"E tu, menino, serás chamado de Profeta do Altíssimo, pois irás adiante do Senhor preparar-lhe os caminhos." (Lucas 1, 76)
O anjo comunica a Maria sobre a gravidez de sua parenta Izabel em seu 6º mês. Maria vai às pressas encontrá-la.
Eis que um encontro memorável estava para acontecer, o encontro do precursor e do Messias, cada qual no ventre de sua mãe.
Tão logo Izabel ouve a saudação de Maria, o seu ventre pula de alegria e ela exclama: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito o fruto do teu ventre, donde me vem à honra de vir a mim a mãe do meu Senhor"...
João Batista foi batizado no ventre de sua mãe, ao ouvir a saudação de Maria; o estremecer foi provocado pela ação do Espírito Santo de Deus.
João Batista foi um pregador judeu. Segundo o Evangelho de São Lucas, era filho do sacerdote Zacarias e Izabel, prima de Maria. Foi profeta e considerado pelos cristãos como precursor do prometido Messias. Batizou muitos judeus, inclusive Cristo. Nasceu por volta de 2º a.C.. sua educação foi voltada para as ações religiosas e vida no templo.
Após a morte de seus pais, João iniciou sua vida de pastor, doando os bens de família à irmandade nazarita, e começou a sua preparação, para o que se tornou o objetivo de sua vida: anunciar a proximidade de um "Messias" que estabeleceria o "Reino do Céu". João considerava o Batismo de Jesus como o auge da sua vida na Terra.
Acusado de liderar uma revolução, foi preso e mantido no cárcere por dez meses. Foi morto e sua cabeça foi entregue numa bandeja e depois foi queimado em uma fogueira numa das festas palacianas de Herodes.
Matéria: Doraci Couto
Fotos: Arquivo Pascom
Fontes:http://pt.slideshare.net/IulyKristina111/a-vida-de-so-joo-batista
http://marcioreiser.blogspot.com.br/2011/06/sao-joao-batista.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário