A Santa Igreja dedica o dia 29 de junho a um dos maiores santos da história do cristianismo; São Pedro, apóstolo. O primeiro papa era um pescador rude que ao ser olhado nos olhos por Jesus não recusou o convite daquele que o chamou para segui-lo. Sua trajetória de fé foi marcada pelo andar sobre as águas ao segurar ao mão do mestre, pela declaração de que Jesus era o Messias, Filho do Deus vivo, assim como pela negação e a declaração de amor: "Sim, mestre, Tu sabes que eu te amo."
Festejado com igual veneração de São Pedro, Paulo apóstolo é celebrado junto com o já mencionado, primeiro papa. Paulo é exemplo da ação transformadora de Cristo na vida do ser humano. Ele, não conheceu fisicamente o Salvador, mas testemunhou ao redor do mundo as graças e bênçãos daquele que vivia em Paulo e para o qual o apóstolo preferia morrer. Anunciador ímpar do evangelho, São Paulo de Tarso é autor de inúmeras cartas bíblicas que exaltam a caridade, a fortaleza, a vida cristã e os bens que Deus reserva para aqueles a quem Ele ama.
Pedro e Paulo experimentaram o martírio. O primeiro crucificado de cabeça para baixo e o segundo foi morto à espada. Ao derramarem o Sangue pelo amor a Jesus são dignamente celebrados com todo júbilo na data 29 de junho e no domingo posterior à esse dia. A cor vermelha destaca o modo com que honraram o Cristo Senhor.
Os paroquianos do Santuário de Nossa Senhora de Nazaré se reuniram na última sexta de Junho (29) para festejar o apóstolo Pedro manifestando sua fé pública na intercessão junto a Jesus daquele que foi escolhido pelo próprio Cristo para ser a pedro sobre a qual sua Igreja seria edificada, com uma bonita procissão saindo do Santuário às 18h30min.
Padre Rondineli presidiu a celebração da Santa Missa que aconteceu logo em seguida, após a acolhida na imagem de São Pedro no Santuário.
Durante a celebração o presidente e a assembleia rezaram pelo ministério sacerdotal do sumo pontifície, o Papa Francisco que perpetua o pastoreio de Pedro na Santa Igreja.
As leituras próprias dos santos apóstolos marcaram a celebração e exaltaram como Deus os livrava de todos os temores. A primeira leitura ressaltava a oração da Igreja para com Pedro e a segunda a magnífica mensagem deixada por São Paulo: "Combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé".
Destaca-se na festa de São Pedro o legado e lembrança deixadas pelo Senhor Dorgival que permanecem vivos toda vez que essa celebração acontece. A Santa Missa foi rezada em sufrágio de sua alma e sua família esteve presente mantendo viva a tradição dessas festividades. Após a Missa foi abençoada uma fogueira que queimou durante a noite em louvor a São Pedro.
"Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela." (Mt 16,18)
Nenhum comentário:
Postar um comentário