sábado, 28 de fevereiro de 2015

Terceiro aniversário de morte do Reverendíssimo Padre José Casimiro

“Feliz é quem na lei do Senhor Deus vai progredindo!” ( Sl 118)


Neste sábado, 28, a Paróquia Nossa Senhora de Nazaré celebra três anos do falecimento do Padre José Casimiro. O saudoso Sacerdote esteve à frente desta Paróquia por cerca de 23 anos e deixou sua marca no coração dos fiéis.Com muito carinho e saudade os paroquianos puderam oferecer o santo Sacrifício Eucarístico em sufrágio de sua alma às 8h e as 9h 30min, ambas as missas foram presididas pelo Reverendíssimo Monsenhor Juvenal , após a missa das 9h e 30min , os fiéis caminharam até o cemitério paroquial onde se encontram os restos mortais do Padre José Casimiro e lá rezaram as exéquias.


 Durante as celebrações foram ressaltadas qualidades do Padre Casimiro como: simplicidade, dedicação e acolhida. Na homilia , Monsenhor situou a assembleia no tempo litúrgico da Quaresma e propôs a seguinte reflexão do evangelho “se amais apenas os que te amam que recompensa tereis?” segundo o evangelho o cristão orientado pela fé é chamado a amar a todos. No próximo está presente Jesus. Com eloquência questionou a assembleia: será que este mandamento e fácil? Você tem alguém na comunidade com quem cortou relações? Se tem, então somos relaxados! Pois o dever do cristão é fazer  todo o esforço para amar. Verdadeiro cristão não age na base da violência, mas do amor , da fé e do perdão. Ressaltou que a caridade é o resumo das escrituras e da religião.


Amar é viver em Deus e a Quaresma é este tempo forte de refletir sobre como está o nosso amor. O amor cristão não se baseia apenas em exterioridade mais no compromisso do coração com o bem do próximo. “Irmãos, que os vossos atos sejam orientados pelo amor.” Terminou a homilia dizendo que a vivência da caridade orientou a vida e a vocação de Padre José Casimiro.



Na missa das 9h e 30min voltou a ressaltar as virtudes de Padre José Casimiro e aproveitou para convidar os paroquianos a rezarem pelo seminarista Guilherme Carvalho e a manter o belo costume de ser gratos a Deus pelo dom do sacerdócio.


Durante as exéquias no cemitério a vida do Padre José Casimiro foi relembrada e proposta aos fiéis como a reflexão sobre a própria vida. O sacerdote disse que se deve buscar fazer a vontade de Deus enquanto ele nos dá a graça de viver.




Que Padre José Casimiro possa estar ao lado de Deus junto a Nossa Senhora de Nazaré intercedendo por todos nós.



Matéria - Carmen Nogueira
Fotos - Marcos Soares e Thailyne Eduarda

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Caminhada Penitencial: seguindo a cruz de Cristo


A manhã desta sexta-feira, 27 de fevereiro, foi mais uma vez marcada pela piedade, fé e oração dos paroquianos da Virgem de Nazaré. Às 05h o povo de Deus se reuniu no Santuário para meditar o caminho sagrado percorrido por Jesus nos seus últimos momentos de vida terrena.



Conduzidos pelo Reverendíssimo Monsenhor Juvenal, os fiéis recordaram com fervor e de coração contrito, através da Via Sacra, os passos de Jesus rumo a sua paixão, morte e gloriosa ressurreição. Assim, seguindo a cruz de Cristo, chegou-se à Igreja Santo Antônio, onde Monsenhor Juvenal presidiu a Santa Missa.



Na celebração o sacerdote enfatizou a importância de voltar os corações para Deus e buscar a conversão, especialmente neste tempo quaresmal vivenciado pela Igreja.


Dessa forma, todos puderam se aproximar da dinâmica da Quaresma, voltando-se a oração e unindo-se ao Cristo em seu Santo Sacrifício, o qual é repetido todas as vezes na Santa Missa.


