terça-feira, 31 de março de 2015

Terça-feira Santa


Esta terça-feira Santa se iniciou mais uma vez em clima de oração na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré.


Pela manhã, às 08h, aconteceu na Igreja Santo Antônio a Celebração Eucarística presidida pelo Reverendíssimo Padre Pedro Paulo, SCJ, o qual, com entusiasmo e descontração, levou os fiéis à aproximação do Senhor.


A Santa Missa contou com a participação especial dos alunos da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), os quais participaram com alegria e fé da Eucaristia.



Padre Pedro refletiu sobre a importância de nos colocarmos sempre ao serviço a Deus e aos irmãos, lembrando do tema da Campanha da Fraternidade deste ano: “Fraternidade: Igreja e Sociedade”. 


Assim falou do exemplo do próprio Cristo, exemplo maior de servidão, aquele que é Deus, se fez homem e morreu em uma cruz para nos salvar.

De corações piedosos e abertos a reviver os momentos cruciais da paixão, morte e ressureição de Cristo, os quais conduzem à conversão, os fiéis receberam a bênção final e retornaram para seus lares mais atentos ao chamado para servir.


Após a Missa, aconteceu novamente o momento essencial de reconciliação. O Pároco, Padre Rondineli Cristino e Padre Nelber Rodrigues, SCJ, atenderam confissões inviduais pelo resto da manhã no Santuário.



Assim, o povo de Deus vive um momento oportuno de conversão e transformação de vida, seguindo os passos de Jesus na via dolorosa, a qual ensina que o caminho da Ressureição passa pelo Calvário.


 Seguindo a programação, teremos logo mais, às 18h 30min, a Santa Missa na Igreja Nossa Senhora do Rosário, Procissão do Encontro, Sermão em frente a Prefeitura, continuação da procissão para o Santuário e Sermão do Calvário.


Matéria e Fotos - Waldecy Junior

Sermão do Pretório


"Recorda os dias que se foram, traz à tua memória a história das sucessivas gerações; indaga a teu pai e ele te informará, aos anciãos e lideres, e eles te esclareceram"(Dt 32,7)


A missa da 18h 30min foi presidida pelo Reverendíssimo Padre Rondineli e concelebrada pelos Padres Nelber Rodrigues,SCJ, e César Cardoso, OCD. Logo após com grande piedade aconteceu a procissão do Depósito da Imagem do Senhor Jesus para a Igreja do Rosário.






Essa tradicional procissão tem o objetivo de fazer memória do caminho de Jesus do Jardim das Oliveiras ao Pretório, da agonia ao julgamento e condenação.



No Sermão do Pretório Frei César fez uma belíssima recordação de momentos cruciais da vida de Jesus; agonia, traição,prisão,julgamento e flagelação. Disse que recordar é importante para de "um lado perceber o quanto Deus nos amou no seu Filho e, de outro lado quais os perigos que corremos, dos quais Ele veio nos livrar"



Eis alguns dos pensamentos dessa reflexão referentes ás vivencias do Senhor em seu trajeto rumo ao Clavário:



Agonia: O primeiro ensinamento nos vem da primeira cena, logo depois da última ceia. Jesus sente uma necessidade quase física de orar.Ele está num jardim, diz Simone Weil, não de delícias como o primeiro Adão onde se perdeu o gênero humano, mas num jardim de suplícios, onde o gênero humano se salvou.

Jesus provou os sentimentos humanos que os homens provam em situações adversas e perigosas, e viveu tudo na mais absoluta humanidade.


Traição: Amigo com um beijo trais o Filho do Homem? Este é o único relato dos Evangelhos de um beijo na face do Senhor. Uma mulher lhe havia beijado os pés. O beijo na face será o último que o Senhor receberá antes de morrer. Depois dele os homens só lhe darão cusparadas bofetadas e pancadas.


Traição: Aquele que privou-se de toda proteção celeste, prescinde também de todo socorro que possa vir desta terra e nos ensina, neste episódio que a violência não pode ser respondida com violência.

Julgamento: Ao final, Pilatos apresenta Jesus à multidão: '' Ecce homo!" Fixo os olhos em Jesus e nele vejo o retrato de uma humanidade doente, Na fronte os espinhos do pecado, sobre os ombros a púrpura do sangue derramado injustamente de tantas maneiras, nas mãos um cetro sem força, porque imoral, no corpo as chagas gangrenadas dos crimes da humanidade.



Flagelação: Tudo será consumado na cruz , mas na flagelação que o deixou esgotado, vertendo em sangue, tido como verme, não como homem, já era o início da consumação de tudo. A quele por meio de que tudo foi feito, fez tudo o que devia fazer, para que toda a escritura se cumprisse. Tudo fez, e nada deixou de ser feito.Nele tudo se consuma.

Que está Semana Santa possa ser para todos uma oportunidade de encontro com o infinito amor de Deus e que este encontro possa trazer a cada um uma vida renovada.

Matéria: Carmen Nogueira
Fotos: Thayline Eduarda 

segunda-feira, 30 de março de 2015

Segunda-feira Santa

O segundo dia da Semana Santa se despontou em clima de fé e oração com a Santa Missa às 08h, presidida pelo Reverendíssimo Padre Pedro Paulo, SCJ, na Igreja São Sebastião. 


