segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

Festa da Sagrada Família: Jesus, Maria e José

"Esposas, sede solícitas para com vossos maridos, como convém, no Senhor. Maridos, amai vossas esposas e não sejais grosseiros com elas. Filhos, obedecei em tudo aos vossos pais, pois isso é bom e correto no Senhor. Pais, não intimideis os vossos filhos, para que eles não desanimem." (Cl 3,18-21)

Ontem, dia 27, foi celebrada a festa da Sagrada Família. A data da festa é móvel, sendo celebrada no Domingo da Oitava de Natal. No Santuário, às 19h, o Pe. Sílvio Firmo do Nascimento, presidiu a Santa Missa que contou com a participação especial da pastoral familiar.


Em sua homilia, o padre destacou a o que mantém uma família de pé são a lealdade, o amor e a reza, ou seja, a base familiar são compostas por essas importantes características entre várias outras.



Pe. Silvio, também fez uma releitura da liturgia do dia, reforçando a importância do amor, da obediência e do respeito nos ambientes familiares. As famílias devem ter a Sagrada Família como espelho em suas vidas, para que os pais sejam como José, as mães como Maria e os filhos como Jesus.


Ao final da celebração, Pe. Sílvio, concedeu uma benção para todas as famílias que acompanhavam a celebração, e também para as famílias da comunidade paroquial.


Jesus, Maria e José, minha família vossa é!

sábado, 26 de dezembro de 2020

Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo - Santa Missa do dia 25/12/20

"E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade."

Na manhã do dia 25, às 8h, foi celebrada no Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, a Santa Missa do Natal do Senhor. A celebração foi presidida pelo Sr. Dom José Eudes, Bispo Diocesano. À noite, o Sr. Pe. Sílvio Firmo, foi o presidente da outra celebração do dia, que aconteceu às 19h.

Ainda com participação limitada, e mantendo todas as regras de higiêne necessárias devido a pandemia do coronavírus, os fiéis não deixaram de celebrar o nascimento do Menino Jesus, que veio para salvar a humanidade.



Em sua homilia, Dom José, disse que O Menino Deus veio para trazer a paz, e cabe ao povo de Deus procramá-la. Ressaltou, que mesmo neste Natal diferente para todos com todas as implicações e dificuldades causadas pela pandemia, deve-se acreditar na presença do Menino Jesus.



Dom José. também disse que: "Hoje é um dia de boas notícias, nasceu hoje o Menino Deus." e pediu para que todos rezassem para que Ele amparasse aos que perderam seus entes queridos nesta pandemia, e disse que Jesus é a luz que brilha, ilumina e renova a energia dos exaustos.


Que o Menino Deus, abençoe a vida de nossa comunidade paroquial!








 

sexta-feira, 25 de dezembro de 2020

Solenidade do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo - "Missa do Galo"

"E o Verbo se fez carne e habitou entre nós" (João 1,14)


"Hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós um Salvador, que é o Cristo Senhor. Isto vos servirá de sinal: Encontrareis um recém-nascido envolvido em faixas e deitado numa manjedoura”. E, de repente, juntou-se ao anjo uma multidão da corte celeste. Cantavam louvores a Deus, dizendo: “Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens por ele amados”. (Lucas 2, 11-14)

Na noite do Dia 24, às 21h, aconteceu no Santuário de Nossa Senhora de Nazaré a Santa Missa da Solenidade do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo, a popularmente conhecida para os fiéis, como "Missa do Galo". A celebração foi presidida pelo Bispo Diocesano Dom José Eudes, e também contou com a participação do Coro e Orquestra da Banda Municipal de Nazareth.



Em sua homilia Dom José disse a todos que aquele é o dia do Nascimento de Jesus, o Salvador, o Messias, o Libertador, que veio para nos salvar. Comentou sobre como esse é um Natal diferente, onde devido a pandemia do coronavírus, as pessoas não podem se abraçar. E pediu ao Menino Jesus que dê a todos paciência e saúde para atravessar essa situação tão difícil e delicada. 



