segunda-feira, 8 de setembro de 2014

08 de setembro - Celebrações Matutinas

2º Dia de Jubileu  

Consagrado a Nossa Senhora de Nazaré - dia maior  da festa


Jubileu de Nossa Senhora de Nazaré, 150 anos de expressão de fé e amor a Deus por meio de Maria. Com Ela aproximemo-nos do banquete de nossa Salvação.



 Santa Missa das 05h


Cheios de fé e alegria devotos nazarenenses e romeiros acorreram ao santuário logo ao raiar do dia maior do Jubileu.


A primeira Missa deste grande dia foi presidida pelo Reverendíssimo Padre Rondineli  que convidou os presentes a se reconciliarem com Deus conformando o próprio coração ao da Mãe do Céu.


Na homilia foi destacado de modo especial o jubilo pelo nascimento da mãe de Nazaré. Na alegria deste aniversário muitos vieram festejar Maria. E o padre levou os fieis  a questionarem sobre o motivo de tanta festa para a Mãe de Jesus. E respondeu ao questionamento com a oração da novena que  apresenta Maria como a escolhida de Deus, toda bela e preparada para ser a Mãe de Deus, Aquela que deu carne ao verbo de Deus. Por isso anunciada por muitos profetas e esperada pelas nações.




Recordou durante a reflexão de todos os que a Ela acorrem em suas necessidades e são solicitamente acolhidos e confortados.

 Santa Missa das 6h30min



Presidida pelo Padre Adimilson Heitor de Paiva, concelebrada pelo Padre Betinho e com participação devota e piedosa dos filhos da mãe do céu.


Na homília desta celebração teve destaque a vida familiar, esta deve buscar em Maria e na família de Nazaré o exemplo para sua vida de fé e em todas as situações de cada dia. Neste caminho o cristão pode contar sempre com o apelo da Mãe de Jesus nas bodas de Caná: ‘’Fazei tudo o que Ele vos disser!"




Santa Missa das 08h


Abrindo as portas dos corações dos fiéis com uma forte acolhida à Virgem de Nazaré e entoando um cântico alegre, deu-se início a celebração contando com a presença do celebrante Padre Javé da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus de Minduri e dos concelebrantes Padre Pedro da Paroquia Nossa Senhora das Mercês, da cidade de Mercês de Água Limpa e Padre Onaldo Junior, filho desta Terra.


Padre Javé levou toda a assembleia a pedir piedade ao Senhor e libertar as almas para o amor.
Na homilia do dia maior do jubileu, meditou sobre a importância da Virgem Maria na vida de cada cristão, pois Ela é quem nos ajuda a chegar ate Jesus.

Ela se colocou a disposição para dar seu Sim e encontrar a salvação em seu filho Jesus. E José, homem humilde, aceitou Maria e aceitou seguir a orientação de Deus.


Na casa de Nazaré um Sim ecoou sereno e na casa  Dela tivemos o privilegio de ter Jesus.
 Em sua casa encontramos razoes e forças para viver, visto que Maria nos ama e chama-nos para que possamos homenageá-la e encontrar força em seu Filho.

Não deixemos de visitar a casa de Nazaré, pois seremos alimentados pela fé no Cristo Jesus e encontraremos motivação para viver no recinto em que Ela se encontra.
Por fim, que Ela se faça presença carinhosa na vida de cada um.

Santa Missa das 09h30min


Com alegria e júbilo os filhos de Maria participaram da Santa Missa às 09h30min, a qual foi presidida pelo Reverendíssimo Padre Vitor Bertulino, vigário da Paróquia São Sebastião - Lavras e abrilhantada pelo coral Nossa Senhora do Rosário.


Em sua reflexão, o sacerdote enfatizou as virtudes marianas, lembrando que Maria é o modelo de cristã, a qual indica o caminho ao Pai. Assim, a Virgem de Nazaré se caracteriza como a anunciadora por excelência, aquela que participou e viveu a Sagrada Escritura e assim anuncia a Palavra de Deus a toda criatura.


Dessa forma, como seguidores de Maria, os devotos da Senhora de Nazaré devem tomar o seu exemplo de amor ao Pai e de evangelização no meio em que se habita.


Que a Primeira Cristã interceda junto a Deus Pai para que seus amados filhos prossigam no caminho celestial, tomando suas forças e exemplos nessa trajetória árdua e santa.

Santa Missa Solene das 11h 

Missa solene presidida pelo Padre Dirceu de Oliveira Medeiros Vigário Diocesano e pároco da paroquia Nossa Senhora da Conceição de Prados e concelebrada pelos Padres Admilson e Nivaldo. A celebração reuniu centenas de fieis e foi abrilhantada pelo Coro e Orquestra do Santuário./


O presidente da Celebração iniciou a homilia com a saudação; ''Salve Maria''!
E perguntou a assembleia :''o que trouxe você aqui?" Respondeu que é pela devoção a Maria que se vem ao Santuário Mariano neste dia. Salientou que quem vem com fé não retorna de mãos vazias.


Disse que a devoção a Maria deve levar a entrar em sua escola e viver as lições que Ela ensina. A primeira lição é a fidelidade.Convidou os fieis  a se colocarem nas mãos de deus e deixa-lo conduzir a sua própria vida. Pois assim fez Maria permanecendo sempre fiel.


A segunda lição da escola de Maria apresentada pelo Padre foi o anuncio. Lembrou que a Mãe do Céu não guarda para  si a Boa Nova, vai às colinas para anuncia-la a Isabel . Assim exortou os presentes: "aprendamos de Maria a lição do anuncio que possamos contagiar os outros com nossa fé"!
 E ainda ;''Uma palavra basta para derrubar ou levantar uma pessoa, que o nosso anuncio seja capaz de levantar as pessoas''.



 Como terceira lição  da escola Mariana falou da humildade  que é o reconhecimento da criatura ao seu criador. Ressaltou a grande importância desta virtude para a manutenção da harmonia na vida familiar.


O apelo forte desta Missa foi no sentido do seguimento a pessoa de Cristo por meio dos caminhos trilhados por Maria de Nazaré.




Matérias e Fotos: Carmen Nogueira, Cássia Pereira,
Gustavo Henrique, Thailyne Eduarda e Waldecy Júnior


Nenhum comentário:

Postar um comentário