terça-feira, 1 de junho de 2021

Primeiro dia do Triduo de Corpus Christi

 Solenidade de Corpus Christi – Tema: A Espiritualidade do avental. 

Primeiro dia do tríduo Eucarístico – Subtema: Tirou o manto.

No próximo dia 03 de junho a igreja celebra a solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Jesus Cristo. Nos três dias que antecedem esta data é rezado o tríduo preparatório. Hoje, 31 de maio, foi o primeiro dia, com o subtema “Tirou o manto”.  A Santa Missa do dia também foi celebrada a Festa da Visitação de Nossa Senhora. 

O Santíssimo Sacramento foi exposto no Santuário às 08 horas da manhã e ficou o dia todo para adoração. Às 18:45h houve a bênção e logo depois a Santa Missa, presidida pelo pároco Padre Márcio.

Em sua homilia, Padre Márcio disse que Jesus é a referência eucarística e, que tomar a hóstia consagrada não significa ser eucarístico, não ser o “tomai e comei” para os outros.

Jesus se despojou, tirou o manto, desceu e lavou os pés dos discípulos. O manto às vezes é o status, o poder, o privilégio. Tirá-lo é despojar-se, colocar-se a serviço, à disposição do outro. E cada pessoa deve tirar o seu próprio. Ninguém o pode fazê-lo para ninguém. Algumas pessoas fazem questão do status, do poder e querem mostrar e viram escravas perdendo muito com isso. Não serve, não ama. Usam muito o espelho e não olham nos olhos dos outros.

O presidente da celebração convidou os fieis presentes a pensarem em quais mantos precisam ser tirados de suas vidas e terminou a homilia dizendo que a Eucaristia não combina com orgulho, com vaidade, e que para o amor é necessário somente o amor.




Nenhum comentário:

Postar um comentário