quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Papa canonizará Beato Anchieta em abril


O arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da CNBB, cardeal Raymundo Damasceno Assis, comunicou na manhã de hoje, 27, que o papa Francisco irá declarar santo o bento José de Anchieta, missionário que viveu no Brasil.
Dom Raymundo Damasceno esteve em reunião com o papa, no Vaticano, para dar início à preparação da celebração de canonização. Em entrevista à Rádio Vaticano, o cardeal explicou que o papa Francisco optou por uma cerimônia simples que consistirá na assinatura de um decreto no qual será declarado santo o apóstolo José de Anchieta. O evento ocorrerá no próximo mês de abril, com data e local a serem definidos.
De acordo com dom Damasceno, a missa de canonização será celebrada em uma igreja de Roma. Na ocasião o papa Francisco irá declarar santos o missionário brasileiro e dois beatos canadenses.
“José de Anchieta deixou marcas profundas no início da colonização do Brasil, como também na sua evangelização. Eu creio que ele mereça ser cultuado por toda a Igreja”, disse o cardeal.
O arcebispo explicou que no Brasil haverá uma celebração mais solene, em âmbito nacional, possivelmente durante a 53ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, em Aparecida (SP), no período de 30 de abril a 09 de maio, com a presença do episcopado brasileiro. Serão propostas outras celebrações nos estados onde o beato José de Anchieta percorreu em sua caminhada missionária como o Espírito Santo, Bahia, Rio de Janeiro.
http://www.cnbb.org.br/imprensa-1/internacional/13730-papa-canonizara-beato-anchieta-em-abril

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Momento mariano promovido pela pastoral familiar

                                 


Uma das prioridades da Diocese de São João del-Rei (MG), é a formação da família e em obediência a isso os membros da Pastoral Familiar e os membros  do  ECC   (Encontro de Casais com Cristo) da Paróquia/Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, promoveu após a missa das 19h do último domingo, 23 no Santuário, um momento mariano.
Com a recitação do terço, pais e filhos participaram deste encontro de fé e devoção em Maria - a mãe por excelência; o exemplo a ser seguido.



Após a oração, houve a consagração a Nossa Senhora, momento em que os pais tiveram a oportunidade de pedir  as bênçãos da Virgem Santíssima para seus filhos.



Que Maria abençoe as famílias e que vejam Nela o modelo de mãe e esposa fiel.
"Sagrada Família, abençoai e protegei as nossas famílias e dê-nos a paz".


Texto: Doraci Couto
Fotos: Marcus Vinícius





Pascom promove festival de sorvetes em prol das reformas da Igreja do Rosário



A Pascom da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, Nazareno MG, realizou neste domingo, 23, um festival de sorvetes em prol das reformas da Igreja do Rosário. O evento aconteceu na quadra poliesportiva da Escola Municipal Doutor Walfrido Silvino dos Mares Guia, prédio II, das 14 às 16h.

Foram momentos de intensa alegria com brincadeiras, pintura de rosto, pula-pula e a presença divertida de membros fantasiados do Teatro Padre Francisco. As crianças e adolescentes puderam se divertir juntamente com suas famílias e pode-se destacar a presença carinhosa das avós que acompanhavam os seus pequenos e também se alegravam intensamente.





Gratidão a todos os que colaboraram para a realização deste evento e a todos que dele participaram com tanta generosidade. Este é com certeza um gesto de evangelização pois possibilitou a partilha, a convivência fraterna e a vida de família.
Que a paróquia possa contar sempre com a disponibilidade dos seus paroquianos para a edificação do Reino de Deus entre nós.


 Matéria: Carmen Nogueira
Fotos: Guilherme Carvalho

 

Romaria Nacional do Terço dos Homens



A Paróquia/Santuário Nossa Senhora de Nazaré participou pela 2ª vez da romaria do Terço dos homens neste sábado, 22, em Aparecida do Norte – SP. Os homens devotos de Maria junto às suas famílias partiram em três ônibusna sexta-feira, cheios de fé e devoção.
Homens chamados a continuar a Missão de Jesus proclamando o Reino de Deus. É na unidade que somos Igreja, vivendo a vida de Comunidade e de solidariedade entre os irmãos e, particularmente, dentro das famílias.
Assim, logo após a chegada na casa da Mãe querida, homens de família vindos de todos os lugares do Brasil participaram da Santa Missa, às 9h, presidida pelo Arcebispo de Juiz de Fora (MG), Dom Gil Antônio Moreira, bispo referencial da CNBB para o Terço dos Homens no Brasil.


A missa foi concelebrada pelo bispo emérito de Pinheiro (MA), Dom Ricardo Pedro Paglia e pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Aparecida, Dom Darci José.
Em sua homilia, Dom Gil ressaltou que o movimento Terço dos Homens é uma bênção de Deus.
“Esta é a 6ª edição da Romaria do Terço dos Homens e fico imensamente feliz por acompanhar o crescimento deste movimento no Brasil. Nos reunimos na casa da Mãe de Deus, na festa da Cátedra de São Pedro, festa de grande importância para a vida da Igreja”, afirmou.


Dom Gil explicou a riqueza do significado da Cátedra, do assento, da cadeira de São Pedro.
Sobre a oração do Terço, o Arcebispo afirmou que é um momento de reunir a família na companhia de Nossa Senhora.
“Quando você reza o terço, você não faz apenas um louvor a Nossa Senhora, mas uma contemplação dos mistérios de Jesus Cristo. Rezamos o terço professando a nossa fé em Jesus Cristo. Quem reza o terço tem o seu coração em sintonia com o coração de Jesus Cristo”, ressaltou.
Aos milhares de homens que acompanharam a celebração, Dom Gil dirigiu uma mensagem de perseverança no amor de Deus e no poder da oração.
“Continuem rezando em companhia de Maria e aprendendo com ela a estar junto de Deus. O terço é uma oração que edifica o católico. Queridos homens que rezam o terço, vocês são missionários e vivem o amor de Nossa Senhora”, enfatizou.
Logo após a celebração, os coordenadores se dirigiram para o Auditório Noé Sotillo para Assembleia e ao mesmo tempo, os homens participaram de encontro com música, reflexão e partilha de experiências na Tribuna Bento XVI.

Estendendo a mão direita em direção à imagem de Nossa Senhora Aparecida, os homens rezaram o Santo Terço e se consagraram a Padroeira do Brasil, por volta das 14h. A oração fez parte da programação da VI Romaria Nacional do Terço dos Homens, que foi conduzida por Dom Darci José e por Dom Gil Antônio Moreira.



Dom Darci agradeceu a presença de Dom Gil no Santuário e ressaltou como é importante a oração para todos. “Quem reza vence! Quem não reza é vencido”, enfatizou.
Ao final da Consagração, Dom Gil Antônio Moreira lançou dois desafios aos homens presentes na Casa da Mãe Aparecida.
“Primeiro desafio: Além de rezar no grupo semanalmente, reze também o terço todos os dias em casa com a sua família. Segundo desafio: Seja um missionário e convide alguém que esteja afastado da Igreja para fazer parte do movimento”, concluiu.
Neste ano de 2014 a Romaria Nacional do Terço dos Homens reuniu 31 mil pessoas na Casa da Mãe Aparecida.


Adaptação – Waldecy Junior
Fotos – Waldecy Junior

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Barroso celebra com júbilo cerimônia de Ordenação Presbiteral


Quinze de fevereiro de 2014, dia de muita alegria para a Diocese de São João del-Rei que pôde celebrar na cidade de Barroso MG, a grande festa de Ordenação Sacerdotal de dois diáconos, que se entregaram ao serviço da Igreja: Vinícius Idefonso Campos e Victor Bertulino da Silva.


A Paróquia/Santuário de Nossa Senhora de Nazaré cumprimenta os Neo sacerdotes, desejando-lhes que este Ministério seja abençoado por Deus.


Em especial ao padre Vinícius que sempre atendeu esta paróquia, transmitindo aos fiéis sua mensagem de amor, fé, sabedoria e sobretudo de muita humildade. A ele, gratidão e o desejo de perseverança, tendo em Cristo o caminho a ser seguido.



