A Quaresma se caracteriza por um tempo marcado por três pilares: a oração, o jejum e a caridade. Nesse clima, a Paróquia/Santuário de Nossa Senhora de Nazaré iniciou as atividades religiosas nesse tempo tão especial para a vida da Igreja.
"Lembra-te de que és pó e ao pó voltarás." (Gn 3, 19)
A liturgia da Quarta-feira de Cinzas abriu esse tempo quaresmal, nas celebrações do dia 6 de março, realizadas às 18h, no Rosário e às 20h, no Santuário.
A Santa Missa das 18h foi presidida por padre Onaldo Junior que falou de forma objetiva e tocante sobre a necessidade de conversão nesse tempo. O presidente da celebração reforçou o que o profeta Joel diz na primeira leitura desse tempo para não rasgar somente as vestes, mas o coração.
Padre Rondineli presidiu a segunda e última celebração do dia, às 20h, no Santuário e falou sobre objetivos que todos devem ter para melhor celebrar esse tempo que recorda o sacrifício de Jesus no deserto.
Este é um tempo de rasgar os corações e não as vestes. É tempo de jejum, penitência e oração. Tempo de silêncio para escutar a voz de Deus que sempre orienta.A imposição de cinzas sobre a cabeça das pessoas nada mais é que um simbolismo para mostrar a pequenez do ser humano que ao fim de sua vida terrena não será nada além de pó.
Durante a Quaresma, a Paróquia/Santuário de Nossa Senhora de Nazaré oferta aos seus fiéis paroquianos diversas práticas de oração e penitência, para que através das mesmas, os cristãos possam viver mais o sentido real do tempo que propõe uma faxina no coração. Uma dessas práticas é a procissão de penitência que acontece toda sexta-feira, às 5h.
As Procissões Penitenciais tiveram início às 5 horas nesta sexta-feira, dia 08/03/2019. Ao despertar de mais um dia do período ao qual faz-se jejuns, abstinências, orações e vive o silêncio através do qual reflete-se os passos de Cristo e seu sofrimento, os paroquianos acordam mais cedo para participar da Via Sacra.
Após a chegada da procissão, na qual se faz a reflexão sobre as 15 estações, aconteceu a Santa Missa nas proximidades do PSF Padre Francisco de Andrade, no bairro Nossa Senhora de Nazaré.
Ao fim da celebração, os cristãos retornaram para suas residências e seguiram seu dia, atentos e carregando em si um pouco mais de Cristo Jesus.
Na noite dessa mesma sexta-feira, a comunidade rural que rodeia a capela de São Francisco de Assis, no povoado de Coqueiros se reuniu para a realização das desobrigas que também marcam esse tempo.
Foi-se oferecido o sacramento da reconciliação no atendimento de confissões realizado aos pés do cruzeiro bem de frente da capela. As estações da Via Sacra fora meditadas e a Eucaristia presidida pelo pároco, Padre Rondineli.
A liturgia do primeiro domingo da Quaresma remete à experiência do deserto, onde através da falta é possível contemplar a presença de Deus na vida dos seus.
Matéria: Josiédson Expedito, Pablo Nascimento e Rodrigo Augusto
Fotos: Ana Luíza Oliveira, Eduardo Henrique, Pablo Nascimento, Rodrigo Augusto
Nenhum comentário:
Postar um comentário