quarta-feira, 26 de abril de 2023

Jubileu de Prata Sacerdotal de Pe. Márcio César Ferreira

 A Paróquia Santuário Nossa Senhora de Nazaré celebrou com grande alegria e emoção o Jubileu de Prata do pároco, Padre Márcio Cesar, uma figura muito querida e respeitada na comunidade. A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, incluindo representantes de outras dioceses, familiares, amigos e paroquianos.

Os preparativos para o evento mobilizou todos os setores da paróquia e da cidade, demonstrando o carinho, reconhecimento e gratidão que a comunidade nutre pelo sacerdote. Um tríduo vocacional fervoroso foi realizado com orações, reflexões, catequeses e incentivos para a vivência da própria vocação.


Já na terça-feira, 25, ápice das comemorações, o Santuário mariano se viu envolto de festa, emoção e alegria. Muitas homenagens marcaram a celebração. Durante a homilia, proferida pelo amigo, padre Antônio Carlos da Silva, o sacerdote destacou a importância da missão do padre como fruto da experiência pessoal com a Pessoa de Jesus e sua Palavra, que é definitiva na vida dos fiéis. "A vocação é o encontro interior com o Senhor. Deus te chamou para a missão em favor do povo. Seguir Cristo compromete, é uma escolha de vida ou de morte (...). Hoje, renovando o dom do seu ministério, nos abrimos ao louvor à Maria Santíssima que cultivou em seu coração, superando na fé o medo e abraçando com coragem a sua missão".


Ao final, foi servido um delicioso jantar com música ao vivo no Salão da Igreja do Rosário, encerrando a celebração do Jubileu de Prata sacerdotal do Padre Márcio. "Padre Marcio é diferenciado. Tudo ele faz com fé e convicção. Desde uma celebração até os mementos mais simples e íntimos, ele trata com carinho. Muito feliz por celebrar com ele esta data", pontua a paroquiana nazarenense, Nazaré Cândida Nogueira.


Sobre o sacerdote

Nascido em São João del-Rei, em uma família religiosa, Padre Márcio descobriu sua vocação para a vida sacerdotal ainda muito jovem e, faltando poucos meses para completar 16 anos, ingressou na Congregação dos Mercedários para fazer sua formação. Lá, tornou-se Frei e Padre, realizando muitas atividades pertinentes ao Carisma, incluindo o trabalho na formação dos seminaristas.

Em 2010 Padre Marcio deixou a Congregação dos Mercedários para estar a serviço da Diocese de São João del-Rei. Essa decisão foi motivada por seu desejo de servir às necessidades de sua Diocese de origem, além de poder estar mais perto de sua família.


Ao longo desses 25 anos, Padre Márcio tem se dedicado com inspiração no lema de sua ordenação, João 10,11: “Eu sou o bom Pastor que dá a vida pelas ovelhas”. Seu trabalho é voltado para o serviço de Cristo, da Igreja e da comunidade, sempre com humildade, bondade e compaixão. Com sua dedicação e compromisso, Padre Márcio tem realizado em sua missão aquilo que se propõe em seu lema: ser presença, cuidado e acompanhamento.








segunda-feira, 17 de abril de 2023

Peregrinação no Domingo da Divina Misericórdia

"Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, ali estou eu no meio deles." (Mt 18, 20)

A simplicidade da fé.

Hoje foi um dia muito especial para o grupo do Cenáculo de Nossa Senhora Rosa Mística. Já é um costume bem antigo sair em peregrinação com o quadro da Divina Misericórdia e a imagem de Nossa Senhora no domingo após o dia da Páscoa. E assim se fez mais uma vez, saindo do santuário logo após a missa das 8 horas.


Uma viagem de mais de 60 quilômetros, percorrendo várias comunidades: Forros, Pinheiro, Canjica, Martins, Estação, Mibra, Coqueiro, Chapada e Taquaral, nos municípios de Nazareno, Conceição da Barra e São Tiago.

Um dia de bênçãos e graças tanto pelos fieis que receberam as imagens quanto pelos integrantes do grupo que fizeram o trajeto.

São lugares, momentos e orações muito simples, mas que não deixam de ser muito profundos e emocionantes.

As paradas em cada comunidade são bem rápidas. Reza-se o terço da misericórdia e lê-se uma mensagem.














terça-feira, 11 de abril de 2023

Domingo da Páscoa

 Cristo vive. Ele Ressuscitou!


O Domingo de Páscoa é um dia importante  para todos. Iniciou com a Missa às 08 horas, depois às 10:30h com as crianças da comunidade e da catequese.

Na missa da noite quatro jovens fizeram sua 1ª Comunhão.

Na homilia Padre Márcio destacou a importância  do olhar e agir. Foram até o sepulcro e ele estava vazio. João olhou à distância e não  teve muita ação. Pedro lentamente chegou, teve a atitude de entrar e ele enxergou melhor.


A Ressurreição de Jesus resgatou Pedro, ele que havia negado Jesus três vezes. Mesmo assim aquele que erra não  está  condenado porque Jesus é misericórdia.

Aquele que fracassa no pecado, ainda pode ter salvação.

A misericórdia de Deus é  infinita àqueles que se arrependem de todo coração.

Finalizando a Semana Santa com a procissão dentro da igreja e a bênção  do Santíssimo Sacramento.




Sábado Santo da Vigília Pascal

 Nesse sábado, 8 de abril, a comunidade paroquial de Nossa Senhora de Nazaré esteve reunida para celebrar a Solene Vigília Pascal.

Após uma caminhada quaresmal de reflexão e oração é chegada a hora da véspera da Páscoa e da ressurreição de Jesus.

A belíssima celebração da vigília pascal foi presidida pelo Padre Márcio e teve início às 20h com a bênção do fogo novo e do Círio Pascal na porta do Santuário.

 Durante a missa uma jovem moça foi batizada e outros jovens e adultos receberam a primeira eucaristia e a crisma. Padre Márcio disse que eles "venceram o medo, a vergonha e a timidez e deram um lindo testemunho de fé e amor.

Na hora do hino do glória a cortina que encobria as imagens foi aberta e lá estava de braços abertos o Cristo Ressuscitado.

Mais fotos da Solene Vigília Pascal:

sábado, 8 de abril de 2023

Sexta-feira Santa



A sexta-feira da Paixão, na Paroquia Santuário Nossa Senhora de Nazaré, foi celebrada com muita devoção e amor.

Logo pela manhã foi realizado o piedoso exercício da Via Sacra, às 9 horas no Santuário recitação do Ofício de Trevas, às 15 horas foi celebrada a Liturgia da Adoração da Cruz e às 20 horas o Sermão do Descendimento da Cruz e Procissão do Enterro.


Via Sacra

Na manhã de Sexta-feira Santa, às 5 horas, a Comunidade rezou a Via Sacra. O Seminarista Jonas presidiu o momento e membros da Paróquia representaram os personagens envolvidos nas cenas do caminho de Jesus até o Calvário.

O texto utilizado para a meditação foi baseado na Via Sacra de João Paulo II. Nele foi ressaltado as passagens dos Evangelhos onde são relatados os passos de Jesus rumo ao Calvário. A leitura dos textos e a representação dos personagens ajudam na assimilação do significado e sentimentos de cada estação.

Ofício de Trevas

Às 9 horas, no Santuário Nossa Senhora de Nazaré foi realizado o tradicional Ofício de Trevas. Os Cânticos, Lamentações, Salmos, Leituras e Responsórios são executados pelo Coro e Orquestra Nossa Senhora de Nazaré. A cerimônia contou com a participação dos fiéis.


O Ofício de trevas é uma tradição cristão que tem origem, provavelmente no século XIII. Ele reúne partes dos ofícios de Matinas e Laudes, traz o simbolismo das trevas e da Luz.


Na Paróquia ele é tradicionalmente cantado na Sexta-Feira Santa pelo Coro e Orquestra Nossa Senhora de Nazaré. Preserva a riqueza cultural da Música Sacra de Padre José Xavier.

Adoração da Cruz

Às 15 horas a comunidade Paroquial se reuniu no Santuário para a Liturgia de Adoração da Cruz. Esse é o único memento Litúrgico da Sexta-Feira Santa. Faz memoria da hora em que Jesus morre no altar da Cruz.

É um momento de silêncio, adoração e escuta das Palavras, e contemplação dos gestos de Jesus. Em uma das reflexões Padre Márcio ressaltou a Serenidade de Jesus diante do sofrimento e da morte. E falou sobre a importância da educação, desde criança, para a aceitação das dificuldades, privações e sofrimentos da vida. Não pelo simples sofrer, mas como caminho para o amadurecimento e liberdade no amor.

Descendimento da Cruz e Procissão do Enterro

Às 20 horas a Comunidade vivenciou mais um momento de oração e meditação. A tradição dos “Figurados” ajuda a rever as Escrituras, a História da Salvação, é a história de cada homem e mulher por todas as gerações.


O Sermão do Descendimento da Cruz foi proferido pelo Seminarista Jonas. E levou todos os presentes a entrar em profunda contemplação do mistério da Cruz. Foi um momento forte de convite à vivência da” Ética da Cruz”, que é de amor. Um amor que se dobra, se deixa vencer para não perder ninguém.


Que ao fazer memória do sepultamento de Jesus, possamos sepultar com Ele todas as experiências de desamor.

Confira mais fotos do dia: