domingo, 14 de fevereiro de 2016

Caminhando nas pegadas da Misericórdia

“Este meu filho estava morto e reviveu, tinha se perdido e foi achado”(Lc 15,24)
 “Sede misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso”(Lu 6,36) 
                                     

Em espírito de recolhimento, oração e transformação do coração a Igreja vai adentrando no Tempo Quaresmal, que traz em si possibilidades impares de um encontro pessoal com o Amor de Deus.

No anoitecer de sábado a Comunidade Paroquial, após se nutrir do Pão da Palavra e da Eucaristia e ouvir de seu Pastor o convite a fazer da Quaresma um tempo de passagem da escravidão do pecado para a verdadeira vida, empreendeu uma longa caminhada de reflexão e experiência da Misericórdia de Deus.




O itinerário teve inicio na porta da Igreja do Rosário com hinos e súplicas. Para favorecer a oração pessoal, os jovens encenaram a busca constante de Deus, na Pessoa de Jesus, por seus filhos tão amados. E a luta que estes travam constantemente contra as forças das paixões que os lançam no pecado.





Na primeira parada durante percurso orante, um encontro comovente! Diante da multidão a Imagem do Crucificado, não como um grande espetáculo da história. Mas como a prova de um Amor que cura, resgata e salva cada filho em sua essência. Impossível descrever o que se passa no coração do crente quando seus olhos se voltam para seu Deus no alto da Cruz.




Mais adiante um novo encontro. Um pai que abraça e restitui a dignidade ao filho extraviado. A multidão atenta ouve a Parábola do filho Pródigo. Nesse momento, uma integrante da Pastoral Familiar convida a comunidade meditar essa parábola com o coração do Pai Misericordioso.E concluiu: uma vez assumidos e resgatados pela Cruz de Cristo, não resta outra coisa ao cristão, ele tem o dever de também perdoar e espalhar onde vive a misericórdia.




Finalmente a caminhada chega ao seu destino: o Campo do Vasquinho. Mas nada de luzes e descanso. Ainda era necessário um percurso errante, cheio de idas e vindas quase sem direção certa. 


Por esse caminhar tortuoso Padre Rondineli ia refletindo sobre cada uma das Obras de Misericórdia, Corporais e Espirituais.A cada meditação uma chama era acessa pelos jovens como um convite a acendê-la também no coração.




O campo foi ganhando pequenos pontos luminosos até que grandes holofotes foram acessos e todos puderam contemplar de novo o Cristo com seus braços abertos, mas agora Glorioso, vencedor do pecado e da morte por ter amado os seus até o fim.



Que a benção final dessa caminhada seja para cada um o passaporte para uma Vida nova de mais amor pelo próximo. Um amor verdadeiro e curador de feridas.


 Matéria e Fotos : Carmen Nogueira












quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Quarta-feira de cinzas - Eis o Tempo de Conversão

 "Lembra-te que és pó e ao pó hás de voltar"( Gn 3,19)


Um percurso marcado pela oração e partilha, pelo silêncio e jejum, com a esperança de viver a alegria pascal: assim foi a celebração da Quarta-feira de Cinzas na Paróquia/Santuário Nossa Senhora de Nazaré, dando abertura ao Tempo da Quaresma.


O convite é a para que reconstruamos a vida , por isso o tempo quaresmal é a grande oportunidade. É preciso converter-se mesmo que em nossos dias atuais o pecado insista em persistir, pois ele é o maior obstáculo para a realização do amor verdadeiro.


Na reflexão deste dia, ficou explicito que a Quaresma é tempo de conversão, tempo de crer no Evangelho, abster-se não somente de carne mas dos males da língua , do ódio , de tudo que ofende a Deus. As cinzas, estas resultado da queima dos ramos usados no Domingo de Ramos do ano anterior, é sinal sacramental e não absolve os nossos pecados, pecados esses perdoados somente mediante o sacramento da confissão.



Celebrando também a abertura da Campanha da Fraternidade Ecumênica , esse ano com o tema " Casa comum, nossa responsabilidade" e o lema " Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca", citou-se a necessidade de cuidarmos do nosso planeta evitando jogar lixo nas ruas, não desmatando as florestas , para que os efeitos que já vem sendo tão catastróficos não nos prejudique ainda mais. É preciso fazer nossa parte , é preciso clamor a vida, é preciso cumprir nossos deveres para cobrarmos nossos direitos.


Ao final da celebração, os fiéis tiveram a palavra de Cristo ressoada no momento da imposição das cinzas " Convertei-vos e crede no Evangelho". Cinzas estas, sinais de que a vida depende de Deus e que sem Ele nada somos.





Matéria : Cássia Pereira
Fotos : João Paulo Ávila


segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

“JUCC e seus dez anos”

“Jovens, vós tendes uma parte importante na festa da fé! Vós nos trazeis a alegria da fé e nos dizeis que devemos vivê-la com um coração jovem sempre: um coração jovem, mesmo aos setenta, oitenta anos! Coração jovem! Com Cristo o coração não envelhece nunca!” (Papa Francisco)


Na última sexta-feira, 05 de fevereiro de 2015, a Paróquia Santuário Nossa Senhora de Nazaré recebeu um grande presente. O grupo de oração JUCC – Jovens Unidos Com Cristo – representante do Ministério Jovem da Renovação Carismática aqui em nossa cidade, comemorou os seus dez anos de existência e perseverança.





As comemorações em ações de graças a esse marco se iniciaram às 18h30 com a adoração e bênção do Santíssimo Sacramento e com o atendimento de confissões, ocorridas na Igreja de São Sebastião. Em seguida, foi celebrada a Santa Missa, presidida pelo Reverendíssimo Padre Rondineli Cristino.


