quarta-feira, 23 de julho de 2014

Acolhida da imagem fac-símile de Nossa Senhora de Nazaré

Renovação da fé cultivada há mais de 150 anos e explosão de emoções marcam a chegada da Mãe querida.


A Paróquia/Santuário Nossa Senhora de Nazaré vive neste ano de 2014 um momento ímpar na sua história: 150 anos do Jubileu perpétuo de sua padroeira. Assim, a pedido do Padre Rondineli Cristino o escultor nazarenense Benedito Eduardo esculpiu uma imagem fac-símile da Virgem de Nazaré. Dessa forma, uma das ações para que esse tempo seja vivido mais intensamente foi a acolhida dessa réplica da imagem primitiva de Nossa Senhora de Nazaré. Para isso, aconteceu nesta terça-feira, 22 de julho, uma grande procissão motorizada e celebração da Santa Missa, participada pelo Terço dos Homens e das Mulheres.


Bênção da imagem
Neste mesmo dia a imagem fac-símile foi abençoada pelo excelentíssimo e reverendíssimo bispo diocesano Dom Célio de Oliveira Goulart. 


A bênção aconteceu na capela do Palácio Episcopal em São João del-Rei, acompanhada pelo Padre Rondineli e pelo Padre salesiano Antídeo.


Acolhida no trevo da cidade
A imagem abençoada foi conduzida pelo Padre Rondineli até o trevo de Nazareno, onde aconteceu uma concentração de grande número de fiéis que foram acolher a preciosa escultura que comporta em si a lembrança da Mãe do céu. 


Após momentos de espera que pareciam intermináveis, orações e muita expectativa ouviu-se buzinas, vivas e aclamações que anunciavam a chegada da imagem, a qual foi colocada no carro-andor para dar início à procissão motorizada.


Procissão motorizada
Em meio a um grande buzinaço, bandeirinhas agitadas, luzes de faróis e dos fogos soltados nas fazendas do trajeto, a imagem foi solenemente se aproximando da entrada da cidade. 


Nesse local, uma nova multidão se fazia presente, animada por cantos e vivas, com muita emoção se aglomeraram em torno do carro andor para tocar a imagem, erguendo as pequenas crianças para que a Mãe santa as abençoasse. 




Continuando com grande alegria, a procissão motorizada percorreu as principais ruas da cidade, sendo saudada pelos devotos que se reuniam em suas casas e esquinas. As súplicas à Mãe do céu nesse momento pediam a sua intercessão a Deus, lançando o seu doce olhar sobre cada lar e cada família. 


Chegada ao Santuário e entronização
Esperada pelos fiéis, Ministros da Comunhão, Acólitos, Confraria Nossa Senhora de Nazaré, Terço dos Homens e das Mulheres a imagem chegou ao seu Santuário ao som de sinos, fogos de artifício e da Banda Municipal de Nazareth.


A réplica da imagem de Maria de Nazaré foi entronizada no Santuário enquanto os fiéis cantavam o seu tradicional Hino, momento especial que relembrou tantos Jubileus celebrados nesta terra.


Santa Missa
Como não podia ser diferente, a devoção mariana conduz à Eucaristia. Nessa perspectiva, a Santa Missa animada pelo coral do Terço dos Homens e das Mulheres coroou a caminhada de fé.


Em sua homilia Padre Rondineli apresentou três aspectos: a expressão de fé do povo nazarenense, devoção em Maria e os 150 anos do Jubileu.



No primeiro ponto ressaltado foi enfatizada a grande manifestação dos fiéis que se mobilizaram na acolhida da imagem fac-símile. Prosseguindo destacou que o amor dedicado a Maria é fruto das inúmeras graças alcançadas por sua intercessão. E o motivo da fé em Maria está no fato de no seu ventre ter sido gerado Jesus, o salvador do gênero humano. Falou ainda que Maria é a criatura humana que esteve mais intimamente unida a Deus e por isso pode conduzir seus filhos até Ele.



O convite especial dessa noite de graça foi para que cada devoto dessa Paróquia viva os 150 anos do Jubileu como um momento de transformação, um recomeço na caminhada de fé.

Ao final da celebração, voltados para Nossa Senhora de Nazaré, juntamente com o pároco toda a comunidade presente consagrou-se à virgem de Nazaré. Após a bênção final, todos foram convidados a visitarem a imagem em seu andor. Como gesto de devoção levaram para cada lar flores e muita paz no coração.




A Pastoral da Comunicação teve a oportunidade de entrevistar várias pessoas, as quais unanimemente declararam ser este momento inexplicável, de muita alegria e único na vida de cada um e da paróquia. 



Matéria- Carmen Nogueira e Waldecy Junior
Fotos - Guilherme Carvalho, Lucas Silveira e Thailyne Eduarda

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Acolhida da imagem fac-símile da Virgem de Nazaré

Venha junto à sua família participar desta grande acolhida à imagem da Virgem de Nazaré: manifestação de  e DEVOÇÃO!



Dia dedicado a São Cristóvão: proteção e conscientização aos motoristas


No domingo (20), a Santa Missa das 10h 30min na Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, Nazareno (MG), foi celebrada pelo Reverendíssimo Padre Rondinelli Cristino. O dia foi  dedicado a  São Cristóvão, padroeiro dos motoristas. Sendo a missa das crianças, na homilia, o pároco dirigiu uma mensagem especial a elas que serão os futuros condutores, e que devem desde cedo estarem conscientes da importância de se ter cuidado e responsabilidade no trânsito. 



Dois componentes do 3° Pelotão da Polícia Rodoviária de São João del-rei, estiveram presentes e foram os responsáveis por uma breve e informativa palestra, a partir de um slide explicativo,  foram abordadas as formas de se prevenir  possíveis acidentes, e dicas importantes foram transmitidas, como o uso obrigatório do cinto de segurança; o respeito às placas de sinalização; a não ultrapassagem de outros veículos em locais proibidos; o não consumo de bebidas ao volante e o uso de capacetes por motociclistas.




Ao final da celebração, Padre Rondineli abençoou os motoristas e condutores presentes e suas carteiras de habilitação.

·
·    Às 15h foi realizada a procissão motorizada, na qual vários motoristas percorreram com seus veículos as principais ruas da cidade. 






Na chegada ao Santuário,  Padre Rondineli, concedeu uma bênção especial a cada um dos participantes. 



Em seguida realizou-se um divertido sorteio de brindes para os condutores de carros, motociclistas e caminhoneiros.




Que  São Cristovão interceda a proteção de Deus aos condutores e passageiros, resguardando sempre suas vidas e sua segurança.



Entrevista:



Soldado Melo

Para você, qual a importância dessa celebração, a qual tem um cunho de conscientização social?
A importância e o intuito da palestra é impactar as pessoas, fazendo com que elas pensem e reflitam mais sobre a condução do veículo e como respeitar as regras de trânsito para que não aconteça tantas mortes. É preciso que faça parte do brasileiro uma cultura de respeitar as regras, um caminho longo e árduo, mas nossa intenção é essa.

O que você acha sobre essa iniciativa da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré e quais são suas perspectivas sobre esse evento e os efeitos que ele pode causar na população?
É uma iniciativa muito boa.  O pessoal vai refletir sim, vai pensar melhor. Todo trabalho é muito bem vindo e sendo da igreja os fiéis acolhem a palavra do padre. Se Deus quiser vai ter um impacto positivo.

Como vocês se sentem podendo transmitir essa mensagem que preserva vidas e que evita muitas possíveis tristezas futuras?
A gente se sente muito honrado, porque é uma tarefa muito importante da Polícia Militar, tentar alertar as pessoas sobre os perigos no trânsito.

Matéria - Thaís Andressa
Fotos - Cássia Pereira e Guilherme Carvalho
Entrevista - Waldecy Junior

sábado, 19 de julho de 2014

Primeira Visita de Nossa Senhora: Graças derramadas sobre a comunidade do Palmital


A Paróquia Nossa Senhora de Nazaré iniciou neste sábado, 19 de julho, com grande alegria e expectativa as visitas da imagem de Nossa Senhora de Nazaré às comunidades paroquiais. O primeiro local agraciado foi a comunidade rural do Palmital, a qual por volta das 14h 30min, acolheu a imagem peregrina com a meditação do Santo Terço seguida de Celebração Eucarística.


No início da celebração, o pároco, Padre Rondineli Cristino, lembrou que a imagem da Virgem de Nazaré que os visitavam é a imagem que permanece no trono da portada de seu Santuário, de onde, com seu doce olhar, guarda todos os seus filhos nazarenenses, os quais também a fitam diariamente pedindo sua proteção.  


 Assim, neste dia, Maria volta o seu olhar para esta comunidade, convidando-a para participar dos 150 anos das festividades de sua natividade. Dessa forma, a Mãe querida, indica o caminho para o Senhor, a nossa salvação. Isso revela o sentido do Jubileu, o qual deve ser porta para santidade e encontro com Deus.


 Na homilia, Padre Rondineli refletiu sobre a danificação na pintura da imagem causada pelo sol, que naquele nicho no alto da igreja é intenso durante todo dia. O desgaste causado pode ser visto como símbolo da vida de Maria, a qual nas tribulações e dificuldades, desde a anunciação do Anjo Gabriel, deixou-se ser desgastada e consumida pelo Senhor.



Durante toda a visita, os fiéis locais manifestaram singelamente o amor para com Maria de Nazaré, evidenciando todo carinho com orações, súplicas e cantos.


Dona Aparecida Jacinta (48 anos) é moradora do Palmital desde que nasceu e afirmou que a sensação de poder receber a visita da imagem de Nossa Senhora é muito boa. Disse ainda, que se sentiu muito bem na celebração e suplica à Maria paz para a comunidade.


 Outra moradora, Dona Olga Celina Assunção, vive no local há 63 anos e em entrevista disse que achou uma linda visita, pretende participar das festividades do Jubileu e agradece ao Padre Rondineli pela iniciativa que proporcionou muita alegria aos moradores.


Ao final das celebrações rezou-se a Oração de São Bernardo Claraval e entoando o Hino de Nossa Senhora de Nazaré lembrou-se dos preciosos momentos da Novena dedicada à padroeira.


Após a bênção final, todos puderam reverenciar a imagem peregrina, venerando-a e pedindo a sua interseção no difícil caminho da cruz que leva ao Pai.



 “Percorramos a trajetória de Maria, sigamos os seus passos atrás do Menino carregado por ela, e assim, neste caminho de fé e amor chegaremos à salvação.”



Matéria - Waldecy Junior
Fotos - Waldecy Junior e Guilherme Carvalho