terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Ibituruna celebra Santa Missa de Abertura do Setor Juventude na Forania de Nossa Sra de Nazaré

No último domingo, 29, a Paróquia de São Gonçalo do Amarante, da cidade de Ibituruna , encerrou as festividades em honra ao Santo Padroeiro acolhendo inúmeros fiéis devotos, juntamente com os jovens da Forania de Nossa Senhora de Nazaré, a qual inclui vários municípios da Diocese de São João Del Rei.
As celebrações, presidida pelo pároco Silvio Firmo, iniciaram-se às 19 horas com a adoração ao Santíssimo Sacramento, seguida da procissão em honra à São Sebastião e, por fim, a Santa Missa de encerramento da festa.
Várias demonstrações de fé foram percebidas e todos puderam ser agraciados com as bênçãos de Deus provindas da intercessão de São Gonçalo do Amarante.
Além disso, houve a apresentação da Abertura do  Setor da Juventude à comunidade,  representado naquele momento pelo secretário do Setor, o paroquiano Luiz Guilherme e como Santo Padroeiro o glorioso São João Bosco, patrono da Juventude.

Muitos jovens estiveram presentes nas celebrações e , ao buscarem as graças do Altíssimo, voltaram-se para o chamado do Senhor de seguir servindo e amando a Cristo, por meio do testemunho do seu infinito amor por cada um de seus amados filhos e filhas.

Matéria: Daniely Santos
Fotos: Cássia Pereira

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Salve nosso Santo Padroeiro, São Sebastião guerreiro!

 A Paróquia Santuário Nossa Senhora de Nazaré celebrou nos dias 19, 20, 21 e 22 de janeiro a tradicional festa em honra aos santos intercessores São Sebastião, São Bento e Nossa Senhora Aparecida. Nos três primeiros dias das festividades, foram feitos os tríduos preparatórios, com orações e súplicas pela intercessão do mártir São Sebastião.
A festa é tradicionalmente participada por toda a comunidade paroquial e por inúmeros visitantes. Ela é conhecida também como a festa dos homens do campo, uma vez que São Sebastião é tido como o intercessor contra a fome, a peste e a guerra. Além disso, São Bento, o intercessor contra os males, juntamente com a Virgem Aparecida, a mãe rainha e fiel intercessora também foram celebrados e venerados pelos fiéis nas celebrações.

Além das procissões, Santas Missas e tríduos preparatórios, a paróquia realizou também leilões de prendas e animais, todos doados pelos fiéis devotos de São Sebastião e de todos os outros santos. Mais que isso, as festividades foram também um tempo oportuno de intimidade com Deus e aprendizado com a vida de todos esses santos rememorados.
As reflexões proferidas nos dias dos tríduos voltaram-se para as lutas humanas e diárias contra a fome, a peste e a guerra. Cada uma dessas lutas foram amplamente inseridas na realidade do mundo atual, como por exemplo a fome de paz e de justiça, a peste do pecado e a guerra das violências, desordens e falta de amor.
No último dia do tríduo, o seminarista Marcos Vinícios mencionou a importância da fé, palavra esta extremamente pequena, mas cheia de intensidade e que, acima de tudo, é dádiva imensa daqueles que a possuem. Assim como o glorioso mártir São Sebastião soube vivenciar a sua fé através de obras a favor de Cristo, o convite é feito a cada cristão, a fim de que a vivência da fé seja verdadeira e real, praticada cotidianamente e alicerçada no amor do Pai.
As batalhas, as fomes, as pestes e as guerras só poderão ser vencidas e suportadas se a fé for a base. Quando há fé, há esperança, há certeza da vitória, há certeza do cuidado e amparo de Deus para com cada um de seus filhos em suas mais diversas situações. A fé é o alicerce. Ela foi vivida por inúmeros santos e mártires a partir de um chamado do Senhor e hoje ela continua sendo um chamado para todos aqueles que se decidem a amar Cristo e a se voltar para o seu serviço. Fé é doação, é entrega total, é a plenitude da crença de que Deus é por todos e jamais abandona os seus escolhidos.

Não lhe tiraram o estandarte da fé. 

O testemunho de cristão autêntico e corajoso e o sangue derramado por amor ao Senhor Jesus Cristo levaram à dignidade dos altares o soldado Sebastião cuja memória litúrgica é celebrada no dia 20 de janeiro. A Paróquia/Santuário Nossa Senhora de Nazaré festejou São Sebastião de forma jubilosa entre os dias 19 e 22 do primeiro mês do ano.
A devoção ao Santo mártir é antiga nas terras nazarenenses, percebe-se isso nas imagens de São Sebastião que podem ser encontradas na maioria das casas e, predominantemente, nos ranchos e moradias da área urbana. A fé do povo se baseia na proteção do mártir pelos animais e criações de gado.
Para retribuir a constante intercessão do santo, agropecuaristas abrem mão de uns réis do gado para ofertar a São Sebastião. Graças a essa generosidade, acontece todos os anos o tradicional leilão de gados e suínos que atrai sitiantes da cidade e da redondeza. Esse ano o leilão aconteceu na tarde do dia 22 no Parque de Exposição de Nazareno.
O Tríduo em honra a São Sebastião aconteceu no dias 19, 20 e 21 e, todos os dias, a Igreja dedicada ao santo estava repleta de fiéis. Durante todos os dias pode-se ouvir ecoar na voz dos devotos a história do homem que ao voltar para casa do trabalho foi atormentado por um ladrão e que ao rezar pedindo salvação viu na sua frente o bandido morto por uma flecha sem saber quem atirou, ao visitar a igreja mais perto ninguém explicava uma flecha que faltava na imagem de São Sebastião. Essa canção popular se é extremamente conhecida do povo que a canta todos os anos revivendo essa emoção.

Outro detalhe que marca a Festa do mártir de Cristo é a Missa sertaneja, celebrada pelo pároco no domingo dia 22, às 10h contou com a participação afetiva dos sitiantes. Nesse mesmo dia, a Banda Municipal despertou o povo de Deus para o dia festivo com a alvorada às 6h.
Liturgicamente celebrado no dia 20 de janeiro, São Sebastião é um dos santos mais populares da Igreja, pois traz com sua poderosa intercessão o livramento dos males da peste, da fome e da guerra. Além disso, Tertuliano diz uma grande verdade: “O sangue dos mártires é a semente dos cristãos”. Não há que não se sinta tocado pela bravura e pela fé do soldado romano que desafiou as autoridades para ser de Cristo.
O Evangelho do 3º domingo comum trouxe a disponibilidade de Pedro, André, Tiago e João em seguirem Jesus, essa mesma disposição pelo Reino marcou a história de São Sebastião como ditas nas belas palavras do seminarista Marcos Vinícius: “Viva São Sebastião, que no meio daquela gente desumana resolveu ser um cristão”
Uma flecha não bastou pra calar a sua voz. Salve nosso Santo padroeiro. 
Matéria- Daniely Santos e Rodrigo Augusto
Fotos- Rodrigo Augusto, Marliere Santos, Cássia Pereira e Carmen Nogueia

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

São Sebastião é festejado no Palmital


O mês de janeiro traz para os católicos a  memoria de um Santo muito querido, São Sebastião.  Muito admirado e invocado pelo povo nazarenenses o Santo foi festejado no último domingo no povoado do Palmital, cuja capela se encontra sob a proteção do Santo Mártir.
A programação contou com procissão,Celebração Eucarística, leilão e muita alegria entre os moradores e visitantes.
 Na próxima quinta-ferira dia 19, terá inicio a Festa de São Sebastião com tríduo  que incluí procissões, Santa Missa e orações suplicando a intercessão do Servo de Cristo, protetor contra os males da fome, da peste e da guerra.
São Sebastião, rogai por nós!
Fotos-Guilherme Carvalho





segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Solenidade da Mãe de Deus: Com Maria somos mais fortes!


As celebrações que encerraram o ano de 2016 e deram início ao ano de 2017 tiveram Maria Santíssima como a figura em destaque, juntamente com Jesus e o Deus criador. A bênção e a paz do Altíssimo se estenderam por todo o ano que se passou e é promessa e esperança para mais um ano que se inicia, instituído pelo Papa Francisco como o ano Mariano, cheio de graça, fé e da proteção maternal da Virgem Mãe.
      Maria guardava no coração e meditava a grandeza do amor do Pai em seu Filho Jesus. Diante do mistério da encarnação do Filho de Deus, reverenciamos Maria, a Mãe bendita do Senhor. Ela é a totalmente santa, e o amor eterno encontrou nela sua morada. Junto dela e de seu Filho Jesus, a humanidade inteira é amada e pode alcançar a paz. Em Cristo está o projeto de nossa vida e a esperança verdadeira neste ano que iniciamos. A Mãe de Jesus é a Rainha da paz e nossa Mãe.
         Maria, pobre, pequena e simples foi amada por Deus de um modo especial. Por graça ela recebeu dons espirituais que a fizeram única, acima de todas, livre de toda a maldade. Alegrarmos com ela e por ela nos torna mais íntimos da graça divina, pois o amor de Deus se faz presença real através de Maria.
      Na Paróquia Santuário Nossa Senhora de Nazaré, as santas missas aconteceram às 20 horas no sábado, 31 de dezembro de 2016 e também no domingo, às 10h30 e às 20h. Além das orações pela paz e fraternidade universais, as preces estenderam-se também em ação de graças ao dia da Santa Mãe de Deus. Inúmeros fiéis devotos reuniram-se para celebrarem o término de um ano e o nascimento de outro, sempre com o foco no mistério da Santa Eucaristia.
        O primeiro dia do ano foi direcionado também às orações pelos novos administradores das cidades de todo o país. Dia de posse e, mais ainda, dia de assumir compromissos com os valores do Reino e de todo o conjunto social de cada cidade.
      Desse modo, agradecer a Maria por seu sim e obediência a Deus e pedir sua intercessão são virtudes de verdadeiros cristãos autênticos que lutam pela santidade. Através da ajuda da Santa Mãe de Deus nos tornamos mais fortes. Por meio dela temos o privilégio de estarmos mais perto do Salvador e conseguimos caminhar em mais um ano de paz, amor e infinitas bênçãos do céu.
Matéria- Daniely Santos
Fotos- Rodrigo Augusto