Exposição Mariana marca o fim do Mês dedicado à Nossa Senhora
Com ternura filial, os alunos da Escola da Fé da Paróquia/Santuário de Nossa Senhora de Nazaré prepararam uma belíssima exposição sobre a Virgem Maria que se tornou pública na quinta-feira (31 de maio), após a bênção final da procissão de Corpus Christi, no Salão do Rosário.
Para tal exposição houve uma mobilização com os paroquianos que tinham imagens com títulos peculiares de Nossa Senhora e iconografias um tanto distintas das que todos já estavam acostumados e, então, desde segunda-feira a secretaria paroquial foi acolhendo as imagens da Virgem Maria todas cedidas de forma carinhosa e espontânea pelos devotos de Nossa Senhora.
A cada nova imagem de Maria a exposição se tornava mais rica nas diversidades de títulos e aparições que comprovam que a Virgem Mãe do Salvador é Mãe para todos os momentos, aflições e acontecimentos da vida.
Durante todo mês Mariano, na Escola da Fé, foi-se estudado e compreendido que Maria não encerra em si nenhum estudo, nenhum momento e nenhuma devoção. Amar Maria é suplicar a Ela que todos sejam levados a Jesus, Ele é o centro de toda vida da Virgem de Nazaré, de todo estudo e qualquer outra coisa que envolve Nossa Senhora. Por isso, a exposição começou com cenários que meditavam a história do Salvador através dos ícones marianos.
A imagem de Nossa Senhora que abria a exposição depois de um caminho de estralas era a de Nossa Senhora do Bom Parto que traz em sua iconografia o menino Jesus recém nascido. Maria apresenta aos homens a razão de todo seu caminho, de sua vida e seu sim. Jesus, Salvador da humanidade. O caminho seguia com as imagens de Nossa Senhora do Ó, Nossa Senhora do Desterro, Maria na Anunciação, no nascimento de Jesus e na dor de perdê-lo, mas também na certeza de reencontrá-lo através da fé que sempre a mantinha de pé.
A intercessão de Maria para com os noivos de Caná foi representada de forma especial no caminho da exposição mariana. Quando viu os nubentes em desespero, Maria rogou a Jesus que olhasse e fizesse por eles. Embora a hora dele não tivesse chegado, o mesmo não negou o pedido de sua mãe.
Em outra parte física da exposição, os devotos poderiam perceber as imagens de Maria que representação suas aparições e a forma com que ela é invocada. Estiveram presentes na EXPO MARIA, as imagens de Nossa Senhora da Escada, Nossa Senhora de la Sallete, Nossa Senhora da Lampadosa, Nossa Senhora do Livramento, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora de Lourdes, entre tantas outras.
Nossa Senhora do Porto da Eterna Salvação
Nossa Senhora do Silêncio
Nossa Senhora de Nazaré do Belém do Pará
A Virgem Maria, Senhora de Nazaré, Mãe e Padroeira dessas terras nazarenses se fez presente em suas três lindas e ricas imagens que emocionaram o povo que por diante delas passava. Isso é um fato que não espanta, afinal é impossível olhar naqueles lindos olhos de Nossa Senhora e dizer que eles não são cheios de Misericórdia.
Ah, Maria, como és linda!
Maria continuará sendo celebrada na Paróquia com a tradicional festa de Nossa Senhor do Rosário que aquece o mês de Junho.
Salve Maria!
Matéria: Rodrigo Augusto
Fotos: Cássia Pereira, Rodrigo Augusto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário