domingo, 22 de novembro de 2015

Crisma 2015 : "Vem Espírito de amor com seu fogo abrasador e enchei os fiéis com vossos dons."

O espírito do Senhor repousa sobre mim, porque o Senhor me ungiu.” (Isaías 61, 1-3)
O óleo do Crisma e os olhos da Fé 


Na porta do Santuário Nossa Senhora de Nazaré, padrinhos, madrinhas e crismandos reuniram-se na noite do último domingo (15) para a Santa Missa celebrada especialmente como solenidade de confirmação dos jovens ao chamado do Senhor.


A partir das 19h, a multidão de fiéis contemplava a entrada do Reverendíssimo Pe. Rondineli Cristino e do Excelentíssimo Reverendíssimo Bispo Diocesano Dom Célio Goulart, acompanhados, por sua vez, pelos ministros, acólitos e todos os filhos de Deus a serem ungidos pelo santo óleo do Crisma. Em uma admirável sincronia na presidência da celebração, Bispo Dom Célio e Pe. Rondineli conduziram brilhantemente cada etapa do sacramento de Crisma e derramaram todas as bênçãos de Jesus aos jovens através da divina eucaristia.




Após o Santo Evangelho, Bispo Dom Célio desceu as escadarias do altar e se dirigiu carinhosamente aos crismandos, pedindo a intercessão do Senhor na vida de cada uma das almas ali entregues aos propósitos elevados de uma vida cristã. Como demonstração de solidariedade e amor ao próximo, o nosso querido Bispo Diocesano convidou cada um dos presentes a orar pelos irmãos que sofreram e continuam sofrendo em virtude das tragédias humanas e atentados terroristas que ocorreram em Mariana-MG e em Paris, capital do Estado Francês.


Segundo o presbítero, os jovens representam a esperança de um mundo mais tolerante às diferenças ideológicas, étnicas, sociais e principalmente religiosas. Cena digna de grande comoção foi o instante das velas acesas e erguidas pelos crismandos em sinal de renúncia aos caminhos tortuosos do mundo e de compromisso com a missão de evangelizar em todas as esferas da sociedade. Bispo Dom Célio afirmou várias vezes a potência da juventude como propagadora da fé cristã e a importância de sua atuação no sentido de afastar dos jovens os males das drogas, da violência e do desamor para enfim anunciá-los novas criaturas à luz do Espírito Santo de Deus. Merecidamente, Dom Célio e Pe. Rondineli parabenizaram os (as) catequistas pelo papel fundamental de esclarecer os jovens acerca das tradições e ritos sagrados da Igreja Católica, bem como a sua persistência incansável enquanto evangelizadores dispostos a promover o encontro entre Jesus e muitos corações sedentos da Palavra e do Amor de Cristo. Seguindo esse louvável exemplo de gratidão, um dos  crismandos rendeu homenagem a estes verdadeiros professores da Fé cujas lições ficaram marcadas e serão responsáveis pela formação de cristãos autênticos e colaboradores de um mundo melhor. 



Mais adiante, Bispo Dom Célio convocou os pares de crismandos e crismandas, com seus respectivos padrinhos e madrinhas, a se organizarem e se prepararem para receber o Espírito Santo pela unção do santo óleo crismal. Assim como as mãos dos padrinhos e madrinhas sobre o ombro direito dos crismandos, Jesus pairava sobre cada alma ungida e alegrava-se com o “Sim” dado pelos jovens a uma vida indissociável dos planos do Senhor. A comunhão eucarística seguiu-se às inúmeras bênçãos derramadas por Deus através das benditas mãos de Dom Célio. Ao final da Santa Missa do Crisma, uma crismanda  foi responsável pela entronização de Nossa Senhora de Nazaré, honrosamente recebida e ovacionada por todos os seus amados filhos presentes na celebração. 







Antes da entrada triunfal de Nossa Senhora no Santuário, o catequista Rodrigo Augusto chamou atenção para os exemplos de pai, mãe, filho, filha, padrinho e madrinha representados em sua figura imaculada e serena. As belas e sábias palavras do catequista tornaram ainda mais impactante e significativo o caminho de Nossa Senhora por entre os fiéis. O ilustre sacerdote de nossa paróquia, Pe. Rondineli Cristino, ainda agradeceu a disposição e entusiasmo do Bispo Diocesano Dom Célio Goulart em confirmar tantos jovens na Fé e no Amor de Nosso Senhor Jesus Cristo.



 Um abraço entre os dois antecipou a bênção final e ilustrou a união entre todos os católicos reunidos, os quais também se abraçaram fraternalmente. Os jovens ungidos pelo óleo do crisma são agora cristãos legitimados pelo Amor onipresente de Deus. Certamente, Cristo já transformou os óleos que ungiram a pele em olhos capazes de chegar ao coração.



Matéria : Guilherme Augusto
Fotos: Luan Braz e Géssica Heloiza

Nenhum comentário:

Postar um comentário