Paróquia acolhe com muito júbilo a 9ª Romaria Diocesana do Terço dos Homens
Digníssima. Assim pode ser descrita a tarde do domingo, 22 de julho, na cidade de Nazareno. A cidade acolheu milhares de pessoas, homens e mulheres, representantes das 42 paróquias da Diocese de São João Del Rei para a Caminhada Diocesana do Terço dos Homens que alcançou sua nona edição neste ano de 2018 e foi celebrada com todo júbilo nas terras abençoadas pela Virgem de Nazaré.
Às 12 horas, o som externo do Santuário fez ecoar pela cidade a oração do Ãngelus e foi a partir desse momento que a cidade se transformou em um lugar de intensa e constante chegada de peregrinos. Os membros dos Terços dos Homens e das Mulheres da Diocese foram chegando e se aglomerando ao redor do Santuário de Nossa Senhora de Nazaré e fizeram o bonito caminho que os romeiros fazem no Jubileu de Setembro: adentraram ao Santuário e subiram ao trono do altar mor onde puderam venerar a imagem da Rainha e Padroeira das terras nazarenenses, a Virgem de Nazaré.
Enquanto esse caminho era feito, na nave central do Santuário, Padre Rondineli fazia uma bela acolhida de todas as Paróquias ali presentes e o coral do terço dos homens de Nazareno em suas vozes grossas entoavam o hino à padroeira e do Terço dos Homens. No presbitério, podia-se fitar os olhos na belíssima imagem de Nossa Senhora de Nazaré que estava ornada no andor preparado para caminhar junto aos filhos na procissão.
A veneranda imagem de Nossa Senhora foi incensada pelo Excelentíssimo Reverendíssimo Bispo Emérito da Diocese Dom Waldemar e sai em procissão sobre os ombros de seus fiéis devotos até o lugar onde a Eucaristia seria celebrada.
Durante a caminhada, não se ouvia banda de música, como as tradicionais procissões da cidade, mas sim a oração fervorosa de quem se agarra às contas do terço e medida a vida de Cristo. Os mistérios gloriosos foram contemplados e rezados, as músicas marianas, em especial o hino do terço foi entoado. O reverendíssimo Padre Victor Bertolino, diretor espiritual do Terço dos Homens na diocese acompanhou a procissão que teve seu desfecho na quadra poliesportiva do Bairro do Rosário
Na quadra poliesportiva do Rosário, a imagem de Nossa Senhora foi acolhida em meio a um imenso corredor e tocou o coração de muitos que puderam se emocionar com o momento. Dom Waldemar, presidiu solenemente a Santa Missa que contou com a participação de todos os visitantes que fizeram a caminhada com Maria, pois, Nossa Senhora é como uma seta que aponta para Jesus, o caminho, a verdade e a vida. O Filho de Maria perpetua sua existência na Eucaristia que alimentou todos os fiéis.
Ao final da Santa Missa, houve um breve relato sobre o início da devoção a Nossa Senhora de Nazaré em Nazareno e também a história daquele que foi um dos maiores instrumentos de difusão da fé na Virgem nessas terras; Cônego Heitor Augusto. Padre Rondineli e Padre Victor tomaram a posse da palavra para os devidos agradecimentos e o Santuário do Bom Jesus do Matozinhos em São João del Rei foi o escolhido para sediar a 10ª Romaria, a acontecer em 2019.
Jesus Cristo se fez presente no Santíssimo Sacramento que foi acolhido e adorado na quadra. E foi com a bênção do Santíssimo que a celebração da Santa Missa foi encerrada.
É válido destacar o brilhante e tocante jeito com que Dom Waldemar conduziu os diversos momentos. Com um carisma inconfundível, o Bispo emérito falou sobre a importância de se rezar o terço como forma de agradecimento e pedido pelos familiares e também por aqueles que se vêm distantes, longes do caminho, acreditando sempre em sua conversão. O mesmo deu um belo testemunho sobre pastoreio ressaltado pelo Evangelho dominical e também encantou a todos ao entoar a oração da Ave Maria.
CONFIRA AQUI
Ó Mãe e Rainha do Santo Rosário
Mãe Admirável, Mãe do Santuário
O mundo sem fé na dor se consome
Ajuda esse mundo com o Terço dos Homens
Você pode conferir mais fotos acessando o álbum do evento criado na página do Santuário criada no Facebook através do endereço:
Álbum de Fotos
Matéria e fotos: Cássia Pereira, Josiédson E. Pereira, Rodrigo Augusto.