quarta-feira, 18 de junho de 2014

2º Dia do Tríduo Eucarístico


Eucaristia não é um privilégio de poucos, mas um manancial para todos

Com as palavras do título dessa matéria Padre Rondinelli Cristino destacou em sua homilia da celebração da Santa Missa às 8h da manhã do dia 17-06 na Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, pelo segundo dia do Tríduo Eucarístico em preparação para a Festa de Corpus Christi,  o valor da comunhão eucarística. O reflexo da Eucaristia está na comunhão com os irmãos que na Eucaristia é sustento para nossa missão de evangelizar.


 Como numa catequese espiritual, o Revmo explicou à assembleia ali reunida que todos os Sacramentos têm matéria e forma e com a Sagrada Eucaristia não é diferente, Ela tem sua matéria no Pão e no Vinho. O Pão fruto do trigo, sinal da simplicidade e da humildade e o vinho oriundo da uva massacrada recordando o sacrifício de Cristo pela humanidade no derramamento de seu sangue por cada um.
Pão e Vinho são insubstituíveis quando se fala do Sacramento Eucarístico que é o mais sagrado deles, porque nele está a presença viva de Cristo que amou tanto os homens que quis se perpetuar no meio deles. “Cristo podia se perpetuar numa barra de ouro ou em uma imagem valiosa, mas Ele preferiu se fazer eterno em um simples pedaço de pão”, assim Padre Rondineli destacou o quão simples e valioso é o pão e recordou também do milagre das Bodas de Caná onde Jesus não deixou o vinho faltar pois o mesmo era sinal de alegria em uma festa.  


O humano e o divino de Jesus se misturam e nós com nosso humano buscamos contemplar o Divino. “Se olharmos vemos pão, se cheirarmos exala cheiro de vinho, e com nosso paladar sentimos gosto de pão e de vinho, mas o Espírito e a fé vêm completar os nossos sentidos para assim crermos e nos alimentarmos de corpo e sangue”.  Com essa frase foi-se recordado vários testemunhos pela graça da Eucaristia.

A comunidade no Santuário reunida em oração foi surpreendida e agraciada ao poder fazer a Ceia com Cristo nas duas espécies, o Pão e o Vinho e professaram sua fé respondendo "Amém" quando o padre distribuía a comunhão e proclamava “Corpo e Sangue de Cristo”.




Já canta padre Zezinho “Por um pedaço de pão e por um pouco de vinho eu também vi muita gente encontrar novamente o caminho do céu”
Matéria: Rodrigo Augusto
Fotos: Guilherme Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário