segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Sagrada Família de Nazaré: transmissora da vida e da fé.

“Na casa de Nazaré um sim ecoou sereno.”

Ainda vivendo as alegrias do Santo Natal de Jesus Cristo, a Igreja celebra, a festa da Sagrada Família, apresentando-nos Jesus, Maria e José, a família da Nazaré que se tornou modelo para todas as outras.

Família: berço de ensinamentos e aprendizados de qualquer indivíduo. Convivência que estabelece vínculos afetivos, sociais e, acima de tudo, de formação. Ser família é desenvolver-se plenamente na vivência em comunidade e na prática da união. Viver em família é saber superar obstáculos e obter aprendizados constantes à partir de cada situação vivida.



A ordem dos nomes não é por acaso; indica a intensidade de santidade de seus membros: Jesus — Deus entre nós; Maria — a cheia de graça; José — o homem justo. Uma família sagrada!

Neste último domingo (28), em que a Igreja celebrou a Sagrada Família, foi possível perceber que um chamado foi feito à todos os filhos de Deus. Um apelo para uma família que se inspire na Sagrada Família de Nazaré e que tenha Jesus como o centro: essa é a grande missão de todos os cristãos.

A Santa Missa das 10h 30mim, especial para as crianças, contou com um teatro, através do qual revelou-se aos pequenos de maneira lúdica e divertida o verdadeiro e enorme valor da família, a qual deve ter como modelo a Santa Família de Nazaré.



 E celebrando a chamada Oitava do Natal, realizou-se na Paróquia/Santuário Nossa Senhora de Nazaré, a Festa da Sagrada Família com a Santa Missa, presidida pelo Reverendíssimo Padre Rondineli às 19h, contando com a participação do ECC (Encontro de Casais com Cristo), da Pastoral Familiar e de várias famílias de nossa paróquia.


Na meditação sobre a Liturgia, o nosso olhar se direciona para a humilde casa de Nazaré para contemplar a Sagrada Família de Jesus, Maria e José cuja Festa, nós celebramos, neste clima festivo e familiar do Natal. O Redentor do mundo quis escolher a família como lugar do Seu nascimento e do Seu crescimento, santificando assim esta instituição fundamental de todas as sociedades.



Somos chamados a viver os mesmos dons a qual fora direcionado para a Família de Nazaré que em meio a tantos desafios, provações conseguiram ser exemplos de fé. No Livro do Eclesiástico Deus pede para que honremos nossos pais, sejamos obedientes, não os humilhemos, sejamos o amparo que eles necessitarem; Quem os honrar terá alegria, ajuntará tesouros e será feliz não causando desgosto a eles e nem a Deus.


Já São Paulo em sua carta pede que as famílias sejam revestidas de sincera misericórdia, bondade, humildade, mansidão e paciência. Que os homens tratem suas esposas com carinho e não com grosseria; as esposas sejam solicitas aos maridos e os filhos obedeçam aos pais.


Contemplando a Sagrada Família, somos convidados a olhar para as nossas que estão expostas a tantas dificuldades. E somos convidados pelo Evangelho a fazer delas verdadeiras comunidades de fé e de amor, promotoras e defensoras da vida em todas as dimensões, alicerçadas nos valores da fidelidade e da indissolubilidade.


Ao final da celebração realizou-se a benção pedindo que Jesus, Maria e José abençoem e encorajem nossas famílias para que elas sejam fiéis à missão que Deus lhes confiou, a exemplo da família santa de Nazaré.


Que todos os pais, mães e filhos possam ser verdadeiros praticantes da palavra de Deus, a fim de testemunharem com fervor aquilo que pede o Nosso Senhor.

Toda família é sagrada para Deus, por isso Jesus escolheu nascer na Sagrada Família. A sua casa, a sua família é sagrada aos olhos de Deus! 



Jesus, Maria e José: nossa família vossa é!


Matéria - Cássia Pereira e Daniely Santos
Fotos - Géssica Heloiza, Luan Braz e Thailyne Eduarda

quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Natal do Senhor: alegrai-vos!

Eis o Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo a natureza humana


O nascimento de Jesus, nosso Salvador, faz os corações exultarem de alegria, pois revela o amor e a presença constante do Deus Conosco. Tomados por esse sentimento, os fiéis paroquianos participaram das Celebrações Eucarísticas desta quinta, 25, louvando ao Senhor por nos dar o seu Filho Unigênito. As Missas aconteceram no Santuário Nossa Senhora de Nazaré às 08h, 10h 30min e 19h, presididas pelo Pe. Rondineli Cristino em clima de harmonia, confraternização e serenidade exaladas da manjedoura do Príncipe da Paz.


O Natal é uma celebração que nos transmite profundas verdades de vida. Ao contemplarmos a gruta de Belém, descobrimos o imenso amor de Deus que assume nossa condição humana, vindo ao mundo para nos salvar. É Deus que se humaniza, para divinizar o homem. 


Celebrar o Natal é descobrir, na pequenez e na pobreza do presépio, a grandeza e a riqueza do amor divino. É perceber a lição de humildade que Cristo veio nos ensinar. É optar pelo caminho que Ele veio nos mostrar. É acolher com sinceridade as verdades que veio nos comunicar, vivendo-as no nosso dia a dia. É assumir o compromisso com as causas do evangelho, lutando em defesa da vida, colocando-nos ao lado dos pobres, excluídos e injustiçados. É, a exemplo de Jesus Cristo, ser um sinal de contradição na sociedade, buscando a construção da justiça, da paz e da fraternidade. 


