domingo, 2 de abril de 2023

Domingo de Ramos

    Juntamente com toda a igreja a Paróquia santuário Nossa Senhora de Nazaré celebrou hoje o Domingo de Ramos.


    Às 8:00 aconteceu a primeira celebração eucarística do dia, às 10:00 a comunidade se reuniu na Praça da Igreja de São Sebastião para a benção e procissão de ramos, ao som do Coro e Orquestra entoando “Hosana”, o cortejo se dirigiu ao Santuário onde a Celebração foi concluída.



    Às 19:00 foi celebrada mais uma vez a Eucaristia e logo em seguida a Celebração Penitencial para os casais com participação do ECC.


Ofertório e silêncio de Jesus

    Padre Márcio iniciou as celebrações do dia ressaltando o sentido de celebrar a Semana Santa e frisou o grande ofertório que foi toda a vida de Jesus, sua intima união com o Pai e como fez a humanidade participar desse amor.

    Na homilia o Silêncio de Jesus foi o ponto central da reflexão. O Padre chamou a atenção para as poucas vezes que Jesus se pronuncia no relato de sua condenação e crucificação.


    Todos gritavam e Ele se mantinha em silêncio e até Pilatos o questiona por se calar diante das acusações. Nesse sentido a proposta para esses dias é vivência, a experiência do silêncio como meio de comunicação com Deus, consigo e com os irmãos.

Importância do Domingo de Ramos

    A celebração desse domingo abre a Semana Santa, a preparação para celebra a Páscoa de Jesus, Mistério de Salvação.


E na Liturgia proposta, Jesus vem montado em um jumentinho, aclamado por pessoas simples. Era esperado um grande Messias, mas Jerusalém se surpreende com um Filho de carpinteiro vindo de Nazaré.


    Ele não é um Rei deste mundo! Dessa forma, o Domingo de Ramos dá o início à Semana Santa, que mistura os gritos de hosanas com os clamores da Paixão de Cristo. O povo acolheu Jesus abanando seus ramos de oliveiras e palmeiras.  O mesmo Jesus se entregara como alimento no Pão e no Vinho e seu Corpo até a última gota no Altar da Cruz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário