segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Acolhida a Dom Dirceu e Santa Missa em sufrágio da alma do Rvmo. Pe. Fábio José Damasceno, no primeiro ano de seu falecimento

Santa Missa marcada por emoção, foi celebrada na última quinta, 09, em sufrágio da alma do Rvmo. Sr. Pe. Fábio José Damasceno no primeiro ano de seu falecimento, e também contou com a visita à forania de Nossa Senhora de Nazaré, do recém ordenado bispo, Dom Dirceu de Oliveira Medeiros, o qual presidiu a celebração. 

Dom Dirceu, chegou por volta de 18h45 ao Santuário, onde o Bispo Diocesano Dom José Eudes, o Pároco e Reitor Pe. Márcio, padres da forania e da Diocese, religiosos, autoridades municipais, além de leigos e leigas o esperavam para realizar um Rito de acolhida ao mesmo. Ao início ouviu-se os sinos badalarem e a Banda Municipal de Nazareth entoou músicas, já durante o rito, D. Dirceu adentrou ao Santuário em meio a uma salva de palmas, e recebeu homenagens e presentes, os quais são uma demonstração de respeito e carinho, e também uma forma de ofereceu ao Bispo um cantinho de nossa faronia que ele levará junto a si rumo a sua nova Diocese de Camaçari na Bahia.

Em meio às homenagens, os coordenadores de pastorais e movimentos da Paróquia, entraram no Santuário com velas em suas mãos, e ao final os provedores da Confraria de Nossa Senhora de Nazaré trouxeram o mais belo presente da noite, uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré, a qual toda a Paróquia é comunidade ofereceram a Dom Dirceu como forma de demonstrar que Nazareno e Maria de Nazaré, lhe acompanharão por onde a Deus o chamar.

Logo em seguida, deu-se início a Santa Missa, presidida por Dom Dirceu, e concelebrada por Dom José Eudes e os demais sacerdotes presentes no Santuário de Nossa Senhora de Nazaré. A celebração contou também, com a participação da família de Pe. Fábio, a qual o celebrante dirigiu algumas palavras de conforto durante a sua homilia, relembrando que o sacerdote foi uma das primeiras pessoas das quais lembrou quando foi anunciado sua eleição ao episcopado, e por quem carrega um sentimento de carinho, falando também sobre como o falecido sacerdote tinha um forte sentimento de paternidade junto a outros padres. O bispo também agradeceu a recepção calorosa do povo de Nazareno, e agradeceu a todos presentes pela acolhida a ele feita.

Sob o som da música "Invocamos" na voz de Pe. Fábio, de forma emocionante ao início da celebração, adentraram pela Igreja os funcionários da Paróquia, com quem Pe. Fábio passou a maior parte de sua jornada, trazendo junto a eles um quadro do padre, o qual foi entronado no presbitério e permaneceu durante toda a celebração, para fazer memória ao sacerdote.

Ao final da celebração foram realizadas homenagens ao Pe. Fábio. Sua irmã Lucimeire, leu uma mensagem em nome de seus irmãos e familiares, agradecendo a todos pela forma como trataram Pe. Fábio tanto em vida, como após a sua morte, demonstrando gratidão a comunidade nazarenense. Também foi lida uma homenagem da Paróquia, e reproduzido um vídeo com fotos e vídeos de momentos marcantes durante a curta entretanto intensa passagem do sacerdote por terras nazarenenses.




Nenhum comentário:

Postar um comentário