quinta-feira, 31 de agosto de 2017

1º dia da Novena de Nossa Senhora de Nazaré

E ela disse SIM 
Depois de muitos preparativos, o Jubileu de Nossa Senhora de Nazaré do ano de 2017 teve início na quarta-feira (30) com o primeiro dia do Novenário dedicado à excelsa padroeira, Virgem de Nazaré. 
Como é de costume, todos os anos o interior do Santuário fica repleto de fiéis que se ajeitam em um cantinho do banco, encostados nas paredes que rodeiam a igreja e até mesmo sentados no chão, tudo isso para não perder nenhum detalhe visível ou espiritual desse marco na vida de todos os nazarenses; a hora de festejar a padroeira. 
Muitos são os sacerdotes que passam pela cidade nesse tempo agraciando os fiéis com sábias palavras e consagrando o Pão para que o mesmo seja alimento de muitos cristãos. O primeiro deles foi Padre Paulo Marcelo Daher Gomes Filho, pároco da Paróquia de Nossa Senhora das Dores em Dores de Campo que presidiu a celebração da Santa Missa.
Após a Missa, o hino de Nossa Senhora de Nazaré foi entoado solenemente pelo coro e pela orquestra, assim como também pelo povo de Deus ali reunido que sabe de cor esse cântico tantas vezes entoado, mas que a partir de 30 de agosto tem um sentido diferente e um tom de júbilo. 
A pregação da noite esteve a cargo do Reverendíssimo Padre Paulo que com as palavras certas soube tocar o coração da assembleia. Ele ressaltou a virtude mariana de dizer sempre SIM. Maria disse sim em Belém, em Nazaré, em Caná, em inúmeras coisas boas, mas também soube dizer sim em Jerusalém no alto do Calvário quando sentiu a dor indescritível de ver seu filho morto na cruz. 
Maria de Nazaré é exemplo de persistência, o que falta a muitos cristãos. Padre Paulo em sua reflexão mencionou o exemplo Santa Mônica que orou por 30 anos para que seu filho Agostinho se convertesse e hoje ele é um dos santos mais importantes da Igreja de Cristo. A menina dos olhos de Deus entrou no Mistério de Jesus e da Igreja da qual Ele é a cabeça graças a seus atos de força e fé que a fizeram permanecer de pé. 
Durante todos os Jubileus, todos os 152 já acontecidos e nesse 153º não será diferente, as pessoas se emocionam e são tocadas em algum momento, voltando para casa com uma força a mais. 
E quando chegar em casa? Bom, chegando em casa a depressão pode ser a Missa, as tormentas de um matrimônio frustrado podem estar no mesmo lugar, a dor causada pelos filhos pode permanecer intacta, pois Deus não oferece mágica, mas sim força. 
O próprio Cristo de fez presente na Sagrada Eucaristia e a bênção do Santíssimo Sacramento concluiu as orações do primeiro dia da Novena de Nossa Senhora.

O Grupo Hulma de São João del Rei marcou presença mais uma vez e fez uma linda apresentação fazendo o desagravo e a coroação do Coração de Jesus que padece de dores pelo desrespeito ao meio ambiente. 

Matéria: Rodrigo Augusto
Fotos: Carmen Nogueira

quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Presença de Dom Célio marca o encerramento das visitas de Nossa Senhora às comunidades

Mesa pronta, toalha limpa, flores luzes e canções, nos olhares um sorriso,muita paz nos corações. É chegada a hora de festejar Maria de Nazaré, mãe de Jesus.
A paroquia/Santuário Nossa de Nazaré vem se preparando com dedicação para celebrar o Jubileu em honra à sua padroeira. Nesse sentido a noite do dia 29 foi especial,pois marcou o encerramento das visitas com carreata festiva conduzindo a imagem fac-símile  até o Santuário, onde o Bispo Diocesano Dom Célio de Oliveira Goulart presidiu a Eucaristia.
Logo no inicio da celebração o Bispo alegrou os fieis com a boa nova do restabelecimento de sua saúde e o anuncio da renovação da provisão de Padre Rondineli por mais 5 anos.Juntamente com todo o povo, diante da Imagem de Maria, fez uma prece silenciosa de agradecimento.
Dom Célio, ainda, conferiu a benção a nova cátedra e ao novo ambão, que de agora em diante serão lugares de proclamação da Palavra e pastoreio do povo de Deus.
Durante a homilia os paroquianos foram convidados a viverem intensamente a novena e os dias de jubileu como um encontro pessoal com Maria. Por meio desse encontro o fiel deve deixar-se transformar para fazer acontecer um verdadeiro trabalho de evangelização.
Ao final da Santa Missa a comunidade prestou sua homenagem a Dom Célio de modo simples e caloroso, demostrando o quanto é valiosa a presença do pastor junto a seu rebanho:

"É bom tê-lo de volta aqui. É bom vê-lo presidindo uma Santa Missa nessa casa onde diversas foram recomendadas em sua intenção. É gratificante contar com a vossa reverendíssima pessoa para o que der e vier, para nos abrigar em seu coração de pastor e ter de suas mãos ungidas as poderosas bênçãos.
Por isso, erguemos nossos louvores também ao bom Deus, todo poderoso, à Virgem Maria, Senhora de Nazaré, porque sempre olharam pelo senhor e pedimos que continuem olhando para que, juntos, ainda tenhamos outras visitas, grandes notícias e sua presença constante.
Leve daqui a certeza de que quando o desânimo bater e a visão de turvar lembre-se sempre de que a Rainha e o povo de Nazareno estão torcendo por ti!"
Todo povo de Nazareno, todos os devotos de Nossa Senhora de Nazaré estão convidados a participar com fé da novena e mergulhar na vida da "Bem-Aventurada Virgem no Mistério de Cristo e da Igreja.
Foto- Luan Braz
Matéria- Carmen Nogueira



quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Mais que uma razão pra se viver, uma verdadeira causa pela qual morrer

São Tarcísio, mártir da Eucaristia, foi festejado na Paróquia da Senhora de Nazaré.

Ainda criança, o menino Tarcísio foi martirizado para proteger a Eucaristia, em um tempo de muitas perseguições aos cristãos. Sem ninguém para conduzir o Corpo de Cristo até os fiéis que estavam presos, Tarcísio tomou coragem e recebeu permissão dos sacerdotes para ser a via entre os cristãos e a Eucaristia. Um dia foi pego e lutou até o fim para que a Eucaristia não fosse violada e por isso foi apedrejado até a morte. 
São Tarcísio é considerado patrono dos Ministros da Eucaristia por, assim como ele, saírem de seus comodismos para levar aos necessitados o Corpo de Cristo e também dos Acólitos, crianças e adolescentes, como ele, que se dedicam ao serviço do altar. 
Elevado à honra dos altares, São Tarcísio foi festejado na Paróquia/Santuário de Nossa Senhora de Nazaré no domingo (20) e teve durante todo esse dia lugar de destaque no presbitério do Santuário. 
Os Ministros do Acolitato e da Comunhão Eucarística se juntaram em uma bonita participação especial na cerimônia noturna que foi dedicada ao Santo mártir da Eucaristia. Ás 18h30min, a veneranda imagem saiu do Santuário em procissão pelas ruas do centro da cidade e após ser acolhida no interior do Santuário, a Santa Missa presidida pelo pároco selou o dia festivo. 
O mártir Tarcísio foi celebrado no mesmo dia em quem a Igreja jubila com a solenidade da Assunção de Nossa Senhora e, juntas, as festividades trazem para todo povo o ensinamento de sempre dedicar-se para Jesus Cristo. Alimentados pelo Corpo do Senhor, todos são chamados a sair da Missa para cumprir sua Missão, tendo a certeza que Deus Pai e Criador hora todos os que o honram por primeiro.
Ministério Extraordinário da Comunhão Eucarística 
Grupo de Acólitos São Tarcísio

Matéria e fotos: Rodrigo Augusto


terça-feira, 15 de agosto de 2017

"Eu e minha casa serviremos ao Senhor" (Js 24,9c)

Santa Missa na Igreja de São Sebastião marca a abertura da semana nacional de oração pelas famílias
No dia em que o calendário civil dedica a data aos  pais, a Igreja recorda e celebra a vocação paternal tão cheia de responsabilidades, rica em frutos e digna de gratidão. Para marcar esse dia, a Paróquia/Santuário de Nossa Senhora de Nazaré realizou às 19h no domingo (13) na Igreja de São Sebastião a Santa Missa pelas famílias. 
A celebração contou com a participação de famílias da paróquia que trazem consigo exemplos de perseverança de união e de amor. Representando todas as famílias, pais e mães, filhos, netos, marido e mulher se uniram em oração e fizeram da Santa Missa um momento emocionante e cativante. 

Pelas famílias é que as leituras foram proclamadas e as mesmas apresentaram ao altar as ofertas do pão e do vinho e do vínculo da união representada pela aliança que é como o amor sacramentado e verdadeiro; não tem fim. 

Umas extensas, outras menores, há aquelas de sangue, e outras que a vida ligou pelo coração, mas todas famílias. Definir família é trabalhar o significado do amor. Amar é fazer a comida preferida dos filhos sem que se goste dela e dar um beijo na testa mesmo depois de ouvir um não.
Que em meio a esse mundo tão relativo, o valor da bênção pedida aos pais nunca se perca e que as reuniões em volta da mesa sejam pra sorrir ao invés de se perder nos teclados e nos emoticons de um celular. 
E que todos, inspirados pelo Padre Zezinho não vão dormir sem pedir ou sem dar o perdão. Que o bom José, a linda Maria e o Senhor Jesus ajudem a cada um a amar e sentir amor naqueles que caminham ao lado.

Participações na Santa Missa: Maria Goddi e família, Marina Antunes França e Família, Natália Ester e Gabriel Santiago, Ângela Lourdes e Paulo César, Efigênia Freitas e Antônio Silva, Francisca Stela de Carvalho e família, Robson Teixeira e família, Flávia Cândido e família, Geraldo de Paula e família, Dona Eva e Seu Geraldo, Donizete Reis e família. 

Matéria e fotos: Rodrigo Augusto






terça-feira, 8 de agosto de 2017

Nossa Senhora de Nazaré inicia visitas à comunidade

Convite e preparação para o 153º Jubileu de Nossa Senhora de Nazaré


O mês de agosto apresenta-se como período de convite e preparação para o Jubileu de Nossa Senhora de Nazaré. Assim, a Imagem da Mãe Redentora irá percorrer várias localidades do município, que vão desde os espaços públicos até aqueles mais íntimos e interiores no coração dos filhos e filhas de Deus. Tudo isso para que os fiéis estejam abertos a contemplar a Face, o Espírito e a Divindade da Mãe Intercessora, que sempre amparou em seu colo protetor a história de tantos irmãos e irmãs que fizeram e fazem parte da história de Nazareno.

Os dias já não passam mais no tempo dos homens, pois o Tempo do Senhor anuncia a chegada do 153º Jubileu de Nossa Senhora de Nazaré. Por isso, a Mãe de Nazaré iniciou no último sábado, 05, Suas visitas à comunidade. O Lar do Idoso foi o local abençoado pela maternidade acolhedora de Nossa Senhora, onde houve Santa Missa às 15h.
Repletos das experiências de vida acumuladas ao longo de uma vida inteira, senhores e senhoras vivenciaram um tipo de amor e alegria que os anos e a sabedoria não podem acessar. Todos tiveram sua fé renovada e o brilho nos olhos de cada um era o mesmo de curiosidade das crianças para com os mistérios de Deus. Os filhos de Nazareno que tanto contribuíram para o crescimento da fé católica nesta terra são agora embalados pela intercessão de Nossa Senhora de Nazaré. O colo da Mãe de Nazaré tornou-se o verdadeiro Lar dos Idosos!

Do mesmo modo, a comunidade de Coqueiros recebeu a Virgem de Nazaré, acompanhada pelos cidadãos e por Pe. Rondineli Cristino, que presidiu a celebração. Em sua caminhada pela Terra, a Mãe do Céu uniu e vai unir ainda mais irmãos e irmãs de lugares distintos para habitar o mesmo ambiente de oração, súplica, gratidão e misericórdia.

Matéria: Guilherme Augusto
Fotos: João Vitor

sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Vocação, um chamado que vem da criação


A palavra vocação vem do latim vocatio, vocationis e significa chamamento, ato de chamar (vocare) ou escolher, que supõe disposição ou aptidão inerente para algum ofício.  Para uma autêntica função profissional, não basta o querer pessoal ou vontade de outrem, pois, o chamado de cada pessoa depende de sua aceitação livre e de uma análise através de estudos e orientações dos formadores para cada atividade ou profissão.  Assim, entendemos que vocação é chamado e envio para exercer um ofício.  Aliás, Deus Criador chama sempre a Sua criatura para realizar alguma atividade, pois, o ser ou existir supõe uma ação.Etimologicamente, a palavra vocação significa um chamado e uma resposta para realizar alguma ação, para a qual Deus Criador e Pai nos criou e enviou.
 São características da escolha, o chamado e o envio para uma missão, a gratuidade de Deus e a liberdade de escolha do homem e da mulher, para realizar com responsabilidade uma determinada vocação. Daí a necessidade de uma orientação vocacional dos pais e educadores, para uma autenticidade de cada vocação com suas próprias características.  Pois, não existe chamamento só por uma revelação mística ou por uma circunstância qualquer.Eis porque toda e qualquer vocação é um dom gratuito ou presente de Deus que nos criou e nos chamou para a vida em plenitude.
Vivemos nas gerações passadas e presentes, preparando as gerações futuras com um pouco do passado vivendo em nós.Sendo a vocação um dom gratuito, presente de Deus, chamado para uma missão, este chamado é um convite de Deus supõe e merece uma resposta livre do homem ou mulher, Sua imagem e semelhança. Muitas e variadas vocações existem no caminho da vida humana e cada vez mais se multiplicam as criativas invenções segundo as necessidades do elemento humano.  Por isso, muitos trabalham, pesquisam e estudam vocações que no início são apenas um sonho, uma inclinação ou atração curiosa para realizar alguma função.Depois de algum tempo de amadurecimento pela educação e formação, o vocacionado escolhe uma determinada vocação, atividade ou profissão para começar um processo de preparação específica.  Uma vez preparado e formado, o candidato se põe a caminho, respondendo o chamado de Deus no serviço ou missão escolhida, buscando sua plena realização vocacional.  Sem os devidos cuidados de preparação na escolha da profissão ou serviço, só traz prejuízos, decepções e infidelidades como costuma acontecer no magistério, na política, na arte, na administração, no direito, na medicina, no sacerdócio e na engenharia. Todas a vocações na vida de leigos ou de consagrados e ordenados, são formas de dizer “Sim” a Deus e a Seu povo a quem devemos servir, como os talentos recebidos.
Como presente ou dom, a vocação é também um serviço precioso que merece resposta positiva ou aceitação e envio com doação total de si mesmo.  É o que acontece em muitas vocações de disponibilidade plena para servir a Deus e aos semelhantes o dom total na missão. Aliás, toda e qualquer vocação é um misterioso dom de Deus, no qual não se ouve a Sua voz e nem se vê a Sua face, mas sente-se Seu chamado e Envio para um serviço leigo natural e espiritual ou para um serviço religioso e sobrenatural como sacerdócio nas três dimensões: Diaconal, Presbiteral e Episcopal.Pelo Batismo que nos insere numa comunidade eclesial, somos chamados à santidade ou perfeição, ouvindo Jesus dizer: “Sede perfeitos como nosso Pai do céu é perfeito!” Deus Criador e Pai, com Seu Filho Jesus e com o Espírito Santo, nos faz Comunidade do Seu povo, para testemunhar o Seu Reino de Verdade, de Justiça, de Amor e de Paz”.  Portanto todo e qualquer ser humano, é chamado e enviado por Ele para exercer uma função ou missão.
 Por isso é que biblicamente, a vocação é um chamado e um envio para determinada missão como se vê no profeta Isaías 6,8 “Ouvi a voz do Senhor que dizia:”  Quem hei de enviar? Quem irá por nós? Ao que respondi: Eis-me aqui, envia-me a mim.”  E nos Evangelhos, Jesus chama e envia dizendo:  “Vem e segue-me!”  Lac 18, 22 – “Ide e fazei discípulos meus” Mt 28, 19 – “Ide por todo o mundo , proclamai o evangelho a toda  criatura” Mc 16,15.Deus Uno e Trino, que nos chamastes e enviastes pelos caminhos da vida, dai-nos coragem e força espiritual para sermos fiéis e perseverantes nas tarefas para o bem do vosso povo, como verdadeiros discípulos e missionários sob a proteção de vossa e nossa Mãe Maria Santíssima.


Fonte:http://diocesedesaojoaodelrei.com.br/vocacao-um-chamado-que-vem-da-criacao/
Fotos- Arquivos da Pascom