 Texto e organização: Doraci Couto
Fotos e colaboração: Guilherme Carvalho

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

150 anos de expressão de fé e graças derramadas



O costume dos jubileus tem início no Antigo Testamento e reencontra a sua continuação na história da Igreja.  
"Enviou-Me a proclamar a libertação aos cativos e, aos cegos, o recobrar da vista; a mandar em liberdade os oprimidos, a proclamar um ano de graça do Senhor " (Is 61, 1-2).
 Esta passagem faz compreender que Jesus é o próprio Messias anunciado pelo Profeta, e que n'Ele tinha início o tempo tão esperado: tinha chegado o dia da salvação, a plenitude do tempo. Todos os jubileus se referem a este tempo e dizem respeito à missão messiânica de Cristo, que veio como consagrado com a unção do Espírito Santo, como enviado pelo Pai. Deste modo, Ele realiza um ano de graça do Senhor, que anuncia não só com a palavra, mas sobretudo com as suas obras. Jubileu, ou seja, um ano de graça do Senhor é a característica da atividade de Jesus, e não apenas a definição cronológica de uma certa ocorrência.
As palavras e as obras de Jesus constituem assim o cumprimento de toda a tradição dos jubileus do Antigo Testamento. É sabido que o jubileu era um tempo dedicado de modo particular a Deus. Tinha lugar de sete em sete anos, segundo a Lei de Moisés: o sétimo era o ano sabático, durante o qual se deixava repousar a terra e eram libertados os escravos.
E tudo isto devia ser feito em honra de Deus. Tudo quanto dizia respeito ao ano sabático, valia também para o jubilar, que ocorria no quinquagésimo ano (7 X 7 + 1 = Jubileu). No ano jubilar, porém, os usos do ano sabático eram ampliados e celebrados ainda mais solenemente.
Embora as leis ano jubilar nunca tenham-se cumprido bem, a Igreja Católica continua celebrando o jubileu periodicamente. Assim, cada geração pode viver um ano de graça, no qual se oferecem retiros para motivar a conversão e a reconciliação, e se enfatiza o encontro com Deus para fortalecer nossa aliança com Ele (Lv 26, 44-45).
Nesses anos a Igreja oferece indulgências, que são graças espirituais especiais para continuar em frente. O pecado é um tropeço em nosso caminho para Deus que diminui nossas forças. As indulgências nos dão energia para um novo começo.
Jesus apresenta a si mesmo como "a porta". Ele é a passagem indispensável para entrar no seu redil e fazer parte do seu rebanho, um único meio para conhecer o Pai e chegar a Ele. a porta santa é um símbolo dos jubileus, tempo especial de conversão e graça de Deus para a Igreja.
O termo jubileu indica júbilo, alegria; não apenas júbilo interior, mas alegria que se manifesta exteriormente, já que a vinda de Deus é um acontecimento também exterior, visível, audível, palpável, como recorda S. João (cf. 1 Jo 1, 1). É justo, por conseguinte, que toda a demonstração de alegria por essa vinda tenha a sua manifestação exterior. Esta serve para indicar que a Igreja rejubila pela salvação. Convida todos à alegria, esforçando-se por criar as condições necessárias a fim de que a força salvadora possa ser comunicada a cada um.
Nesse contexto, 2014 é marcado pela comemoração dos 150 anos de existência do Jubileu perpétuo de Nossa Senhora de Nazaré, portanto é considerado como um ano jubilar para a Paróquia/Santuário Nossa Senhora de Nazaré.  Sendo assim, é necessário que cada paroquiano se prepare espiritualmente para esta grande festividade que vai ao  encontro com Deus. Busque no Senhor Jesus, a porta para Salvação, a alegria, o amor e a fé para vivenciar os grandes momentos de  esperança vindouros.  

Acompanhe mensalmente a trajetória dessa linda história de devoção mariana e amor ao Pai, Jubileu de Nossa Senhora de Nazaré: 150 anos de expressão de fé e graças derramadas.


Texto adaptado:
Carta Apostólica Tertio Millennio Advenniente para o Jubileu do ano 2000
Fotos: Arquivo Pascom
Organização: Waldecy Junior e  Doraci Couto

sábado, 8 de fevereiro de 2014

Retorno da catequese

Iniciou-se neste sábado dia 8 de fevereiro de 2014 o curso de Crisma, a catequese da 1ª Eucaristia e Perseverança, em preparação para este novo período de crescimento na fé e na doutrina católica.

No início da catequese de Crisma, foi feito um "encontrão" no Santuário Nossa Senhora de Nazaré às 9h, onde foram apresentados aos crismandos seus novos colegas e catequistas.


A coordenação pediu aos jovens, compromisso e respeito com todos durante o período de preparação, e ainda os alertou sobre as normas que deverão ser seguidas durante o ano de catequese.
Até o próximo sábado deverão iniciar seu trabalho, alguns jovens como auxiliares dos catequistas junto aos catequizandos. 


Em entrevista, o catequista Rodrigo, que falou em nome de todo o grupo, ao ser questionado sobre qual a sua expectativa para este novo período de preparação para o sacramento da crisma, disse que espera uma doação mútua dos crismandos e dos catequistas para o alcance de muitos objetivos, pois “uma árvore bem enraizada tende a fazer brotar frutos salutares”.


Já no início da catequese em preparação para a 1ª Eucaristia e Perseverança, as crianças se encontraram na Escola Municipal Dr. Walfrido e ficaram com bastante expectativa para o reinício da catequese, viveram um momento de reencontro com os colegas e catequistas.

Um dos catequizandos chamado João Paulo, disse que foi uma sensação ótima poder estar ali e que “espera que o ano seja bom e que possa aprender bastante”.


As crianças mostraram disposição e boa vontade em aprender durante todo o ano, certamente se encontravam em grande euforia e muito alegres, o que foi constatado no rosto de cada um, "a vontade de crescer espiritualmente e se aproximarem bem mais de Deus" como disse a catequista Jéssica.




A coordenação pediu “disposição e perseverança no trabalho de evangelização tanto aos catequizandos, quanto aos catequistas e principalmente os familiares que são peças essenciais na formação de todas as crianças”.





Matéria e fotos - Camilo Augusto
Organização - Waldecy Junior e Doraci Couto

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

São Brás - médico e protetor espiritual


Na Paróquia/Santuário Nossa Senhora de Nazaré - Nazareno MG a celebração da Santa Missa em honra a São Brás foi realizada às 19h, pelo reverendíssimo padre Admilson Heitor de Paiva, da Paróquia de Ijaci, onde pôde notar a presença de muitos fiéis que foram suplicar e agradecer as bênçãos de tão venerado santo da Igreja Católica.


  Foi comentado sobre o Mau que habita no mundo; esse que  não pode fazer morada no coração  humano. No coração do homem, que é templo do Espírito Santo, somente o Bem deve reinar.
No momento das preces pediu-se pelo pároco desta paróquia, Rondineli Cristino, que passou por uma cirurgia.  


Foi pedido também por todos aqueles que sofrem os males da garganta, os males do câncer; que através de São Brás, Deus tenha misericórdia e lhes conceda a saúde.


Após a Celebração, os fiéis receberam a tradicional bênção da garganta.


Conheça um pouco a trajetória de vida desse santo tão querido:

São Brás nasceu na cidade de Sebaste, Armênia, no final do século III. Primeiramente, foi médico, mas entrou numa crise, não profissional, pois era bom médico e prestava um ótimo serviço à sociedade. Mas, providencialmente, foi evangelizado e encontrou em Deus a mudança para sua vida. Esta mudança não foi somente no âmbito da religião, sua busca por Nosso Senhor Jesus Cristo estava ligada ao seu profissional e muitas pessoas começaram a ser evangelizadas através da busca de santidade daquele médico.


Houve uma época em que São Brás se retirou em penitência, na oração, na intercessão para que muitos encontrassem a verdadeira felicidade como ele a encontrou em Cristo e na Igreja. Mas, na verdade, o Senhor o estava preparando, porque, ao falecer o bispo de Sebaste, o povo, conhecendo a fama do santo eremita, foi buscá-lo para ser pastor. Ele, que vivia naquela constante renúncia, aceitou ser ordenado padre e depois bispo.

