sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Missa de encerramento do Mês Rosa

Outubro, mês dedicado à conscientização contra o Câncer de mama


“Outubro Rosa é um movimento que nasceu nos Estados Unidos na década de 1990 para estimular a participação da população no controle do câncer de mama, essa data é celebrada anualmente com o objetivo de promover a conscientização sobre a doença e compartilhar informações sobre o câncer de mama.”


Como de costume na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, Nazareno-MG, às 18h30m, da última quinta-feira de cada mês, é dedicada à Novena de São Peregrino Laziose, celebrando-se a também a Sagrada Eucaristia.



Nesta última quinta, 30 de outubro, o pároco, Reverendíssimo Pe. Rondineli Cristino, conduziu a celebração, direcionando suas palavras especialmente à conscientização na prevenção do câncer de mama.


Lembrou a todo o momento que, em cada idade é preciso haver um controle de prevenção contra o câncer de mama através dos métodos preventivos, como: exames, toques e mamografias. Além disso, faz-se essencial, a aqueles que sofrem com a doença, a presença da família, fundamental no tratamento.




O celebrante destacou a importância da comunidade paroquial e igreja. “Além da nossa manifestação de fé em Deus que é nosso Pai, Senhor, Criador, Autor e Princípio de toda vida. Como igreja devemos partilhar sempre algumas experiências de solidariedade, por ser esse um lugar de oração, onde nós alimentamos a nossa força através da fé”. Assim, a Igreja é lugar onde Deus propicia a conscientização do grande bem valioso que é vida.


Em sua homilia, Padre Rondineli exortou o costume de reunir às quintas-feiras para rezar por esse grande Santo e aprender dele as suas virtudes de resignação e confiança em Deus junto ao bom filho Jesus Crucificado. São Peregrino foi homem de muita perseverança na fé diante da sua limitação enferma, e quando estava prestes a acontecer o pior em sua vida ele sentiu valer em Deus sua perseverança e fidelidade.


Durante a celebração realizou-se uma emocionante homenagem de uma filha a sua mãe, diagnosticada com a doença há dois anos. Retratou-se os medos e as angustias sentidas durante o tratamento. Estefany declarou todo seu amor por Dirce, disse que mesmo quando lhe faltava forças, Deus se fazia presente, ela então se tornava mais forte.



Ao final da celebração todas as pessoas que se solidarizaram com a causa e trajavam rosa foram convidadas a se dirigirem ao altar, registrando o momento tão especial que a paróquia vivenciou participando na prevenção contra câncer de mama.


Todos os presentes puderam então receber a benção e serem ungidos com o óleo de São Peregrino.



“A minha vida está nas mãos de Deus e se ele quiser que eu viva, não há câncer que mate.” 
(José Alencar)



PDF com as sete formas de prevenir o câncer de mama oferecido pelo INCA (Instituto Nacional do Câncer): http://www1.inca.gov.br/inca/Arquivos/folder_rosa3.pdf
Matéria: Thailyne Eduarda

Fotos: Gustavo Henrique

terça-feira, 28 de outubro de 2014

A intercessão de São Judas Tadeu pelas causas impossíveis


Com alegria e festa, no fim da tarde de terça-feira (28/10/2014) às 18h 30min iniciou-se a procissão em honra a São Judas Tadeu, aquele que é santo das causas urgentes. 




Muitos fiéis acompanharam sua imagem pedindo oração ao santo celebrado . Com o cair da tarde a procissão percorreu as principais ruas da cidade, abençoando, assim, pela intercessão de São Judas, o povo Nazarenense.




Logo após a procissão os fiéis encheram o Santuário para a celebração da Eucaristia, a qual celebra a Festa de São Simão e São Judas Tadeu, santos que fazem parte da coluna que compõe os 12 pilares da Igreja.



São Simão e São Judas são muito queridos pelo povo. Isso significa reconhecimento do fundamento de nossa fé em Cristo, que herdamos dos apóstolos. Foram chamados por Cristo e o viram ressuscitado, e estavam presentes no Pentecostes. A tradição afirma que os dois pregaram juntos os Evangelhos e foram martirizados. Ao celebrar esses dois apóstolos, que o cristão seja capaz de anunciar com a vida e o testemunho, o Evangelho redentor.


Em sua homilia Pe. Rondineli mencionou que hoje é um dia de festa para a Igreja Católica, a qual celebra a vida de dois apóstolos São Judas e São Simão, eles que foram propagadores da fé de Cristo, seguindo os ensinamentos de Jesus.


