Nesta semana aconteceu em Nazareno a visita pastoral de Dom José Eudes Campos do Nascimento, bispo de nossa diocese, à Paróquia Santuário Nossa Senhora de Nazaré, em Nazareno-MG. A visita foi recheada de atividades que contou com missas, celebrações da crisma, visitas às escolas e departamentos públicos e visita aos enfermos. Esse momento de visita à paróquia é rico e gratificante para os paroquianos, por verem de perto o seu pastor, poderem com ele conversar e serem abençoados.
Na quinta-feira, primeiro dia da visita pastoral, Dom José Eudes visitou a Escola Estadual Professor Basílio de Magalhães, no turno da manhã e da tarde, onde teve a oportunidade de se encontrar com os alunos daquele colégio para animar, conversar e abençoá-los. Foi muito bem recebido pela diretoria e pela equipe de professores, podendo estabelecer um diálogo sobre os desafios, as alegrias e a realidade da educação naquele lugar. Também neste dia foi realizada a visita à prefeitura e câmara municipal, oportunidade para que Dom José conhecesse e conversasse com as autoridades políticas local. À noite, foi celebrada a Santa Missa no Santuário, abrindo de modo oficial este momento da Visita Pastoral.
No segundo dia da visita pastoral, sexta-feira, foi realizada a visita à Escola Municipal Doutor Walfrido Silvino dos Mares Guia, de manhã e à tarde, onde estudam as crianças do município. Esse momento foi marcado com alegria, cantos e ensinamentos de nosso amado pastor com as crianças, que o receberam de modo festivo e entusiasmado.
Também neste dia foi realizada a visita na creche municipal, em que as crianças de pouca idade acolheram Dom José com muito carinho. As crianças dançaram uma música e receberam do bispo o sinal da cruz na fronte, para protege-las e guia-las no caminho da vida. Também neste dia foi realizada a visita a duas comunidades rurais do município. Na primeira comunidade, no Palmital, Dom José visitou a capela de São Sebastião e se encontrou com os fiéis daquele povoado, falando e rezando com eles. Mais tarde seguiu para a comunidade da Jaguara, onde celebrou a Santa Missa na Capela de Nossa Senhora do Carmo. Dom José foi recebido em ambas as comunidades com muito carinho e afeto pelo povo, muitos dos quais nunca tinham visto o bispo de perto.
No Sábado, terceiro dia da visita pastoral, Dom José Eudes visitou a secretaria pastoral, onde faz o processo de revisão das atas e livros de tombo da paróquia. Seguindo, fez a visita pastoral ao Hospital e a alguns enfermos da paróquia, administrando a sagrada unção, rezando e intercedendo a Deus por aqueles enfermos. Neste dia, Dom José Eudes visitou a família do vigário paroquial, Pe. Silvio Firmo, abençoando a família e administrando a sagrada unção dos enfermos à mãe do Pe. Silvio.
No período da tarde, Dom José celebrou o sacramento da confirmação a vários jovens da paróquia, que se empenharam durante todo o ano na preparação pela catequese para receber este sacramento. À noite, foi celebrada a Santa Missa com a participação das crianças, do coral das crianças e outros membros da comunidade. Foi um momento celebrativo rico e bonito, por ver tantas crianças que ali se reuniam para celebrar o domingo, dia do Senhor.
No último dia da visita pastoral, Dom José Eudes pela manhã visitou o Lar dos Idosos, realizou o sacramento da unção dos enfermos com os residentes dali e distribuiu a comunhão eucarística. A emoção tomou conta dos idosos que ali vivem, por verem de perto o seu pastor que anteriormente só o tinha visto pela televisão. Depois celebrou o sacramento da crisma no Santuário para vários jovens, que também se preparam para esse momento rico e profundo na vida do cristão. Na parte da tarde visitou duas comunidades rurais, a Estação de Coqueiros e a Estação de Nazareno. À noite foi realizada a missa de encerramento da visita pastoral, momento de gratidão para a paróquia pela visita e alegria por ter recebido as graças de Deus através de seu apóstolo.
Em uma entrevista à Pastoral da Comunicação sobre como resumir esses dias de visita, Dom José respondeu: "A visita pastoral, de um modo geral, é uma experiência rica, especialmente devido ao contato com o povo de Deus e com as comunidades, percebendo o belo acolhimento. É muito interessante observar essa experiência bonita do contato entre o pastor e seu rebanho, que são as ovelhas confiadas a mim. Resumindo, considero esse momento como um período de graça e bênção, onde pude conhecer mais detalhadamente toda a vida da Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré em Nazareno. Além disso, tive a oportunidade não apenas de me envolver com a parte religiosa, mas também de estar presente em vários lugares, especialmente para levar uma palavra de conforto aos irmãos enfermos através do sacramento da Unção dos Enfermos. Em suma, pude perceber esse belo acolhimento e acreditar que cumprimos fielmente a proposta da Visita Pastoral."
Dom José Eudes é uma presença acolhedora, humilde e fecunda em meio a seu povo. Atento às necessidades da Igreja nos dias atuais, é capaz de olhar para o povo e servi-lo, transmitindo as bençãos de Deus e trazendo conforto e esperança para aqueles que precisam. Dom José cumpre aquilo que o Papa Francisco pede à Igreja de hoje: que os bispos passem “a vida a anunciar que Deus nunca abandona o seu povo e dá continuidade aos seus desígnios de paz mesmo em situações que parecem perdidas e irrecuperáveis”.