segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Santos venerados no mês do Rosário


“Vou cantar Teu amor, ser no mundo um farol”
A Igreja Católica dedica muitos dias do ano às memórias festivas dos homens e mulheres que, em vida, honraram o nome de Nosso Senhor Jesus Cristo e cantam no céu o canto de louvor ao Altíssimo. A corte celeste tão bem descrita pelo Evangelista João no Apocalipse ganhou a honra dos altares e, mais que isso, perpetuaram seu testemunho de fé. O mês de Outubro trouxe aos católicos a graça de celebrar muitos desses santos e santas de Deus.
O primeiro dia do mês missionário dedicou à memória da Santa que se eternizou pela humildade, mansidão, sabedoria e a forma mais linda de ser de Deus: reconhecendo sua pequenez, para que Deus habite todo nela. Tereza de Lisiuex exalou perfume de pureza durante de toda sua vida, que foi breve, morreu nova vítima de uma tuberculose, mas continua trazendo consigo o odor das rosas e só de contemplarmos sua imagem, venerada em um dos oratórios do Santuário, qualquer um se encanta pelos lindos olhos e a beleza de Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face.
“cuide de minhas coisas e das suas eu cuidarei”
O frade Francisco, exemplo de conversão e renúncia teve sua memória festejada no dia 04 de Outubro. A cidade de Assis presenteou a igreja com um homem que revolucionou e mostrou que para servir o Senhor é preciso de deixar tudo para trás, o passado, a imundice mundana, a soberba humana e até mesmo suas vestes. São Francisco de Assis foi tão íntimo de Jesus que se transfigurou para abraçar o Cristo crucificado e recebeu em seu corpo os cinco estigmas no Senhor,
“Evangelize sempre, se necessário use palavras”
De cozinheiro a santo, Benedito, o Negro, foi exemplo de servidão a Deus e aos pobres e necessitados. Um dos lindos fatos de sua vida foi quando ele foi dar de comer secretamente aos homens e o superior do convento onde trabalhava indagou o que ele tinha debaixo de seu manto, Benedito respondeu que eram rosas e quando o superior puxou seu manto caíram rosas de beleza infinita. São Benedito é padroeiro dos cozinheiros e intercessor para que nunca falte a ninguém o pão de cada dia.
“onde falta fé, falta tudo”
O dia 16 de Outubro é marcado pela memória de santos de devoção popular, São Geraldo Magella, padroeiro das gestantes, Santa Margarida Maria de Alacoque, discípula do Coração de Jesus e a princesa Santa Edwirges, padroeira dos endividados. E o dia 15 celebra a grande doutora da Igreja, Tereza D’Ávila.
O 10º mês do ano também venera o primeiro Santo brasileiro, Santo Antônio de Santana Galvão, natural do Rio de Janeiro fez sua lembrança e exemplo se impregnarem pela eternidade. As pílulas de Frei Galvão foram procuradas muitas vezes e continuam sendo.
Outubro também dedica aos contemporâneos de Jesus, festas da Igreja dando a eles memória obrigatória tendo como característica a liturgia da Palavra específica. Médico evangelista, Lucas é aquele que apresenta em seu Evangelho um Jesus que se doa aos pobres, cura, salva, habita, janta e come junto daqueles que eram julgados como pecadores.

Os apóstolos Simão e Judas Tadeu são festejados no dia 28, Judas Tadeu é conhecido popularmente como o “Santo dos desesperados”.

A Virgem Maria também foi festejada duas vezes nesse mês tão especial para a Igreja. Maria também escolheu as terras brasileiras para se fazer presente e aparecer no Rio Paraíba do Sul, Nossa Senhora da Conceição Aparecida é Rainha e padroeira do Brasil, venerada por todos os brasileiros é dona de um carinho especial de todos que celebram sua Solenidade no dia 12.
O Mês de Outubro também foi dedicado ao Rosário de Maria e por isso, Nossa Senhora do Rosário tem sua festa nesse mês, mais especificamente no dia 07, dia em que os cristãos venceram os turcos na Batalha de Lepanto.
Que ao celebrar os santos, a Igreja honre seus exemplos e guarde em seu coração as frases e os testemunhos daqueles que tiveram suas vestes lavadas e alvejadas pelo sangue do Cordeiro.
Matéria e fotos- Rodrigo Augusto

Formação, oração e festividades marcam o fim de semana na Paroquia

O ultimo fim de semana do mês de outubro na Paroquia/Santuário Nossa Senhora de Nazaré foi intenso e rico em oportunidades de crescimento espiritual.Na tarde de sábado,29, os ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão participaram de um encontro de formação e o domingo 30, foi marcado por um Cenáculo com Maria e às 18h30  pela celebração das festividades em honra ao Apóstolo São Judas juntamente com o encerramento do mês do Rosário.
Encontro dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão
Durante toda a tarde de sábado os Ministros da Sagrada Comunhão estiveram reunidos com o Pároco Rondineli Cristino, no Salão da Igreja do Rosário para um momento de formação.
Os estudos se basearam no documento 52 da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil, (CNBB). Esse documento contém orientações para a Celebração da Palavra de Deus nas Paroquias e comunidades. Os Ministros refletiram sobre a constante necessidade da intimidade com as Sagradas Escrituras para um efetivo desenvolvimento de sua missão e a importância de celebrar dignamente o Mistério da Salvação presente na Palavra e na Eucaristia.

O encontro formativo contou ainda com muita partilha,descontração e companheirismo entre os participantes.

Cenáculo com Maria
Neste último domingo, o Ministério Jovem da Renovação Carismática Católica de Nazareno, pertencente ao Grupo JUCC, juntamente com o Grupo de Oração Sagrada Face, também da Renovação, promoveram uma tarde de louvor em honra à Virgem Maria. Evento este, em que todos os presentes puderam manifestar a imensa gratidão pelo sim e por todos os cuidados de Nossa Senhora para com cada um de seus filhos e filhas.

Várias foram as atividades, dentre elas animações, pregações, momentos marianos e adoração ao Santíssimo Sacramento. Todos os acontecimentos estiveram vinculados ao grande amor materno de Maria e à sua poderosa intercessão, que ao lado de seu amado filho Jesus, exerce a misericórdia infinita para com todo o povo de Deus.

“Deus depositou a plenitude de todo o bem em Maria, para que nisso reconhecêssemos que tudo o que temos de esperança, graça e salvação, dela deriva até nós”. (São Boaventura)

Festividades em honra a São Judas e encerramento do mês do Rosário
Às 18h30 a comunidade paroquial se reuniu na Igreja do Rosário, ao pés de Maria recitou-se a oração do Ângelus e em seguida teve inicio a procissão com a imagem de São Judas, Apóstolo do Senhor, conhecido e amado pelo povo como Santo das causas impossíveis.
Logo na chegada da procissão teve inicio a Santa Missa com a qual se encerrou as atividades do mês dedicado, por excelência, ao Santo Rosário.

A homilia proferida por Padre Rondineli deixou as seguintes mensagens: 1º O devoto de São Judas deve aprender dele a intimidade com Jesus e a fidelidade no testemunho da fé. Mesmo diante das dificuldades manter firme o ânimo e a esperança em Deus.
2º A recitação do Rosário é um meio de encontrar o rosto amoroso de Deus, deixar-se tocar por Ele aponto de não resistir e mergulhar na Misericórdia. Não importa o tamanho do pecado, diante dele Deus não muda, pois de acordo com a Liturgia da Palavra sua essência é bondade.
3º Como Zaqueu cada cristão que recebe Jesus em seu coração deve ser capaz de mudar de vida.A convivência intima com Jesus tem como consequência a transformação  das atitudes. Um amigo de Jesus não guarda essa amizade somente para si, ele mostra aos outros o quanto o Senhor é bom.
Matéria- Carmen Nogueira
Colaboração informativa e fotográfica- Pe.Rondineli Cristino, Daniely Santos, Rodrigo Augusto e João Carlos Castanheira
  

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Missa em honra a São Peregrino marca campanha contra o câncer em Nazareno


Ao entardecer da ultima quinta-feira,27, a comunidade paroquial se reuniu na Igreja do Rosário para a Santa Missa que foi presidida por Padre Silvio Firmo.
A Celebração foi em honra a São Peregrino em favor dos enfermos, de modo especial os acometidos pelo câncer, dos quais São Peregrino é protetor. 
A novena perpétua em honra ao Santo foi uma iniciativa do Pároco Padre Rondineli e já foi de grande ajuda e conforto para muitos enfermos e familiares.
Nesse Mês de outubro, mundialmente conhecido como "Outubro Rosa" ela adquire um sentido todo especial não só de súplica e agradecimento, mas também de compromisso e cuidado com a vida.
O Outubro Rosa é justamente o compromisso com a saúde da mulher que, por vocação gera e nutre a vida. A sociedade civil também se mobilizou realizando uma campanha de doação de sangue, um gesto de amor pela vida.

Matéria e Fotos : Carmen Nogueira

terça-feira, 25 de outubro de 2016

Padres da diocese participam de evento de Bens Culturais em Vitória, ES

Teve início ontem, 24, e se estende até a próxima quinta-feira o IV Seminário Igreja e Bens Culturais– Evangelização e Preservação. O evento, que acontece no Centro de Treinamento Dom João Batista, em Vitória (ES), pretende motivar arquidioceses, dioceses e paróquias para as técnicas de conservação e salvaguarda do patrimônio cultural da Igreja.
Promovido pelo Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) da CNBB, por meio da Comissão de Bens Culturais da Igreja, o evento traz a temática “Arquitetura e Arte do Sagrado” para o estudo deste ano. “A arte é uma das expressões evangelizadoras que a Igreja tem usado através dos séculos para comunicar a Bela e Boa Notícia de Cristo a todos os povos. Desde a Comunidade Apostólica a Arte Sacra foi instrumento de comunicação do Evangelho de Jesus Cristo”, destaca Dom Luiz Mancilha Vilela, durante a cerimônia de abertura.
Ainda, segundo o arcebispo metropolitano de Vitória, a escolha do local foi bem propícia. “O Estado do Espírito Santo tem importantes traços históricos que testemunham momentos significativos tanto para a história do Brasil como para a Igreja. Com esses traços, mostramos o rosto da Igreja em nossos edifícios e artes sacras, que distingue de qualquer construção civil. Isso tudo dá sentido a nossa vida e nossa história”, ressalta.
O Seminário é destinado a sacerdotes, religiosos, arquitetos, historiadores e todos aqueles que apreciam e preservam a arte e a história. Da Diocese de São João del-Rei participa o Vigário Geral da Diocese e coordenador da Comissão de Bens Culturais do Regional Leste 2, padre Dirceu Medeiros, juntamente com os padres: Rondineli Cristino, Geraldo Magela, João Rodrigues e Adriano Tércio.
A programação se estende até a quinta-feira, 27, e conta ainda com visitas guiadas, palestras e celebrações de missas.

Fotografias e informações: Pe. Rondineli Cristino

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Paroquia Nossa Senhora de Nazaré expressa sincera gratidão ao Senhor Luiz

Desde muito tempo, tentam transformar em palavras algo tão extenso como a gratidão. Quem dera se tudo que gostaríamos de dizer coubesse em caracteres de um computador, em pergaminhos enrolados ou em palavras repetidas. Uma banda  brasileira costuma cantar que ouro não leva ao céu, flores secam e caem ao chão, mas versos, esses se perpetuam, principalmente quando são simples e feitos de coração. Hoje, nessa manhã de Domingo, nessa celebração da Eucaristia, nós nos voltamos a Deus e a um homem, para realizar o feito humano e heroico de agradecer.
Desde o livro do Levítico, escrito há tantos anos antes de Cristo, Deus pediu ao seu povo que construísse templos para louvor e oração, mas por trás de tudo sempre tinha o cuidado de alguém para zelar, organizar e preservar os patrimônios dos homens dedicados a Deus e, com o passar do tempo, nos Templos de hoje, isso se tornou uma profissão, sacristão. Muito mais que como uma profissão, há mais de 30 anos, Luiz Costa, ou melhor; Sr Luiz, fez disso um serviço de cuidado, dedicação e zelo pelas coisas de Deus.


Às 18 horas, o som externo da Igreja ecoava as orações marianas e a consagração do Padre Victor, acompanhada de cor pelo povo. Participação constante em diversas celebrações diárias com sua presença discreta na cadeira a ele reservada ao lado dos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística, enfim, como dito no início quem dera que tudo que gostaríamos de dizer coubesse em uma mensagem. 30 anos, mais de 30, uma vida, vida dedicada a esse Santuário, a essa Paróquia, aos sacerdotes que aqui passaram, aos Ministérios e pastorais, à comunidade, mas principalmente, antes de servir a uma Igreja, a um povo, Sr Luiz serviu e servirá sempre a Deus, a quem rogamos uma linda recompensa e um ímpares bênçãos oriundas do céu.


Em nome de toda Paróquia/Santuário Nossa Senhora de Nazaré esse texto é apresentado ao povo para tornar pública nossa gratidão ao grande homem, Luiz Costa que com simplicidade e amor dedicou grande parte da sua vida ao zelo pelas coisas de Deus, serviço esse que será lembrado e santificado por Deus. Que a Virgem Maria, Senhora de Nazaré o abençoe Sr Luiz, todos os dias de sua vida.
Que seja simples, que seja modesto, que seja bagunçado, mas que todo agradecimento não seja obrigado, mas seja verdadeiro.
Salve Maria!
Matéria-Rodrigo Augusto
Fotos-Rento Garcia 

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Paroquia promove encontro com Pastoral Familiar

Sagrada Família de Nazaré, abençoai e protegei nossas famílias   
Aconteceu na noite da ultima quinta,20, após a Santa Missa,mais uma reunião da Pastoral familiar da Paroquia/Santuário Nossa Senhora de Nazaré.O encontro foi realizado no Salão da Igreja do Rosário e contou com a participação de vários casais.
Padre Rondineli conduziu o evento e falou sobre a importância da evangelização das famílias, pois são elas a base de sustentação de toda a sociedade.Em clima de fraternidade e descontração os participantes puderam interagir por meio de dialogo, músicas e orações.
Na oportunidade Padre Rondineli abençoou uma Imagem da Sagrada Família adquirida para o acervo de imaginária sacra da Paroquia.A referida imagem visitará as famílias participantes da pastoral.  
Fotos- João Vitor Abreu
Matéria- Pe.Rondineli Cristino 

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

12 de outubro - Dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida- Rainha e Padroeira do Brasil

Desde o início, luz nas nossas vidas, alegria ao coração!
Na segunda quinzena de outubro de 1717, três pescadores ( João Alves, Felipe Pedroso, Domingos Garcia) pescaram do Rio Paraíba, perto da Vila de Guaratinguetá, uma imagem de Nossa Senhora. Estava quebrada, sem a cabeça. Poderiam devolvê-la ao rio sem remorso algum. Mas com piedoso respeito a recolheram na canoa. Foi o primeiro gesto da grande herança de fé que legaram à história da Mãe Aparecida. Ficaram surpresos quando veio na rede de arrasto também a cabeça, que se adaptou à imagem. Até ali um fracasso, a pesca foi abundante. Recolhidos às suas toscas choupanas, comentaram com familiares e vizinhos a admiração pelo ocorrido. Constataram que era a imagem de Nossa Senhora da Conceição, representando a gravidez de Maria. Ela, "tendo a lua sob os pés", fazia lembrar a mulher que o livro do Apocalipse 12,1 menciona como grande sinal de Deus aparecendo no céu. O título de Nossa Senhora da Conceição integra a iconografia mariana. Subtende a encarnação do Verbo e a geração imaculada de Maria, e sua condição privilegiada e singular no ministério de Cristo.
A história particular dos primeiros devotos ficou anexada apenas ao título "Aparecida", que sedimenta até hoje a religiosidade mariana do nosso povo.A devoção mariana é meio para encontro com Jesus Cristo. A imagem pescada encheu de peixes as redes dos pobres, e hoje continua sendo sinal da vida abundante dada por Jesus, distribuindo graças, consolando e abençoando milhões de peregrinos que acorrem ao seu Santuário e a invocam fora dele.
Nos mais diversos cantos deste país de extensão continental, as comunidades eclesiais se reúnem para louvar e bendizer ao Senhor, pela vida Daquela que se fez toda de Deus para que Ele pudesse vir ao encontro da humanidade, através de Jesus Cristo, revelando-se como Salvador e Redentor da humanidade.
De forma intensa nos preparamos para celebrar os 300 anos desta feliz aparição.Não tão diferente, a Paróquia/Santuário Nossa Senhora de Nazaré, rendeu louvores a Senhora de Aparecida neste 12 de outubro, onde padre Rondineli em suas primeiras palavras na Santa Missa das 8h nos convidou a sermos vinho da alegria e da paz. O verdadeiro vinho que é essencial para nossa vida.
A nossa vida é povoada de presenças. Presenças que nos marcam. O poeta Vinicius de Moraes já dizia que "A vida é a arte dos encontros" e nesses encontros, há pessoas que marcam. Uma vez aparecendo jamais desaparece, mesmo que fisicamente não se encontre no meio de nós se faz presente em nossa memoria.
Assim é Nossa Senhora. Escolhida de Deus que acolhe nossas intenções e leva até o Pai.Em atitude compassiva, Ela fala e intercede a Jesus, nos deixando grandes aprendizados.
Primeiro aprendizado do dia é que podemos SIM contar com a intercessão de Nossa Senhora, tudo aquilo que apresentamos a Ela não nos deixa esquecido. Ela apresenta tudo a Jesus , se faz presente em nossa caminhada , ouvindo nossas agrurias. Não é em vão nosso apelo diante de Maria.
Segundo aprendizado, Maria nos ensina a agir com compaixão. Assim como Ela foi compassiva com aquele casal em Caná da Galileia, sejamos compassivos com nossos irmãos. Agir com compaixão difere de sentir dó, pena. A própria raiz etimológica da palavra compaixão já nos mostra o significado. Compaixão vem de "compathos", Pathos é doença, enfermidade, Então, compaixão é adoecer com o outro, ser capaz de sentir na própria pele a dificuldade do outro.
E o terceiro aprendizado, Nossa Senhora nos ensina a confiar plenamente em Jesus, a confiar que no tempo certo, na hora de Deus o milagre vai acontecer. Que a Senhora da Conceição Aparecida nos ensine a esperar em Jesus, a depositar verdadeiramente nossa confiança N'Ele.
Voltando à frase inicial da celebração, qual o vinho que falta em nossa caminhada? O que é essencial em nossa vida que está desfalecendo?Nossa Senhora quer recolher , se compadecer, percebendo o que falta de essencial e apresentar a Jesus Cristo.
Ao final da celebração, de forma pura e cativante,  as crianças fizeram um lindo teatro e coroaram a Senhora da Conceição Aparecida, como forma singela de agradecimento à Mãezinha do céu.



Toda a assembleia participante, pôde também,juntamente com o pároco rezar a Consagração pedindo à Ela a poderosa intercessão em todas as nossas fraquezas, por toda eternidade.


"Ó Maria Santíssima, consagro-vos o meu coração, para que, depois de Deus, vos ame sobre todas as coisas!"


Matéria e Fotos: Cássia Pereira