“Uma voz clama no deserto: preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas!” (Isaías 40, 3)
Juntamente com toda a Igreja, a Paróquia Santuário Nossa Senhora de Nazaré se prepara para celebrar o grande Amor amor de Deus pela humanidade no Nascimento do Menino Deus: o Santo Natal. A caminhada do Advento já vai se completando e a coroa do Advento se enchendo de luz.
Para uma eficaz preparação de Natal é preciso haver oração, arrependimento dos pecados e mudança de atitude e de vida. Com o nascimento de Jesus não se pode continuar vivendo do mesmo jeito, naquele mundinho fechado cheio de pecados. Deus dá a seus filhos a oportunidade de mudar, de serem pessoas novas, banhadas na graça e na misericórdia Dele e Ele os convida a nascer de novo, havendo, assim, um verdadeiro Natal.
O menino Jesus não nascerá de novo na gruta de Belém como aconteceu há mais de dois mil anos atrás, mas vai renascer nos corações daqueles que o permitirem e o aceitarem em suas vidas. O menino Deus está e estará disposto a entrar e fazer morada no meio do seu povo para que Ele possa curar as feridas e cobrir a todos com sua bênção poderosa.
A tradição da coroa é simples, porém rica de ensinamentos que ajudam na preparação espiritual para o Natal.
A forma circular
O círculo não tem princípio, nem fim. É interpretado como sinal do amor de Deus que é eterno: sem princípio e sem fim. O círculo simboliza também o amor do homem a Deus e ao próximo que nunca deve chegar ao fim, se acabar. O círculo ainda traz a ideia de um "elo de união" que liga Deus e as pessoas, como uma grande "Aliança".
Ramos verdes
Verde é a cor que representa a esperança, a vida. Deus quer que esperemos a sua graça, o seu perdão misericordioso e a glória da vida eterna no final de nossa vida terrena. Os ramos verdes lembram as bênçãos que sobre os homens foram derramadas por Nosso Senhor Jesus Cristo, em sua primeira vinda entre nós e que, agora, com uma esperança renovada, aguardamos a sua consumação, na segunda e definitiva volta dEle.
Quatro velas
O advento tem quatro semanas, cada vela colocada na coroa simboliza uma dessas quatro semanas. No início a Coroa está sem luz, sem brilho, sem vida: ela lembra a experiência de escuridão do pecado.
Matéria: Carmen Nogueira e Josiédson Pereira.
Fotos: Carmen Nogueira, Eduardo Henrique, Karine Santos, Pablo Nascimento, Rodrigo Augusto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário