quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Forania Nossa Senhora de Nazaré realiza formação acerca do Ano do Laicato


Na noite da ultima terça-ferira,20, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Conceição da Barra de Minas, acolheu Leigos representantes dos movimentos e pastorais da Forania para um momento de formação. Fizeram-se presentes também os Párocos, acompanhando e motivando as discussões. 
Tema central da noite de formação foi o Ano do Laicato.Quem conduziu a dinâmica do evento foi  
Fábio da Silva, Leigo Engajado da Paróquia do Senhor Bom Jesus de Matozinhos e Presidente da Cáritas Diocesana. 
Que todas as ações promovidas nesse ano sejam de enriquecimento na vida de cada leigo. Assim o sabor do Reino possa ser apreciado em nossa sociedade.

Colaboração- Gláucia Santos e Padre Rondineli Cristino 

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Quarta-feira de Cinzas

Rasgai o Coração, e não as vestes; voltai-vos para o Senhor!
A Quarta feira de Cinzas na Paróquia\Santuária Nossa Senhora de Nazaré, foi marcada por Santa Missa na Igreja do Rosário as 18h e no Santuário às 19:30h, nesta ultima aconteceu a abertura oficial da Campanha da Fraternidade e em ambas os fiéis puderam receber o sinal penitencial das cinzas. Esteve Presente, presidindo e concelebrando, Padre Adenir,SCJ, amigo da Paróquia.

Padre Rondineli em sua homilia propôs um itinerário quaresmal baseado na pratica da oração, do jejum e da caridade como meios para uma frutuosa conversão do coração. Em sintonia com a Campanha da Fraternidade, cujo tema é:" Fraternidade e superação da violência" , o pároco sugeriu  ainda aos paroquianos,unir as praticas citadas ao exercício do perdão das violências sofridas pessoalmente ou impostas as outros. Agindo desse modo é possível abrir caminho para a paz tão desejada, concluiu o Padre.

O Tempo  Litúrgico que teve inicio nessa quarta-ferira se encerrará com as celebrações da Quinta-ferira Santa. É um período propicio ao crescimento espiritual e humano na vida do católico desejoso de configurar seu modo de viver ao de Cristo Jesus.
Ao final da celebração foi distribuído um panfleto: Jornada Quaresmal, rico subsidio com propósitos diários para quem deseja ir além em seu caminho de conversão.       
Ana Luíza de Oliveira 
Carmen Nogueira 

terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Missa rural no povoado do coqueiros

No ultimo domingo,06, a comunidade rural do Coqueiros teve a graça da celebração  Eucaristia. O povo de Deus se reuniu cheio de alegria e fé para o rico banquete da Palavra e do Pão, alimentos indispensáveis na caminhada do batizado. 

Durante a homilia Padre Rondineli ressaltou a vida de Jó como exemplo de quem perdeu tudo,mas não perdeu sua fé , pediu para  termos força não para fazer o mal e sim para ter  uma vida saudável para fazer o bem  e testemunhar, com todos os instrumentos , com a música ,a voz, os gestos e todo o modo de viver.
Luan Braz

domingo, 4 de fevereiro de 2018

São Braz é invocado com devoção e o Grupo JUCC canta louvores por seus 12 anos de caminhada

Em louvar-vos Senhor nossa voz seja vibrante!

A Paróquia\Santuário Nossa Senhora de Nazaré festejou o Santo protetor da garganta com muita devoção e confiança. São Braz foi invocado durante a celebração vespertina do 5º   Domingo do Tempo Comum, na Igreja do Rosário. Nessa celebração os jovens se fizra presentes de modo especial para agradecer os 12 anos de existência do JUCC  na comunidade.

Padre Rondineli, baseado na liturgia da Palavra, falou ao povo sobre a necessidade da confiança em Deus mesmo diante das provações da vida. Exemplo eloquente de tal modo de viver é o personagem bíblico Jó,e a resposta dessa confiança se encontra na pessoa de Jesus que cura a Sogra de Pedro.
É por meio da adesão fiel  a Cristo que São Braz realizou a sua missão e nesse mesmo espirito ele deve ser invocado,e não só diante dos males físicos mas sobretudo diante daqueles que impedem a plenitude da vida.


Ana Luíza de Oliveira, Carmen Nogueira 

sábado, 3 de fevereiro de 2018

Festa da Apresentação do Senhor

" Podeis deixar o vosso servo ir em paz, pois meus olhos viram a Salvação que vem de Deus!"

A Igreja celebrou na ultima sexta-feira,2, a festa da Apresentação do Menino Jesus no Templo de Jerusalém. A festa coincidiu com a primeira sexta feira do mês e por isso foi marcada por adoração ao Santíssimo Sacramento, pelos membros do Apostolado da Oração seguida  Benção e logo após celebração Eucarística.  As celebrações aconteceram na Capela de São Sebastião desde às 18h.
A Missa teve inicio na parte externa da Igreja com o rito de benção das velas, todo o povo de Deus fez a experiência de entrar na casa de Deus com suas velas acesas simbolizando a constante busca pelo Senhor Jesus Luz que ilumina a vida humana.

Esta festividade religiosa recorda o momento em que Maria e José levam o Menino Jesus ao Templo, entregando-o ao seu Pai e ao seu povo, e celebra o início do mistério salvífico, uma vez que a Apresentação de Jesus no Templo marca o começo do mistério do sofrimento redentor do Senhor, que culminará décadas mais tarde no Calvário. Com este sacrifício realizado pela sua família, Jesus é introduzido no seu povo e assume a sua humanidade.
Em sua homilia Padre Rondineli destacou a felicidade de Simeão ao ver o Menino Deus e a atitude de serviço constante a Deus,no templo, vivida por Ana.Diante de tais exemplos a comunidade foi questionada sobre sua fé no Cristo como Senhor da História e Salvação do gênero humano. Uma fé que deve comportar atitudes e gestos concretos de amor a Jesus.


Conforme a tradição, as velas abençoadas na Apresentação do Senhor serão utilizadas para a benção das gargantas na festa de São Brás. Está acontecerá após a missa das 19h, sábado,03, na Igreja do Rosário às 19h.
Ana Luíza de Oliveira