segunda-feira, 29 de julho de 2013

Teatro e dança revelam o dinamismo jovem em Nazareno

No último domingo,28 a igreja se viu renovada pela força da juventude. Em clima animador de JMJ (Jornada Mundial da Juventude) os jovens de nossa paróquia se fizeram ligados aos eventos no Rio de Janeiro.

Às 10h 30 celebrou-se a Santa Missa das crianças no Santuário de Nossa Senhora de Nazaré - Nazareno MG presidida pelo reverendíssimo padre Onaldo Júnior, onde pôde contar com  uma apresentação de teatro de fantoches. Dessa forma tratou-se de modo divertido e infantil, a respeito do Evangelho do dia, esclarecendo sobre a oração que Jesus nos ensinou: o Pai Nosso. Com atenção e interação, as crianças deixaram-se envolver pela história e diálogo revelados pelas personagens: O leão Zazá e a girafa Gigi.



No momento anterior ao ofertório os catequizandos, com valores de partilha e doação, rezaram a oração do "diziminho" e ofertaram a Deus o que para eles é símbolo de reconhecimento e amor.


Ao final da celebração representantes da juventude de Nazareno manifestaram através de uma bela apresentação de dança, todo o encanto  que se viu no decorrer da semana da JMJ - Rio 2013. Os jovens louvaram fervorosamente a Deus. Com empenho e dedicação emocionaram a todos abrilhantando ainda mais o momento.





Às 19h a última celebração do dia foi marcada pelas palavras conduzidas pelo padre Rondineli Cristino em sua homilia, na qual fez-se a reflexão sobre o discurso realizado pela Sua Santidade o Papa Francisco onde convida a todos a seguir Jesus da seguinte forma: "Mas o que podemos fazer? Bote fé. A cruz da Jornada Mundial da Juventude peregrinou através do Brasil inteiro com este apelo. Bote fé. O que significa? Quando se prepara um bom prato e vê que falta o sal, você então bota o sal; falta o azeite, então bota o azeite... Botar, ou seja, colocar, derramar. É assim também na nossa vida, queridos jovens: se queremos que ela tenha realmente sentido e plenitude, como vocês mesmos desejam e merecem, digo a cada um e a cada uma de vocês: bote fé e a vida terá um sabor novo, terá uma bússola que indica a direção; bote esperança e todos os seus dias serão iluminados e o seu horizonte já não será escuro, mas luminoso; bote amor e a sua existência será como uma casa construída sobre a rocha, o seu caminho será alegre, porque encontrará muitos amigos que caminham com você. Bote fé, bote esperança, bote amor!" 


Após a bênção final, houve a reapresentação da dança realizada pelos jovens, confirmando o dinamismo e a verdadeira alegria vivenciada por eles e encontrada somente em Cristo. 


Matéria - Waldecy Junior e Dora Couto
Fotos - Helder Ramos, Guilherme Carvalho e internet

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Papa Francisco celebra na Casa da Padroeira do Brasil


“É de Maria que se aprende o verdadeiro discipulado” disse o Papa Francisco, durante a celebração da Eucaristia, na manhã dessa quarta-feira, 24, na Basílica de Nossa Senhora, em Aparecida (SP). Essa é sua primeira homilia e também primeira viagem apostólica internacional durante a Jornada Mundial da Juventude. Papa Francisco começou dizendo que “quanta alegria me dá de vir a casa da Mãe Aparecida”. Lembrou que no dia seguinte a sua eleição, ele foi a Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, para confiar meu pontificado. Hoje, disse o Papa, ele quis vir a Aparecida confiar a Jornada Mundial da Juventude e a vida do povo latino-americano.


O Papa lembrou que foi justamente em Aparecida, seis anos atrás, ele pode se dar conta, pessoalmente, de algo que considerou belíssimo: os bispos trabalharam na V Conferência do episcopado latino-americano e caribenho (CELAM) eram acompanhados pelos peregrinos que vinham ao Santuário confiar suas vidas à Nossa Senhora Aparecida. Por isso, o Documento que foi publicado depois daquele encontro “nasceu do trabalho dos pastores e da fé dos romeiros sob a proteção de Maria”.


E fez uma breve mediatação chamando a atenção para posturas: “conservar a esperança, deixar-se surpreender por Deus e viver a alegria”. Em primeiro lugar, disse o Papa, “nunca percamos a esperança!”. Recordou que o mal esta presente na vida de todos, mas o mal não é o mais forte. “Deus é a nossa esperança”, afirmou o Papa. “É verdade que tantas pessoas, e também os jovens, estão diante de tantos ídolos”, continuou. Esses ídolos seriam o dinheiro, poder e o prazer. Lembrou também que muitas pessoas, frequentemente, vivem a solidão e tem uma sensação de vazio, mas é preciso que ninguém desanime: “sejamos luzeiros da esperança”, conclamou o Papa. Pediu que todos tenham uma visão positiva da realidade e recordou que os jovens são um motor potente para a sociedade e para a Igreja: “eles são a coração espiritual de um povo”, acentuou.


A segunda atitude, prosseguiu o Papa, é aquela de cada pessoa se deixar surpreender por Deus. “Quem é homem e mulher de esperança, sabe que, mesmo em meio a dificuldades, Deus está atento e nos surpreende”. Papa Francisco lembrou que a própria história da imagem de Aparecida é uma bela ilustração das surpresas de Deus. Ninguém poderia imaginar que de uma pesca no Rio Paraíba, viria a mensagem de que o Brasil inteiro tem uma mãe. “Longe de Deus, o vinho da alegria e da esperança, se esgota”. Perto dele, tudo isso se torna possível, complementou o Papa.


A terceira e última atitude escolhida pelo Papa é “viver na alegria”. Lembrou que todos devem caminhar na esperança, deixando se surpreender por Deus e ser alegres. “O cristão é alegre, nunca está triste. Deus nos acompanha. Temos uma mãe que sempre intercede pela vida de seus filhos”, afirmou. E concluiu dizendo que Jesus mostra a face de um Pai que ama. E, por isso, o cristão não pode ter o rosto de quem está em constante estado de luto. Pediu que todos se deixassem contagiar pela alegria de Cristo e recordou que o que Bento XVI disse no Santuário de Aparecida, em 2007, quando afirmou que “o discípulo sabe que sem Cristo não há luz, não ha esperança, não há futuro”. E concluiu: “viemos bater na casa de Maria. Ela nos abriu, fez nos entrar e nos aponta seu filho e, agora, ela nos diz: ‘Fazei o que ele disser’. O Papa responde a esse apelo dizendo que todos devem fazer o que Cristo disser na esperança, cheios das surpresas de Deus e na alegria.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Patrono dos motoristas é festejado em Nazareno


Ao início da tarde, mais precisamente 13h os sinos do Santuário convidaram motoristas, condutores e devotos para festejarem São Cristóvão. Santo de devoção popular que teve sua memória transformada em festa nesse domingo dia 21 de Julho.

Foi celebrada no Santuário, às 14h presidida pelo reverendíssimo padre Rondineli Cristino, a Santa Missa festiva em honra a São Cristóvão, na intenção de todos os motoristas e condutores de automóveis. Após a celebração foram abençoadas as carteiras de habilitação, seus respectivos donos e todos os demais presentes.



                Em clima de alegria e de oração saiu-se em procissão motorizada em honra a São Cristóvão percorrendo as principais ruas da cidade. Ao som de buzinas os condutores de bicicletas, motos, carros, caminhões e demais veículos demonstraram publicamente a fé no santo festejado.



Ao fim da procissão na porta do Santuário houve aspersão de todos os veículos auxiliada pelo padre Admilson Paiva  da paróquia Senhor Bom Jesus de Matosinhos. Houve sorteios de brindes. 




E quem foi São Cristóvão?
                São Cristóvão foi batizado como Reprobus e adquiriu uma grande força física com o decorrer do tempo. Convertendo-se ao Cristianismo, ele aceitou a tarefa de ajudar as pessoas que tinham dificuldade de atravessar um rio onde muitos tinham morrido. Um dia carregou uma criança que após o encerramento da travessia revelou a Reprobus ser o Cristo redentor da humanidade e ordenou ele que fixasse seu bastão na terra onde no dia seguinte nasceu uma linda palmeira. Então ele passou a chamar-se Cristóvão que significa “aquele que carrega Cristo”. Difundiu-se daí uma veneração ao Santo que se tornou padroeiro dos motoristas.


Matéria - Rodrigo Augusto

Uma tarde de graças

                  A tarde desse último sábado (20-07-13) foi repleta de fé, graças e verdadeira felicidade, sentimentos os quais habitaram nos corações da juventude. Assim, neste cenário alegre e harmônico, foi promovido pela Diocese de São João Del Rei o encerramento da Semana Missionária e o envio dos jovens para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).



                O maravilhoso evento aconteceu na cidade de São João Del Rei na Avenida Tancredo Neves em meio ao seu centro histórico, onde por volta das 14h os jovens de Deus ao som de grandes e animados ritmos católicos louvaram fervorosamente ao Senhor, através de danças e coreografias que expressavam todo amor e toda graciosidade despertados nos corações juvenis.  Ao longo de todo divertimento aconteceu sorteios e concursos que premiavam os ganhadores com terços, CDs e com o Catecismo Jovem "You Cat".


                A juventude de Nazareno se fez presente com grande representatividade, demonstrando toda força e garra de adolescentes que fazem de suas vidas uma doação a Deus, assim anuncia-se a grande luz da vida que derrota a morte, o grande sol que dissipa as trevas da escuridão: o Cristo Jesus!
                No decorrer da tarde apresentaram-se algumas bandas católicas que fizeram os jovens vibrar  e sentir um pouco da emoção que acontecerá na JMJ.  Além disso pode-se presenciar  uma grande confraternização e harmonia entre os presentes, criando um ambiente amigável.

                Ao entardecer, celebrou-se a Sagrada Eucaristia presidida pelo Excelentíssimo Reverendíssimo Bispo diocesano Dom Célio de Oliveira Goulart, contando também com a presença de jovens e padres do México e Canadá.  Em sua homilia Dom Célio acolheu as réplicas da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora, momento especial no qual pode-se perceber a missão do verdadeiro cristão: assumir a sua cruz, anunciar a chegada do Sol e seguir o grande exemplo de coragem e confiança em Deus vivenciado por Maria.



                No final da Santa Missa seguiu-se com a benção de envio de todos os jovens da diocese para a JMJ, foram momentos de grande expectativa e imensa emoção, manifestação explícita do Espírito Santo de Deus em toda juventude.


                Assim com todo fogo do novo Pentecostes e com grandes perspectivas, encerrou-se esta tarde verdadeiramente abençoada e oportuna para uma experiência única e fantástica com Deus.


Matéria - Waldecy Lopes Junior

sábado, 20 de julho de 2013

Missa de Envio marca Semana Missionária em Nazareno


No dia 18 de julho (quinta-feira), às 18h 30min aconteceu no Santuário Nossa Senhora de Nazaré um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento, realizado pelo grupo de jovens JUCC contando com a presença de muitos jovens de nossa comunidade. Dessa forma entre louvores, preces e pedidos de orações o coordenador Mauricio Gouveia pediu pelo bom êxito da  Jornada Mundial da Juventude assim como por intenção de todos os jovens que irão participar. Além disso, meditou-se sobre a importância da visita do Santo Papa Francisco, e também da oportunidade de conhecer um pouco mais da nossa Igreja Católica.


Logo após o momento de adoração iniciou-se a celebração da Santa Missa, onde Padre Rocndineli Cristino em sua homilia falou sobre a Semana Missionária, em preparação para a JMJ. Lembrando também o início da preparação da jornada com a visita das réplicas da Cruz e dos ícones de Nossa Senhora.


No final da celebração Padre Rondineli realizou o rito de envio dos jovens de nossa paróquia que participarão da JMJ.




Após a Santa Missa a juventude se reuniu no salão paroquial para um grande momento de louvor e oração promovido pelo Grupo de Oração Sagrada Face.







Matéria - Maicon Antônio



16 de julho - dia maior da festa em honra à Nossa Senhora do Carmo


A primeira missa foi celebrada às 13 h e presidida pelo Monsenhor Juvenal  e com  a igreja repleta de fiéis. Monsenhor destacou a importância de uma boa preparação espiritual para uma festa onde os fiéis têm a oportunidade  de fazer  suas  reflexões e se reconciliar com Deus , não esquecendo   das circunstâncias em que se encontra o mundo atual.




                Ao final da Santa Missa houve a bênção dos escapulários dos novos membros da Irmandade de Nossa Senhora do Carmo.
                Em seguida houve um animado leilão de bovinos, suínos e prendas.


