenciar nas festividades o amor dos fiéis manifestado através dos cantos e danças de congos e demais grupos afro-descendestes.    



Celebrações Matutinas

O amanhecer na Comunidade do Rosário foi alegrado pela Alvorada festiva que se iniciou às 06h, anunciando que o dia nascente seria especial, em louvor à Virgem Maria e aos santos que guardam os moradores do Bairro.


Às 8h, aconteceu a primeira celebração eucarística dominical, sempre lembrando das bem-aventuranças da Senhora do Rosário, aquela que conduz ao Senhor Jesus.


A Santa Missa Solene foi realizada às 11h, abrilhantada pela Orquestra de Nazareth a qual levou os fiéis a meditarem com os cantos de solenidades em latim.



Cortejo Imperial de Reis e Rainhas e Procissão

Ternos, congadas e grupos afro-descentes de diversas cidades vizinhas como Itutinga e São João Del Rei se fizeram presentes durante todo o dia. A animação do ritmo contagiante causado pelos tambores, triângulos, reco-recos e demais instrumentos louvava a Deus e resgatava a rica cultura das origens brasileiras e africanas. Os grupos cantaram para a passagem do tradicional Cortejo Imperial dos Reis e Rainhas da festa.




Em seguida, às 17h, deu-se início à Procissão, participada por grande número de fiéis. As ruas por onde passaram os Santos João Batista, Efigênia e Nossa Senhora do Rosário foram decoradas com bandeirinhas e balões, mostrando o entusiasmo e a fé dos moradores.



Durante o trajeto a musicalidade foi alternada entre a Banda Municipal e as congadas, fato concreto da diversidade também evidenciada no povo de Deus. Ao retornar para o Salão, ao lado da Igreja de Nossa Senhora do Rosário (em reforma), as imagens foram recebidas com júbilo, vivas e aclamações. Os presentes foram convidados pelo pároco, Padre Rondineli a estenderem seus terços à imagem de Nossa Senhora do Rosário, sinal de reconhecimento da entrega da Mãe de Deus e de súplica por seu amparo.






Santa Missa de Encerramento

Após o acolhimento das imagens e a incensação iniciou-se a Missa que marcou o final da festa do Rosário. Com o salão repleto todos participaram da Ceia do Senhor em torno das mesas da Palavra e da Eucaristia.
As palavras lançadas pelo Padre Rondineli Cristino em sua homilia tocaram os corações quebrantados atingindo os mais necessitados.


Iniciou com o seguinte questionamento: Por que amamos tanto Maria? Por que esse grande carinho para com Nossa Senhora? Maria Santíssima concedeu o filho de Deus, redentor da humanidade, elo entre o pai celestial no reino dos céus e os seus filhos que almejam a salvação.



Louvamos a Maria porque ela é a corredentora da humanidade, o amparo de Jesus. A Virgem do Rosário é exemplo de amor, coragem e fé, afinal é a escrava do Senhor, aquela que sofreu as dores pelo evangelho e por seu filho.
Dessa forma, o primeiro Sacrário vivo revela em sua vida Jesus Cristo. Aquele que através da Eucaristia nos traz a Salvação, Deus conosco, Emanuel. A maior prova de que o divino se faz presente e não nos abandona ou se distancia: Deus de presença em momentos bons e ruins. Especialmente nos momentos difíceis e nas provações sua presença se faz intensa e especial. Assim é relatado na leitura do livro do Profeta Jeremias a qual mostra que Deus estava com ele e o capacitava nas mais difíceis provações.


O Senhor quer tocar no coração de cada um de nós, fazendo-nos renovados na Eucaristia. Jesus, no evangelho deste 12º domingo do Tempo Comum, dirige sua palavra: Não tenhais medo!

Quantas coisas nos angustiam e nos amedronta. Diferentemente da Igreja Primitiva acontece um novo martírio realizado próprios cristãos. Até mesmo dentro da Igreja, em pastorais e movimentos, pessoas que dificultam, perseguem, colocam empecilho. Ou o martírio na família com imposições pelos entes que não permitem a participação dos familiares na Igreja.


Não tenhais medo, pois aquele que não se envergonhar de me testemunhar diante dos homens eu também não terei vergonha de testemunha-los diante de meu Pai.



Ao final da celebração Padre Rondineli agradeceu a todos os colaboradores e benfeitores que contribuíram para a realização destes quatro dias de festa, um período especial de evangelização e proclamação pública de fé.



Que a Virgem do Rosário, formosa e mimosa, rogue a Deus para que sejamos destemidos e corajosos seguindo seu exemplo, focados no caminho deixado por Jesus, rumo ao reino celeste.



Entrevistas


Qual é sua perspectiva e o que a senhora está achando da festa de Nossa Senhora do Rosário?
“Muito gostosa, a gente foi recebida com muito carinho, acho que isso é o mais importante. E tudo que nos foi transmitido desde a celebração das 11h, muito bonita. A recepção do pessoal do almoço foi maravilhosa. Nós vamos voltar outras vezes se Deus quiser! ”


Qual é a representação que a senhora como Rainha tem no grupo e qual é o simbolismo que isso envolve?
“Esta tradição vem dos africanos. Na África tinham os negros pobres e também aqueles que tinham um poder aquisitivo maior. Então Rei e Rainha tinham as pessoas a seu serviço. Esta é mais ou menos a cultura do congado. Ainda estou estudando com auxílio da Universidade Federal de São João Del Rei, eles passam muito sobre a cultura africana para o nosso grupo. ”


Elzi das Graças - Rainha há dois anos do Grupo de Congado São Sebastião e São Benedito de Matosinhos - SJDR

Por que você decidiu ingressar no grupo?



"Fiz uma promessa a Nossa senhora do Rosário, tomava muito medicamento. Então pela graça alcançada ingressei no grupo, hoje eu não bebo mais remédios."

Hudson – Rei do Grupo de Congado São Sebastião e São Benedito de Matosinhos - SJDR


Como é o trabalho do grupo e qual sentido ele assume?


"Bom, o grupo já tem 20 anos de existência e nunca foi pastoral pra que a gente possa agregar todo mundo, não tenho credo religioso, apesar da maioria ser católica. A nossa iniciativa foi pra resgatar a nossa identidade negra, foi pra isso. Então, buscamos o valor da nossa história, de cada família, buscar a autoestima, especialmente das meninas jovens e a gente estudar e conhecer. Quem somos nós? De onde viemos e o que queremos? A evolução de tudo que aconteceu dentro desses 20 anos, a inserção de jovens que foram pra faculdade, inserção de jovens pobres nossos que hoje são enfermeiros, psicólogos. Temos muita gente que pegou um caminho. O grupo tem um trabalho social”

Vicentina Neves – Grupo de Enculturação Afrodescendente Raízes da Terra - SJDR 

Há quanto tempo participa como Rainha na Festa e como é esta experiência?


“Sou Rainha Perpétua desde os 40 anos, hoje tenho 73. Participo porque Nossa Senhora me curou de uma Doença incurável. Pra mim vesti de Rainha representa muita coisa, fé e esperança em Nossa Senhora. ” 

Conceição Augusta Silva – Rainha

Matéria e Entrevistas - Waldecy Júnior
Fotos - Thailyne Eduarda