Sucessor dos apóstolos e fiel à Igreja, era um homem corajoso, de oração e pastor das almas, pois cuidava dos fiéis na sua totalidade. Evangelizava com o seu testemunho.
São Brás foi preso e sofreu muitas chantagens para que renunciasse à fé. Mas por amor a Cristo e à Igreja, preferiu renunciar à própria vida. Em 316, foi degolado.

Conta a história que, ao se dirigir para o martírio, uma mãe apresentou-lhe uma criança de colo que estava morrendo engasgada por causa de uma espinha de peixe na garganta. Ele parou, olhou para o céu, orou e Nosso Senhor curou aquela criança.

Peçamos a intercessão do santo de hoje para que a nossa mente, a nossa garganta, o nosso coração, nossa vocação e a nossa profissão possam comunicar esse Deus, que é amor.

São Brás, rogai por nós!

Adaptação: http://santo.cancaonova.com/santo/sao-bras/
Texto e organização: Doraci Couto
Fotos: Carmen Nogueira

domingo, 2 de fevereiro de 2014

Apresentação do Senhor


A Igreja celebra, a cada dia 2 de fevereiro, a festa da apresentação do Senhor, que é chamada também de Purificação de Nossa Senhora, ou Nossa Senhora das Candeias, ou ainda Nossa Senhora da Candelária.

É uma das festas mais antigas da Igreja Católica. Data do século IV. É o dia em que Nossa Senhora e São José "apresentam" a Deus o filho Jesus.


O velho Simeão exulta de alegria porque Deus visitou seu povo, trazendo a salvação que ele, já de idade avançada, pôde contemplar. O próprio Deus, o Deus vivo e verdadeiro, Deus conosco para sempre na pessoa de Jesus, se compromete radicalmente com o homem. E Simeão profetiza sobre o Menino, mostrando o mistério de sua paixão, morte e ressurreição. Em outras palavras, ele afirma que, sem sangue, não haverá redenção nem remissão dos pecados.


É festa da Purificação de Nossa Senhora porque, segundo o costume dos judeus, somente 40 dias após o parto é que a mulher podia frequentar de novo o Templo. Nessa ocasião, devia cumprir a oferta prescrita pela Lei e Maria estava perfeitamente inserida na sociedade religiosa de seu tempo.


Missa às 19h presidida pelo reverendíssimo 
Frei Willian da cidade de Bom Sucesso

Na Paróquia/Santuário Nossa Senhora de Nazaré, aconteceu nas missas dominicais a bênção das velas, lembrando o rito do Natal. Assim, todos puderam reafirmar a sua fé n’Aquele que é a luz do amor, do bem e da vida. Os cristãos, portanto, são chamados filhos da luz, pois permanecendo no caminho de Deus vive-se longe de todas as trevas e escuridões malignas.




Matéria e organização – Waldecy Júnior
Texto de Dom Eurico Dos Santos Veloso 
Arcebispo Emérito de Juiz de Fora – MG

Fotos – Cássia Pereira

Graças Senhor, por todas as bênçãos derramadas!


Neste sábado o Grupo de Oração Jovens Unidos com Cristo (JUCC), da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré , Nazareno MG, celebrou com intensa alegria o seu oitavo ano de existência.

Vale ressaltar que este Grupo de Oração tem sido uma grande bênção na vida dos jovens desta paróquia! Este fato é confirmado pelos próprios jovens em seus sinceros testemunhos. Pode-se perceber a alegria, o entusiasmo e a profunda amizade que acompanham este abençoado grupo.



Marcou de maneira especial esta data a Celebração Eucarística das 19h, onde os jovens puderam render graças a Deus por tão bela e rica caminhada e também receber por meio das mãos do pároco, Pe. Rondineli as bênçãos de Deus para continuarem firmes na caminhada e no propósito de evangelizarem outros jovens através do testemunho de vida.


Após a missa os jovens se reuniram no salão paroquial para um momento de louvor, confraternização e partilha das alegrias e conquistas destes oito anos de entrega e serviço a Deus.


Parabéns a estes jovens! Que possam seguir sempre perseverantes e fortes na fé!


Matéria - Carmen Nogueira
Fotos - Guilherme Carvalho e Waldecy Junior