Por volta das 06h 30min a Celebração Eucarística encerrou-se com a bênção final e os filhos do Senhor nutridos pela palavra santificadora, alimentados pelo amor emanado da cruz e fortalecidos pelo Corpo de Cristo retornaram com a perseverança cristã para as suas atividades cotidianas. 

Matéria- Waldecy Junior
Fotos- Luan Braz

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Graças por mais um ano de vida

Hoje nosso pároco/reitor, reverendíssimo Padre Rondineli Cristino, completa mais um ano de vida.
A ele desejamos toda felicidade merecida. Que a Virgem de Nazaré esteja sempre ao seu lado, guiando-o através das virtudes marianas no caminho do Cristo Jesus!



Obrigado por pastorear suas ovelhas com todo carinho, atenção e dedicação!
Nossas orações e felicitações!

Pastoral da Comunicação

Padre Rondineli participa do Encontro Nacional de reitores de Santuários

Teve início nesta segunda-feira, 23, no Instituto Salette, em Curitiba (PR), o 21º Encontro Nacional de Reitores de Santuários do Brasil. Mais de 80 representantes participam do evento que acontece a cada dois anos. A organização está sob a responsabilidade do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. 


Dentre os reitores de Santuário presentes no Encontro está nosso Pároco/Reitor, Reverendíssimo Padre Rondineli Cristino, o qual participa pela primeira vez e noticia com entusiasmo as atividades realizadas no evento.


Nesta terça-feira, 24, a programação se iniciou com a Oração do Ofício de Laudes rezado pelo Reverendíssimo Padre João Batista, Reitor do Santuário Nacional de Aparecida.



Logo em seguida, Dom Rafael Biernaski, bispo da arquidiocese de Curitiba, acolheu e saudou a todos, dando sequência a palestra desta manhã com o Padre Alexandre Awi Mello, o qual explicitou sobre a "A mística missionária do santuário e da Romaria".



Nesta edição os reitores irão debater a dinâmica dos santuários a partir dos temas: "A mística missionária do santuário e da Romaria", "O santuário como lugar de encontro", "Evangeli Gaudium e os santuários", "Paróquia, rede de comunidades e os santuários" e "Novas mídias e evangelização dos santuários". Entre os palestrantes, o reitor do Santuário Nacional de Aparecida, padre João Batista de Almeida, C.Ss.R., e o bispo auxiliar nomeado de Caxias do Sul (RS), monsenhor Leomar Antônio Brustolin. 


Além das palestras e mesas redondas está prevista uma visita ao Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizado no Alto da Glória, no dia 25. Os reitores irão participar da tradicional Missa e Novena realizada às quarta-feiras.


O Brasil tem hoje em seu território centenas de santuários católicos e abriga aquele que está entre os maiores do mundo, o Santuário Nacional de Aparecida, localizado em Aparecida (SP), que em 2014, recebeu 12.225.608 pessoas.

O número expressivo de romeiros que passam por esses locais é outro fenômeno observado no cotidiano dos santuários brasileiros. O santuário anfitrião do encontro, por exemplo, recebe em média 35 mil pessoas às quartas-feiras na celebração em honra a sua padroeira. Para o reitor deste santuário, padre Celso Cruz, C.Ss.R., "um santuário nasce da devoção do povo e do movimento que ele faz até o local, considerado pelos cristãos sagrado e de onde emanam graças vinda de Deus e por vontade Dele".


O encontro, que acontece de dois em dois anos, segue até a próxima sexta-feira, 27 e tem como objetivo principal a troca de experiências, a integração e a formação entre párocos/reitores de todo Brasil.



