sexta-feira, 28 de junho de 2019

Bênção da Pedra Fundamental das obras do Centro Catequético Dona Elza Guimarães de Carvalho

"... como o homem sensato que construiu a sua casa sobre a rocha" (MT 7, 24b)
A manhã da sexta-feira, dia 28 de junho foi marcada por um momento muito marcante para a Paróquia/Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, pois a bênção sacerdotal à pedra fundamental deu um grande rumo à obra do centro catequético "Dona Elza Guimarães de Carvalho".
 Padre Nicomedes iniciou o momento com a oração do santo terço que foi meditado pelos presentes. 
Após a oração do Santo terço, Padre Rondineli deu início ao momento que marcaria a bênção da Pedra Fundamental, invocando a presença da Santíssima Trindade e fazendo a leitura da Palavra de Deus que narrava os dizeres de Jesus sobre a prudência e sensatez daqueles que constroem a casa sobre a rocha. 
O momento contou com a participação de membros do CPP, CAP, catequistas de Crisma e Primeira Eucaristia e leigos engajados que compartilhavam do início da realização de um sonho que é comum de todos os paroquianos. 
A necessidade de um local para a catequese paroquial surgiu nos tempos atuais e é uma realidade compreendida por muitos leigos que apoiam e contribuem para essa obra que, embora tendo início no dia 23 de março com o início da demolição da pensão, ganha, na manhã dessa sexta uma bênção mais que especial para que os pontapés do alicerce estejam sobre a rocha. 
Padre Rondineli repassou para os presentes as instalações que estarão contidas no Centro Catequético; uma capela do Santíssimo à entrada, sete salas de catequese, banheiros, garagens e apartamentos. O nome da construção é uma homenagem a uma grande catequista da cidade de Nazareno, através do empenho da catequese de Dona Elza, muitos leigos que hoje atuam nas pastorais e movimentos foram formados.
O segundo piso do Centro terá um auditório para fins de formação que levará o nome de outra catequista muito importante para a Paróquia, Dalva Petrina que recebeu a homenagem emocionada, como uma grata surpresa. Muito feliz e como sempre, sorridente, Dalva pediu a todos apoio para obra e disse que Padre Francisco também deve estar muito feliz no céu, pois ele que concedeu a ela a oportunidade de ser catequista. A mesma abraçou Padre Rondineli ao final do momento de bênção, ambos emocionados, trocaram palavras de amizade e gratidão. 
A bênção final, invocando a bênção de São José Operário aos trabalhadores da obra, finalizou o momento e deu início aos serviços do dia. 
Matéria e fotos: Rodrigo Augusto

segunda-feira, 24 de junho de 2019

Entre as outras flores, sois a mais formosa

Renuncie a si mesmo e siga-me!
Domingo dia 23 de Junho comemorou-se o dia consagrado a Nossa Senhora do Rosário e São João Batista, dia maior da festividade da comunidade do Rosário.
O domingo teve início com a celebração da Santa Missa das 8h, presidida pelo Padre José Nicomedes que contou com a participação de muitos devotos que vieram santificar o dia através do alimento salutar da Sagrada Eucaristia. 
Às 11h, Padre Rondineli presidiu a Santa Missa solene que foi concelebrada pelo Padre José Nicomendes e com os cantos da orquestra deram mais beleza ainda a esse grande dia consagrado à Virgem Maria.
Após caminhar tantos dias nas meditações da novena do Rosário, poder festejar a Senhora com tanto júbilo aumenta ainda mais a fé desse povo que tanto ama a padroeira do bairro a ela dedicada. Sim, o bairro do Rosário, tem uma senhora! 
A festividade adentou a noite com a procissão, onde muitos devotos caminharam pelas ruas ornamentadas de Nazareno em sinal de fé, levando a Mãe do Rosário. 

Após a solene procissão iniciou-se a Santa Missa presidida pelo Reverendíssimo Padre Nicomedes, que trouxe para a comunidade expressões fé e espírito missionário, pelo qual todos são chamados a retornar os dizeres de Maria nas bodas de Caná quando diz ‘’Fazei tudo o que Ele vos disser’, sendo obedientes à voz do Senhor’.
O sacerdote trouxe reflexões sobre o que é necessário mudar e transformar na vida de cada um, para que não só se conheça o nome de Jesus, mas se possa confiar e esperar em Jesus, tendo a certeza de que para caminhar necessário é renunciar a si mesmo por amor a Deus. 
Maria trabalhou para a salvação da humanidade junto com seu filho, preferindo ser cada dia mais de Deus e se tornando a primeira missionária sempre testemunhando seu Filho amado.
Nesta certeza o sacerdote convidou a comunidade a experimentar a fidelidade de Maria que foi fiel diante da cruz, sem murmurar e aceitar a cruz dos dias, da família, para a santificação do povo de Deus.
Registros fotográficos das celebrações do dia
Gratidão
Virgem do Rosário, sois rosa mimosa
dentre as outras flores, sois a mais formosa.
Louvemos devotos as pias memórias
do Rosário os gozos, as dores e glórias.
Maria concebe o Verbo encarnado
que veio ao mundo remir o pecado.
Matéria: Joyce Resende.
Fotos: Dayovanna Paiva, Josiédson E. Pereira, Pablo Nascimento, Rodrigo Augusto.