segunda-feira, 20 de março de 2017

Tarde de formação sobre CF 2017

No último sábado, 18, a Paróquia/ Santuário Nossa Senhora de Nazaré promoveu um encontro de capacitação sobre o tema da Campanha da Fraternidade (CF), Biomas Brasileiros e Defesa da Vida, dirigido às lideranças, aos leigos engajados em movimentos e pastorais e à comunidade em geral.
A tarde de formação teve início às 14h no Salão Paroquial do Rosário com um momento de oração conduzido por Pe. Rondineli Cristino e Rodrigo Augusto. Vale ressaltar que a oração inicial, bem como todo o encontro, contou com a animação do Ministério de Música convidado especialmente para o evento.
Após a oração, Pe. Rondineli fez uma contextualização do tema da CF-2017 por meio de uma retrospectiva dos temas anteriores, mostrando o elo existente entre os temas e as questões pertinentes da sociedade. Nesse sentido, foram convidadas pessoas especializadas em áreas diretamente ligadas às questões ambientais.
Na abertura das palestras, a professora Fernanda Carvalho explanou os biomas brasileiros com ênfase no cerrado, no qual localiza-se o território nazarenense. Referente às belezas desse bioma, Fernanda disse: "o cerrado tem gosto de infância, as frutas e flores do cerrado necessitam da proteção e do cuidado de todos nós". Em seguida, a docente Marise Abreu debateu a importância do cuidado e da preservação dos recursos hídricos, de modo a valorizar as nascentes, o manancial que abastece a cidade (Córrego Ananias) e o uso consciente da água nas atividades diárias.
Dando continuidade às apresentações, Paulo Hernane, engenheiro de produção, falou um pouco sobre o trabalho das mineradoras no município e destacou a relevância do desenvolvimento sustentável para a perpetuação da vida e o equilíbrio ecológico. Para finalizar a discussão, a gestora ambiental Joyce Nascimento colocou em pauta a urgência de revitalização e manejo adequado das voçorocas, o que inclui necessariamente a conservação do solo, da mata ciliar e das nascentes próximas à zona urbana. Além disso, a gestora apresentou as políticas públicas e serviços relacionados ao descarte e tratamento do lixo. Ao final do encontro, Pe. Rondineli retomou a palavra e sugeriu a criação de uma Pastoral Ecológica, da qual deviam participar todos aqueles que, em suas palavras de incentivo e motivação, "morderam a ideia".
O dia foi coroado com a celebração eucarística realizada às 19h na Igreja do Rosário. Ao longo de toda a celebração, Pe. Rondineli fez questão de ter presentes as ideias, os projetos e as vivências do encontro, ressaltando que "o nosso amor a Deus passa pelo cuidado com a natureza". Os participantes do encontro trouxeram na procissão de apresentação das ofertas os frutos da terra essenciais à sobrevivência humana.
Entrevistas com palestrantes e participantes do encontro
Maria Damaceno, leiga engajada no trabalho pastoral
Em sua visão, como os moradores de Nazareno podem lidar com a questão da água?
Eu acho que temos que conservar, cuidar das nascentes e tudo o que pertence à natureza. Temos que ter isso como obrigação, porque o cuidado é obrigação do cristão.
Fernanda Paula de Carvalho, formada em Ciências Biológicas e pós-graduação em Educação Ambiental
Qual a importância do tema da CF-2017?
Diante de tanta violência, e a pior delas é a que se faz contra os biomas, como a extinção de plantas e animais, que afeta todo o ecossistema, com seus elementos bióticos ou abióticos: esse é um tema urgente. Espero que traga uma conscientização que proporcione a preservação da vida.
Maria Elzira Braga Resgala, leiga atuante na comunidade
O que você considera como fator que merece mais atenção em nosso município no que diz respeito ao meio ambiente?
O lixo, excesso, consumo, muita coisa poderia ser evitada. Diante disso, penso que temos que começar com os pequenos, educar as crianças para o uso correto das coisas. Começar com eles e dentro da família.
Paulo Hernane Martins, engenheiro de produção
Como você vê o tema da CF-2017 e quais os desafios?
Vejo diretamente ligado ao meu trabalho em uma mineradora. O bioma é um contexto de bens, somos área de transição e trabalhamos a toda hora com isso. Somos desafiados a agir de forma harmoniosa, mitigar ao máximo os danos e fazer as compensações necessárias para minimizar impactos.
Maria de Fátima Ferreira, jovem catequista
Quais possibilidades você encontra para trabalhar o tema da CF na catequese?
Posso trabalhar o valor do cuidado e preservação incentivando a redução de coisas desnecessárias, como por exemplo: se tenho um caderno que posso reaproveitar, não preciso comprar um novo. É preciso ter essa mentalidade. Eu amo o meio ambiente e, por coincidência, estou no primeiro ano de Engenharia Ambiental e Sanitária. Isso vai me ajudar a trabalhar o tema na catequese.
Marise Abreu, Professora no Ensino Fundamental
Que papel a juventude pode desempenhar nessa luta em favor do meio ambiente?
Os jovens podem se mobilizar para o cuidado por meio de projetos. Palavra-chave para os jovens é a mobilização pela facilidade que eles têm de chegar até as pessoas.
Francisco Alves de Almeida (Taruga), leigo engajado na vida da Paróquia
Em relação aos temas abordados neste encontro, de que maneira você busca zelar pela natureza no seu ambiente de trabalho?
Sou dono de uma padaria. Procuro não usar lenha nativa. Todo o óleo usado é reciclado na fabricação de sabão e detergente. Não descarto nada que pode ser reaproveitado, seja para fazer farinha de pão ou para a alimentação de animais. Estou trabalhando para implantar na padaria a reciclagem do material plástico, pois já conseguimos reciclar o papelão.
Joyce Jennifer de Andrade Nascimento, formada em Gestão Ambiental e Geografia
Quais os desafios encontrados em seu trabalho de gestora ambiental?
Os desafios são a resistência da população em aceitar e exercer a educação ambiental; é difícil mudar hábitos inadequados de descarte do lixo, economia no uso da água; ainda é frequente o costume de queimar o lixo, o desmatamento e as queimadas de áreas de plantio e pastagens. É preciso mais apoio de todos os atores sociais em prol da educação ambiental.
Matéria - Guilherme Freitas, Carmen Nogueira
Fotos-Pe. Rondineli Cristino,Rodrigo Augusto e Carmen Nogueira


Nenhum comentário:

Postar um comentário