                                                                                                                                                                   
Matéria – WaldecY Junior
Fotos – Pe. Rondineli Cristino

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Santa Missa de envio do vocacionado Guilherme

Um consagrado para amar

“Toda vocação sacerdotal é um grande mistério, um dom que supera infinitamente o homem” (São João Paulo II)

A Santa Missa das 19h do dia 22 de fevereiro de 2015 certamente ficará marcada na memória de todos os paroquianos do nosso Santuário. Uma celebração emocionante, abrilhantada pelo início do cumprimento de um chamado de um grande escolhido de Deus. Guilherme Carvalho, um seminarista nascido e criado nas terras nazarenenses, participou neste último domingo, de sua Missa de envio para o Seminário. Sua vocação recebeu e continuará recebendo as bênçãos da Santa Mãe de Deus, a Virgem de Nazaré e do Deus todo poderoso.


Deste o primeiro ao último momento, a celebração foi extremamente emocionante e cativou a todos os presentes e também aos radiouvintes. Ao entrar no Santuário ao lado de sua mãe, que carregava suas novas vestimentas de seminarista, Guilherme Carvalho foi aclamado por todos com imensa alegria e satisfação. Sua emoção também era perceptível, o que confirmava ainda mais o seu grande desejo de se tornar um servo do Senhor.


No entanto, um dos momentos mais marcantes foi aquele em que se cumpriu o rito da troca de vestimentas. Guilherme, que estava com a sua roupa de acólito, trocou-a pela roupa de seminarista. 




Ao ser apresentado aos fiéis, toda a Igreja se sentiu embalada e comovida pelo sim dado por aquele jovem e pelo seu primeiro passo rumo à vida consagrada. A emoção se fez presente em todos os olhares e corações que ali estavam, uma vez que o jovem tão admirado por todos se tornava, naquele momento, um mensageiro de Deus.



A participação do seminarista foi contemplada em todos os momentos da Santa Missa. 



Ao final da celebração, o jovem recebeu dos braços de sua mãe um belíssimo presente ofertado pela Paróquia: uma imagem factícia de Nossa Senhora de Nazaré, a padroeira da cidade de Nazareno e também do próprio seminarista.
 


Em suas breves e ricas palavras, Guilherme demonstrou extrema alegria em atender ao chamado de Deus. Com sua simplicidade e pureza, ele mencionou o orgulho de ser um filho dessa terra nazarenense e destacou ainda, o desejo de um dia se tornar pároco filho dessa comunidade. Este jovem, que desde muito pequeno já se mostrava engajado nos movimentos e pastorais da Santa Igreja, especialmente nas decorações, ornamentações e trabalhos como acólito, fará uma imensa falta para todos os paroquianos desse Santuário. Entretanto, sua vocação será sempre motivo de muitas alegrias e emoções para todos, além de ser uma motivação para aqueles que buscam seguir à Cristo.


 Guilherme Carvalho estará sempre presente nas orações do povo nazarenense. Sua maneira de ser, sua personalidade, seu rosto sempre satisfeito, suas brincadeiras, seus encantadores talentos e tudo aquilo que ele representa para cada um dos paroquianos será sempre motivo de glória ao Senhor, pois afinal, Deus o constituiu “um consagrado para amar” e suas bênçãos sempre o acompanharão!


 


Matéria - Daniely Santos
Fotos - Cássia Pereira

Primeira Caminhada Penitencial


Esta última sexta-feira, 20 de fevereiro, se iniciou de uma forma muito especial na Paróquia/Santuário Nossa Senhora de Nazaré, pois se celebrou a primeira Caminhada Penitencial com a meditação da Via Sacra. 



Às 05h os fiéis se reuniram no Santuário e seguiram com fervor, cantando, rezando, revendo a caminhada como cristãos e pedindo conversão rumo ao Bairro Nossa Senhora de Nazaré, onde se realizou a Santa Missa.





"Que a cada dia deste tempo quaresmal, assim como todo amanhecer, busquemos o despontar do Sol em nossas vidas: Jesus, a luz da vida, do amor e da Salvação."




Fotos - Marcos Leitte e Cássia Pereira