"Lembra-te que és pó e ao pó hás de voltar"( Gn 3,19)
Um percurso marcado pela oração e partilha, pelo silêncio e jejum, com a esperança de viver a alegria pascal: assim foi a celebração da Quarta-feira de Cinzas na Paróquia/Santuário Nossa Senhora de Nazaré, dando abertura ao Tempo da Quaresma.O convite é a para que reconstruamos a vida , por isso o tempo quaresmal é a grande oportunidade. É preciso converter-se mesmo que em nossos dias atuais o pecado insista em persistir, pois ele é o maior obstáculo para a realização do amor verdadeiro.
Na reflexão deste dia, ficou explicito que a Quaresma é tempo de conversão, tempo de crer no Evangelho, abster-se não somente de carne mas dos males da língua , do ódio , de tudo que ofende a Deus. As cinzas, estas resultado da queima dos ramos usados no Domingo de Ramos do ano anterior, é sinal sacramental e não absolve os nossos pecados, pecados esses perdoados somente mediante o sacramento da confissão.
Celebrando também a abertura da Campanha da Fraternidade Ecumênica , esse ano com o tema " Casa comum, nossa responsabilidade" e o lema " Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca", citou-se a necessidade de cuidarmos do nosso planeta evitando jogar lixo nas ruas, não desmatando as florestas , para que os efeitos que já vem sendo tão catastróficos não nos prejudique ainda mais. É preciso fazer nossa parte , é preciso clamor a vida, é preciso cumprir nossos deveres para cobrarmos nossos direitos.
Ao final da celebração, os fiéis tiveram a palavra de Cristo ressoada no momento da imposição das cinzas " Convertei-vos e crede no Evangelho". Cinzas estas, sinais de que a vida depende de Deus e que sem Ele nada somos.
Matéria : Cássia Pereira
Fotos : João Paulo Ávila
Nenhum comentário:
Postar um comentário