Agosto é um mês muito especial para os paroquianos de Nossa Senhora de Nazaré, pois nos inúmeros cantos da cidade consagrada à Virgem Maria, devotos e devotas se reúnem para receber a imagem peregrina de sua padroeira que visita os bairros convidando a todos para as celebrações do jubileu de sua natividade.
Como uma mãe que gosta de sua casa cheia nas grandes festas, Maria, a Senhora de Nazaré passa de bairro em bairro, povoado em povoado, no desejo de reunir seus muitos filhos espalhados em sua cidade para se juntarem em um só corpo, em uma só voz e em um só povo para festejarem seu aniversário, no iluminado dia 08 de setembro.
Padre Fábio conduziu a imagem de Nossa Senhora de Nazaré nos bairros visitados e celebrou da melhor forma possível, coroando através da Eucaristia essa visita que aquece e ilumina.
A liturgia diária celebrada em sintonia com o comum de Maria, exorta a todo povo sobre a necessidade de serem uma igreja em saída, que caminha pelo mundo procurando e encontrando com todas as pessoas.
Na terça-feira (06), na Cohab, a Festa da Transfiguração do Senhor convidava a todos a permanecerem fiéis a Jesus até mesmo nos momentos difíceis, pois glorificá-lo somente no alto do monte não é o verdadeiro papel do cristão. É preciso sair da sua tenta e descer o monte para serem missionários do Deus de amor.
Na quarta-feira (07), na Emater, a liturgia trazia as murmírias do povo para com Deus a caminho da terra prometida. Todo o povo é convidado a deixar de lado as comodidades humanas e se entregar-se totalmente para o Senhor, como fez Maria Santíssima.
Na quinta-feira (08), na Travessa Dom Viçoso, o testemunho de Pedro, iluminado pelo Santo Espírito fez nascer sobre ele, pedra firme, a verdadeira Igreja do Senhor à qual todos os seus fiéis são convidados a suplicar de Deus a fidelidade contínua ao Senhor, até o fim da vida.
Na sexta-feira (09), no Bairro Nossa Senhora de Nazaré, o convite para renunciar à própria vida é grande testemunho de fidelidade a Deus que deve ser a primeira busca e primeiro amor a vida de todo povo.
Por fim, no sábado (10), na comunidade da Jaguara, a Festa do Diácono São Lourenço coroou o convite a fidelidade total a Deus, a ponto de morrer para defender a Igreja e o seu tesouro.
A rainha dos mártires, dos missionários, dos cristãos, Senhora de Nazaré, continuará seu caminho até a véspera da abertura da novena preparatória para o Jubileu.
Matéria: Rodrigo Augusto.
Fotos: Pablo Nascimento, Francisco Miguel, Rodrigo Augusto, Cássia Pereira e Eduardo Henrique.
Nenhum comentário:
Postar um comentário