Padre Geraldo convidou os filhos e amantes de Maria à contemplação agradecida da Virgem de Nazaré e ressaltou que o Santuário se transforma para cada um, nesses dias, na casa santa de Nazaré."Sim, aqui Maria nós acolhe como acolhia, com tanto amor, o discípulo amado. Como é bom estarmos na casa da mãe! Chegamos aqui cansados, machucados. Algumas vezes o peso da vida nos embrutece. E a ternura da Mãe do Céu nos traz alento, nos faz sonhar de novo e recobrar as forças."
Nessa noite a proposta de reflexão foi : "Nos braços de Maria de Nazaré , o mundo contempla a Misericórdia do Pai", tema tirado do Evangelho de Mateus onde é descrita a experiencia dos três Reis Magos em busca do Rei dos Reis, guiados por uma estrela.
Partindo dai, Padre Geraldo, levou a comunidade orante a refletir sobre a Peregrinação. Este é um elemento importante na vivencia do Ano Santo da Misericórdia,pois, segundo Papa Francisco, "a peregrinação é um sinal peculiar do Ano Santo, enquanto ícone do caminho que cada pessoa realiza em sua existência. A vida é uma peregrinação e o ser humano é um peregrino que percorre uma estrada até a meta anelada." Por isso a abertura da Porta Santa em Roma e outros lugares para os quais pode-se ir como peregrino, tal gesto mostra que a misericórdia é uma meta a ser alcançada, que exige empenho e sacrifício.
Os Magos também ensinam que a peregrinação faz parte da aventura da fé, destacou o pregador. Eles são os primeiros daquelas procissões vindo de longe, todas grandiosas, trazendo ouro e incenso para o grande Rei.E desde que os Magos fizeram essa caminhada nunca mais ela se interrompeu, em todas as épocas a mensagem da estrela é reconhecida, no rosto do Menino é encontrado o rosto da misericórdia. Os Reis do Oriente ensinam a ter a inquietude de Santo Agostinho pelo belo e verdadeiro, por Deus. Tal inquietude impede o cristão de se contentar com o que é medíocre e passageiro.
Um segundo ensinamento da noite é tirado das dificuldades e sacrifícios encontrados pelos Magos. Com isso eles ensinam que o caminho se faz no próprio ato de caminhar. Eles perderam por um momento a luz da estrela.Escuridão e desolações são superadas por eles sob a orientação do Espirito Santo presente nas Escrituras.
E por fim os três Reis entram na casa pela porta da humildade. Deus se fez contemplar ali na figura de uma criança, e assim foi adorado.O amor de Deus não está no poder, os Magos compreenderam isso e puderam voltar para casa por outro caminho. Ao voltar da peregrinação é isso que tem de acontecer, por outro caminho dispostos a ser: Misericordiosos com o Pai.
Oração de São Bernardo
A virgem Maria
É aquela estrela resplandecente
Que se levanta sobre a imensidão do mar;
Brilhando por seus méritos,
Iluminando por seus exemplos.Ó tu que te encontras longe da terra firme,
A mercê dos vagalhões desse mundo,
Não desvies o olhar da luz deste astro,
Se não quiseres naufragar.
Se os ventos das tentações se levantarem,
Se te chocares contra os rochedos das tribulações,
Olha para a Estrela, Invoca Maria.
Se te sentires arrastado pelas ondas do Orgulho,
Da ambição, da traição, do ciúme,
Olha para a Estrela, Invoca Maria.
Se a raiva, a avareza ou os desejos impuros,
Sacudirem o pequeno barco da tua alma,
Se frustrado pela enormidade de teus crimes,
Confuso, diante de tua consciência manchada,
Gelado de pavor, ao pensar no juízo;
Se te sentes submerso no abismo de desespero,
Pensa em Maria.
Nos perigos, nas angustias, na dúvida,
Pensa em Maria, invoca Maria.
Que Ela não se afaste de tua boca.
Que Ela não se afaste de teu coração
E, para obter o socorro de sua intercessão,
Não esqueças de meditar o exemplo de sua vida.
Se seguires,não te desviarás.
Se a suplicares, não te desesperarás.
Se a consultares, não errarás o caminho.
Se Ela te proteger, nada temerás.
Se Ela te for favorável, alcançarás a meta.
E, assim, compreenderás, pessoalmente,
Quão justas são as palavras da Sagrada Escritura
“E o nome da Virgem era Maria”
Matéria-Carmen Nogueira
Fotos Cássia Pereira
Nenhum comentário:
Postar um comentário