Na Solenidade do Nascimento de Jesus, as crianças encenaram um teatro na celebração das 10h 30min mostrando com encanto e humildade como Maria e José receberam o anúncio que nasceria o Salvador.


Através da pureza dos pequeninos, com um sorriso no rosto, mostraram a simplicidade que envolve o nascer do Rei, a flor nas mãos de Maria e o cajado de São José nos guiando ao encanto do nascimento de Jesus que fora presenteado pelos reis e pastores guiados pelo radiante brilho da estrela e o cantar dos Anjos.



Na celebração das 19h a grande participação do povo de Deus não foi diferente, motivado pelo tempo novo trago pelo Menino Deus. 




Padre Rondineli lembrou que o nascimento do Cristo Jesus é esperado deste o Antigo Testamento (profecia de Isaías), convite do profeta para que todos se alegrem com a Vinda do Salvador. Chegada a plenitude dos tempos não bastou ao nosso Deus se comunicar com seu povo através dos patriarcas, não mais se contentou em falar através dos profetas, suscitando palavras de conversão, de consolo e resgate da dignidade. Deus não se contenta em falar pelos homens e se encarna no meio de nós.



Quando contemplamos o Cristo Jesus que nasce na gruta simples de Nazaré percebemos a comunicação amorosa de Deus, esse Deus que não desiste de se encontrar conosco e de comunicar o seu plano de amor à humanidade. 





Abramos portanto nosso coração, a nossa vida, a cada celebração, em cada manifestação divina e em cada instante para reconhecer que, de fato, é preciso que renasçamos. O Cristo Jesus nos convida a um novo nascimento: renascer para a graça de Deus, renascer para a presença constante do Senhor que vem ao nosso encontro. E só então o Natal terá sentido. O Natal não se encerra com a festa de hoje, ainda celebraremos a Oitava do Natal, convidando-nos a viver na mesma intensidade de alegria e fé este dia santo.





Após cada celebração os fiéis puderam saudar com fraternidade e carinho uns aos outros desejando votos de feliz e abençoado Natal, além de ir ao encontro da imagem do Menino Jesus apresentada por Pe. Rondineli para ser osculada e devotada com pedidos e agradecimentos.



Venham, adoremos o Salvador.
Ele é Emanuel, Deus Conosco!


Matéria - Cássia Pereira e Waldecy Junior
Fotos - Cássia Pereira, Luan Braz, Marcos Vinícius e Waldecy Junior

Solene Missa do Galo, Natal 2014!

Noite feliz, noite feliz! Eis que no ar vem cantar ao pastores os Anjos do céu, anunciando a chegada de Deus, de Jesus Salvador!

A comunidade paroquial de Nossa Senhora de Nazaré celebrou solenemente a Missa do Galo! Momento impar, pois marca um novo recomeço, um despertar de esperança fraternidade e confiança em um Deus ternura.


Com a Igreja de luzes apagadas Padre Rondineli, proclamou o solene anuncio do nascimento do Senhor. As luzes foram acesas simbolizado a Grande Luz que é Cristo Jesus,e grande emoção envolveu a assembleia.


Na homilia Padre Rondineli presenteou a comunidade com as reflexões do Papa Francisco, proferidas na Missa do Galo no Vaticano. Pontos forte dessa reflexão foram a luz de Cristo anunciada desde tempos remotos pelos Profetas,luz que tem o poder de dissipar as escuridões que envolvem a humanidade; a ternura e bondade de Deus que devem suscitar no coração humano o desejo de deixar-se envolver e transformar por tamanho amor.




A comunidade orou de mãos das pela paz e união entre as famílias, no seio da Igreja e entre os povos.
E juntamente com com o Pároco se inclinaram se voltaram para contempla  a simplicidade do Deus feito criança deitado em uma manjedoura.



Após a benção final os presentes beijaram a imagem do Menino Jesus, cumprimentaram alegremente parentes e amigos e retornaram para casa com a missão de lavar a boa nova do Amor de Deus pela humanidade.




Matéria e fotos: Carmen e Yolanda

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Encerramento da Novena de Natal 2014

Alegria, fé, união, reflexões e suplicas compuseram o clima do encerramento da Novena de Natal  na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré.




A conclusão da Novena de Natal deste ano foi celebrada no Santuário. Por volta das 18h do dia 23 os grupos de novena se reuniram em suas comunidades e caminharam alegres e em oração rumo ao Santuário. Traziam os estandartes que foram carinhosamente confeccionando durante seus encontros.


Ao chegarem à casa da Mãe do Céu, esta abrigou a todos formando uma só família com um só anseio: que o Deus feito Gente possa fazer sua morada no seio da comunidade e que esta seja agradável aos olhos do Senhor.

Padre Rondineli durante a reflexão enfatizou a grandeza do Mistério que se contempla no Natal.Durante este tempo litúrgico os valores a serem cultivados devem ser a partilha e a solidariedade entre irmão. A troca de presentes e a mesa farta só tem sentido se forem memoria do grande Presente de Deus para a humanidade.


Um dos ardentes desejos do Pároco para este Natal é que se possa compreender e experimentar o grande acontecimento de Belém: Deus nasce como um de nós!


Estava presente também Monsenhor Juvenal, muito querido e admirado por sua dedicação e amor a Igreja de Deus.

Após a novena, de acordo com as orientações do Bispo Diocesano Dom Célio, Padre Rondineli realizou a celebração penitencial. Os fieis que não tiveram a oportunidade de se confessarem receberam a absolvição geral de seus pecados. Esta celebração realizou-se em profunda contrição e revisão dos compromissos para com Deus e com os irmão.  
    

Matéria:Carmen Nogueira
Fotos: Waldecy Junior