Promovido pelo Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) da CNBB, por meio da Comissão de Bens Culturais da Igreja, o evento traz a temática “Arquitetura e Arte do Sagrado” para o estudo deste ano. “A arte é uma das expressões evangelizadoras que a Igreja tem usado através dos séculos para comunicar a Bela e Boa Notícia de Cristo a todos os povos. Desde a Comunidade Apostólica a Arte Sacra foi instrumento de comunicação do Evangelho de Jesus Cristo”, destaca Dom Luiz Mancilha Vilela, durante a cerimônia de abertura.
Ainda, segundo o arcebispo metropolitano de Vitória, a escolha do local foi bem propícia. “O Estado do Espírito Santo tem importantes traços históricos que testemunham momentos significativos tanto para a história do Brasil como para a Igreja. Com esses traços, mostramos o rosto da Igreja em nossos edifícios e artes sacras, que distingue de qualquer construção civil. Isso tudo dá sentido a nossa vida e nossa história”, ressalta.
O Seminário é destinado a sacerdotes, religiosos, arquitetos, historiadores e todos aqueles que apreciam e preservam a arte e a história. Da Diocese de São João del-Rei participa o Vigário Geral da Diocese e coordenador da Comissão de Bens Culturais do Regional Leste 2, padre Dirceu Medeiros, juntamente com os padres: Rondineli Cristino, Geraldo Magela, João Rodrigues e Adriano Tércio.
A programação se estende até a quinta-feira, 27, e conta ainda com visitas guiadas, palestras e celebrações de missas.
Fotografias e informações: Pe. Rondineli Cristino
Nenhum comentário:
Postar um comentário