segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

1º Domingo do Advento: tempo de esperança e confiança

“O Advento é a espera vigilante pela vinda do Salvador.”


A espiritualidade do Advento é marcada por algumas atitudes básicas: a preparação para receber o Cristo; a oração e a vivência da esperança cristã. Na Paróquia Santuário Nossa Senhora de Nazaré não se fez diferente. 


A Missa do despertar do dia 30 contou com a benção da Coroa do Advento, o primeiro anúncio da chegada do Natal e o acendimento da primeira vela indicando o início do tempo litúrgico, tempo do Advento.



Em todas as celebrações do dia, o pároco Pe. Rondineli Cristino, ressaltou a importância do Advento, palavra esta que significa chegada, ou seja, tempo em que nós somos preparados para a chegada do Cristo Jesus, o Emanuel, Aquele que é o Deus conosco, que faz morada junto de nós. Todos os anos celebra-se o Natal com o coração repleto de afeto, com a esperança e a confiança de que o nascimento de Jesus trará uma vida nova para cada um de nós.



Para bem celebrar o Natal, a Igreja propõe o tempo do Advento, tempo de vigilância, de perseverança na fé e na vida em oração, tempo de fazer uma reflexão, de rever o grande mistério da reencarnação, largar o tabernáculo e buscar o caminho da vida.


Profeta Isaias nos chama a ver o tamanho do amor de Deus. Um Deus que não nos abandona, que busca o nosso encontro mesmo diante da frieza e da dureza dos nossos corações. Deus que mesmo diante das nossas opções, do nosso Não, nunca desistiu de nós. A festa do Natal é o cumprimento dessa promessa de Deus, Ele estará sempre conosco em nossa caminhada mesmo que não caminhemos junto D’ele.




Durante o tempo do Advento, um dos símbolos é a coroa do advento que vem nos mostrando em que consiste a dinâmica, essa nossa preparação que contempla uma grande raiz mostrando que de Jessé brotará um rebento, esse rebento é uma flor e essa flor é Maria e de Maria nasce para nós o Salvador.


Esse tempo nos chama a voltar para a raiz mais profunda de nossa fé, a Espiritualidade, que às vezes deixa-se perder com o tempo. A bíblia envolvida em na esfera representa o ventre de Maria, esta que vai gerando o verbo encarnado de Deus.


A cada domingo acende-se uma vela e quando todas as quatro velas estiverem acesas, simbolizando a Festa do Natal, simbolizará também aqueles povos que andavam pelas trevas e uma grande luz resplandeceu entre eles. E o tempo do Advento é tempo também de se deixar iluminar pela luz que é Jesus.


O verde predomina na coroa, pois é sinal de esperança e sabe-se que a esperança em Deus não abandona ninguém para ter a certeza de uma vida melhor.
“Papa Bento disse: Todos serão salvos pela fé”. Essa fé é advinda da esperança, esperança essa de uma vida melhor.


Felizes aqueles que o Senhor encontrar vigilantes na Fé, com os pés fixos na terra e os olhos fixos em Deus.




Matéria - Cássia Pereira e Luan Braz
Fotos - Cássia Pereira, Luan Braz e Waldecy Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário