quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Tríduo de pregações do Padre Geraldo Magela

Seguindo o kairós do novenário de Nossa Senhora de Nazaré, na Paróquia/Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, nos dias 2, 3 e 4 de setembro, as reflexões da noite foram proferidas pelo Vigário Geral da Diocese e Pároco da Catedral/Basílica de Nossa Senhora do Pilar, Padre Geraldo Magela da Silva.
Em 2019, os devotos da Virgem de Nazaré que participam da novena meditam sobre o tema do Ano Missionário e são levados a meditar sobre o ador missionário que é próprio dos cristãos que adquirem tal identidade no Batismo.
Padre Geraldo refletiu de forma sublime sobre o tema com o povo de Deus. No primeiro dia ressaltando a importância da missão brotar a partir do encontro com o Cristo. Este encontro transforma como fez com os apóstolos que mudavam o semblante e levavam a todos : "Eu estive com o Messias".Cristo é a única e primordial causa da evangelização missionária. O missionário não deve jamais ser ponto de chegada, a pregação, o serviço, a ação do discipulado não deve encerrar em si mesmo, mas apontar o Cristo.
Assim fez a Virgem Maria ao levar o Cristo apressadamente para a região montanhosa onde vivia Isabel. Quando encheu-se do Espírito para conceber o Salvador, Maria não parou, Maria partiu imediatamente e ao chegar na casa de Isabel e saudá-la, João Batista saltou em seu ventre, pois sentiu a presença próxima de Jesus.
Não há como conhecer o Espírito e não sair, não partir, não agir. O Espírito dinamiza, o Espírito move!
Todo povo foi convidado a voltar para suas realidades com a necessidade de revestir-se do desejo da Missão da Igreja que é levar o Cristo. Se as obras de caridade, as preservações ecológicas, o cunho social da Igreja não foi calcada em Jesus Cristo, não é eficaz, pois a Missão da Igreja é dar o Cristo.
Que o fruto dessas pregações tão valiosas seja a mudança. Parar de agir para dentro e fazer para fora. Rever as reuniões de pastorais, a catequese e tantas outras ações de leigos, se elas forem meramente moralistas, disputas de poder e esconderem-se no ideal "sempre foi feito assim", elas precisam ser visitadas pelo Espírito para que brotem a partir desse encontro a missão verdadeira, levar o Cristo.
Matéria: Rodrigo Augusto
Fotos: Cássia Pereira, Francisco Miguel, Josiédson Expedito.

Santa Missa com os enfermos e idosos

Saúde dos enfermos, rogai por nós!
Dando continuidade às festividades do Jubileu de Nossa Senhora de Nazaré,  quarta dia 04/09 às  15h, o Santuário de Nossa Senhora de Nazaré acolheu os irmãos enfermos e idosos para a celebração da missa  com a ministração do  Sacramento da Unção dos Enfermos.A Santa missa foi presidida pelo PE.José Raimundo e concelebrada pelo pároco Fábio e pelos padres  Sílvio e José Roberto.
Após a bênção do óleo, os presentes receberam na fronte e nas mãos a unção que fortalece o corpo e a alma, para enfrentar as enfermidades
Durante a homilia o Pe Raimundo ressaltou a importância de Maria na missão de evangelizar.  Maria ensina a todos que devem perseverar na fé em todos os momentos.
O Padre falou aos fiéis para não ter medo de pedir o sacramento da Unção, pois a oração feita com fé salvará e perdoa os pecados.

"Cristo quer ver você viver. Ele te dá força e esperança.  Ele se manifesta através de diversas formas para te curar e dar coragem e, assim, para você se, coloque a serviço dos mais necessidades"

Matéria: Daniela Aguiar
Fotos: Pamella Neri

segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Tríduo de reflexões proferidas pelo Padre Vinícius Idefonso Campos

Teve início no último dia 30 de agosto a solene novena em honra à Nossa Senhora de Nazaré, padroeira da cidade e do município de Nazareno. Os três primeiros dias do novenário tiveram como pregador o Padre Vinícius Idefonso Campos, pároco da paróquia de São José Operário, em São João Del Rei.
As palavras do Padre Vinícius tocaram profundamente os corações dos fieis que participaram desses primeiros dias. O pregador convidou os presentes a terem um diálogo orante com Nossa Senhora e pediu que ela ensinasse a cada um a ser discípulo missionário de Jesus e a ser uma igreja em saída. 
A missão não é fácil, ela exige prudência e audácia, coragem e ousadia. É preciso bater à porta da casa de Maria e pedir: “mostrai-nos teu filho Jesus’. É preciso crer e dar testemunho da ação do Espírito Santo na vida.
Há muitas pessoas que estão longe do evangelho e, por isso não o conhecem, mas alguns estão próximos dele e também não o conhecem. Sendo assim, o discípulo deve espalhar e anunciar o muito que recebeu de Jesus no evangelho em todos os ambientes sem medo e sem vergonha.
A missão não é de alguns e sim de todos. Nela o cristão é o servo e Jesus é o senhor. Ele é o centro de todas as coisas. Deus não quer cristãos repetidores e sim, testemunhas da ressurreição, entretanto é necessário sair do mundinho e se gastar pelos outros no mundo.
Padre Vinícius terminou suas palavras no terceiro dia da novena com uma prece à Mãe de Deus, dizendo: “Mãe! Mãe! Ô, mãe! Não quero nada, vim apenas te ver e sentir sua presença, pois sem vós não sei caminhar e muito menos ser um missionário de Jesus. Dai-me a vossa bênção. Assim seja!”
 Gratidão 
Matéria: Josiédson Expedito.
Fotos: Bianca Kelly, Kairne Santos, Pablo Nascimento.

domingo, 1 de setembro de 2019

Paróquia recebe a visita dos membros do EAC da cidade de Barroso

A Paróquia/Santuário de Nossa Senhora de Nazaré recebeu distintos romeiros na manhã do domingo (dia 01).
Aconteceu no Domingo 01/09 às 10h30min a missas das crianças presidida pelo Padre Fábio José Damasceno e com a participação especial do grupo EAC (Encontro de Adolescentes com Cristo) da cidade de Barroso.
Padre Fábio ficou muito emocionado com a surpresa, pois o grupo EAC foi criado por ele . Foi um momento de muita alegria pois, o grupo cantou, dançou e abrilhantou a celebração, mostrando a força viva de uma verdadeira Igreja Jovem
Matéria e fotos: Daniela Márcia