sábado, 7 de novembro de 2015

Encontrão de Crismandos

Para concretizar tais ensinamentos de um ano todo de catequese de forma recreativa e espiritual a Equipe da Catequese de Crisma preparou com muito amor um Encontro que aconteceu no sábado, 31 de Outubro, tendo início às 9 da manhã e abordou o Ano da Paz e o amor em suas mais preciosas circunstâncias.

Recebidos com muito carinho no Prédio I da Escola Municipal Dr Walfrido Silvino dos Mares Guia os Crismandos se encontravam na reta final da catequese, com uma bagagem considerável sobre o amor ao próximo e às coisas Deus, o Encontro teve foco nas relações humanas onde podemos encontrar e manifestar o amor.


Em um primeiro momento reflexivo logo pela manhã, após o café, a catequista Vitória tratou com seriedade e entusiasmo sobre o valor que tem o sacramento da Crisma que é o sacramento que confirma o cristão na Igreja que o mesmo escolheu. Segundo ela, o serviço na Igreja quando feito com gosto não é uma obrigação, mas sim um gesto de amor que é visto pelas pessoas e recompensado pelo Altíssimo.



Jesus teve muitos amigos: Lázaro de Betânia, João Batista, João Evangelista e tantos outros e por isso perpetuou no coração do ser humano o valor da Amizade que foi apresentado no encontro de forma leve, descontraída e verdadeira pelos catequistas Rodrigo Augusto e Marcos Paulo. Os dois, que formam uma dupla na sala de catequese, fizerem com que todos pensassem no valor que é ter um amigo de verdade, seja ele como for já que amigos de verdade não são mais do que podem ser, são só isso e isso é o suficiente.


A primeira base da fé e do amor cotidiano é a família. Tal valor fora colocado em pauta sobre as belas e profundas palavras de Michelle e Waldecy. A primeira contou suas experiências pessoas da família, suas lutas, ensinamentos e o grande amor que tem pelos pais, dessa forma, a catequista questionava os alunos sobre seu comportamento diante da família. Com a música Pais e Filhos, Waldecy falou sobre a importância dos gestos de amor dia após dia com os pais, aqueles para os quais seremos sempre crianças e tudo que fazem são retratos do cuidado e do medo de perderem seus filhos para o furacão que está se transformando o mundo de hoje.

Momentos de alegria foram divididos pelos catequistas em dois momentos, no primeiro os mesmos foram testados sobre seus conhecimentos e quem errasse pagava a prenda de levar uma tortada na cara, com perguntas e curiosidades sobre a Igreja os mesmos mostravam aos jovens que servir à Igreja é prazeroso e divertido. Jovens estagiários também partilharam suas experiências e convidaram os demais a também fazerem parte da messe de Deus.


Foi sobre Um amor sincero que toque as mãos e faça a vida de cada um mudar que a convidada Nicoly Reis falou com maestria aos jovens que hoje começam a namorar precocemente. Nicoly falou da importância que é Deus participar do namoro dos jovens e que só se pode completar o outro quando cada um se completa. Falou-se também muito da valorização de si e de seu corpo, que não se deve idealizar o namorado ou a namorada perfeita, mais sim um (a) namorado (a) ser humano que será capaz de acolher seus defeitos e amá-los assim como as qualidades.



Após esse momento ouve uma apresentação de Teatro pelo Ministério das artes, o teatro falava da libertação que Deus opera na vida de cada jovem que a Ele recorrer, afinal, o preço já fora pago. Válido é destacar a profundidade com que teatros e músicas tocam os jovens e isso fora visto pela competência do Grupo de Teatro e pela maravilhosa condução musical feita pelo Ministério de Música durante todo encontro.




O ápice do Encontro iniciou às 15h, com a liturgia de Todos os Santos foi celebrada a Santa Missa pela reverendíssima pessoa do Padre Rondineli Cristino que acolheu os jovens com tamanha disposição e semeou entre eles o prazer que é estar em um encontro com Cristo. Em sua homilia, o mesmo falou sobre o convite que Deus faz à santidade e que todos que forem de coração puro, de espírito humilde e promotor da Paz encontrarão no reino dos céus a sua recompensa e estarão juntos com os 144 mil que lavaram e alvejaram suas vestes com o sangue do cordeiro.



Com um bolo e a oração final o encontro foi encerrado e a Missão de levar o amor e a paz aos quatro cantos do mundo seja no namoro, na amizade ou na família continua.
Que Deus os proteja, guie, confirme e os fortaleça. Amém!




Matéria - Rodrigo Augusto
Fotos - Luan Braz e Marcos Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário