quinta-feira, 19 de junho de 2014

Eucaristia - presença de Cristo em nosso meio

A Missa do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo das 8 h na Paróquia/Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, Nazareno MG desta quinta-feira, 19 foi marcada pela participação dos novos ministros extraordinários da Comunhão Eucarística, sendo presidida pelo Revmo Padre Rondineli Cristino.






Na reflexão, padre Rondineli induziu os fiéis a entenderem o Mistério da Presença Divina que conforta, que faz companhia a todos que se sentem sozinhos, desamparados. Jesus é o confidente em que se pode confiar plenamente. É Aquele que preenche o coração dos sofredores e excluídos. É o que se faz pão para alimentar os famintos de amor, de justiça, de unidade.
É através do Banquete de Cristo que os irmãos são chamados a se congregarem.


Fez-se a seguinte pregunta aos irmãos presentes: "Como celebrar uma Eucaristia se tantos de nossos irmãos não têm o que comer?"
Eis uma pergunta para ser refletida e vivenciada após a celebração de uma Missa, onde todos são convidados a cumprir com dignidade a sua missão na família, no trabalho, na sociedade.


Após a homilia, numa cerimônia singela e ao mesmo tempo bela, o Revmo empossou 24 novos Ministros Extraordinários da Eucaristia.
Explicou ainda à comunidade que não são pessoas santas, são limitadas e pecadoras, mas que responderam com dignidade ao compromisso de levar o Corpo de Cristo a cada irmão e irmã que têm fome e sede de Jesus.
Em seguida a coordenadora Gláucia fez a chamada para que pudessem assumir tal compromisso e receber do padre a bênção dos jalecos, e em seguida se revestiram deles para servirem ao Ministério, que servirá a Comunhão e se farão comunhão na comunidade.










Os novos ministros tiveram a oportunidade de distribuir a Sagrada Comunhão aos fiéis presentes.



Que sejam derramadas as bênçãos de Deus sobre todos esses que assumiram o compromisso de levar o Cristo a cada irmão necessitado.
 Maria, que foi o primeiro Sacrário, seja a intercessora e o espelho para essas pessoas.


Entrevistas:

Os entrevistados responderam as seguintes perguntas:

1-      Qual é a sensação de vocês, nesse dia tão especial, ingressando nesse Ministério?
2-      Como é poder atuar nesse Ministério junto a alguns de seus familiares?

1-      É bom demais aceitar o convite de Deus pra ser um leigo que ajuda a igreja; que participa que partilha com os irmãos e faz o que Deus nos ensinou, seguindo o exemplo de Jesus em serviço para os mais necessitados, para os enfermos. É uma felicidade muito grande na graça de Deus.
2-      A gente sempre busca a união da família; seguir juntos no mesmo caminho; dar o exemplo; ter uma atitude de iniciativa de ir e poder colaborar. É uma bênção para a família que fica muito feliz e muito agradecida.
Cássia Braga


1-      Me senti completa. Deus se manifestou em mim de uma forma tão sublime; me senti tão honrosa com esse convite. Vou fazer o máximo para me desempenhar  nesse trabalho junto à igreja. Foii uma graça alcançada.
2-      A família é o nosso alicerce, é tudo. Então somos exemplo assim como eles são para nós. Se não for por eles, não estaríamos aqui. E a fé que a gente tem que veio de nossas raízes.
Marise Abreu


Como foi para você aceitar o chamado de Deus e agora poder atuar nesse Ministério levando o Corpo e Sangue de Cristo aos necessitados?


Fiquei muito satisfeito pelo chamado, pelo convite. Primeiramente entender que este foi um chamado de Deus e minha felicidade maior é de que Ele pôde aceitar a minha indignidade e mesmo assim, me chamou pra ser servo e escolhido  Dele.
Rodrigo Augusto


Matéria: Doraci Couto
Fotos: Waldecy Junior 
Entrevistas: Doraci Couto e Waldecy Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário