Neste ano de 2021 devido a pandemia da covid-19, não se pôde realizar a já tradicional via-sacra pelas ruas da comunidade. Entretanto, nesta sexta-feira, 19 de fevereiro, às 5h da manhã foi celebrada a Santa Missa de penitência no Santuário, sendo esta presidida pelo pároco Pe. Márcio César Ferreira. Apesar de não ser um "horário comum" para as Santas Missas, os fiéis encheram o Santuário, ainda respeitando os critérios sanitários e preventivos impostos pelas autoridades de saúde competentes.
Em sua homilia, Pe. Márcio refletiu com os presentes, sobre o jejum que se deve realizar na quaresma respeitando os preceitos da Igreja, e disse que adianta muito pouco ou quase nada fazer o jejum, mas não praticar ações de caridade com o próximo. E ainda completou que o jejum não deve ser propagado, e sim ser feito no íntimo da vida de cada um.
Esta passagem lembrada pelo padre, reflete muito bem o ato de se fazer o jejum: "quando jejuardes, não fiqueis de rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para figurar aos outros questão jejuando. Em verdade vos digo: já receberam sua recompensa. Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, para que os outros não vejam que estas jejuando, mas somente teu Pai, que está no escondido. E o teu Pai, que vê no escondido, te dará a recompensa” (Mt 6, 16-18).
Às 17h, Pe. Márcio seguiu para a capela de São Francisco na comunidade do Coqueiros, onde realizou as desobrigas quaresmais. Foi realizado atendimento de confissões, e em seguida, a celebração da Santa Missa às 19h.
Na próxima sexta-feira, 26, será novamente celebrada a Santa Missa no Santuário às 5h, e as desobrigas quaresmais serão realizadas na comunidade da Jaguará, a partir das 17h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário