O zelo por tua Casa me consome!
Na tarde do
dia 23 de dezembro a Paroquia\Santuário Nossa Senhora de Nazaré se reuniu para
um momento especial de festa e ação de graças a Deus. A tão querida Igreja do
Rosário, após quase dois anos de laboriosa reforma, é solenemente reinaugurada.
A cerimônia
foi Presidida pelo Bispo Diocesano Dom Célio de Oliveira Goulart, concelebraram
os Padres: Rondineli Cristino, Dirceu de Oliveira Medeiros, Silvio Firmo e Monsenhor
Juvenal. Estavam presentes Diácono e Seminaristas da Diocese.
A celebração
teve inicio na Sacristia com a benção do crucifixo e da imagem de Nossa
Senhora do Rosário. Todo povo de Deus esperava do lado de fora da Igreja, onde se
realizou os ritos iniciais, e em sinal de penitencia, a assembleia foi aspergida
com água benta pelo Presidente da celebração.
Com grande
alegria a comunidade entrou na casa da mãe do Rosário, seguindo seu Bispo que
abençoava as paredes e os quadros da Via Sacra. No presbitério foram abençoados o Ambão, Mesa da Palavra e a Cadeira Presidencial.
Em sua homilia Dom Célio, inicialmente, lembrou o mormento de luto vivido pela comunidade com a perda dos irmãos João Heitor e Beatriz Augusta e convidou a todos a elevarem preces em favor deles e de seus familiares.
Levou a comunidade a refletir sobre a importância da Mesa da Palavra e da Mesa Eucarística. Lugares privilegiados de encontro com o Senhor que exorta e nutre os seus eleitos na caminhada da vida.
Com base na Palavra proclamada exortou os devotos a confiarem em Maria. Ela que permaneceu com os Apóstolos no Cenáculo, é presença segura na caminhada de seus filhos hoje.
Apresentou Maria como exemplo de entrega, de serviço ao Senhor. E exortou os paroquianos a seguirem esse exemplo, fazendo-se servo\a na vida da paróquia por meio da oração e do serviço pastoral.
No momento da apresentação das ofertas foram abençoados o altar, cálice e pátena. Todos esses objetos de agora em diante são consagrados exclusivamente ao uso litúrgico e servirão diretamente ao Santo Sacrifício Eucarístico.
Logo após a comunhão foi abençoado também o Sacrário, lugar de adoração, de encontro pessoal e intimo com Jesus. Lugar que lembra ainda a caridade para com os enfermos e agonizantes, dos quais o Pão Eucarístico é conforto e remédio.
Ao final da celebração, Padre Rondineli fez memória de toda a trajetória de reforma da Igreja agradecendo desde as orações, doações, movimentos realizados, até aqueles que puseram as mãos no pesado, porém gratificante serviço. A comunidade também prestou seu agradecimento por meio do Ministro da Palavra Guilherme Augusto. Tudo foi feito em conjunto e sob a orientação segura do Pároco.
Agora na casa da Rosa Mimosa do Santo Rosário, o Cristo Luz e Encanto da humanidade pode ser servido e adorado. Ambos, Filho e Mãe, esperam ai o carinho dos que tanto amam.
Matéria- Carmen Nogueira
Fotos- Waldecy Junior
Nenhum comentário:
Postar um comentário