segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

E o Verbo se fez carne e habitou entre nós

Aquele espírito natalino tão falado, tão bem vindo é incontestável e sempre inunda o coração dos homens de bem seja pela poesia ou seja pela harmonia que rodeia lares e pessoas que se colocam sempre na busca pelo encontro do Amor Maior.
A festa do Natal do Senhor é a concretização desse encontro, é o Deus uno e trino, rico em amor e misericórdia, muito além de um homem sentado em uma nuvem, que se encontrou com os homens na figura frágil e pequenina de uma criança cheia de luz, simplicidade e com lindos olhos. Como canta o salmo de Davi: “hoje um menino nos foi dado, que é Cristo, o Senhor”
A noite santa do Natal foi marcada pela tradicional Missa do Galo presidida pelo pároco e celebrada por toda comunidade paroquial, a partir das 22h30min, no Santuário Nossa Senhora de Nazaré. Assim como o Galo que desperta os homens para o dia que acaba de raiar, tal celebração chama todos os povos para contemplarem que nasceu o Senhor.
Os panos que cobriam a imagem do Menino Deus foram retirados fazendo com que o povo contemplasse de verdade o momento tão importante para o cristianismo: o Natal.
O Anjo Gabriel foi aquele que acompanhou de perto a anunciação, a gravidez e a realização do nascimento e cantou o hino de Louvor "Glória a Deus nas alturas e paz aos homens de boa vontade", foi nesse momento da celebração que as luzes foram acessas e os sinos voltaram a badalar, o coro em festa entoava cânticos de alegria.
Ao fim da celebração, a imagem do Menino Jesus foi transladada até o presépio montado em um lugar especial no interior do Santuário. Lá todas as pessoas que por ali passassem poderiam entrar, literalmente, no mistério daquele momento que marcou o início da salvação.
O dia 25 de Dezembro santificado como o Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo trouxe consigo uma beleza simples e encantadora para o coração daqueles que viveram as celebrações natalinas. Na Paróquia/Santuário Nossa Senhora de Nazaré aconteceram três Missas, às 8h, às 10h30min e às 19h, sendo a das 10h30min na Igreja do Rosário.
Na casa de Maria, Senhora do Rosário, todo espírito natalino e tudo que pode ser usado para descrever o encanto foi transformado em música, essa capaz de penetrar todos os corações. Durante toda a celebração os lindos cantos serviram para proclamar a profundidade do Pão dos Anjos que serve de alimento a todos que irem ao encontro do Redentor, o Hallelujah é como no coro dos santos que se junta aos cristão a caminho da porfia cantando a maravilha desse dia feliz.
Padre Marcelo Martins presidiu a celebração da noite e pediu a toda a assembleia que celebrasse o natal todos os dias, sem se esquecer de que ele não é só um rito, um costume, um simples “bater ponto” na cerimônia, mas é doação.
Havia tanto amor entre a Santíssima Trindade que esse amor quis ser distribuído com a humanidade semeando no ventre de uma jovem a encarnação do Cristo Senhor. Jesus, é a simplicidade da realeza de Deus, é a humanização do divino, é a concretização do plano de salvação.
Hoje nasce o Cristo, não só em Belém, não só na manjedoura, mas em cada lar, em cada fiel, em cada coração que abrir as portas.

Matéria: Rodrigo Augusto
Fotos: Carmen Nogueira, Cássia Pereira e Rodrigo Augusto

sábado, 24 de dezembro de 2016

Na casa da Mãe, encerra-se o novenário em preparação do Natal

Neste último dia 23, aconteceu no Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, ás 19h, o encerramento da novena em preparação do Natal. Como acontece nos últimos anos, os grupos de novena se encontram e rezam o último dia todos juntos, formando uma só família. A acolhida iniciou-se ás 18h30 e contou com a participação de mais de 20 grupos, que trouxeram os seus estandartes representando o grupo inteiro.
A novena foi dirigida pelo pároco Padre Rondineli, que destacou as importantes palavras do Papa Francisco em relação à família, e firmou o pensamento de que o Natal é tempo de festa, mas festa pelo nascimento do Menino Jesus. Na partilha várias pessoas deram depoimentos de como foi importante e inovador esse tempo de novena, pois levou em destaque a família, mostrando os vários tipos e apontando soluções para tornar-las mais felizes, tendo como base o amor, o diálogo, a paciência e a oração.
Também aconteceu neste ano, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, a novena com a participação especial dos Acólitos, dos Ministros da Eucaristia e moradores da região. A iniciativa foi dos acólitos, e por meio disso percebe-se que além de servir a Deus no Altar, precisa-se da oração para mantê-los perseverantes e fortes na fé.  
Matéria- João Vitor Abreu
Fotos- Marliere Santos

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Vinde Ó Adorável Menino, vinde morar entre os homens

No ultimo domingo, o 4º do Advento, a Igreja entrou em clima de grande expectativa para o Natal do
Senhor. A Coroa está agora toda iluminada e ao lado da Senhora do Ó todo, povo espera suspirando a cada dia por Aquele que é a verdadeira luz que, sem ocaso, ilumina todo filho de Deus sedento de libertação.
Presépio, primeira morada do Senhor Jesus
Durante essas semanas do advento, além da coroa prepara-se o presépio, que de uma forma significativa demonstra a vinda do Filho de Deus, Jesus.  Nesse ano de 2016, em nossa Paróquia foi montado o presépio na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, na de São Sebastião e no Santuário. A construção do presépio exige o pensamento, a ação e a generosidade de muitos. Essa ajuda, certamente é  uma forma de preparar os caminhos para o Senhor, que em breve nascerá.
O presépio é composto por várias personagens, entre elas a Virgem Maria, São José, pastores, anjos e animais, tendo como cenário um curral. Criado por São Francisco de Assis em 1223. Ele montou o primeiro presépio em uma gruta, na Itália. Na época, a Igreja não permitia a realização de representações litúrgicas nas paróquias, mas São Francisco pediu a dispensa da proibição, para relembrar ao povo a natividade de Jesus Cristo. O objetivo de São Francisco era facilitar a compreensão do nascimento de Jesus. No Brasil, a cena do presépio foi apresentada pela primeira vez aos índios e colonos portugueses em 1552, por iniciativa do padre José de Anchieta.
Cada figura do presépio tem sua importância:
Os animais: representam a natureza a serviço do homem e de Deus. No nascimento de Jesus forneceram calor ao local e simbolizam a simplicidade do local onde Jesus quis nascer.
Pastores: depois de Maria e José, os pastores foram os primeiros a saberem do nascimento do Salvador. Os pastores também simbolizam a humildade, pois naquele tempo a profissão de pastor era uma das menos reconhecidas.
O anjo: representa o céu que celebra o nascimento de Jesus. É o mensageiro de Deus, comunicador da Boa Notícia. O anjo do presépio, normalmente, segura uma faixa com a frase: “Gloria in excelsis Deo”, que significa: Glória a Deus nas alturas.
Estrela: simboliza a luz de Deus que guia ao encontro do Salvador e orientou os Reis Magos onde estava Jesus. É a indicação do caminho que se deve percorrer para encontrar o Menino Jesus.
Reis Magos: Belchior, Gaspar e Baltazar eram homens da ciência. Conheciam astronomia, medicina e matemática. Eles representam a ciência que vai até o Salvador e o reconhece como Deus. Segundo São João Paulo II, “a verdadeira ciência nos leva à fé”, pois nos revela a grandeza da criação.
Ouro, incenso e mirra: são os presentes que os magos oferecem ao Menino Jesus. O ouro significa a realeza; era um presente dados aos reis. O incenso significa a divindade, um presente dado aos sacerdotes. Sua fumaça simboliza as orações que sobem ao céu. Dando este presente a Jesus, os magos reconhecem que o Menino é divino. E a mirra simboliza o sofrimento e a eternidade. É um presente profético: anuncia que Jesus vai sofrer, mas também que seu reinado será eterno.
São José: é o pai adotivo de Jesus, o homem que o assumiu como filho, que lhe deu um nome, um lar, que ensinou a Jesus uma profissão: a de carpinteiro. São José deu ao Menino Jesus a experiência de ser filho de um pai terreno.
Maria: é a Mãe do Menino Jesus, a escolhida para ser a mãe do Salvador. É aquela que disse ‘sim’ à vontade de Deus, e por ela a humanidade recebeu Jesus.
Menino Jesus: é o Filho de Deus que Se fez homem, para dar sua vida pela humanidade. “Sendo ele de condição divina, não Se prevaleceu de Sua igualdade com Deus, mas aniquilou-Se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e assemelhando-Se aos homens” (Filipenses 2, 6-7).
Matéria e fotos- João Vitor Abreu e Carmen Nogueira

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Santa Luzia e os coordenadores: enviado o Amor de Deus Santa Luzia cooderna as dores: em via do Amor de Deus

Com o nascimento de Jesus cada vez mais próximo, o Senhor reúne seus filhos para designá-los no propósito de evangelização dos irmãos, sobretudo aqueles que, por alguma razão, estão impossibilitados pelo mundo de vivenciar os mandamentos do Reino Celeste. Segundo essa vontade suprema e divina, as mãos sacerdotais de Pe. Rondineli conduziram a celebração eucarística ocorrida às 19h no Santuário Nossa Senhora de Nazaré.
Durante a homilia, Pe. Rondineli destacou a importância de resgatar as famílias sequestradas pelo desamor e pela falta de misericórdia. Entre cidadãos completamente vendados e vendidos na esteira de um mundo repartido por interesses individuais, os cristãos necessitam, mais do que nunca, colocar-se à escuta para ouvir o chamado de tantos e tantas que clamam pela Palavra redentora do Senhor. Neste tempo do Advento, que simboliza a gestação do Verbo encarnado no seio da humanidade, a Igreja convida seus fiéis a incorporar todas as parábolas e passagens bíblicas como atitudes concretas de encontro aos mais desfavorecidos e escravizados pelo pecado. Por assim dizer, a família deve ser a primeira frente na luta contra as mazelas que turvam e obscurecem o caminho traçado por Deus. Afinal de contas, "a família é a instituição mais sagrada no âmbito da comunidade", comenta o pároco.

Por sua vez, os grupos e ministérios paroquiais constituem a segunda frente da batalha contra os males que afastam da Santidade. Para tanto, os coordenadores de tais movimentos acenderam velas para receber a bênção de envio proclamada solenemente por Pe. Rondineli. Além de ungir cada servo da paróquia com o dom missionário, a cerimônia também abriu oficialmente a saudosa Novena de Natal, que terá início nesta noite, após muitos anos adormecida na memória dos nazarenenses.
Logo, muito além de uma mera coincidência, Deus escreveu o Destino de tal forma que a bênção de envio dos coordenadores fosse realizada justamente no dia de Santa Luzia. Como Mártir protetora dos olhos, Santa Luzia liberta os cativos da cegueira física e espiritual. A luz de Deus está prestes a brotar da manjedoura, assim como vários irmãos recém-nascidos pelo Mistério da Salvação. Oh Santa Luzia! Conceda-nos a luz cujo calor não arrefece e cujo brilho não se apaga.
Matéria e fotos- Guilherme Freitas 

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Deus vos salve, Augusta Rainha das Américas

Toda Igreja celebra neste 12 de Dezembro a Virgem Maria com o título de Nossa Senhora de Guadalupe, a padroeira das Américas.  O nome Guadalupe engloba sobre si diversos significados, inclusive aquele do qual a própria Virgem se apresentou ao índio Juan Diego “Aquela que pisa a cabeça da serpente”. Maria apareceu no México no ano de 1531 quando o Império Asteca dominava as terras mexicanas e impunha aos moradores a antropofagia, a poligamia e o sacrifício de pessoas aos falsos deuses. Inúmeros missionários espanhóis morreram nessas terras tentando levar aos homens o Deus verdadeiro.
Quando todos dizem que Maria é mãe de todos, pode-se ter a prova quando percebemos a Virgem Rainha dos Céus descendo ao encontro dos homens aqui na Terra da forma mais acolhedora possível para que todos possam se identificar na pupila de seus olhos. Maria apareceu como uma índia ao índio Juan Diego e deixou impregnada em seu poncho a linda imagem de Nossa Senhora de Guadalupe que, com certeza, traz consigo os mais singelos e cuidadosos detalhes de um amor carinhoso de mãe.
Maria desafiou até mesmo os físicos, químicos e cientistas da NASA que buscaram estudar os detalhes de sua aparição. Richard Kuhn, prêmio Nobel de química, descobriu que a imagem não tem corantes e que após 470 anos continuam com seu brilho. O pano do poncho não dura mais do que 20 anos e começa a se desfazer, o que não acontece com o poncho do milagre, que já dura quase 500 anos. Concluíram que o que forma a imagem de Nossa Senhora não é pintura. A fibra do ayate, cacto, são suportaria as tintas da época. Além disso, não existe esboço ou marca de pincel. Estudos realizados sobre o poncho do índio Juan Diego, revelam que a pintura não foi feita por materiais existentes na natureza e nem fabricados pelo homem.
A Imperatriz das Américas não é longe dos seus filhos, prova disso são que os estudos feitos em sua imagem constataram que a pupila dos olhos de Maria, bem em sua Íris traz o momento de sua aparição, 13 pessoas, famílias, índios e bispos, os agraciados com a visão de Maria estão sempre sob o seu olhar, literalmente. Nos olhos de Maria, dentro da Iris e da pupila, vê-se a cena em que o índio abre sua tilma na sala do bispo, com todas as pessoas presentes na sala conforme foi descrito em documentos posteriores. Tem uma família de um lado, o índio e o Bispo do outro. O olho reflete a luz como o olho humano.
Para difundir sua crença a todos, Maria trouxe em seu manto a posição das estrelas do céu exatamente como a do dia de sua maravilhosa e grandiosa aparição. Nossa Senhora, em um ato de delicadeza, apareceu como uma índia, morena, vestida como uma índia grávida. Em sua roupa está retratado o céu com a posição das estrelas do dia em que ela apareceu. Os astecas sabiam reconhecer estes sinais e isso foi decisivo para que a conversão daqueles povos acontecesse em massa.
Padroeira das terras americanas, a Senhora de Guadalupe encanta a todos e é invocada por todos os habitantes da América que suplicam dela a proteção nesse mundo que gira ao contrário. Maria defende seus filhos das coisas que atacam o cristianismo, o consumo exacerbado e as contrariedades que os cristãos passam nessa terra onde o relativismo parece invadir como um explorador devorador.
Perfeita, sempre Virgem Santa Maria, Mãe do verdadeiro Deus, por quem se vive. Mãe das Américas! Tu que na verdade és nossa mãe compassiva, te buscamos e te clamamos. Escuta com piedade nosso pranto, nossas tristezas. Cura nossas penas, nossas misérias e dores. Tu que és nossa doce e amorosa Mãe, acolhe-nos no aconchego de teu manto, no carinho de teus braços. Que nada nos aflige nem perturbe nosso coração. Mostra-nos e manifesta-nos a teu amado filho, para que Nele e com Ele encontremos nossa salvação e a salvação do mundo. Santíssima Virgem Maria de Guadalupe, faz-nos mensageiros teus, mensageiros da vontade e da palavra de Deus. Amem.

“Meu filho, não temas. Diga aos homens, vossa Mãe está contigo” (Nossa Senhora de Guadalupe ao índio Juan Diego”
SALVE MARIA
Matéria- Rodrigo Augusto
Fotos- Internet

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

3º Domingo do Advento do Senhor

  O dia de hoje inaugurou o 3º Domingo do Advento, que representa mais uma etapa de preparação para o nascimento de Jesus Cristo. Em estado de pura graça, a Igreja e os fiéis são revigorados pela alegria dos festejos natalinos, os quais incluem a remissão dos pecados, a purificação da alma e a disposição incansável à missão evangelizadora. A Santa Missa foi celebrada com muito júbilo e fervor, sobretudo pelo acendimento da terceira vela.  Às 10h30min, na Igreja de São Sebastião celebrou-se em comemoração do aniversário do grupo Alcoólicos Anônimos (AA). No estágio atual do Ano Litúrgico, os paramentos em rosa são utilizados para expressar justamente essa alegria de um tempo novo, que não deve confundir-se com euforia, pois a paz que os cristãos experimentam concentra-se no recolhimento e no esforço diário pela conversão.

Neste tempo de alegria irradiada pela luz de Cristo, a paróquia prestigiou a confraternização do Apostolado da Oração e da Confraria de Nossa Senhora de Nazaré. Os membros reunidos trocaram presentes e aproveitaram a partilha para demonstrar plena gratidão pelas dádivas derramadas por Deus ao longo deste ano. Certamente, o verdadeiro amigo oculto está claro e visível a todos os irmãos de Fé, pois ele é o bom pastor que junta o seu rebanho nas tardes de primavera e nas noites de tempestade. Entre todas as oportunidades possíveis, esta época é a mais propícia para render Graças a Deus e a seu Santo Filho Jesus Cristo, Nosso Senhor.

Com efeito, torna-se muito oportuno orar e clamar ao Senhor pela recuperação de seus filhos amados, os quais, por uma série de motivos que não cabe julgar, são afligidos pelos males do alcoolismo. Além disso, Pe. Rondineli Cristino convida-nos a refletir sobre a postura de sobriedade que deve guiar as noções e o comportamento de cristãos perseverantes no caminho fundado por Jesus e pelos profetas. Tal qual João Batista, mensageiro de Deus das bem-aventuranças instauradas por Nosso Senhor Jesus Cristo, também nós somos escolhidos e eleitos como anunciadores da boa nova. A cada dia completado, a aurora fica mais tímida porque chega o momento em que Maria, Nossa Querida Mãe e Senhora, dará a luz de onde Jesus nasceu e onde nós renascemos
Matéria- Guilherme Freitas
Fotos- Rodrigo Augusto, João Vitor, Renato Garcia e João Carlos Castanheira

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Imaculada Conceição de Maria, Mãe de Deus e Nossa

Salve 8 de dezembro, dia em que a Igreja se volta para a mais bela entre todas as mulheres! Salve cheia de graça, Mãe do Senhor Jesus!
Toda Igreja em festa celebrou na última quinta-feira,08, a Imaculada Conceição de Maria.Tal solenidade recorda o mistério da concepção de Maria toda livre da mancha do pecado original.Deus quis uma criatura pura, integra desde sua origem em previsão dos méritos de Cristo Salvador do pecado e da morte.
A Paroquia/Santuário Nossa Senhora de Nazaré celebrou essa data com o Santo Sacrifício Eucarístico às 8h na Igreja Matriz seguido da recitação do Ofício de Nossa Senhora e com adoração ao Santíssimo e celebração da Palavra às 18h30min na Igreja do Rosário.

Em sua homilia,durante a missa das 8h, Pe. Rondineli  ressaltou a dinâmica do não e do sim presente na historia do povo de Deus desde Adão e Eva, feridos pela desobediência ao projeto do Criador. Maria foi preparada por Deus, o pecado não atingiu o seu ser,porém na plenitude dos tempos coube a ela responder diante do Pai: sim ou não. Preservada do pecado, toda pura, mas ainda assim livre como Eva para escolher.Ela escolhe a vontade de Deus," por isso gostamos tanto de Maria" disse o padre. Por ela chega ao ser humano o Salvador, Deus feito homem. Com ela a raça humana pôde aprender o exercício verdadeiro da liberdade. E a mensagem foi transmitida com amor de mãe até as ultimas consequências do que isso significa e comporta.  
Por tanto celebrar a Imaculada é celebrar o amor de Deus, é celebrar a humanidade com suas dores e alegrias e renovar a esperança em uma vida livre das armadilhas do mal.  
     Matéria e fotos- Carmen Nogueira

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Dar-vos-ei pastores segundo o meu coração (Jr 3,15)

O mês de dezembro é sempre um tempo de agradecer a Deus, aos amigos a vida em fim a tudo que tornou possível a conclusão de mais um ano. Para os Paroquianos da Mãe de Nazaré esse mês é também oportuno para render louvores ao Pai pelo dom imenso da Ordenação Sacerdotal concedido ao Pároco/ Reitor Pe. Rondineli Cristino.
No dia 04, Pe. Rondineli completou seis anos de Sacerdócio;praticamente todos esses  anos foram vividos e dedicados à Paroquia/Santuário Nossa Senhora de Nazaré. Muitos são os trabalhos realizados com generosidade e amor nas terras nazarenenses. Todos os paroquianos podem atestar que seu pároco é um homem grato e zeloso pelo dom da vocação.
Por isso o povo de Deus, ao parabenizar o seu pastor, elevava o coração em prece e gratidão.
Que o Senhor da Messe olhe sempre em favor desse servo e seus trabalhos em prol do Reino continuem prosperando para gloria do Senhor Jesus e o bem das ovelhas a ele confiadas.
Pastoral da Comunicação

2º Domingo do Advento

   Neste último final de semana celebrou-se o 2º Domingo do Advento, em nossa paróquia no sábado dia três, ás 19hs na Igreja de Nossa Senhora do Rosário foi acesa a segunda vela da coroa. No Domingo dia quatro, as missas foram todas no Santuário, ás 08hs foi acesa a segunda vela. Ás 10hs30 a missa contou com a participação das crianças e ás 18h aconteceu o ofício de Nossa Senhora com a participação da confraria, logo em seguida ás 19hs foi celebrada a última missa do dia.
O evangelho deste segundo domingo do Advento, nos convida a tomarmos consciência da importância de intensificarmos a nossa vigilância, de buscarmos   continuamente a nossa conversão.
Este tempo reflexivo, nos sugere uma desaceleração da nossa rotina, para que possamos, a partir de uma revisão de vida, nos reorganizarmos interiormente, eliminando o que nos distancia de Deus e reavendo os valores  que nos aproxima Dele, valores,  que fomos perdendo com a  nossa dispersão.
O Natal do Senhor Jesus está prestes a chegar! Esta festa, vem nos falar da  grandiosidade do amor de  Deus pela a humanidade! Deus não desiste do humano e é através do próprio humano que ele age em favor do humano! Podemos perceber isso claramente no evangelho de hoje, quando Deus coloca no meio do povo, um mensageiro, um homem  simples, com uma missão tão grande: preparar o encontro do Divino com o humano!
O texto nos apresenta a figura de João Batista, o profeta que veio realimentar a esperança dos sofredores, daqueles que já haviam perdido a esperança no humano!
João Batista aparece no deserto, isto é, na periferia, fora do palco do poder, sua forma de vestir e de se alimentar, mostrava a sua autonomia, a sua independência diante os poderes políticos e religiosos sob os quais o povo era submetido.
João Batista foi o maior dos profetas, sua vida foi marcada por grandes contrastes:  vivendo o silencio do deserto e movendo multidões! O próprio Jesus o reconheceu como sendo ele, o maior dentre todos os nascidos de mulher, (Lc 7,28).  Em suas pregações, o Profeta João, convidava todos a mudar de vida, apesar de pregar no deserto, vinham pessoas de todos os lugares para ouvi-lo  e serem batizados por Ele, (batismo de conversão) inclusive os fariseu e saduceus, que se diziam filhos de Abrão, (o pai da fé,) mas João não se deixava enganar por estes, ele sabia muito bem da falsidade que transitava nos seus corações, por isto, ele  era duro com eles: ”Raça de cobras venenosas quem vos ensinou fugir da ira que vai chegar? Produzi frutos  que provem a vossa conversão.” Com esta severa  advertência, o profeta critica a fé teórica, lembrando-nos, que,  o que vai nos identificar diante do Senhor, serão  as nossas atitudes, nossas atitudes de amor.
Como sabemos, João Batista teve uma significante participação na história da Salvação, Ele é uma das figuras mais relevantes do advento, foi ele quem abriu o caminho para a entrada de Jesus no seio o da terra, quem preparou o povo para acolher a manifestação de Deus na pessoa de Jesus.  Ele é um dos protagonistas da mais bela  história de amor, uma história que jamais terá fim, suas palavras, continuam ecoando em todos os confins da terra, de geração em geração: “Convertei-vos e crede no evangelho”. “Eis o cordeiro de Deus”...
Uma das grandes virtudes que marcou a vida de João Batista foi a humildade, ele sempre se colocou no lugar de mensageiro, não aproveitou de seu prestígio junto ao povo, para se alto-promover, reconheceu a sua pequenez diante a grandiosidade de Jesus: ”E eu não sou digno nem de tirar-lhe as sandálias. ”
João Batista, o profeta que aplainou o caminho do Senhor com a sua pregação e o seu testemunho de vida, foi um grande exemplo de quem viveu exclusivamente a vontade de Deus! Ele não se acomodou nas tradições do seu povo, pelo contrário, buscou algo novo, fazendo-se anunciador de um tempo novo! Imitemos este grande profeta, sendo a voz que grita no deserto contra todos os que insistem em manter os caminhos tortuosos como expressão de valores.
Neste advento, façamos como João Batista, abramos o caminho para a entrada de Jesus no coração daquele que ainda não experimentou a alegria de viver o verdadeiro sentido do Natal!
Matéria- João Vitor Abreu
Fotos- João Carlos Castanheira