                Às 18 h aconteceu a tão esperada procissão luminosa  de Nossa Senhora do Carmo. Durante todo o trajeto houve uma emocionante queima de fogos contagiando a todos com aquela beleza singular.


                Após a procissão a Santa Missa Campal foi presidida pelo Reverendíssimo Padre Onaldo Júnior (Itaguara MG),  con-celebrada pelo Padre Rondineli Cristino e  animada pelo coral Nossa Senhora do Carmo, da Jaguara.
                Padre Júnior destacou a importância  de Nossa Senhora em nossa vida "é ela a mãe que está sempre ao nosso lado, nos ajudando, nos amparando".
                Ao final da celebração houve vários agradecimentos àqueles que contribuíram para a realização  das festividades na Comunidade, em especial ao pároco/reitor Rondineli  Cristino, a Dom Célio  que com sua presença abrilhantou ainda mais as festividades e a todos os outros padres que com tanta sabedoria deixaram plantadas sementes de muita fé e devoção à Nossa Senhora.



                As festividades foram encerradas com a bênção e  queima da  tradicional fogueira, este ano com mais ou menos 15 metros de altura.


Matéria – Dora Couto
Colaboração - Guilherme Carvalho

Festividades na comunidade Jaguara

        As festividades na comunidade  da Jaguara  Nazareno (MG)  iniciaram com  a novena dedicada a Nossa Senhora do Carmo na sexta-feira ( 05/07), com a participação dos homens do terço dos homens de Nazareno.
                No dia 14/07 (domingo) a comunidade contou com a ilustre presença do Excelentíssimo Reverendíssimo Bispo Diocesano Dom Célio de Oliveira Goulart, que foi recebido em meio a fogos de artifícios, repiques de sinos e ao som de músicas entoadas pela Banda Municipal de Nazareno. Após calorosa recepção deu-se início à procissão em honra ao Sagrado Coração de Jesus.


                Logo a seguir a  Santa Missa foi presidida  por Dom Célio e con - celebrada pelo pároco/reitor do Santuário Nossa Senhora de Nazaré, o Reverendíssimo padre Rondineli Cristino. Com grande participação de fiéis.




                Após  a celebração houve a coroação do Sagrado Coração de Jesus proporcionada pelo grupo HULMA de São João del'Rei, destacando a participação dos jovens desta cidade, lembrando que a coroação é feita baseada no tema da Campanha da Fraternidade. Bela foi a apresentação comovendo a todos que estavam presentes.


                Após as festividades do dia foi servido um delicioso lanche aos  convidados  e um saboroso jantar foi oferecido  a Dom Célio, padre Rondineli e seus auxiliares.

Matéria – Dora Couto

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Reunião com lideranças

Na quinta-feira (11-07-13) Padre Rondineli Cristino promoveu uma reunião com as  lideranças de movimentos e pastorais, visando assim organizar os últimos preparativos para a Assembleia Paroquial que acontecerá no dia 03-08-13.

Missa no Lar de Idosos

Na última quinta-feira (11-07-13) aconteceu às 15h a celebração da Santa Missa no Lar de Idosos de Nazareno.


Foram momentos realmente marcantes que enriquecidos com muita sabedoria, felicidade e amor encheram e aqueceram os corações.


Na homília o Reverendíssimo Padre Rondineli Cristino deixou uma grande e singular reflexão: "Como é bom estar na presença daqueles mais vividos que têm tanto a nos ensinar e a partilhar!", além disso ressaltou a importância daqueles que entregam suas vidas como doação, servindo à casa de repouso. Dessa forma pode-se enfatizar que estar na presença dos mais idosos é edificante, é dádiva de Deus, é aprender, é amar e respeitar. Assim pode-se contemplar um cenário onde reina a harmonia e a constante presença do Senhor!
















Ao final da celebração padre Rondineli saudou à Ana Maria, diretora do Lar de Idosos Rosina de Paula, parabenizando-a pela imensa dedicação, entusiasmo, cuidado e carinho com seus internos. Seguiu-se a bênção final invocando a proteção de Deus e de Nossa Senhora em todos os presentes. Logo após partilhou-se de um delicioso café de confraternização.



Matéria - Waldecy Lopes Junior
Fotos - Guilherme Carvalho