quarta-feira, 27 de maio de 2015

Terceiro aniversário do Terço dos Homens

Rendendo graças ao Pai por tão significativos aprendizados na Escola de Maria!


Com muita fé, alegria e de modo especial gratidão, a Paroquia/santuário Nossa Senhora de Nazaré celebrou neste 26 de maio às 19h mais um aniversário do Terço dos Homens. Desde o tempo do Padre Francisco, como lembrou Padre Rondineli, os homens de Nazareno se reúnem para recitar o terço, este costume recebeu um novo vigor e graças às bençãos constantes da mãe de Nazaré e a fidelidade e perseverança dos homens apoiados por seu Pároco, conclui-se três anos de intensa caminhada na contemplação do Santo Rosário.


A Celebração Eucarística teve inicio com a benção do estandarte que vai acompanhar os homens em todos os principais momentos, como sinal de proteção e graças da Mãe do Céu que caminha à frente dos seus.


Padre Rondineli ressaltou que a Eucaristia é o modo por excelência para render graças a Deus por essa data, uma vez que a devoção do terço leva o fiel ao coração  do mistério da Redenção humana: Cristo Jesus. Rezar o terço é matricular-se na escola de Maria, enfatizou o Sacerdote, é conhecer Jesus guiados por Aquela que viveu intimamente com Ele.




A homilia ainda fez memória de toda a caminhada de fé dos homens do terço. O fato de tantos homens, de todas as idades e profissões, se reunirem para rezar, esconde um profundo significado de Amor a Deus e esperança de transformação de muitas realidades difíceis da vida.  



Após a celebração, acompanhados de suas famílias, os homens recitaram o terço. O clima de entusiasmo, confiança e dedicação é sinal de um constante esforço de conversão e busca por serem verdadeiros batizados e cidadãos do Reino. 






Que sob a proteção de Maria de Nazaré, o Terço dos homens continue sendo fonte de bençãos para a comunidade e suas famílias. A  alegria e confraternização deste dia se perpetuem como dádiva de amizade em Cristo por meio de sua Amada Mãe.




Ao final da celebração a Paroquia ofereceu um caldo carinhosamente preparado pelos membros de Encontro de Casais com Cristo. Gesto que simboliza a união existente na Igreja, família dos filhos de Deus.

Fotos: Everton Modesto
Matéria: Carmen Nogueira
    

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Celebrando o Pentecostes

“Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem” (At 2, 4)


Neste último sábado, 23 de maio de 2015, a Paróquia Santuário Nossa Senhora de Nazaré celebrou o dia de Pentecostes. Dia muito especial para toda a Igreja de Cristo, em que se celebrou a descida do Espírito Santo e o início de um novo tempo para os cristãos. A celebração ocorreu às 19h no Santuário e contou com a participação dos jovens crismandos da comunidade.


Durante a Santa Missa ocorreu uma dramatização, em que se mostrou a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e Maria Santíssima. 



Além disso, foram clamados os dons espirituais sobre todos os movimentos e pastorais da paróquia. Momento este, de muita alegria e oração, uma vez que se reconheceu que é o Santo Espírito, o grande dinamizador para todo o povo de Deus.



Diante disso, vale mencionar que é o Espírito Santo de Deus quem distribui os dons, os carismas e as graças necessárias para que a Igreja esteja unida ao Seu Senhor. Ele conforta, consola e anima por ser a própria alma da Igreja, a vitalidade e o vigor dos quais os cristãos tanto necessitam para caminhar neste mundo.



Por isso, nós celebramos a Igreja que se abre para a graça de Pentecostes, a Igreja que se abre para a ação do Espírito Santo e n’Ele ela nasce, se revigora e se refaz. Cada um de nós, hoje, batizados neste mesmo Espírito, cheios deste mesmo Espírito, nos abrimos para essa graça sublime de Deus em nossa vida.





Na ocasião lembrou-se também do encerramento da Páscoa do Senhor, celebrando o rito de apagamento do Círio Pascal para que a chama do Cristo Ressuscitado permaneça viva em nossos corações.




No domingo, 24, a celebração dominical com as crianças às 10h 30min também foi muito rica e catequética. Em uma singela e bonita apresentação os pequenos lembraram o momento em que o Espírito Santo derramou línguas de fogo nos apóstolos e Maria reunidos no cenáculo. 




Com música e alegria houve também a entronização dos sete dons do Espírito Santo, pedindo que eles permaneçam no coração das crianças e gerem muitos frutos. 





Encerrou-se o dia de Pentecostes com celebração da Santa Missa às 19h, a qual não deixou de ser especial. Aconteceu a entronização da imagem do Espírito Santo por uma família, lembrando a importância do Deus consolador, santificador, do Paráclito, da terceira pessoa da Santíssima Trindade na vida familiar. 

 


Matéria - Daniely Santos
Fotos- Cássia Pereira e Waldecy Junior

Festa de Santa Rita de Cássia

"Fostes a Rosa preferida, Santa Rita de Jesus!"


Aconteceu no ultimo dia 22,às 18h30mim, no Santuário, a procissão em honra a Santa Rita de Cássia, invocada com a Santa das causas impossíveis. Iniciou-se com a incensação da imagem e logo em seguida os devotos saíram com seu piedoso e amimado cortejo pelas ruas.


Juntamente com os fiéis  participava ativamente a família de Genner, que com o mesmo carinho de Dona Lenita organiza todos os anos essa festa.

Em frente á residencia da família a Santa foi homenageada com fogos de artifícios e rezou-se uma dezena do terço.

Chegando ao Santuário deu inicio a Santa Missa momento de maior importância.Esta foi presidida pelo Pároco Rondineli e contou com a presença de paroquianos de São Gonçalo do Amarante de Ibituruna.


Na homilia Padre Rondineli lembrou a historia de Santa Rita que nos traz grandes ensinamentos.Nos ensina a sermos bons filhos, pois ela queria ser consagrada a Deus mas seus pais com medo que ela vivesse em grande solidão obrigou-a a se casar com um homem de temperamento difícil.Mesmo assim ela nunca desanimou de seu casamento. Foi fiel esposa.Seu esposo foi morto, seus filhos quiseram vingar a morte do pai, mas Santa Rita preferiu a morte deles pois não devemos pagar o mal com o mal, ódio que gera ódio, maldade que gera maldade.


Já no fim de sua vida Santa Rita entrou para o convento e nos ensina que nuca é tarde para seguir a Cristo e por um grande amor a jesus recebeu o Estigma na testa e pode sentir como grande o amor Dele por nós. Na imagem de Santa Rita vemos uma cruz e uma palma que simboliza a nossa vida, precisamos passar pelas tribulações para sermos vitoriosos.


No fim da celebração, houve a benção das rosas, esta foram aspergidas com água benta misturada com uma essência de rosas, trazido por Padre Rondineli da cidade onde o corpo da Santa permanece incorruptível.



Os devotos voltaram para casa com o coração alegre e edificados pelos exemplos de vivencia Cristã desta simples mulher. Receberam também como missão levar o perfume da caridade para familiares e amigos.



Fotos - Carmen Nogueira
Matéria - João Vitor Abreu

terça-feira, 19 de maio de 2015

Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho.


Com o tema “Comunicar a Família: ambiente privilegiado do encontro na gratuidade do amor”, integrantes da Pastoral da Comunicação da Diocese de São João del-Rei se reuniram no último sábado, 16, no Salão Irmão Sol, para a celebração do 49º Dia Mundial das Comunicações Sociais. Um evento de reflexão e de grande aproveitamento para os comunicadores católicos da Diocese.



Com oração e invocação ao Espírito Santo o evento iniciou com muita música e animação. Dom Célio de Oliveira Goulart, bispo de São João del-Rei, agradeceu o trabalho de todos e ressaltou a importância de abordar a família e os veículos de comunicação, tema destacado pelo Papa, em sua carta comemorativa.




Após a palavra do bispo, o auditório se tornou palco para a arte teatral dos integrantes da Juventude Missionária. Abordando os valores da família, em seus padrões antigos, o grupo encenou a lendária música “Utopia”, do Padre Zezinho, enfatizando a essência de reunir a família em volta da mesa, conversar e alimentar junto.

Além de bela a apresentação “puxou um gancho” para a reflexão do Assessor Diocesano de Comunicação, padre Rondineli Cristino. O sacerdote, que acompanha de perto todo o trabalho da Pastoral, explicou sobre a carta e comparou os modos que são retratados a família hoje, com a influência dos veículos de comunicação. “Hoje as pessoas conversam só por whatsapp. As vezes a mãe, o irmão, está dentro da mesma casa, do seu lado, e prefere manter esse contato virtual. Isso pode ser um fator negativo para a família”, ressaltou o Pároco de Nazareno.


Após a abordagem do Padre Rondineli, os integrantes da Juventude Missionária retornaram ao auditório novamente, encenando, agora,  a família hoje que, mesmo unida, vive separada por fios, teclas e controles remotos. “Cara de Família”, música do Padre Fábio de Melo, foi à trilha musical explorada pelos jovens.



Novamente a apresentação anexou mais um momento de formação. Autor de três livros sobre relacionamentos amorosos e matrimônio, André Parreira foi o segundo palestrante do evento. Pai de sete filhos, Parreira falou sobre a experiência de família grande e a “Hoje as pessoas pensam em ter poucos filhos, se previnem. Assustam quando falo que tenho sete filhos. Sempre esclareço, não é difícil ter família grande”, destacou o palestrante que ganhou João Diego, seu sétimo filho, na última quarta-feira, 13.

 Quem também esteve presente no evento foi Padre José Bittar, Coordenador Diocesano de Pastoral. O sacerdote, em sua breve palavra, destacou o papel da família e o significado de comunicar. Além de parafrasear o apresentador Chacrinha com o famoso bordão “Quem não se comunica se trumbica”, Bittar ressaltou também que “o maior veículo de comunicação existente é o próprio ser humano”.
Após um intervalo, a segunda parte do encontro foi voltada para o debate e opinião. Conduzido por Lucas Silveira, do Departamento Diocesano de Comunicação (DEDICOM), a plenária trouxe cinco perguntas sobre o tema. Com diferentes opiniões, os participantes conversaram e pontuaram todo o aprendizado do dia.


Em seguida, foram apresentados os trabalhos realizados pela Pastoral em algumas Paróquias da diocese, protagonizando a família e divulgando o dia das comunicações. Vídeos, posts, entrevistas e murais, foram alguns dos artifícios utilizados pelos comunicadores. Além de mostrar o material de divulgação do 9º Muticom, que acontecerá em julho,
Para encerrar o evento, Padre Rondineli abençoou a imagem de Nossa Senhora da Comunicação e realizou o envio de todos os integrantes.


 Munidos dessa benção os Paconianos partiram para suas paroquias para celebrar junto aos irmãos a alegria de comunicar a verdade do amor de Deus.
 Na Paroquia Nossa Senhora de Nazaré em todas as missas foram realizadas preces em favor de todos os agentes da comunicação e em especial em favor das famílias,  lugar onde se vive e aprende as formas mais afetivas e efetivas de se comunicar.


A missa das crianças contou com uma reflexão simples enfatizando a Acensão de Jesus ao Céu e seu pedido aos Apóstolos e Discípulos para que continuassem sua missão aqui na terra.


A missa das 19hs foi celebrada na intenções da Pastoral da Comunicação do Santuário. Os Agentes participaram ativamente da Eucaristia, agradeceram as graças alcançadas e receberam ao final da celebração um benção especial do Pároco  e Assessor Diocesano da Pastoral da Comunicação.  



Mãe e Rainha da comunicação, rogai por nós!
Matéria: Lucas Silveira e Carmen Nogueira.
Fotos; Equipe da Pascom