Disse para avaliarmos a nossa caminhada durante o período, e completou dizendo que feliz de quem aproveitou o Tempo do Advento para se preparar e hoje poder celebrar a alegria do Natal.





A Paróquia/Santuário Nossa Senhora de Nazaré deseja a todos um feliz Natal 🙏🌟❤

quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

A perda de um pároco, um amigo. Descanse em paz Pe. Fábio!

 “Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé. Agora me está reservada a coroa da justiça,

que o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia” (2 Timóteo 4: 7-8).

Com a sensação de dever cumprido e de alma pura, partiu na primeira quarta-feira do Ano de São José. Depois de manifestar alegria pela justa homenagem feita pelo Papa Francisco, Padre Fábio disse que será um ano de muitas bênçãos. Ano este, que começa com sua partida para os jardins celestiais, depois de deixar para todos nós, da paróquia Santuário Nossa senhora de Nazaré, o exemplo de verdadeiro discípulo do mestre Jesus. Padre Fabio, resplandecia Jesus em suas atitudes, não só nas belas palavras, mas também em seu sorriso acolhedor, em seu espírito de gratidão, sua transparência, sua humildade, sua empatia e compaixão pelos mais humildes e necessitados.

O tempo de convivência com padre Fábio foi curto, no sentido cronológico, mas infinito no
significado em nossas vidas e no legado a nós deixado. Em uma de suas últimas homilias, Padre Fábio falava da brevidade da vida nesta dimensão e da importância de estarmos preparados para o encontro com o Pai. Nesse sentido, mesmo com o coração dilacerado pela dor dessa separação física, alegramo-nos em saber que, sem dúvida alguma, ele estava preparado para o grande encontro. E sabemos que temos um grande amigo no Céu. Pela vida oração e por suas atitudes cristãs, sabemos de sua intimidade com o mestre Jesus. E por tudo isso, Deus, em sua infinita sabedoria, permitiu que ele celebrasse a Imaculada Conceição, porque ele nutria profundo amor e respeito à mãe de Deus. E depois disso, o Senhor o chamou de forma rápida e pontual, como ele gostava que fosse. Como num sono, assim como ele descreveu em uma de suas últimas noites, ao ser perguntado se dormiu bem, ele disse: “Eu dormi tranquilo, porque o Senhor é meu refúgio e minha salvação”.
E, dessa forma, tranquilo e em paz, ele partiu, sem demora, sem despedidas... demoradas...
Mas deixando no coração de cada um de nós, a semente do amor, da amizade e da fé.
Sabemos que a dor da saudade não será extinguida de nossas mentes e corações. Aliás, ela se fará presente com constância, pois a perda de alguém tão especial, de um ser humano único, simples e tão zeloso por nossa comunidade paroquial, será sempre lembrada por todos nós, privilegiados por
termos tido a graça de conviver com esse grandioso ser humano e servo de Deus.
A nossa comunidade está repleta de um profundo sentimento de dor, de perda e de saudade.
No entanto, sabemos que todos os ensinamentos deixados pelo senhor, nosso querido e eterno Pároco, são e serão a nossa fortaleza e o nosso sustento para seguirmos adiante. Padre Fábio, a lembrança do seu sorriso e de suas sábias palavras foram e serão luz para todos nós. Agradecemos por tudo o que o senhor realizou em nossas vidas através do seu ministério sacerdotal, por meio do seu jeito simples e cuidadoso para com todas as pessoas, sem discriminação.
Cada conselho, cada palavra, cada ação concreta... Tudo nos alegrará quando recordarmos, ainda que possamos estar tristes por não tê-lo mais fisicamente conosco. O seu amor por Jesus irradiou-nos e nos levou a sermos ainda mais íntimos desse Cristo que a todo tempo é misericórdia e que deve ocupar o centro de nossas vidas. A sua devoção à Nossa Senhora e a São José nos mostrou que o alicerce de nossas vidas devem ser Deus, e que assim como
Maria e seu esposo, devemos estar sempre dispostos a abrir mão de tudo para cumprir a vontade Daquele que é profundo amor.
As palavras jamais serão suficientes para expressarem a nossa gratidão, o nosso
reconhecimento, o nosso amor e a dor que estamos sentindo por essa perda imensurável.
Que as nossas orações cheguem até o senhor e que o céu te acolha com alegria, pois a sua
trajetória com certeza nos demonstrou que o senhor combateu o bom combate, completou a corrida e guardou a fé e que, por esses e vários outros motivos, o senhor habitará na morada celeste junto de nosso Deus.
Descanse em paz, nosso querido e eterno Pároco! Nossa gratidão, nosso amor e nosso
profundo respeito!
Paróquia Santuário Nossa Senhora de Nazaré

quarta-feira, 9 de setembro de 2020

2º Dia do Jubileu Nossa Senhora de Nazaré - Dia Maior da Festa - Festa da Natividade de Maria

  “Maria de Nazaré, saúde dos enfermos.”

“Eu vim para que todos tenham vida, e a tenham em abundância.” (João 10, 10)

“Mulier, ecce filius tuus; deinde dicit discipulo: Ecce mater tua.”

‘‘‘Mulher, eis aí teu filho!’ Depois disse ao discípulo: ‘Eis aí a tua Mãe!’’’

Deus dá à humanidade uma mãe: Nossa Senhora. Ela é mãe bondosa e cuida de cada um de seus filhos com amor. Intercessora junto a Jesus por todos os povos. Na humildade ela pede a seu filho Jesus. O pedido de uma mãe é uma ordem imediata. Jesus, filho de Deus, todo poderoso, atende à sua mãe celeste. 

Feliz daquele que recorre à Maria nos momentos de aflição; ela imediatamente leva à Jesus. "Nunca se ouviu dizer que algum daqueles que tenha recorrido à vossa proteção, foste, por vós, desamparado". 

É um grande privilégio poder celebrar a solenidade do nascimento da Virgem Santíssima. É com grande alegria que a comunidade paroquial de Nossa Senhora de Nazaré se reuniu hoje, mesmo com todas as restrições por causa da pandemia, para prestar sua homenagem a ela e levar pedidos e agradecimentos.

Neste dia, 08 de setembro, consagrado à Nossa Senhora de Nazaré, aconteceram sete celebrações da santa missa no santuário. A primeira teve início às 5h da madrugada e foi presidida pelo Padre Fábio José Damasceno, pároco e reitor do santuário.

 A segunda foi às 7h, presidida pelo Padre Roberto Carlos de Almeida, vigário da paróquia catedral de Nossa Senhora de Oliveira, de Oliveira.

 A terceira, das 09h, pelo Padre Sílvio Firmo do Nascimento, vigário da paróquia de São Sebastião, de Lavras. 

A quarta celebração, solene, às 11h, presidida pelo Padre Geraldo Magela da Silva, pároco da catedral basílica de Nossa Senhora do Pilar e vigário geral da diocese de SJDR. 

A quinta, às 14h, por Padre Rondineli Cristino, pároco da paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Prados, e concelebrada pelos Padres Eireles e Camilo.

 A sexta missa foi presidida pelo Padre Sáulo José Alves, pároco da paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Conceição da Barra de Minas. 

A sétima e última celebração do dia aconteceu às 20h e foi presidida por Padre João Rodrigues Dantas, pároco da paróquia de Nossa Senhora do Carmo, de Luminárias.

Às 15h houve a procissão com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, que  foi descida de seu trono, saiu do santuário e percorreu várias ruas da cidade. Não foi possível realizar a procissão com a presença física do povo, por isso a imagem foi conduzida pelas ruas da cidade de carro e os fieis puderam prestar sua homenagem de casa.


Fotos: Luana, Pedro, Miguel, Daniela, Dyovanna, Jéssica, Josiédson, Anderson, Rodrigo e Carlos Júnior
Matéria: Josiédson