O Salmo da Sagrada Escritura diz que seu som ressoa e se espalha em toda a terra, esse som é da palavra de Deus onde se ressoa e espalha a palavra de Deus. É dia de renovar o compromisso de cristão assumido no batismo através dos santos óleos (catecúmenos).


Na 1 ª Leitura assim nos diz: “Já não sois mais estrangeiros nem migrantes, mas concidadãos dos santos’’ (Ef 2 -19). Através do batismo somos templos vivos do Espírito Santo. É isto que encontramos nos apóstolos que ajudaram na conversão ao Deus verdadeiro, ajudando na construção do reino de Deus.



São Judas também é invocado como santo das causas impossíveis, por isso nos reuniu para pedir ao mártir nos momentos difíceis, casos desesperadores, aquilo que nos desequilibra. Mesmo que a causa pareça impossível esse grande santo, acolhe nossas orações e apresenta todas a Jesus e assim as graças são derramadas. 


Matéria e fotos - Marcos Vinícius

domingo, 26 de outubro de 2014

Encontrão de Crismandos

“Só porque você veio é festa no céu é festa aqui!”
“Cada crismando é um tijolo que faz a Igreja.”


“Momento ímpar na vida de cada crismando.” Foi como se definiu o Encontrão de Crisma, ocorrido no último sábado (25), no Centro Municipal de Educação Infantil.


Com grande alegria, entusiasmo, fé e em clima de confraternização, os crismandos se reuniram por volta das 08h em preparação para receber a confirmação do sacramento do Batismo, o Sacramento da Crisma, um momento de intimidade com Deus.


Grande foi a alegria ao adentrar aquele local, onde todos puderam agradecer a Deus pelo momento especial do qual estavam participando.

No primeiro momento reunido, agradeceram a presença de cada irmão e louvaram ao Senhor, pedindo que o Espírito Santo transformasse suas vidas dando-lhes um renascimento.

Logo após, deu-se início as dinâmicas, as quais de alguma forma levaram cada um a perceber o quão importante é Jesus em nossas vidas, pois "Quando oramos sozinhos somos bons, mas quando oramos juntos somos melhores ainda".

Assim, os jovens perceberam também que devemos amar nós mesmos em primeiro lugar, pois dentro do coração de Deus, todos nós temos o mesmo reflexo. Reflexo este, do Amor e da beleza do Senhor.

Com a presença do seminarista Reuler, os crismandos puderam meditar sobre o amor à Igreja, o chamado de Deus a ser cristão. “A Igreja não é uma obra dos homens, mas sim uma obra de Deus, e fora dela dificilmente encontraremos a Salvação e encontraremos Cristo” (São Inácio de Antioquia). Quem não ama a Igreja, não ama Deus, pois Ele é quem demonstra seu amor a todo o momento das nossas vidas e é através Dele que a Eucaristia nos dá a força espiritual.


Em um teatro feito pelos jovens da paróquia, todos puderam refletir que Deus nunca desampara nenhum de seus filhos. Mesmo quando por muitas vezes alguns O abandonam, Ele sempre os recebe de braços abertos.


Por volta das 12h, os jovens se colocaram em reflexão sobre as virtudes marianas, momento de se unir, àquela que disse SIM a Deus para ser a Mãe de Jesus: “Eis-me aqui, faça-se em mim segundo a Tua palavra”. Nesse cenário de aconchego no colo da Mãe, Nossa Senhora adentra o local e com seu manto azul do céu, cobre todos os jovens, que se colocaram em oração, pedindo que Ela sempre os guarde debaixo de seu manto sagrado.


Logo após, Cristo Jesus se fez presente em corpo, alma e divindade na Sagrada Eucaristia. Conduzindo este momento, Padre Rondineli Cristino refletiu sobre o impulsionamento do Filho de Deus no comprometimento de ser Igreja.



Cada crismando teve seu momento particular de adoração ao Santíssimo Sacramento, parte sublime do Encontro, marcada por grande emoção. Cada um dos presentes adentrou na pequena casa de oração, onde se encontrava o Cristo. O local simbolizou a dificuldade de entrar no Reino dos Céus, possível somente para aqueles que se reclinarem e se fazerem pequenos. 





Após esses instantes de intimidade com o Senhor aconteceu a bênção do Santíssimo Sacramento, entregando a vida desses jovens e a nova missão poe eles assumida. 



No encerramento do Encontro, por volta das 14h, os crismandos se confraternizaram na partilha de um delicioso bolo, sinal de festa e alegria pela realização de tão importante etapa na vida de cada um.


Matéria e fotos - Cássia Pereira