sábado, 29 de novembro de 2014

Encerra-se o Novembro Azul


Para encerrar o Mês Azul, no dia em que celebrou O Dia Nacional de Combate ao Câncer de Próstata, Oncologista fala sobre esse Câncer para paroquianos e em especial aos Homens do terço.



Na última quinta-feira (27), foi celebrado O Dia Nacional de Combate ao Câncer de Próstata, a convite do Pároco Reitor  Reverendíssimo Pe. Rondineli Cristino, os paroquianos do Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Nazaré puderam se informar um pouco mais sobre esse câncer, com a presença do oncologista, Dr. Frederico Escaleira.



O marco aconteceu durante a Santa-Missa que logo após teve a novena perpétua em honra a São Peregrino, santo protetor dos maus do câncer e de doenças incuráveis.


 Dr. Frederico conscientizou os fiéis sobre a importância da prevenção através do diagnostico precoce, os cuidados necessários e aconselhou também as pessoas que passam pelo tratamento dessa doença.

Na participação com a presença especial do Terço dos Homens e toda a comunidade abraçou a causa e vestiu-se de azul encerrou-se as programações do Novembro Azul.

 
 
Matéria: Thailyne Eduarda
Fotos: Guilherme Carvalho

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Viva Cristo Cristo!


O domingo de Cristo Rei na Paroquia Nossa Senhora de Nazaré foi celebrado com solenidade e devoção. Os fiéis puderam também refletir sobre a fidelidade e o testemunho Cristão através da memoria de Santa Cecilia, honrada com alvorada e procissão.


Durante as celebrações foi possível perceber a proposta do Reinado de Cristo. Esta se pauta no amor, na generosidade e humildade de coração. Foi enfatizado também o caráter de vigilância que deve acompanhar a vivencia do Batizado. Viver em atitude de espera e confiança, com os olhares voltados para Cristo e para o próximo.



Ao final da missa das 19h foi feita a entrega dos brindes para os ganhadores da ação entre amigos, realizada em prol das reformas da Igreja do Rosário. Padre Rondineli expressou muita gratidão a todos que contribuíram com tanta dedicação e entusiasmo.


Neste dia o Seminarista Reuler também encerrou o seu tempo de experiência Pastoral na comunidade. Das homenagens e agradecimentos pode-se concluir que este ano juntos foi de grande proveito para todos. A comunidade permanecerá em oração para que a caminhada que Reuler se propõe a fazer seja sempre de acordo com os projetos de Deus.


    Matéria: Carmen Nogueira
Fotos: João Vitor

domingo, 23 de novembro de 2014

Cristo Rei do Universo vem fazer morada no coração de seus amigos!

Pela primeira as crianças receberam Jesus Eucarístico em seu coração. O momento foi de intensa alegria e a mais pura emoção. Que Maria possa guardar em seu coração materno esses pequenos Sacrários fazendo-os firmes e perseverantes!



No domingo de Cristo Rei aproximadamente 100 crianças receberam, pela primeira vez das mão de Padre Rondineli, o Corpo e Sangue de Jesus. A celebração aconteceu no Santuário Nossa Senhora de Nazaré às 10h30min. O clima de solenidade, emoção, fé e alegria das crianças se fez presente em todos os ritos da celebração.


O Pároco disse às crianças que na Primeira Eucaristia se recebe Jesus de um modo muito especial e com pureza de coração. Recordou que antes de comungar pela primeira vez cada um foi purificado pelo Sacramento da confissão.



Lembrou com carinho que todos se tornariam um Sacrário cheio de brilho levando Jesus para todos os lugares e circunstancias da vida. Convidou todos os presentes a redescobrirem o valor da Eucaristia recordando o dia em que também receberem o Senhor pela primeira vez.


Ao final da celebração catequistas e crianças puderam demonstrar gratidão por tantas graças recebidas. À proteção de Maria foram confiados todos os  neo-comungantes, para que perseverem na caminhada Cristã.




Graças a Deus pelo dom da fé,às famílias por mostrarem a seus filhos os caminhos do bem, aos catequistas pela doação incansável e ao Padre por estar à frente desta comunidade como Bom Pastor!



Matéria: João Vitor Abreu
Fotos: Renato Garcia e Thayline Eduarda

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Preparando os corações para receber Jesus


Faltam apenas dois dias para o momento tão especial na vida das crianças que vão comungar pela primeira vez o Corpo e Sangue de Cristo. Assim, os pequenos que se prepararam durante todo ano para a Primeira Eucaristia receberam nesta sexta-feira, 21, o Sacramento da Confissão.



Por volta das 8h 30min, todos os catequizandos se reuniram no Santuário Nossa Senhora de Nazaré e foram preparados pelo pároco, Padre Rondineli Cristino, refletindo um pouco sobre cada um dos Dez Mandamentos da Lei de Deus.



Este primeiro momento foi dinâmico e interativo, as crianças participaram do tema abordado, mostrando o conhecimento adquirido durante esse tempo de catequese. Dessa forma, todos apreenderam um pouco mais sobre o sentido e o significado da Lei de Deus e a forma como ela vem sendo aplicada na vivência de cada um.


Em seguida, os presentes se colocaram em meditação, pensando sobre tudo aquilo que lhes foi dirigido e quais eram as falhas e erros que ofenderam a Deus durante essa caminhada.




Com os corações serenos e preparados, as crianças foram atendidas pelo Padre Rondineli e pelos padres que vieram auxiliar nessa missão: Padre Silvio Firmo da Paróquia São Gonçalo, Ibituruna e Padre Geraldo Magela da Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar, São João Del-Rei. 




Após cada confissão os catequizandos se sentiram renovados, fortificados e prontos para a visita tão esperada em seu interior: Jesus em Corpo, Alma e Divindade! Assim, rezavam e agradeciam pela misericórdia divina e pelo amor imenso de Deus que está sempre a acolher. 



Receberam ainda uma bonita lembrança, um crucifixo, símbolo do cristão, sinal da Salvação e da Santíssima Trindade, o qual estarão usando no próximo domingo (23), na Primeira Eucaristia.


 O Sacramento da Reconciliação marcou o passo final na preparação das crianças que vão comungar pela primeira vez. No último domingo (16), uma bela celebração na Santa Missa das 10h 30min marcou a Renovação das Promessas Batismais desses pequenos. Puderam confirmar a sua fé e renunciar às tentações e ao mal, celebrando com fervor a proximidade de estar tão junto de Jesus.




Que Maria Santíssima, o primeiro Sacrário vivo do Senhor, interceda por cada um desses jovens cristãos, os quais seguem perseverantes no caminho santo e sagrado do Senhor.

Matéria e fotos - Waldecy Junior

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Encontro de Formação da Pascom


A Equipe da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Paróquia/Santuário Nossa Senhora de Nazaré realizou neste sábado, 15, a partir das 13h no Centro de Pastoral Padre Francisco de Andrade um Encontro de Formação que contou com a participação de novos membros que atuarão neste importante serviço da Igreja.




A tarde foi muito enriquecedora, contando com muito dinamismo e interação entre os presentes. Após formações sobre a teologia e espiritualidade da Pascom e os conceitos e importância da Pastoral, realizou-se oficinas de redação, mural e fotografia.





O momento encerrou-se junto a Jesus, presente em Corpo, Alma e Divindade, com a oração final na Capela do Santíssimo, pedindo bênçãos, proteção e força nesta nova caminhada.






Matéria - Waldecy Junior
Fotos - Equipe Pascom