Na celebração o sacerdote motivou os fiéis a participarem com fervor da Eucaristia, celebrada intensamente com cânticos e louvores, colocando os corações em sintonia com os mistérios da paixão, morte e ressurreição do Cristo.


Logo depois, às 09h, aconteceu o atendimento de confissões individuais no Santuário, momento ímpar de reconciliação com Deus e de transformação das vidas que são configuradas à Páscoa de Cristo.



Seguindo a programação do dia, ocorreu pela tarde a celebração penitencial para as crianças, a qual contou com a grande participação dos alunos da Escola Estadual Professor Basílio de Magalhães. 




Dirigidos pelo Reverendíssimo Padre Nelber Rodrigues, SCJ, os pequenos fiéis puderam se deixar tocar pelas palavras que emanavam a misericórdia do Senhor, tornando o momento propício para repensar as ações cotidianas e voltar ao caminho de Jesus.




Assim, iluminados pela luz da passagem bíblica do "Filho Pródigo" os presentes tiveram a certeza de que nunca é tarde de mais para voltar aos braços do Pai e de que pelo seu inimaginável amor Ele estará sempre a nos esperar, rejubilando-se com a nossa conversão.



Dando continuidade às celebrações, acontecerá logo mais, às 18h 30min a Santa Missa no Santuário e Solene Procissão do depósito da imagem do Senhor Bom Jesus dos Passos para a Igreja Nossa Senhora do Rosário. Em seguida, Sermão do Pretório proferido pelo Reverendíssimo Frei César Cardoso de Resende, OCD. 


Sigamos de corações abertos e contritos os passos do Cristo, exemplo maior de amor e doação a Deus e aos irmãos!

Matéria - Waldecy Junior
Fotos - André Ávila e Waldecy Junior

domingo, 29 de março de 2015

Domingo de Ramos

“Hosana, Bendito o que vem em nome do Senhor, o Rei de Israel” (Jo 12,13)

Neste domingo a Paróquia/Santuário Nossa Senhora de Nazaré celebrou o dia de Ramos, em que a Igreja relembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém.


Às 08h os fiéis se reuniram para a primeira celebração Eucarística do Dia, presidida pelo Padre Pedro Paulo, SCJ, no Santuário. 



Um momento muito especial do domingo iniciou-se às 10h, em frente à Igreja de São Sebastião, com a bênção dos ramos, os quais foram distribuídos aos fiéis, que seguiram em procissão rumo ao Santuário.




Inúmeros paroquianos participaram desse ato tão importante e significativo para toda a Igreja de Cristo. Ao decorrer da procissão vários cantos foram entoados e a comunidade pôde vivenciar um pouco da emoção do povo de Jerusalém, que aclamava e exaltava a figura de Jesus durante o percurso que Ele fez montado em um jumento.



 Após a procissão, foi celebrada no Santuário, a Santa Missa solene, em que a orquestra municipal se fez presente. A proclamação do Evangelho foi feita de forma diferente. Dois paroquianos, juntamente com o Reverendíssimo Padre Rondineli narraram o Evangelho, como forma de relembrar os acontecimentos vividos por Jesus.



Em sua homilia, o Reverendíssimo Padre Nelber Rodrigues, SCJ, mencionou a importância de vivermos a Semana Santa e mudarmos, de fato, o nosso jeito de ser. O sacerdote propôs uma reflexão aos fiéis, cuja pergunta era: “Quantas semanas santas cada um já participou?” Porém, o questionamento maior se referiu aos frutos que cada semana santa despertou em cada um e quais foram as mudanças que elas proporcionaram.



Além disso, o padre retomou um pouco da história de Jesus e destacou quanto amor havia em cada gota de sangue derramada naquela cruz pelo único que é e foi capaz de se doar inteiramente por toda a humanidade. Mencionando ainda, o nosso egoísmo e a nossa pobreza de humanos, o Padre falou sobre as inúmeras vezes que somos como Judas e traímos Jesus e o trocamos por coisas tão pequenas e passageiras


Por fim, a homilia foi encerrada com um propósito de se assumir o compromisso com a fé e com Deus, a fim de reconhecermos o imenso amor Dele por cada um e de abandonarmos tudo pela única e maior causa, que é Jesus. E, assim como meditou o sacerdote, Deus, a cada semana santa espera ansiosamente que compreendamos o ápice e a supremacia de seu amor por nós. Por isso, que essa semana possa gerar em nós frutos de sabedoria, sensibilidade e compreensão pelo amor de Deus. 


Na Santa Missa das 19h, presidida pelo Padre Nelber Rodrigues, os fiéis foram mais uma vez instigados a assumirem de fato o verdadeiro sentido da Semana Santa e iniciarem em suas vidas o tempo da graça que o Senhor nos oferece.



Logo após a celebração, as intensas atividades dominicais se encerraram com a celebração penitencial para os casais. Assim, os casais da paróquia puderam vivenciar fortes momentos de intimidade com Deus, reconciliação e conversão das famílias.




Matéria - Daniely Santos
Fotos - Cássia Pereira e Waldecy Junior