A celebração da Santa Missa contou com a participação de muitos jovens, tais quais um dia fizeram ou ainda continuam fazendo parte da história do grupo de oração. Além disso, a celebração também foi em ação de graças ao aniversário de existência do apostolado da oração de nossa paróquia, cuja perseverança e fé perpetuam há mais de cem anos.




Ao entoar o canto inicial, a juventude se declarou “Sentinelas da manhã”- expressão e tema esse usado para denominar os jovens carismáticos da Igreja Católica. O ministério de música “Conduzidos pelo Espírito Santo” foi o responsável por ministrar as músicas da Santa Missa e, em seguida, do grupo de oração. Desse modo, as comemorações foram ainda mais marcadas pela presença jovem e carismática na vida da Igreja.


Após a Santa Missa ocorreu o “super” Grupo de Oração JUCC, onde vários jovens e adultos se reuniram para celebrar os grandes feitos do Senhor naquele dia e em todo o tempo decorrido de existência do grupo. Com muita animação, oração, pregação da palavra de Deus e adoração a Jesus, presente na Sagrada Eucaristia, a juventude vivenciou mais uma vez as maravilhas e prodígios advindas do Senhor, uno e trino.



Em seguida, aconteceu uma confraternização, em que todos puderam dividir e somar experiências, reviver e relembrar momentos de fé, alegria e entrega aos desígnios de Deus.
Nas palavras do Santo Padre, o Papa Francisco, é preciso lutar com coragem, ousadia e fé pelos princípios de Deus. “Sim, jovens, ouvistes bem: ir contra a corrente. Isso fortalece o coração, já que ‘ir contra a corrente’ requer coragem, e o Senhor nos dá essa coragem. Não há dificuldades, tribulações, incompreensões que possam nos meter medo se permanecermos unidos a Deus como os ramos estão unidos à videira, se não perdermos a amizade d’Ele, se lhe dermos cada vez mais espaço na nossa vida” (Papa Francisco).



A perseverança é uma fonte de graça e sopro de Deus, doados para a humanidade. A caminhada com Cristo não é um mero serviço ou entrega, mas sim, um trabalho árduo e exigente, que requer, acima de tudo, fé e dedicação. Por essa razão, celebrar a conquista de uma década alcançada e vencida é dar graças ao Pai celeste pelo infinito amor para com cada um de seus filhos. Assim sendo, agradecer é tudo o que podemos e devemos fazer à Deus, nosso rei, senhor e salvador. Assim seja, amém!

Matéria- Daniely dos Santos
Fotos- Cassia Pereira


sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Solenidade da Apresentação do Senhor e Festa de São Brás

“Tua luz, faz eu crer que alguém pode escutar” (Rosa de Saron)

Os primeiros dias de Fevereiro foram dias de bênção, literalmente, na Paróquia/Santuário Nossa Senhora de Nazaré. Movidos pela fé e tradição popular, muitos devotos se aproximaram das mesas da Palavra e da Eucaristia para testemunharem a fé no protetor contra os males da garganta; São Brás, bispo que entregou sua vida por amor a Cristo, Senhor que quando menino fora apresentado no Templo por seus pais.
 Na terça-feira, dia 2, o Santuário acolheu muitos devotos de distintas idades que traziam consigo uma vela que simbolizava a exaltação à luz. O brilho radioso das velas foi aparecendo no início da celebração no rito de bênção e entrada que recordava o ato de Maria e Jesus ao apresentarem Jesus no templo. As velas foram abençoadas e ficaram acessas nos ritos iniciais da celebração que foi presidida pelo Revmo Padre Rondineli.
 
A homilia proferida pelo presidente da celebração destacava os pontos mais importantes desse sublime momento na história da salvação: a obediência de Maria e José às tradições de sua religião e a alegria que transbordou nos profetas Simeão e Ana, que já em idade avançada glorificaram a Deus por permitirem que ainda em vida pudessem colocar os olhos e contemplarem em carne o verbo encarnado, a salvação prometida. Além disso, Maria apresentou Jesus no templo e a glória e a promessa de amor de Deus para o mundo foi apresentada a todos.
 
Jesus continua se apresentando aos homens em corpo, alma e divindade fazendo com que todos glorifiquem ao Pai o dom da Eucaristia maior contato de Deus com o homem, contado da Terra com o céu.

Por esse Cristo apresentado no Templo que o Bispo Brás de Sebaste entregou sua vida e derramando seu sangue alcançou a honra dos altares. Festejado na quarta-feira, dia 3, o Santo teve lugar de destaque na celebração onde o nome de Deus foi bendito por conceder ao povo fiel intercessor.
A história conta que São Brás, quando ainda era bispo, rezou e ajudou uma criança a desengasgar de uma espinha de peixe e por isso é invocado pelo povo contra os males da garganta.

Depois de alimentados pelo Pão da Vida, os devotos foram abençoados comunitariamente colocando as mãos na garganta e, posteriormente abençoados um a um pelo sacerdote que tocava a vela em forma de X recordando o martírio do santo.
Que São Brás ajude a todos para nunca desistirem da caminhada sabendo que nos perigos do mundo, serão sempre validos da companhia de Jesus e da Virgem Maria, Senhora da Luz.


“Mais que uma razão pra se viver, uma verdadeira causa pela qual morrer” (Rosa de Saron) 

 Matéria: Rodrigo Augusto
Fotos: Carmen Nogueira e Renato Garcia