terça-feira, 28 de novembro de 2017

Assembleia de abertura do Ano Nacional do Laicato na Paróquia\ Santuário Nossa Senhora de Nazaré por ocasião da Solenidade de Cristo Rei

Com o objetivo geral de celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas, a Igreja no Brasil abre oficialmente na Solenidade de Cristo Rei do Universo o Ano Nacional do Laicato.
Na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré a abertura se deu por meio de uma Assembléia Paroquial, que reuniu 176 leigos e leigas dos mais diversos ministérios, movimentos e pastorais, juntamente com o Pároco Reitor Rondineli Cristino. Fábio da Silva, Leigo Engajado da Paróquia do Senhor Bom Jesus de Matozinhos e Presidente da Cáritas Diocesana, assessorou o evento. 
A Assembleia teve inicio às 15h,no salão da Igreja do Rosário com o hino do Ano do Laicato e oração de abertura contemplando o lema: "Sal da terra e Luz do Mundo"( Mt 5,13-14).
logo em seguida Padre Rondineli fez a introdução do tema convocando todos os leigos,"forças vivas da paróquia", a renovação do chamado Batismal para " construir a história mediante o Sacerdócio comum dos fiéis". O Padre fez memoria de tantos paroquianos que deixaram suas marcas na vida da comunidade por meio de uma atuação perseverante e dedicada nos mais diversos setores. " O tom da vida paroquial não seria vivo sem a participação dos leigos e leigas com a diversidade de seus dons e carismas", afirmou padre Rondineli.

Foi apresentada ainda a base documental para as reflexões a longo do ano com enfase no Documento 105 "Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade", da CNBB  e no Diretório da Vida Sacramental da Diocese.

Fábio apresentou o trabalho da Cáritas na Diocese explicando sua importância enquanto organismo de ação social da Igreja. O palestrante falou sobre o papel do Católico dentro da Igreja e de sua missão na sociedade, pois a Igreja, partindo do Concilio Vaticano II, é chamada a estar inserida no mundo em suas diversas realidades. 
Para melhor assimilação das explanações foi realizado trabalhos em grupos com apresentação em plenário. 




Houve um momento de confraternização e lanche e assim abastecidos espiritual e fisicamente os participantes da Assembleia caminharam em oração, canticos e muita alegria até o Santuário para a Celebração Eucarística de encerramento das atividades.


Matéria- Carmen Nogueira
Fotos- Karine Santos

segunda-feira, 27 de novembro de 2017

No dia de Cristo Rei crianças celebram sua 1ªEucaristia

Chegou o dia da querida festa, Chegou a hora em que vamos comungar, a inocência brilha em nossa testa, queremos sempre a Jesus amar.
A liturgia deste último domingo, 26 de novembro, celebrou a solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, esta festa é muito importante, pois marca o fim do Ano Litúrgico. Sendo uma data muito propícia, 81 crianças vivenciaram um momento muito marcante para suas vidas, pela primeira vez receberam em seus corações o corpo, sangue, alma e divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo. A celebração da 1ª Eucaristia aconteceu às 10h, no Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, que foi muito bem preparado para esta grande data.
A Santa Missa foi presidida pelo pároco Padre Rondineli Cristino, que juntamente com as catequistas fizeram um intenso trabalho de preparação com as crianças, levando-as a entenderem o sentido da Eucaristia e a importância para suas viadas. Em sua homilia Padre Rondineli destacou que  a partir daquela data eles terão a missão de serem “sacrários ambulantes”, levando em seus corações o Cristo Jesus, e para que isso ocorra é necessário que o coração esteja limpo, para acolhe-lo.
No momento da Comunhão, percebeu-se a grande felicidade das crianças ao receberem pela primeira vez Jesus, demonstrada através das orações de agradecimento. No final da celebração, as catequistas entraram com a imagem da Virgem de Nazaré, grande exemplo de cristã. Após a bênção final todas as crianças tiraram uma foto com o pároco, que possibilitou este momento inesquecível parar as mesmas. 
Matéria- João Vitor
Fotos- Helder e Pamela

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Solenidade de todos os Santos é marcada pela alegria de quem se prepara para a Primeira Comunhão

O domingo,5, Solenidade de todos os Santos, foi celebrado com muita alegria na Paroquia\Santuário Nossa Senhora de Nazaré. Em todas as Missas o convite a viver as "Bem-Aventuranças" propostas por Jesus se fez ouvir com intensidade.E a comunidade tem motivos de sobra para aderir de coração a esse apelo, pois os Catequizando da Primeira Eucaristia estão em seu período mais intenso de preparação.
Ao final da missa das crianças, padre Rondineli apresentou para a comunidade o grupo de pré-adolescentes  que, no dia 26 de novembro, receberão Jesus Eucrítico pela primeira vez . Esse pequenos são sinais de luz no seio da comunidade. E para que continuem a brilhar suas famílias e cada membro da paroquia, devem assumir o constante trabalho da própria santidade. 
A comunidade é convidada a se unir em oração para que esses pequenos, ao receberem o Corpo e Sangue de Jesus, se apaixonem ainda mais por Ele e em tão boa companhia possam ser pessoas bem, cristão santos.  

sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Para quem tem fé, a vida nunca tem fim

Celebrações no dia de Finados
São diversos os textos, pensamento e estudos sobre a morte, sobre que vai e que fica nessa estação que é a vida terrena. No Evangelho, Jesus diz que na casa do Pai há muitas moradas e que uma delas é preparada para cada um de nós. Imaginem, portanto, uma morada feita a nosso gosto, afinal, ao recebermos uma visita preparamos o quarto, a sala, a casa para agradar ao máximo o novo morador. 
Na realidade celeste não é diferente. Deus prepara aos que Ele chama dessa vida um baquete de ricas iguarias, um lugar no mais lindo do céu onde juntos todos entoarão louvores, não haverá choro, nem ranger de dentes, mas a paz. 
Celebrar os fiéis defuntos, os finados, não é encher o coração de luto, de saudade sim, afinal quem findou sua vida teve momentos inesquecíveis ao lado daqueles que aqui ainda estão.
Marcadas pela piedade e saudade, as celebrações das Santas Missas no dia 02 aconteceram na parte da manhã nos cemitérios da cidade, presididas pelo pároco Padre Rondineli contou com a participação de muitos paroquianos que foram rezar pelos entes queridos que, pela fé, já desfrutam da realidade celeste. E às 19h, no Santuário foi celebrada a última Santa Missa do dia em que a saudade visita todos os corações. 
Missa das 8h, no cemitério paroquial 
Missa às 10h30min, no cemitério de Nossa Senhora do Rosário
Missa às 19h, no Santuário de Nossa Senhora de Nazaré 

E que pela misericórdia de Deus, a alma dos fiéis defuntos descansem em paz! 


Matéria: Rodrigo Augusto.
Fotos: Cássia Pereira, Helder Costa, Rodrigo Augusto.